Elas em legítima defesa

Elas em legítima defesa Sara Stopazzolli

Resenhas - Elas em legítima defesa

1 | 2 | 3 | 4

Duda 19/08/2023

A culpa é do agressor, nunca da vítima
Um livro completamente necessário e que nos faz sair da bolha. Nem sempre as mulheres vivem a violência doméstica porque quer, mas porque existe um opressão tão forte, ameaças de morte, medo e tantas outras ações e sentimentos que elas se mantém nessa situação. Tem um trecho muito interessante no livro que diz assim: ? quem fora programado para estar por cima, em posição de autoridade, não suporta ver o desejo em quem, em sua concepção, nasceu para ser objeto e apenas obedecer. E é nesse desconforto que a violência de instala.? Ou seja, o machismo que impera na nossa sociedade, faz o homem acreditar na sua superioridade, além de, usar sua força física para amedrontar mulheres, bem como, uma forma delas fazerem suas vontades, a questão do dominador e dominante.
Com certeza, mudei muito minha perspectiva sobre quem sofre violência doméstica e passei a questionar o agressor em vez da vítima, mudei o ?por que ela continua com ele?? para ?por que ele acha que deve punir ela com agressão??.
É só pra lembrar: A CULPA NUNCA É DA VÍTIMA

Stephani.Aparecida 15/08/2023

Esse livro retrata a realidade de mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas de seus parceiros por anos de suas vidas, são relatos trágicos e fortes que vão fazer o leitor a sentir, mesmo que de forma muito superficial (porque só sabe do sentimento quem realmente passou por isso) como foi a realidade dessas mulheres. O livro também demonstra como a justifica não é justa quando se trata de casos de violência contra mulher e como há pensamentos preconceituosos, não só por pessoas comuns do dia a dia como nas cadeias, delegacias e tribunais. Podemos ver os anos que se passaram e essas mulheres ficam presas (realmente em cadeias) ou nas suas mentes (quando estavam em liberdade) esperando pelo dia do julgamento que nunca vinha. É um livro forte e muito necessário para sentir e conhecer, de fato, o que algumas mulheres passaram. Já quero ver o documentário!

Gabi 01/08/2022

De doer a alma!
Este é um livro que nos tira do eixo, mostrando o que vemos todos os dias (com uma frequência assustadora) a violência contra a mulher. É um livro que conta a história de várias mulheres que chegaram ao seu limite, que viveram por anos convivendo com parceiros que a violentaram de diversas maneiras.

Apesar de ouvirmos histórias próximas e nos noticiários tornando esse assunto ?rotineiro?, o livro vem como um grito para a sociedade para a face que nunca é mostrada: no lugar da mulher.

É um livro forte, que doi o coração de qualquer mulher. Um livro que me faz ter a certeza que não devemos nos calar nunca!

Geysiele Capelão 05/07/2022

Um livro documental que fala sobre mulheres vítimas de violência doméstica, que mataram seus companheiros, porém, em legitima defesa. Um livro pesado, estarrecedor, triste e cruel.. mas ao mesmo tempo extremamente necessário. É triste pensar que a violência contra a mulher é tão real e que é mais comum do que se pode imaginar.. e pior, saber que os números de estatística que este livro traz, talvez não seja nem a metade de tudo que acontece com tantas mulheres.. O livro conta a história de 6 mulheres, como cada mulher conheceu seus companheiros, como era a relação entre o casal e a família, como aconteceu o assassinato e como foi o julgamento. Extremamente necessário!! Super indico a leitura.

Laura.Ghedini 13/03/2022

Estarrecedor.
Infelizmente, tudo que li no livro não me surpreendeu. Me deixou mais revoltada e sufocada no pensamento: ?PORQUE NINGUÉM FAZ NADA? PORQUE ACHAM ISSO NORMAL??.
Os dados apresentados não espantam: as que mais sofrem qualquer tipo de violência são mulheres pretas e pobres (nenhuma novidade, já que só há justiça para quem tem capital de sobra e, principalmente, se você é branco e tem um [*****] no meio das pernas).
A cada página lida, eu ficava com vontade de gritar, de jogar as coisas no chão, de chorar de raiva! O ódio pela injustiça e impunidade pra esses algozes só cresceu dentro de mim.
Assisti ao documentário, também e só me resta aconselhar: entre a sua vida e a do ?parceiro?, tente escolher sempre a sua vida.
Em casos de violência contra mulher, ligue no 180 (disque denuncia). Apesar desse governo atual incentivar a violência e CAGAR pra esse tipo de denuncia, não podemos nos calar.
Sigamos de cabeça erguida, como essas mulheres que conseguiram se livrar dos abusos pela raiz, coisa que muita mulher nem tem a oportunidade disso, pois é morta antes mesmo de pensar em reagir contra a violência do homem.

Amanda 17/02/2022

Pesado e real
O livro levanta questões de gênero, feminicidio e legítima defesa das vítimas. Foi intensa e leitura e dolorida, mas fundamental pra trazer visibilidade a um tema tão importante

Rosy 30/09/2021

Difícil, porém necessário
Quando vi esse livro sendo vendido, não pensei duas vezes em adquirir. Sabia q n seria uma leitura fácil, porém é mto relevante e importante. Fiquei totalmente chocada como os dados são assustadores em relação a violência doméstica, aos abusos, as agressões de todos os tipos e tbm ao homicídio/feminicídio. O livro traz algumas história de mulheres que passaram a maior parte de suas vidas dentro de relacionamentos abusivos de todo tipo. Muito incrível o quanto essas mulheres conseguiram aguentar, mesmo com sua saúde (mental, principalmente) sendo massacrada por esses ditos "homens". Leitura super importante mesmo. Vale a pena conhecer mais. Adorei e recomendo mto.

tyribeiro 14/09/2021

Um documentário muito necessário. Triste, cruel, mas infelizmente é a realidade de milhares de mulheres que não foram ouvidas. E pensar que os números que esse livro traz não é nem a metade, pois muitas se falam ainda por medo.

karine 03/07/2021

o livro (de não-ficção) fala sobre uma temática que eu nunca havia parado para pesquisar sobre: as vítimas de violência doméstica que mataram seus companheiros em legítima defesa.
a autora vai em busca dessas mulheres que estão aguardando julgamento e conta nesse livros os seus depoimentos, suas histórias, vivências e "desfechos". como mulher, foi difícil não me emocionar diversas vezes no decorrer da leitura, principalmente porque a violência contra a mulher é uma parte tão persistente em nosso cotidiano, afinal todas nós já sofremos ou conhecemos alguém que já sofreu (desde assédio até a violência física).
a autora também traz diversas estatísticas super relevantes relacionado ao assunto, o que torna tudo ainda mais real e (inevitavelmente) assustador.

Brenoarf 22/06/2021

A visceralidade de uma violência perene
Trata-se de um livro documental que contempla uma leitura amarga, emocionante, doída, mas, acima de tudo, necessária. O enredo de “Elas” dispõe de uma ótica sobre histórias (des)contadas de algumas mulheres as quais, na contramão do endossamento das estatísticas de vítimas de feminicídio, foram capazes de reagir e, em legítima defesa, sobreviver, buscanco, simultaneamente, buscar compreender como esses crimes aconteceram, como a sociedade passou a enxergá-las, como foram julgadas pelo sistema judiciário e se elas foram ou não capazes de levar sua vida adiante. As pesquisas das autoras Sara Stopazzolli e Juliana Russo, além de excepcionais, foram muito sábias, sobretudo pela disposição da obra que mesclou um intenso trabalho de história oral com dados de pesquisas recentes sobre violência contra a mulher.
Um livro fundamental, dada a sua infeliz atualidade, e que contempla um número expressivo de “gatilhos” àquelas que já foram vítimas de qualquer relacionamento abusivo. Uma obra que apenas reforça a concepção de que o combate ao patriarcalismo, à misoginia, ao machismo e ao feminicídio revela-se como uma luta de TODES, inclusive do nosso sistema judiciário.
Literatura excepcional!!!
O lar de uma família não deveria ser o lugar mais perigoso para uma mulher!
juliacappi 10/09/2021minha estante
adoro suas resenhas q odio posta mais

Analia.Michelly 06/06/2021

Um livro necessário
Foi a minha melhor leitura de 2021!
Se trata de um livro documentário, onde mostra a trajetória de seis mulheres que precisaram matar seus "companheiros" para sobreviver.
O livro conta como cada mulher conheceu seu marido, como era a relação do casal e familia, o dia em que ocorreu o assassinato e o julgamento de cada uma. Além das histórias ao decorrer do livro é mostrado diversos dados que mostra a crescente nos casos de violência contra a mulher, além de informativo é um livro necessário, pois passamos a pensar em diversos temas até mesmo sobre o sistema carcerário brasileiro.
Eu recomendo esse livro pra todos!

24/04/2021

O mais triste em pensar é que todos esses números não representam nem metade da realidade. A maioria dos casos não chega nas delegacias. Quem nunca viu alguma mulher sendo humilhada por um homem, por exemplo? Eu já vi minha mãe, já passei por isso, vejo minhas vizinhas passando... Cotidianamente mulheres são menosprezadas por serem mulheres e ninguém faz nada. Eu sinceramente não acredito em prisão. Acho a pior ideia a ser tomada. O homem só vai ficar lá dentro, sendo sustentado pelo Estado e maquinando a vingança pra quando sair em pouco tempo. Eu acredito em tratamento. Eles deveriam passar por tratamento compulsório pro resto da vida. Isso é doença, minha gente, não é caráter só não.

Laiza 30/03/2021

Elas Em Legítima Defesa - Sara Stopazzolli
Elas Em Legítima Defesa traz relatos e biografias de mulheres brasileiras que eram vítimas de diferentes tipos de violência e abuso por seus companheiros e/ou familiares. Para sobreviver, elas precisaram recorrer à legítima defesa contra seus agressores, algo que deixou marcas e sequelas emocionais, físicas e psicológicas em suas vidas.

O livro não segue uma narrativa linear dos fatos, ou seja, não traz um relato por vez, mas sim vai intercalando eles a partir do momento que a narrativa se encontra. Os relatos são divididos em como tudo começou, o relacionamento dessas mulheres, o dia do fato, o processo penal e, por fim, as consequências e traumas que elas carregam por toda a vida. Como as histórias são intercaladas, em alguns momentos pode ficar um pouco confuso se lembrar dos detalhes específicos de cada uma, mas nada que prejudique a leitura.

Ao longo de todos os relatos, a autora também fornece dados, estatísticas e informações acerca do feminício no Brasil, o que complementa as histórias, e conecta ainda mais o que estamos lendo com a realidade. Fazer essa leitura é se jogar para fora da nossa bolha social e compreender, conhecer e dar voz a mulheres e situações que não são reconhecidas ou faladas com força e recorrência necessária. Todo o conjunto da obra fornece uma leitura precisa, sensível e relevante, e dá a oportunidade ao leitor de se colocar no lugar do próximo, de ter empatia, e de reconhecer violências que muitas vezes estão escondidas em nosso cotidiano.

É uma leitura que é forte e que impacta, e que é fundamental, enfatizando e demonstrando o quanto precisamos conhecer e aprender mais sobre a realidade das mulheres brasileiras, que muitas vezes são silenciadas e deixadas à margem em nossa sociedade. Pelo tema forte e pelo tom pessoal, durante todo o livro tive um monte de sentimentos vindo a tona: indignação, impotência, raiva, tristeza, mas também assimilação, empatia, solidariedade, compaixão.... é difícil não sentir o que você está lendo, ainda mais enquanto uma mulher fazendo essa leitura.

Relatos fortes, dores inimagináveis, e consequências psicológicas e sociais, que estão além da nossa compreensão. Mas que são um reflexo da estrutura da nossa sociedade e da vida de inúmeras mulheres brasileiras que vivem essa realidade e que, em grande maioria, não conseguem mudar o final de suas histórias. Relatos poderosos e potentes que também trazem a tona a desigualdade social e o machismo presente na nossa sociedade. É uma leitura difícil, tanto de fazer quanto de largar, mas que no final nos impacta profundamente.

Conheça meu insta literário @possosurtaragora e meu blog!

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2021/03/livro-elas-em-legitima-defesa-sara.html

Gabriela3420 25/02/2021

Em legítima defesa
O livro mostra a realidade nua e crua de mulheres que em legítima defesa mataram seus companheiros depois de anos de relacionamento abusivo, física e psicologicamente. Os dados de pesquisa e estatísticas mostram que no Brasil o problema da violência doméstica ainda é grande, apesar dos avanços pós Lei Maria da Penha. No final, há ensaios ressaltando a gravidade da flexibilização do porte de armas, em curso pelo governo atual, para as mulheres que sofrem violência doméstica. Recomendo esse livro a todos, é uma obra de extrema importância para a conscientização sobre o tema.

@livrosdalita 25/02/2021

Necessário
Um livrão!!!
Cruel, triste porém necessário para cultivar empatia e sororidade.
Relatos objetivos sobre a violência contra as mulheres e seus trâmites legais.
Pra quem gosta do tema, vale muito a leitura.

1 | 2 | 3 | 4