Cartas para o conde

Cartas para o conde Flávia Padula

Resenhas - Cartas para o conde

Amanda 06/09/2020

Cartas para o conde!
Começo dizendo que a história foi para um lado que eu não esperava. Na minha cabeça, as cartas seriam um meio de aproximação entre o conde e a duquesa e não o que acabou sendo e isso foi uma coisa muito boa, pois deu moldes para uma história muito melhor.
Zachary Bender era um jovem advogado e bem sucedido, até que recebeu uma visita que o informou de que era o próximo na linha de sucessão de um condado e que seu primo - o conde anterior - tinha morrido e deixado duas filhas sob sua tutela. Em nome da honra e preocupado com o futuro de todos que dependiam do título, ele partiu para Yellow House com sua mãe e a acompanhante dela, srta Stein.
Chegando lá ele se depara com um caos. Lady Rose e Violet cismaram que ele deveria casar com uma delas, apesar de Violet já ser noiva de um Marques. Além disso, tem a misteriosa duquesa de Aumale, a viúva irmã do falecido conde que vive na propriedade e desse o início mexeu com os sentimentos do novo conde. Junto a isso, tem a sua mãe com alguns problemas mentais (ela acredita ser amiga da rainha) e umas cartas que chegam desde a notícia do título denegrindo a imagem de suas primas e de Kateline.
Kateline, a duquesa de Aumale, vive em luto para não precisar se casar novamente. Ela sofreu muito em seu casamento por ser estéril, seu marido era um imbecil que queria filhos a qualquer custo e a humilhou bastante por não poder tê-los. Mas como fazer para resistir ao charme do novo conde que mexe com seu corpo e coração?! Ela sabe que não pode ser a futura confessa, pois ele precisa de herdeiros, mas como resistir?!
Zachary não liga para filhos e futuro, ele quer Kateline! Mas em meio a tantas intrigas, segredos do passado e amargura de alguns, tudo pode ser mais difícil do que eles acreditam. Eu adorei o livro, é fofo, rápido, intenso e você se prende tentando descobrir quem é o autor das cartas que tanto sabe sobre a família. Eu suspeitei da pessoa, mas mudei de ideia tantas vezes que no final parecia que eu estava no começo das minhas ideias hahahah. Enfim, como todo livro da Flávia, esse é maravilhoso e com certeza foi uma excelente companhia nesse FDS de quarentena.

Carol Fontoura 12/04/2021

Como todo livro da Flávia Padula, esse romance nos leva a refletir o que realmente é importante. Achei o livro bastante envolvente e a descoberta de por quem as cartas são escritas é surpreendente. Como até hoje ?pessoas felizes não enchem o saco dos outros?.

Lucia | @lucia_esta_lendo 03/12/2020

Romance com suspense
Adorei o suspense criado pela autora através da identidade do autor das cartas. Apesar de ser um tanto quanto previsível quem seria, ela tentou deixar dúvidas pairando sobre outros personagens.
Esse é um romance sobre a força do querer. Há personagens maldosos, e por vezes a insegurança e o coitadismo de Kateline me irritou, mas no final o romance teve um ótimo desfecho.

Bianca 05/12/2020

Bom, mas...
Confesso que o título e até mesmo o começo do livro nos levam a uma direção e, quando percebemos que ela muda, é bem legal.
Porém, o final foi muito corrido e ao meu ver "jogado" para finalizar a história rápido. Muitas pontos poderiam ter sido melhor trabalhadas para não ficar parecendo que certos assuntos só foram tratados para fazer uma média ou tentar um clímax para a história.

Laura.Oliveira 12/12/2023

Uma grande viagem
Tenho que admitir que, no início, eu não estava botando muita fé na história. A narrativa é bem fluida e não se prende muito a detalhes nas cenas e diálogos, de modo que demorei um pouco para me envolver na trama. Ainda mais porque desconfio de que só me envolvi por causa das personagens femininas, que são muito mais interessantes. Mesmo a chata da Rose teve mais profundidade e carisma do que o chato do Zachary que, embora tenha uma personalidade fidedigna à de um homem da sua época, me irritou profundamente.
Além disso, chegou um momento em que a fluidez da narrativa me incomodou. O livro já estava lá pelas tantas e nada de chegar a qualquer resolução, o que me fez pensar que a história seria morna e tudo se resolveria facilmente e sem grandes conflitos, apesar de todo o drama. Contudo, aconteceu uma reviravolta que eu, definitivamente, não esperava e me surpreendeu muito. Foi aí que eu odiei a fluidez, porque tudo se resolveu tão rápido depois disso que os fatos se tornaram desacreditáveis e meio tolos. Se tivessem sido melhor trabalhados, o livro teria sido bem melhor, mas acho que a autora teve receio de fugir demais dos moldes de um romance de época.
Enfim, no geral, é um romance de época bom, mas que vai por um caminho diferente da maioria ao trazer um tom de maior seriedade à história. Portanto, se você espera uma farofa como as da Tessa Dare, veio ao lugar errado. A própria autora deixa isso claro na nota inicial, então não desconfiem quando ela diz que o teor está muito mais para o drama do que para o romance, embora a minha opinião pessoal seja de que foi mais romance do que o ótimo drama que poderia ter sido.