Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Akemi Shibuya 24/07/2023

??uma experiência transcendente na qual o casulo do humano implode, se abrindo para outras visões da vida não limitada.? p.66

Tamiris Durigan 19/07/2023

Este é um livro em que uma palestra do autor foi transcrita e não sei...parece que faltou algo? Acho que falta firmeza, explicações e convecimento.

O tom do livro me deixou confusa e angustiada. Concordei com algumas ideias que ficaram mais claras mas esta edição podia ter incluído mais material para concretizar o tema do livro.

Deixo abaixo a única citação que realmente me pegou:

"[...] em todas as culturas mais antigas, a referência é de uma provedora maternal. Não tem nada a ver com a imagem masculina ou do pai. Todas as vezes que a imagem do pai rompe nessa paisagem é sempre para depredar, detonar e dominar"

Pandora 25/06/2023

Li esse livro para a faculdade e amei. Super relevante e muito fácil de ler, afinal são 104 páginas.

gibs 22/06/2023

Um mundo egoísta
Sempre admirei a forma de pensar e se colocar de Ailton Krenak. Aqui ele fala sobre como a falta de consciência de coletivo do capitalismo nos tira a humanidade e a empatia pelas pessoas ao nosso redor e às próximas gerações, nos levando a uma reflexão do mundo em que vivemos.

jessica.guabiraba 18/06/2023

Existe humanidade?
Ideias para adiar o fim do mundo é um livro essencial para entendermos a visão dos povos originários em relação a natureza. É uma parábola que reúne duas palestras de Ailton Krenak, palestras essas fundamentais para nos nortear acerca do futuro. Além de ser um livro obrigatório para quem vai prestar vestibular.

Viih Nunes| @pseguinte 22/05/2023

Necessário!!!
Deveria ser leitura obrigatória, faz a gente ter uma visão diferente sobre o capitalismo/consumismo e o nosso conceito de humanidade. Aprendemos nos ver como seres superiores as outras espécies e não mais como natureza, mas quem é que dita qual espécie é importante se tudo é natureza, inclusive nós. É sobre o afastamento que tivemos da Terra, paramos de ver como lar e sim como matéria prima para todos os nossos "caprichos humanos".

Marcus 04/05/2023

"Fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: A Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que e
Neste livro Ailton Krenak, um dos maiores defensores dos direitos indígenas no Brasil, expõe como o homem moderno está destruindo a natureza, a terra, a vida. Tem pontos muito interessantes nesse livro, um que me chamou muito a atenção foi o fato de certas tribos terem como "parentes" rios, montanhas, pedras, então quando acontece de um rio secar essas pessoas não só olham a situação como um recurso hídrico que se foi, para elas foi um parente que morreu, um irmão, uma avó, um parente próximo, isso nos mostra uma conexão muito forte com o planeta, algo que não somos capaz de experimentar.

Devo admitir aqui que peguei o livro para ler justamente porque muitas pessoas aqui no Skoob estavam lendo e confesso que não imaginava do que se tratava, fui enganado pelo título e achei que era algo mais fantasioso do que real kkkkk, mas valeu a pena ter lido, é um tipo de obra que nos desperta para assuntos que geralmente passam despercebidos nos nossos dias corridos e ocupados. Expande nossa visão e nossa mente.

Victor Meira 04/05/2023

É possível adiar...
Um livro para se ler com calma e com tempo para refletir. O que é humanidade? O que é ser humano?
O fim do mundo é inevitável, porém podemos adiá-lo. Será que é isso que buscamos? Como chegamos até o antropoceno?
O questionamento sobre a vida e sobre o meio nos levará às ideias e consciências necessárias para demorarmos mais tempo até o dia do despejo...

Lucas990 30/04/2023

O que é a humanidade na prática? Ao ser desassociada da natureza e relativizada no suposto avanço social, cultural e econômico, ainda é humanidade?
Essas e diversas outras questões são levantadas pelo autor que em poucas páginas nos oferece um olhar sobre temas que muitos de nós, que já naturalizamos inconscientemente um único modo de ?pensar? assumindo como verdade, não consideraríamos nem sequer questionar.
Afinal, a humanidade vai acabar? Quantas já não acabaram?

Marcos Toledo 29/04/2023

Não que eu não tenha gostado. Mas achei tudo muito superficial. E nada de muito novo.

Isso não tira a importância da obra e do debate.

Mas é um livro de opinião, pelo que eu entendi deve ter sido transcrição de uma palestra, provavelmente.

Então, senti falta de referências, de estudo mais aprofundado, de robustez do argumento também.

De qualquer forma, senti falta de um cuidado maior com o livro. Não precisava ser uma pura transcrição.

Mas gostei, achei necessário e grifei várias partes.

nalaura 22/04/2023

Olha, eu reconheço a importância desse livro e etc etc, mas ele parece mais uma escrita de fluxo de consciência do autor do que propriamente a transcrição de palestras, então várias horas eu fiquei meio perdida. eu até concordo com as ideias dele, mas acho que a execução do livro em sí ficou meio confusa

Isa 19/04/2023

Achei a ideia do livro em si mt boa, mas n gostei mt da forma como ele transcreveu isso, parece que ele falou o obv e começou realmente a se aprofundar no assunto nas últimas páginas.

Japam Martins 14/04/2023

Somos mesmo uma humanidade ?
Minha experiência com essa obra foi completamente o famoso "cai de paraquedas", pois comecei a ler sem saber nada sobre o livro, nem mesmo virei o livro pra ler a sinopse, só tinha uma indicação da Flávia Oliveira do "Angu de Grilo" e um título perfeito.
Tive muita expectativas sobre esse livro e no geral foram bem atendidas, tomei uma verdadeira aula de coisas que nem sabia que eram tão exenciais eu saber, de uma forma muito fluida.
Porém não vou mentir que me perdi diversas vezes e achei um tanto confuso em outras. Mesmo assim, eu não consigo nem dimensionar o quanto indico esse livro...

Áquila 14/04/2023

Um outro olhar possível
O autor provoca, fala sem medo e sem vergonha de quanto nossa visão de mundo é egoísta e como é possivel um outro jeito de viver.

Karen 13/04/2023

Reconhecimento da natureza como parte do "eu": adiando o fim
Nesse livro, Krenak fala sobre alguns problemas contemporâneos voltados para a exploração da natureza e dissociação humanidade-natureza para apontar que o fim do mundo se adia ao reconhecermos o pertencimento e unidade, na pluralidade e diversidade. Altamente reflexivo, material para discussões profundas. Uma leitura urgente e necessária.