Quem é Capitu

Quem é Capitu Luis Fernando Verissimo
Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Quem é Capitu?

Alannys 14/08/2019

Uma obra tendenciosa
A obra intitulada "Quem é Capitu?" é uma coletânea de ensaios, crônicas e artigos dedicados a uma das personagens mais misteriosas e empoderadas da literatura clássica, sendo também uma das mais enigmáticas.

Bom, quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pelo livro "Dom Casmurro" - uma obra escrita por Machado de Assis que traz discussões até hoje sobre o grau de fidelidade do narrador e a veracidade dos fatos. E este outro livro apresenta diversas teorias do que de fato pode ter acontecido na estória.

O textos apresentados são extremamentes tendenciosos, inclusive eu mesma comecei o livro com resistência, pois mesmo depois de um ano que li o livro de Machado, continuo acreditando que Capitu é inocente. Mas não minto que questionei esse meu pensamento durante toda a leitura, até porque muitas das teorias são inquestionáveis. Este livro também fala uma pouco do feminismo, o relacionando com a Capitu e com convenção social na qual ela viveu, mas não se adequou. Enfim, amei o livro. Foi uma leitura simplesmente fantástica, inclusive uma das melhores do ano até agora! Portanto, recomendo muitíssimo a todos os fãs de "Dom Casmurro"!