Melhor Ano de Nossas Vidas: Coda (MANV #3)

Melhor Ano de Nossas Vidas: Coda (MANV #3) Tayrine Batista

Resenhas - Melhor Ano de Nossas Vidas: Coda (MANV #3)

kaylaninha 12/04/2021

Apegada demais pra dar menos que 5 estrelas.
Eu terminei ontem, mas fiquei tão "não acredito que acabou" que até esqueci de resenhar aqui, eu poderia dizer um monte de coisas sobre esses livros (Melhor Ano de Nossas Vidas) mas ao mesmo tempo eu só quero dizer "amei."

Eu não esperava gostar tanto, me apeguei completamente aos personagens, e a leitura fluiu muito bem, principalmente esse aqui, a última parte, li muito rápido.

São livros (gente to falando no plural pq na real são três partes, essa é a última mas to falando num todo) que tem muita representatividade, falam sobre diversos assuntos importantes mas de uma forma que não fica maçante ou chato sabe?! Eu realmente gostei muito e já não sei mais o que falar além de: estão súper recomendados e eu leria de novo!

Ane Costa 28/10/2020

Delicia de livro
Delicia de livro, e uma ótima pedida para adolescentes no ensino médio.

Inclusive, os personagens do livro estão todos no último ano ensino médio, o melhor ano de suas vidas. E quem não lembra com saudades da época da escola?

Gabriel, Arthur e Bernardo se revesam para contar a história do melhor ano de suas vidas. Suas histórias pessoais se misturam com a histórias de três garotas especiais, Eliza, Alice e Sarah - entre outros personagens marcantes.

O dia a dia de estudo e provas é atravessado pelas tragédias pessoais dos protagonistas, que precisam aprender a lidar com seus dilemas de forma adulta, além de manter o foco e fechar o ciclo do ensino médio com sucesso.

Uma delícia de leitura, que flui, tem representatividade, e nos faz torcer pelos personagens!
Tay 25/01/2021minha estante
Owwwn!

@tayrequiao 14/10/2020

Uma leitura fácil para quem está procurando uma história leve!
👫🏻Literatura Infantojuvenil ⁣

O ano é 2018 e os amigos Arthur, Gabriel, Bernardo, Sarah, Eliza e Alice estão vivendo o último ano do Ensino Médio, com todas as emoções e angústias que ele traz. Essa é a premissa de MANV, série dividida em três partes: Prelúdio, Interlúdio e Coda. ⁣

Em "Prelúdio", conhecemos Gabriel, um garoto que não admite a possibilidade de se apaixonar e que vive um relacionamento bastante complicado com os pais. Em "Interlúdio", passamos a conhecer os sentimentos de Arthur e sua paixão por Alice. E, por fim, em "Coda" lidamos com todas as angústias de Bernardo e seu "probleminha viral". ⁣

A série é voltada para um público jovem e traz questões relevantes como responsabilidade afetiva, HIV (contágio, tratamento, cotidiano de um portador), sexo, homossexualidade e racismo. E a autora consegue trazer a nostalgia que todos sentimos ao viver o 3o ano do colégio. O medo do distanciamento dos amigos após encerrar essa fase. A euforia de viver um ano decisivo. A sensação de que aquele é realmente "o melhor ano de nossas vidas".⁣🤩

Como uma literatura infantojuvenil, ela é destinada a uma faixa etária de 10 a 15 anos. Acontece que os personagens possuem 17/18 anos e os comportamentos e inocência deles não conectam com a idade. Isso faz com que a história não se encaixe para todo e qualquer leitor.⁣

Aqui, eu preciso explicar que esses adolescentes estudam em uma escola católica e possuem uma criação mais "tradicional". Por isso, a conexão que o leitor terá com a narrativa dependerá necessariamente do tipo de criação e grau de liberdade que ele tenha com os pais. ⁣

No meu caso, que tive toda a liberdade quando adolescente, foi difícil trazer a história para a minha realidade. Mas, não tenho dúvidas de que, se não for esse o caso, o leitor se sentirá representado por essa história. Aliás, representatividade é o que não falta nesse livro! Os personagens são muito variados!⁣🥰

Uma leitura fácil para quem está procurando uma história leve!✅⁣

🎶 @tayrinebatista criou uma Playlist no Spotify para cada uma das três partes com a trilha sonora do livro. Vale a pena conferir! 🥰

site: https://www.instagram.com/liporaqui/