Quéreas e Calírroe

Quéreas e Calírroe Cáriton de Afrodísias

Resenhas - Quéreas e Calírroe

liipupo 07/08/2023

À vontade da Fortuna
Quéreas e Calírroe é um romance excepcional! A tradução feita pela brilhantíssima Adriane Duarte é de fácil compreensão e muito fluida.

Higor 30/07/2022

"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 08
É um tanto curioso como nos debruçamos sobre os livros e suas amarrações ou fórmulas pré-concebidas, onde afirmamos com categoria inexplicável que certo livro funcionou, conquanto outro não foi tão bem sucedido assim, sendo que sequer sabemos suas origens, e como tudo se iniciou.

Digo isto ante a quantidade de romances românticos lidos ao longo da vida, alguns de tirar o fôlego e torcer pelo casal; outros dispensáveis e apáticos, mas nunca pensamos no primeiro, em quem concebeu a ideia original, fórmula essa que, além de quebrar os paradigmas da época, abriu as portas para um gênero literário consolidado.

Cáriton de Afrodísias é o responsável pelo nascimento do romance romântico, tal como o conhecemos, graças a seu "Quéreas e Calírroe". Uma história aparentemente simples e que o leitor deve pensar "Ah, mas eu já vi isso em todos os demais romances", mas não se esqueça de que se trata do primeiro, e os demais são, grosso modo, inspirações ou simples cópias com seus clichês.

Quéreas se apaixona pela jovem Calírroe, e apesar de seu amor ser correspondido, logo os deuses tratam de separá-los, fazendo com que o casal passe por uma série de provações, com raptos, guerras, viagens náuticas… Um novo gênero, o romance, somado aos já conhecidos anteriormente.

Por exemplo, embora o amor que Ulisses sinta por sua bela Helena de Tróia seja trabalhado em "Odisseia", o foco do livro é justamente as viagens enfrentadas pelo mesmo ao longo dos 10 anos; o mesmo se dá com "Ilíada". Embora muitas tenham sido as demonstrações de amor dos personagens, o cerne do conteúdo é a guerra. Sem citar os diversos mitos gregos, narrados em diversos compilados, as "Metamorfoses" ou cosmogonias, em que, apesar de abordar o amor, parece focar em suas tragédias, ou até mesmo no poderio da divindade.

Já em "Quéreas e Calírroe", embora as viagens e aventuras, assim como a guerra se façam presentes, ficam em segundo plano, para evidenciar o romance do casal, e que a força de ambos é o combustível para o livro, e para que consigam ficar juntos no final de todas as dificuldades.

Mais do que inaugurar um gênero literário, "Quéreas e Calírroe" rompeu paradigmas, como, por exemplo, tomar o lugar do verso épico, intocável e tido como perfeição graças a tantas epopeias como "Ilíada" e "Odisseia". A prosa, então, não apenas surge como um gênero menor, de entretenimento baixo e deplorável, mas para abarcar a maior parte do que um grande percentual dos leitores encara. Além disso, é o grande responsável pela representatividade ao colocar a mulher como personagem principal, e não apenas como uma coadjuvante. Vemos inclusive, embora ainda pouco trabalhada, uma mulher que não fica aguardando o mocinho resolver todos os seus problemas, mas age por conta própria em busca de sua liberdade, pelo zelo tanto do seu nome, quanto da família, além de, claro, do amor.

Atemporal, preciso e um divisor de águas na literatura, "Quéreas e Calírroe" é um belo começo de um gênero tão importante. Se não a porta inicial, um dos registros mais antigos já encontrados.

Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que está mesclado com "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias. Acompanhe os livros anteriores:

LIVRO 01 - A epopeia de Gilgamesh
LIVRO 02 - Ilíada
LIVRO 03 - Odisseia
LIVRO 04 - Fábulas de Esopo
LIVRO 05 - Teatro Grego
LIVRO 06 - Dao De Jing
LIVRO 07 - Eneida

Monique 08/12/2021

Ganhou 4 estrelas porque tem uma declaração de amor bonita. Não aguento mais ler esses textos, mas esse foi um pouco mais legal do que os demais do mesmo estilo.

Raquel.Moriconi 29/06/2021

Ruim
Só tem gado nessa história e o Quéreas é o pior protagonista possível, não existe uma parte em que não se sinta ódio dele.

Daubian 14/06/2021

Primeiro
Muito curioso que somos muito influenciados pelo novo testamento bíblico e enquanto isso esse livro era escrito. É interessante e importante lembrar que enquanto os apóstolos corriam o mundo havia outras coisas acontecendo. Curioso pensar que no primeiro século, em um cenário da opressão romana, um romance sobre um casal italiano era feito. Muitos dizem que este é o primeiro romance. Super se encaixa na fórmula de uma novela. Episódios, ganchos, suspense, um final feliz, vilões ardilosos e uma história de amor. Além disso, o texto é surpreendente cativante. Tem muita ação! Guerra, piratas, revolta de escravos, viagens intercontinentais.. mais um narrador que fala com o leitor, vários pontos de vista paralelos e personagens que não são perfeitos. Nota-se também um tema raro: como a beleza pode ser uma maldição. Digno de nota é o fato da maior parte do livro a protagonista é uma mulher. Esta história é particularmente muito pioneira. Não a toa este modo de escrever chamado romance dominou nossa literatura. Quem não ama uma história d amor?

Mariana.Melo 14/02/2021

"Uma história de amor que aconteceu em Siracusa"
??Quéreas e Calírroe é um romance grego antigo escrito por Cáriton de Afrodísias, no século I d. C.

??Embora seja referido como um romance, sabemos que a concepção, o termo e consolidação do gênero se deu na modernidade. Segundo Adriane da Silva Duarte, tradutora da obra, na antiguidade não havia um termo estabelecido para o gênero e as teorias, assim como a recepção, eram escassas. A lógica para entender Q&C como um romance antigo é por aproximação ao romance moderno: trata-se uma narrativa ficcional, em prosa e com certa extensão.

??Sobre o autor pouco se sabe, senão o que ele próprio registou nas primeiras linhas da obra.

??A narrativa é centrada na história de amor entre dois jovens belos e proeminentes em Siracusa. Arrebatados pela flecha de Eros, casam-se no entusiasmo de desfrutar da união celebrada por toda cidade (ou quase toda). Porém sob o poder randômico da Fortuna, eles são separados e passam a viver inúmeras desventuras que extrapolam o território natal e os próprios limites. Por outro lado, Afrodite age a favor dos amantes, disputando poderes com a Fortuna.

??A leitura toma o ritmo da expectativa pela sobrevivência dos amantes, sempre crescente. A tradução e o estudo feitos por Adriane da Silva Duarte são primorosos. O livro dispõe de apresentação, notas e posfácio.

??Recomendo também o episódio "Romance Grego Antigo", do podcast Estudos Clássicos em dia, gravado por Adriane da Silva Duarte.
NelsonGomes 14/02/2021minha estante
Que resenha maravilhosa!!! ??

Michele Soares 14/02/2021minha estante
amei ?

Gab 26/01/2021

Um Romance de I d.C.
Essa história é datada do século I d.C. e como é proveitoso ter o privilégio de ler esse livro que conta a história de amor entre Quéreas e Calírroe e todos os percalços que os personagens que dão nome ao livro viverão e enfrentarão para que seu amor possa por fim prevalecer, ou que sabe não!? Vocês só saberão o final dessa história de amor ao terminar essa jornada, boa leitura!!!