Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Wes 13/03/2022

Não que o livro seja muito ruim, mas achei meio... meh? Nada muito novo e achei meio superficial. O autor só saiu metralhando suas opiniões sem dar muitas referências. Sei que os capítulos são transcrições de palestras, mas poderiam ter feito um... trabalho melhor no livro? Concordo com algumas coisas que o Krenak diz, mas creio que faltou um pouco de convencimento...

Quero ler "A vida não é útil" do mesmo autor, porém, espero que não seja nessa mesma pegada...
Eduardo Vitins 13/03/2022minha estante
Concordo 1000%
É EXATAMENTE isso!

professorananias 16/03/2022minha estante
Quando eu li, pensei a mesma coisa

maria 12/12/2021

Ideias Para Adiar O Fim Do Mundo - Ailton Krenak
QUOTES:
O rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico, onde fomos gradualmente confinados pelo governo para podermos viver e reproduzir as nossas formas de organização (com toda essa pressão externa).
Página 40
Quando despersonalizamos o rio, a montanha, quando tiramos deles os seus sentidos, considerando que isso é atributo exclusivo dos humanos, nós liberamos esses lugares para que se tornem resíduos da atividade industrial e extrativista. Do nosso divórcio das integrações e interações com a nossa mãe, a Terra, resulta que ela está nos deixando órfãos, não só aos que em diferente graduação são chamados de índios, indígenas ou povos indígenas, mas a todos.
Página 49

Eder Ribeiro 16/01/2021

Deixou de ser rio e não soube ser mar
Muito antes de saber a existência desse livro, abateu em mim um sentimento de não pertencimento à cidade que hábito, então escrevi isso: "O sentimento de ter deixado a minha Bahia é o mesmo do rio ao se encontrar com o mar, deixa de ser grande no seu pequeno leito para se tornar menor na imensidão oceânica". E cada um de nós, independente de onde vivemos, aos poucos, deixamos de ser rio.
Carolina 16/01/2021minha estante
que legal meu professor indicou como leitura na nossa materia de antropologia :)

Eder Ribeiro 16/01/2021minha estante
Carol, somos educados para sermos consumidores e vivemos em prol do ter. Em consequência deixamos perdemos toda nossa raiz com filho da terra.

Marcus 04/05/2023

"Fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: A Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que e
Neste livro Ailton Krenak, um dos maiores defensores dos direitos indígenas no Brasil, expõe como o homem moderno está destruindo a natureza, a terra, a vida. Tem pontos muito interessantes nesse livro, um que me chamou muito a atenção foi o fato de certas tribos terem como "parentes" rios, montanhas, pedras, então quando acontece de um rio secar essas pessoas não só olham a situação como um recurso hídrico que se foi, para elas foi um parente que morreu, um irmão, uma avó, um parente próximo, isso nos mostra uma conexão muito forte com o planeta, algo que não somos capaz de experimentar.

Devo admitir aqui que peguei o livro para ler justamente porque muitas pessoas aqui no Skoob estavam lendo e confesso que não imaginava do que se tratava, fui enganado pelo título e achei que era algo mais fantasioso do que real kkkkk, mas valeu a pena ter lido, é um tipo de obra que nos desperta para assuntos que geralmente passam despercebidos nos nossos dias corridos e ocupados. Expande nossa visão e nossa mente.

Akemi Shibuya 24/07/2023

??uma experiência transcendente na qual o casulo do humano implode, se abrindo para outras visões da vida não limitada.? p.66

Camila.Nunes 16/09/2021

Será que vamos conseguir adiar o fim?
Eu tenho minhas dúvidas a respeito do título da resenha. Mas quero crer que ainda conseguimos mudar algo em nós através da cultura, da esperança dos jovens, da empatia e do amor da natureza como amor de mãe.

isa 26/08/2022

Ótimo
O livro é ótimo e tranquilo de ler, leitura rápida. Ailton Krenak apresenta outra maneira de ver a natureza e traz questionamentos e reflexões pertinentes. Gostei!

Vitória Kusiak 03/07/2021

Um ótimo livro para nos fazer pensar sobre as escolhas que tomamos e como contribuímos para a construção do nosso planeta. Além de nós fazer um alerta sobre como as decisões políticas e ambientais têm prejudicado não só o meio ambiente, mas tem colocado a nossa vida em risco. Esse livro é sensacional!!
Sem palavras para ele!

Jessyca 31/03/2024

Livro que aborta questões pertinentes sobre passado , presente e futuro. Tendo em vista, o título do livro, o mesmo leva a questionamentos importantes sobre atitudes que podem levar ao fim, contudo, levam a reflexão de como podemos mudar certas atitudes e respeitar os povos originários e o seu espaço cultural e social de forma justa e igualitária.

Jaqueline.Saraiva 13/05/2021

Muito, muito necessário
Como um livro tão pequeno e com pouquíssimas páginas pode trazer tanta sabedoria. Estou com mais 2 livros do Krenak e com certeza serão livros de cabeceira e inspirações. O livro foi baseado em 2 palestras e 1entrevista. Traz questões sobre a nossa humanidade e nossa relação com a natureza de uma forma que ou nós despertamos para uma vida mais ligada com o universo, como parte dele, ou, seremos ficaremos órfãos. Todos os brasileiros deveriam ler.

sarahpalhano 22/06/2021

Reflexivo
O que de fato é a humanidade? O que estamos fazendo para mudar o amanhã? Nos enxergamos com um cosmo? Percebemos que fazemos parte de um só? Respeitamos nossa individualidades? São esses e muitos outros pensamentos que este livro tão pequeno nós faz refletir...
Ps: qual é a sua boa ideia para adiar o fim do mundo?

Luana.Linsingen 08/07/2021

Mudança de Perspectiva
A ideia é a seguinte: ou mudamos nosso histórico modo de ver aos outros e a nós mesmos, ou nos extinguiremos.
Não se trata de catastrofismo dramático, é uma questão até matemática. Temos "x" de recursos, e nós usamos "x+y". Não dá para fechar a conta, estamos em dívida há muuuito tempo, já.
Quando falei na questão de vermos "aos outros", aposto que pensaste em "outros" parecidos contigo - humanos. Mas não, Ailton Krenak se refere aos outros de fato: aos não-humanos e aos que costumamos chamar de "componentes abióticos" - as rochas, os rios, a terra, o ar.
Excelente leitura, e rápida. Super recomendo.

gibs 22/06/2023

Um mundo egoísta
Sempre admirei a forma de pensar e se colocar de Ailton Krenak. Aqui ele fala sobre como a falta de consciência de coletivo do capitalismo nos tira a humanidade e a empatia pelas pessoas ao nosso redor e às próximas gerações, nos levando a uma reflexão do mundo em que vivemos.

Rebeca.lousz 06/04/2021

Krenak nos faz refletir sobre o que somos como humanidade
O fim do mundo é fatal, é uma verdade absoluta e irrefutável. Entretanto, a questão é sobre o quando e o como esse fim do mundo se apresentará entre nós.

?Adiar o fim do mundo é necessário porque, como sabemos, um outro fim de mundo é possível?

Krenak nos faz refletir sobre o que somos como humanidade e como mundo, até que ponto a modernidade é realmente um avanço ou se podemos aprender a partir das nossas ancestralidades.

Livro fácil e rápido de ler, gostoso para matar em uma tarde e ainda nos deixar reflexivos quanto a nossa posição em meio ao fim do mundo e aos problemas ambientais que enfrentamos.

éllen 19/04/2021

pra reler
muito bom e interessante! mas gostaria de reler futuramente, talvez com mais conhecimento prévio ou maturidade eu consiga absorver ainda melhor as ideias e os conceitos.