Trilogia Lima Barreto

Trilogia Lima Barreto Lima Barreto

Resenhas - Recordações do escrivão Isaías Caminha/Triste fim de Policarpo Quaresma/Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá

Tiago 23/03/2023

A trilogia necessária...
Que maravilhoso presente ter esse livro publicado pelo clube e ter chegado até a nós, ele reúne três obras conhecidas do Lima Barreto. A primeira, que são as recordações do Caminha, nós vemos uma autobiografia de quem decide se aventurar e desafiar a si mesmo em busca da reaização de seus sonhos e busca de uma vida melhor, com temas e situações que nos mostram o quanto o racismo e a subordinação permeiam a sociedade. Depois vemos, o Quaresma, que eu não consigo não ter uma certa tristeza pelo decorrer da sua vida. Quaremas passa sua vida como uma figura de anti-herói, taxado de sem juízo, idealizador, que ama sua pátria, que tem um bom coração e por causa de suas muitas qualidades acaba por se dar mal. Por fim, temos o Gonzaga de Sá, onde percorremos um pouco a descrição na visão de outra pessoa sobre a vida de Sá, que sofre em meio a uma sociedade medíocre, sedenta de poder, sem respeito e repleta de frivolidades e situações que são hipócritas e mentirosas, encontra-se em Sá o que é culto e sensível. Leitura extremamente importante...

Lucas Lobo 25/09/2022

Machado ? Barreto
Graças ao clube da literatura classica eu pude conhecer algumas obras magníficas de Lima barreto. A partir de hoje Lima barreto segue sendo meu escritor brasileiro preferido. Seus livros que falam sobre a realidade brasileira me fez sentir um carinho por ele.
higor.menezes.37 29/01/2024minha estante
Eu também não conhecia esse autor, meu primeiro contato foi graças ao clube, e que descoberta interessante!

Celia.Mattos 23/07/2021

Uma excelente escolha do Clube de Literatura Clássica, o livro reúne três obras do autor Lima Barreto:
Em “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, o personagem principal nos conta sobre como saiu do interior para estudar e tentar a vida na capital do país, que na época era no Rio de Janeiro. Acompanhamos seus sonhos e esperanças serem defrontados com a realidade de um país extremamente difícil para os mais pobres, ainda mais sendo eles mestiços e negros.
“Triste fim de Policarpo Quaresma” narra as desventuras do Major Quaresma. Extremamente patriótico, Quaresma está sempre às voltas com ideias para enaltecer a cultura nacional, e engrandecer a nação brasileira, mas suas ações acabam sempre sendo grandemente ingênuas, e lhe causando situações constrangedoras.
Já em “Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá”, o autor dá voz a Augusto Machado, que narra suas experiências e aprendizados a partir da amizade que cultiva com o funcionário público Gonzaga de Sá.
Recheados de críticas ao racismo, à corrupção na política, à burocracia e ao sistema de troca de favores entre a “aristocracia” para alcançar ascensão social, característicos dos primeiros anos da República no Brasil, as histórias surpreendem por continuarem tão atuais. De linguagem fácil de acompanhar, mesmo se tratando de livros já centenários, são um ótimo retrato de parte da formação da sociedade brasileira.

Bárbara 05/06/2021

Lima Barreto
Lima Barreto é daqueles autores que cria ironias e te faz rir e odiar caricaturas que tem muito do Brasil em você e de você no Brasil

Hoje muito se sabe da sua vida ativista e como percusor que morreu no mesmo ano que a semana de arte moderna

Todos os amantes de literatura deveriam ler e pesquisar sobre a sua biografia

Raphael 01/06/2021

Trilogia Lima Barreto
Leitura muito instigante com narração ácida/crítica da sociedade brasileira pós proclamação da República. O grande foco do autor é retratar os primeiros anos da República, criticando suas bases, as quais muitas características percebe-se nos dias atuais. Há ainda muitas críticas a imprensa da época, bem como ao funcionalismo público. Leitura mais que recomendada.

Andre.S 31/05/2021

Primorosa edição do?Clube de Literatura Clássica? de três obras de Lima Barreto em um único volume. São elas:?Recordações do escrivão Isaias Caminha?, ?Triste fim de Policarpo Quaresma ? e ?Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sa?, sendo o melhor dos três ?Triste fim..? e a mais fraca ?Vida e morte??

Marta 14/05/2021

Empatia
Triste fim de Policarpo Quaresma.

Meus sentimentos caminharam junto do personagem, que livro tocante, sensível.
Fez muito bem ao meu espírito.
Agradeço a Lima Barreto por sua fantástica inteligência.

Thiago662 15/01/2021

Essencial
Leitura atemporal. Descreve um Brasil real, marcado pela corrupção, clientelismo, nacionalismo, dificuldades dos migrantes. Lima Barreto desenha o Rio de Janeiro do início do século passado e as formas como visualizava as sociedades carioca e brasileira. A edição do Clube de Literatura Clássica é perfeita.

Saulo115 24/09/2020

Fraqueza de Espírito....
"Desesperava-me o mau emprego dos meus dias, a minha passividade, o abandono dos grandes ideais que alimentara. Não; eu não tinha sabido arrancar da minha natureza o grande homem que desejara ser; abatera-me diante da sociedade; não soubera revelar-me com força, com vontade e grandeza... Sentia bem a desproporção entre o meu destino e os meus primeiros desejos; mas ia."

Quantos de nós, em momentos ou continuamente, assim seguimos...

Marquinho 10/09/2020

TRILOGIA LIMA BARRETO.

3 Narrativa clássicas e marcantes, que propõe reflexões sobre orgulho, racismo, preconceito, intolerância e autopertencimento. Melancólicas mas expõe dificuldades do próprio autor em se fazer aceitar. Clássicos para quem gosta do gênero.?????