A química que há entre nós (Chemical Hearts)

A química que há entre nós (Chemical Hearts) Krystal Sutherland

Resenhas - A química que há entre nós (Chemical Hearts)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Surrender_Nih 06/09/2022

A falta de Química entre eles foi marcante
Comecei esse livro pois, após terminar um livro de início de saga com mais de 500 páginas, precisava de um descanso mental. De certa forma, foi o que consegui mesmo lendo esse livro.

A escrita é leve e fácil de se ler. O enredo é clichê de colegial americano com uma veia mais voltada a tristeza e o sentido da vida (numa vibe bem "Por Lugares Incríveis", mas não chega a ser tão bom quanto). Aquele papo de amor sendo uma reação química (e eu adoro quando tentam "logisticar" o amor). Confesso que o final eu achei coerente, ainda que as frases finais me deixassem meio meh.

Os personagens, em sua grande maioria, são legais e tem seus momentos. Os dois protagonistas, no meu ver, foram os mais esqueciveis da história toda (mesmo com a Grace sendo a menina "diferentona" e misteriosa). Eu achei interessante que quem narra a história é o Henry e, apesar de ser muito perceptível como se trata de um personagem masculino escrito por uma mulher, é interessante ver o lado de um menino comum e toda a mudança em sua vida girando em torno da paixão. Os melhores amigos do Henry (Lola e Murray) são os melhores personagens dessa história assim como a irmã dele.

Sobre o relacionamento dos protagonistas, não consegui enxergar química nenhuma (e espero que esse seja o grande trocadilho da história). Chegava a ser agonizante ver ele se afundando em tudo o que sempre planejou por causa dela e ela nem aí pra ele. Me deu dó real de ver como ele era usado, mas tem como culpar alguém que tava passando por um luto doloroso e recente?
Acho que ambos erraram feio. Era óbvio que o que a Grace precisava era de um amigo, alguém com quem contar e o Henry não deveria ter passado disso. Claro que eu acho 100% bizarro como ninguém cuidou dessa guria no nível de deixar ela lidar com o luto da forma que estava lidando.
Acho que o pior era como a Grace projetava no Henry e ele sabia disso, mas ignorava do mesmo jeito porque não queria acreditar.

Por fim, pretendo assistir a adaptação da Amazon (mas não sei quando) e quero analisar comparando. Então acho que vou estar de volta logo pra pôr minha opinião comparativa nos comentários.

. Quotes:

"A melhor coisa que o universo já nos deu é saber que vamos todos ser esquecidos"
Surrender_Nih 07/09/2022minha estante
PS: Assisti o filme ontem a noite e tenho certos pontos negativos e positivos. A maior parte dos personagens ficou super apagada no filme (principalmente a irmã do Henry, mds oq fizeram com ela mano). A única personagem melhor construída no filme foi a Grace, que ficou bem menos fria e mais real, ela vacila bem menos no filme (o que é bem melhor) e o jornal dá certo, então não temos aquela clara visão do Henry se afundando por ela. Na real, acho que ambos (filme e livro) são medianos.

Raquel.Santos 17/07/2021

Esse livro mexeu muito comigo, de um jeito triste e um pouco feliz, senti inúmeros sentimentos e um deles foi raiva kkkkk, tive uma crise existencial nos primeiros capítulos e mas o final me deixou feliz pela escolha dele.

Tales 07/05/2022

Mistério, amor, sofrimento e química
O livro te prende do início ao fim, cheio de mistérios e emoções. No decorrer da história são abordados inúmeros assuntos na tocante da vida adolescente como um todo, desde primeiro relacionamentos amorosos a pensamentos mais obscuros, como a baixa autoestima, a pressão exercida pela sociedade e pelos próprios pais, além de fazer alusão, em alguns momentos, a pensamentos suicidas. Não se trata de um romance tradicional e, muito menos, visa entregar um final feliz. Desde o início adentramos na mente de Henry Page e conseguimos entender todas as suas dificuldades e, de certa forma, até nos colocarmos em seu lugar, ou seja, somos imersos em uma tremenda confusão, a qual se atribui o nome adolescência. Ademais, a autora faz inúmeras referências a nomenclaturas e termos químicos, demonstrando o amor como um sentimento natural, assim como a fome, por exemplo, a qual vem e vai.

sah 13/06/2021

"Nós somos todos apenas corações químicos" ?
Eu não sei nem o que dizer, me surpreendeu muito e tive várias reflexões. Pensei que ia ser um romance clichê com o típico final feliz, onde acontece todo aquele drama e o casal fica junto no final, mas foi mil vezes melhor!! Eu ameii
A narrativa é mt boa e os capítulos curtos deixam a leitura ainda mais fácil e rápida.

"Você é uma coleção extraordinária de átomos, Henry Page"

"E todo esse tempo eu a amei, assim como ela o amou.
Secretamente, entre a sombra e a alma."

amandita 02/10/2020

Surpreendente
Um livro com temática juvenil cuja história, linguagem e reflexões me surpreenderam positivamente. Eu amei!

auroras 23/11/2020

O espaço sideral é a melhor cura para tristeza que conheço.
"Histórias com finais felizes são só histórias que não terminaram ainda."

Já aviso que o livro não promete finais felizes e nem meios felizes, mas a escrita da Krystal Sutherland traz o equilíbrio perfeito das partes tristes com um ótimo senso de humor e com personagens cativantes. A história te prende do início ao fim.

isa 03/12/2021

Já tinha visto o filme e queria muito ler o livro, eu achei que a escrita ia ser ruim, mas foi muito boa!
A história é linda e triste
A Gracie é uma personagem tão complexa, o sofrimento dela, é a confusão que ela sente.
Fiquei chateada com o final, mas o livro é incrível

Lulis 07/08/2021

Eu tenho tanto a falar sobre esse livro
Esse livro não é um livro comum. Eu sabia que seria uma história de romance, claro, e tem bastante romance. Mas não é nem de longe um romance clichê.
Eu, que estava lendo esse livro e tentando pensar nele de forma completamente racional, não estava conseguindo captar a mensagem dele, e quando chegou o final, que eu entendi porque tudo aconteceu como aconteceu, tudo mudou novamente.
O livro trás duas pessoas com perspectivas ?estranhas? sobre o amor, uma ama uma pessoa já falecida e um tem uma visão ilusória do amor. O que mais me chocou nesse livro é as maneiras que eles se entenderam e eles aprenderam um com o outro, e que por mais que a gente pense que certas coisas são coincidência, elas não são. Tudo está seguindo um certo alinhamento no início da jornada, e certas jornadas se cruzam durante o caminho, isso não implicando na existência de almas gêmeas.
Resumidamente, de início pode parecer um livro que não faz sentido nenhum, mas abra seu coração para entendê-lo. É isso.

Bassi1 07/01/2022

Um amor não precisa durar pra sempre para ser real
Nossa eu realmente fui surpreendida por esssa leitura. Até os 80% desse livro eu ainda não  o tinha entendido e me conectado com ele. Acreditava que  o coitado do Henry só tava se magoando e se quebrando, enquanto a Grace tava quebrada demais.
Chegando lá pelos 80%, o livro simplesmente  começou conversar comigo e a  me dar tapas na cara sobre o como a minha visão de amor e final feliz tava limitada.
Fora isso, teve só algumas coisinhas  e algumas falas que me incomodaram, mas pode não ser algo da autora e sim da tradução.
Além  disso eu também  gostaria de destacar  o quão  incríveis são  a maioria adultos desse livro, em especial os psis do Henry.

Mar 11/03/2021

Simplesmente perfeito
O livro é uma leitura fácil e rápida, você se prende na história no momento que começa a ler o livro.
Todo mundo deveria ler. Ele relata acontecimentos que podem vir a acontecer e que você pode superar isso. Nada é pra sempre, então não tenha medo de viver. A felicidade não dura para sempre, mas o que nos conforta é que a dor também não.
Tay 20/03/2021minha estante
Alguém morre ?
Esse livro me passou uma vibe de A cinco passos de você

Noemy 02/02/2021

Médio
Eu ganhei esse livro em forma de ebook pela skeelo, gostei da capa e do título e fui com muita expectativa, porém não goste muito.

Não sei avaliar bem o porque, mas a leitura não fluiu para mim, foi bem arrastada e cansativa.

É um livro bem adolescente, adolescentes problemáticos diga-se de passagem. Me ficava perguntado toda hora cadê os pais, cuidadores e os professores desses alunos para tomarem uma atitude. Foi nítido que a situação de luto de Grace era extremamente grave, e a personagem não tinha estrutura e apoio nenhum ao seu redor, queria pegar ela e dar uma jeito de ajudar essa garota.

A única coisa que eu gostei do livro foi do final, gostei da "redenção" e da comparação da nossa vida com o Kintsukuroi, que as vezes quebramos e nos recontruímos mais belos envolto de ouro.

Crestones 08/02/2021

Inesperado
Foi uma leitura gostosa e ao mesmo tempo pesada, uma história que levanta muitos conflitos adolescentes. Aborda luto, depressão, estresse pós-traumático e uma jornada de superação. As relações dentro do livro foram muito bem trabalhadas, as amizades, a família... esse livro é literalmente "Apaixone-se. Parta seu coração."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6