Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Nayla.Morais 12/01/2024

Qual o mundo que estamos empacotado para futura gerações?
Primeiro vale dizer que esse tipo de livro não é o gênero que estou acostumada.

Em geral é uma leitura interessante e que nos trás reflexões. Contudo, apesar de ser um bom livro as reflexões não são inovadoras.

Acho que no mais é isso.

Na minha opinião ainda continua a ser um livro que vale a pena ser lido

Thaylla24 12/01/2024

Para mim esse livro não rolou não sei porque tipo não é meu estilo não é meu gênero um gênero que está no meu conforto o que que tá no meu conforto dizendo que eu mais costumo ler o que é fantasia, romance ,suspense. Esse foi o motivo dela poucas estrelas para ele eu não gostei não é um mar de flores gostar de livros
Eu escrevo foi chato mesmo eu tendo em um dia né praticamente em poucas horas foi extremamente chato e foi isso eu não sei o que falar eu dei poucas estrelas eu também por isso no livro chato tipo pelo que eu entendi. É a representação de uma palestra aquele dia que ele deu o autor para uma universidade em Brasília então eu não gostei do livro e eu achei chato

leticiaagostinho 04/01/2024

O primeiro de 2024
Krenak tem o dom da fala. Indiscutivelmente um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Porém é curto demais para a narrativa importante que traz. Mas, talvez, o tamanho seja proposital para colocar a pulga atrás da orelha e a vontade de pesquisar mais sobre o assunto e ler sobre os povos originários.

Rafa.Barros 04/01/2024

Pra onde estamos caminhando?
Incrivelmente didático, Krenak fala sobre o futuro da Terra diante do consumo desenfreado, onde humanidade e natureza se distanciam e se tornam entidades distintas, causando o início do grande desastre socioambiental que estamos vivenciando, o Antropoceno.

Afonnso 16/12/2023

Atual e necessário
Li pra um trabalho da faculdade.
O Krenak agora então imortalizado na Academia Brasileira de Letras, nessa coletânea de palestras nos brinda com ótimos textos sobre os assuntos mais atuais e necessários para a humanidade. Será que ainda vamos continuar tratando a natureza como objeto a se explorar ou como parte do que somos?

Giô 12/12/2023

Ganhei esse livro de aniversário, tava doida pra ler algo desse autor e posso te dizer que ele é ótimo, suas reflexões alugaram ?triplexes? na minha cabeça por um longo período. Super recomendo

Fernanda1258 27/11/2023

Impactante
Assim como o título, o livro é impactante e te faz refletir sobre pra onde estamos caminhando na humanidade. Preocupante?

Luíza 25/11/2023

"Sentimos uma insegurança, uma paranoia da queda porque as outras possibilidades que se abrem exigem implodir essa casa que herdamos, que confortavelmente carregamos em grande estilo, mas passamos o tempo inteiro morrendo de medo. Então, talvez o que a gente tenha de fazer é descobrir um paraquedas. Não eliminar a queda, mas inventar e fabricar milhares de paraquedas coloridos, divertidos, inclusive prazerosos."

Achei que fosse ser uma leitura difícil, por talvez me desiludir de tudo aquilo que sempre vi na minha vida nessa sociedade. Mas não foi. Aprendi que a ideia de fim de mundo não é minha originalmente, mas me foi vendida. Aprendi também que há outras formas de viver sem a crença no fim do mundo, e que mudar nossa forma de pensar é a primeira delas. Ailton Krenak nos mostra muito bem que devemos sempre ter esperança e contar mais uma história, e que jamais se deve ter vergonha disso.

Uma leitura muito boa, com linguagem acessível e um raciocínio organizado e bem definido, de fácil compreensão. Gostei muito.

Cleandho 21/11/2023

Escutando as vozes da Terra
Foi um livro de leitura rápida, leve e gostosa. Ao ler esse livro do Krenak sobre "como adiar o fim do mundo", eu tive algumas sensações sinestésicas, tive acesso a memórias afetivas e também a imagens mentais de estar em meio a floresta, em escutar o rio, ou avô Watu, como ele menciona em seus discursos, em estar ao pé da montanha e ver como ela se comunica.

Eu sinto que é cada vez mais crucial escutar as vozes dos povos originários, sair da rigidez cientificista de uma enxurrada de referências acadêmicas para sentir que assim algo que está sendo dito é válido. Ele fala, e fala com a alma e é gostoso de ouvir. Digo ouvir, pois o livro é a transcrição de 3 palestras feitas pelo autor e de certa forma ao ler esse livro eu senti como se estivesse na margem do rio, ao pé da montanha, no quintal da casa em uma conversa sobre a vida da Terra e nossa conexão com ela, hoje em dia tão frágil, mas ainda com chances de salvação

Vicente 16/11/2023

Krenak imortal
As ideias que Krenak elenca nesta obra são elementares para refletir nossa forma de ocupar o mundo. Esta fonte de recursos que estamos exaurindo, deveria ser nossa casa comum. E os povos originários do nosso território tem muito a ensinar sobre isso. Ver a terra como sujeito, uma montanha como mãe, um rio como avô, ainda que seja de maneira metafórica, pode redesenhar nossa maneira de viver, fazendo-nos respirar junto com o mundo, respeitando seu tempo e aproveitando do que ele dah.

Manu Righi 16/11/2023

"O povo que transformou seus meios em fins"
O livro na verdade é uma transcrição de duas palestras feitas por um dos nossos maiores pensadores indígenas Aílton Krenak (provavelmente pelo motivo de "ser um palestra" que eu não tenha gostado muito da forma que o livro foi organizado, mas ainda sim ele é perfeito e muito bem escrito).
O livro nos trás uma reflexão sobre o nosso conceito de humanidade que foi construído pela ideia de civilização ocidental baseada no consumo, na exploração e dominação da natureza como fonte de matéria interminável, que utilizamos sem responsabilidade alguma. o autor também nos mostra e nos convida a pensar sobre como nossas ações como a tal sociedade que dizemos ser está acabando com o mundo, tornando o fim mais próximo e nos afastando mais da natureza da qual deveríamos fazer parte, da qual somos filhos.

"O mundo começou sem o homem e terminará sem ele".

Kaah_mgo 20/10/2023

Desenvolvimento sustentável é sustentável pra quem?
Esse texto é a transcrição de uma palestra proferida em 2019 na Universidade de Lisboa. Com um título provocativo, "as ideias para adiar o fim do mundo" levantam críticas contundentes sobre os limites da noção de desenvolvimento sustentável haja vista que essa é uma alternativa que não rompe com os modos de vida e de produção modernos, responsáveis por catástrofes climáticas e inúmeras violações de direitos dos povos e comunidades tradicionais.
Ailton Krenak chama a atenção para assumirmos a nossa responsabilidade na contrução de um outro projeto de futuro, um que não desumanize grupos sociais e que respeite adequadamente o valor ecológico e espiritual da terra e dos outros seres vivos.

Bibi 08/10/2023

Livro incrível do parente Ailton. Ele é uma pessoa que escreve muito bem. E que nos ensina a cada palavra que escreve e que fala. Eu li e reli esse livro mais de uma vez, e a cada vez aprendo mais. Aprendo muito com ele também quando a gente se encontra. Por sermos de um povo irmão.