O tempo dos governantes incidentais

O tempo dos governantes incidentais Sérgio Abranches

Resenhas - O tempo dos governantes incidentais

RALPH 27/05/2021

Da safra que analisa os riscos democráticos esse é a melhor descrição do problema brasileiro
Sergio tenta elucidar todos os danos causados pelas lideranças iliberais de direita que ascenderam no vácuo dos governos de esquerda (socialista, social democratas, democratas) que dominaram o cenário politico da ultima década, estes assolados por escândalos de corrupção, níveis de desemprego altos e baixo crescimento econômico. Além de identificar os motivos que levaram a essa eleição de governantes incidentais, ele propõem soluções necessárias e urgentes para solaparmos o crescimento dos governos antidemocráticos. É um livro muito bom, necessário, leitura muito interessante do autor sobre o momento que estamos vivendo. Vale muito a leitura.

Alef 10/07/2021

Governos incidentais versus Democracia
O autor, Sérgio Abrantes, analisa os tais dos "governantes incidentais" - líderes perigosos que se elegem sob condições eleitorais muito específicas, como Bolsonaro. Ao longo das páginas, Sérgio Abrantes analisa como esses governantes podem corroer ou mesmo solapar completamente as bases da democracia, seja ela consolidada e antiga como nos EUA, seja ela incipiente e imatura como no Brasil.

Creio que o autor fez seu ponto: precisamos tomar muito cuidado com a democracia para que ela se mantenha. Democracia e silêncio não combinam. E mais: quando os alarmes soam por conta de investidas antidemocráticas, é hora sim de nos manifestarmos por esse bem que é o governo do povo.

Ademais, o posfácio se descola um pouco do sentido geral do livro, mas analisa de forma interessante o futuro da pandemia. O autor faz essa análise ainda no começo da crise provocada pelo coronavírus, mas acerta em muita coisa, observando do futuro.

Recomendo muito a leitura, e fora Bolsonaro, um governante incidental que devemos afastar se quisermos preservar nossa democracia.