História de um Louco

História de um Louco John Katzenbach

Resenhas - História de um Louco

Carlos.Magnun 29/03/2020

História de um Louco
Não senti o livro crescendo no decorrer da narrativa. Ficou devendo ao meu ver.

Simone de Cássia 08/02/2021

Pensa num livro pra te fazer raiva!!! Peeennnnsa!!! Owuuu vontade de internar esse autor nesse manicômio aí! É um livro arrastado, repetitivo e viajado... Tudo bem, como diz uma amiga, "com esse título ele tinha que ser meio estranho mesmo"... É meio estranho sim, tem hora que a gente não sabe se o cara tá vivo, tá morto, se o que ele tá falando é real ou imaginação, enfim, a trama promete e a gente releva. Achei meio fantasioso também a equipe criada pra descobrir o assassino... Ficou meio forçado isso, uma combinação de pessoas "nada a ver" com "sem chance". Tudo bem, o mistério é bom e a gente releva também. Agora, o que não dá pra engolir de jeito nenhuuuuummmm foi o desvendar do assassino e suas motivações ??? Oiiiii??? O que foi aquilo? Você empurra 450 páginas pra chegar nas 30 últimas e ler aquilo??? O autor devia tá tendo um "faniquito" quando escreveu... pelamordedeus!! História de fazer louco. De RAIVA, isso sim!
Riva 08/02/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk - eu amei esse livro!!!!!!!!!! Mas, gosto é gosto!!!!!

Simone de Cássia 08/02/2021minha estante
C jura que gostou até do desvendar do assassino??? E das motivações dele??!

Riva 08/02/2021minha estante
Li em 2016... daí você está exigindo muito de mim, né?!?!

Drica 08/02/2021minha estante
Bem que eu disse, que pelo título, previa algo meio estranho... kkkkk

Simone de Cássia 08/02/2021minha estante
Estranho é elogio...rsrsrs

Cristiano Nunes 10/02/2021minha estante
Kkkkkkkk

Mônica Candiotto 12/02/2021minha estante
Esse livro realmente é coisa de louco mesmo!
Mas chegou a ler O Analista do mesmo autor! É um dos meu preferidos!

Simone de Cássia 15/02/2021minha estante
Li, Mônica, e gostei tanto que quis ler esse aqui... mas , gostei não... Louco de tacar pedra... rs rs

Flavio Assunção 06/02/2013

Terceiro livro de John Katzenbah que leio, "A História de Um Louco" fala basicamente sobre Francis Petrel, um ex-paciente do manicômio Western State Hospital e que, vinte anos após ser liberado, convive com as lembranças de um assassinato ocorrido na época em que lá esteve.

Alternando entre o presente e o passado, com narrativa em terceira e primeira pessoa, respectivamente, o autor tenta fazer o leitor ingressar no universo da loucura, na mente de pessoas mentalmente destroçadas. Em até certo ponto ele consegue fazê-lo. O problema é o quão demasiado longo a história é. O caso em si não necessitava de quase 500 páginas em letras miúdas para ser contada. O que nos sobra é um livro maçante, repetitivo e que dá nos nervos a todo o momento.

É claro que muitas passagens são memoráveis e o próprio universo do manicômio agrada. Mas é impossível digerir uma leitura tão minimamente detalhista, com diálogos monótonos, personagens que não cativam em nenhum momento e um final deveras decepcionante. É de deixar de queixo caído o modo como o autor prepara o terreno durante todo o livro para expor o assassino no final, quando o que ele faz foge totalmente a isso. É de deixar qualquer um furioso.

"O Analista", do mesmo autor, foi um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler. Pensei ter encontrado um novo autor favorito, mas a verdade é que apenas me decepcionei. Primeiro com "Rota de Sangue" e agora com este. "A História de Um Louco" só vale mesmo pela ambientação, pois todo o resto deixa a desejar. Agora só sobram poucas opções em português do autor, mas que certamente lerei, torcendo para não receber mais um balde de água fria.

Monica Monte 27/11/2021

O começo desse livro até que é interessante, mas depois ele fica arrastado e a descoberta do assassino deixa a desejar.

Além disso, no começo do livro os diálogos têm travessão, depois ficam entre aspas. É muito cansativo.

Paula1571 17/02/2012

A história começa muito bem e é capaz de sugar qualquer um para dentro das páginas desse livro de John Katzenbach. Ficamos tontos de curiosidade e aflição, afinal, quem é o tão misterioso "Anjo"? Quem matou todas as pessoas no Western State Hospital? No entanto, o final pode se provar um tanto quanto decepcionante. A trama do assassino perde a força assim que ele nos é relevado, e de repente ficamos órfãos do que parecia ser uma história incrível.

Joaozinho, Artista 06/12/2020

Loucura sem Controle
Esse livro foi o primeiro que eu li do autor e não gostei muito. Desde o começo do livro a narrativa é cansativa, monótona, os personagens não são marcantes e não geram apreciação. Relutei diversas vezes para não abandonar a leitura, porque a história parecia arrastada demais para algo que não precisaria de 479 páginas.

Marselle Urman 04/06/2012

Esse foi meu segundo contato com Katzenbach, e acabou melhorando o conceito que havia feito dele ao ler "O Analista".

O principal mérito desta obra, a meu ver, é o fato de se passar em um ambiente inusitado e altamente propício a estórias de terror: um hospício. O autor também brinca, com sucesso, com a sanidade de seu narrador, que vai se deteriorando conforme ele se aprofunda na história de sua tragédia.

Claro que há pecadilhos, e pecadões.
Por pecadilhos, notei uma leve falta de continuidade em alguns momentos, além de algumas falhas editoriais pífias de tradução ou revisão.
Nos pecados grandes, elenco o fato de o livro ser longo demais. Ele poderia ter contado a mesma história, com sucesso, na metade de páginas. As coisas ficam bem arrastadas de vez em quando. Além disso, o autor tem um apego, na minha opinião muito grande pra quem escreve este tipo de ficção, por suas personagens. O fechamento do livro me lembrou "O Analista", algo feito aos arrancos e portanto com grande implausibilidade contextual. Mas é perdoável.

O enredo é bom, detetivesco, faz o leitor dar vários "chutes" e se surpreender no final. Em suma, melhor que "O Analista", vale a leitura, mas nada de excepcional aqui.
Flavio Assunção 08/06/2012minha estante
Esse vou ler em breve. Espero gostar também.

Nath 14/12/2010

Um livro surpreendente. Com uma narrativa totalmente envolvente. Trata sobre diversos assuntos nas entrelinhas: amizade, preconceito em relação aos doentes mentais e tudo com uma linguagem bem simples. Um dos melhores livros que já li.

Carla 18/04/2016

É um bom livro, no entanto, a leitura não me envolveu muito, mas no geral é interessante, pois demonstra a rotina dentro de um hospital psiquiátrico e os abusos de poder existentes. O final é muito interessante com um desfecho bem agradável.

ErreBC 16/06/2024

Incrível
É um protagonista um tanto diferente dos que eu estou acostumada, esquizofrênico, e por assim dizer, doidinho.
A história é um tanto inesperada, um serial killer em um manicômio matando pessoas e o protagonista tem que achar ele.
Dei várias risadas em diversos momentos também.
Interessante é q o narrador é o próprio protagonista escrevendo na parede e alucinando sobre o passado, (Algumas vezes esse corte pro "presente" quebrava um pouco do clima e me dava um pouco de preguiça de ler ele alucinando)
Me fez pensar bastante também. O que determina que somos sãos? Recomendo bastante, adorei todos os personagens, mas esperava um pouco mais de explicação sobre o Anjo mas talvez não fosse tão necessário, final extremamente satisfatório KAKAKAKAKKAKAKAKAKA