Tristan

Tristan Loreana Valentini

Resenhas - Tristan

Lizziane 10/02/2010

O livro é muito bom! Traz uma perspectiva bastante diferente da história, que já é fascinante por si só.
Impressiona também o fato da autora ser brasileira, o que deve ter exigido uma pesquisa bastante minuciosa da geografia da Inglaterra daquela época, além de outros dados.
Achei um pouco cansativa e repetitiva a descrição da tortura mental de Tristan, no entanto, necessária, para ser fiel à história do personagem.

synkin 03/09/2016

Fantástico
Um livro simplesmente fantástico.
Como já é de se esperar, conta a histório de Tristan, um dos mais conhecidos cavaleiros de Arthur mas, com uma abordagem diferente.
Apesar de ser considerado um héroi, este livro retrata a vida de Tristan como ele realmente é: um homem, com problemas, esperanças e angústias.
Uma das coisas mais interessantes nesse livro, é a atmosfera criada pela autora, um ambiente alegre, envolvente e angustiante ao mesmo tempo. É um livro que te prende e te excita para continuar a leitura, mas o tempo todo há a presença de uma tristeza no ar, uma sensação que te acompanha página a página.
A autora consegue captar a essência do que o personagem sente, e a transmite de modo claro para o leitor.
Eu totalmente recomendo, não só pela qualidade do enredo, da maneira fantástica como o livro foi escrito mas, também porque se trata de uma autora brasileira que merece ser valorizada.

Mari Mayfair 01/02/2010

Um dos melhores livros medievais que eu já lí. O livro prende, não se vê o numero de páginas que leu. Eu lí o livro em cinco dias, numa média de 100 paginas. Achei muito bem escrito.

Vi 28/06/2010

Quando vi q a autora é brasileira fiquei com pé atras (absurdo nao é?) mas fui em frente, o livro começou mto bem e de repente começou a enrolar mto, ficou mto chato. Mas aí passou a parte de enrolaçao e o livro melhora drásticamente...ainda bem...e as 3 estrelas por causa das partes q enrolam mto. Mas no geral o livro é mto legal. Assim q passa a parte q fica mto enrolado o livro melhora mto e a leitura fica mto boa!! Recomendo!

Paty Rio 10/07/2012

Já faz uma pouquinho de tempo que li este livro. Acho que foi no começo do ano passado, mas a estória toda é tão boa que ainda não saiu da minha cabeça. Então, segue sinopse ...
O tema celta de Tristan e Iseult tem tal misticismo que ainda hoje encanta as novas gerações de leitores. A lenda foi narrada de diversas formas, mas raras as vezes em que Tristan foi ricamente explorado, como ocorre neste romance de Loreana Valentini. Quem é Tristan? Por que associam seu nome à tristeza? Teve ele realmente culpa no fatídico amor proibido? Tristan, excelente guerreiro, é também versado em outras artes e é o único cavaleiro a exercer dotes musicais. De personalidade complexa, conhecer sua vida é conhecer a peregrinação pelo desespero e sofrimento; ao mesmo tempo, a busca pela redenção e amor. Iseult é a personificação de seus sonhos, tanto quanto seu respeito e amor por Marc, rei de Cornwall, seu tio. Dividido entre o amor e a honra, Tristan atravessa terras sem percurso definido, mas atrás de sua redenção. Encontra-se com o famoso guerreiro bretão Arthur, onde novos desafios o aguardam. Com descrições baseadas em pesquisas históricas e fantásticas cenas de batalha, TRISTAN, CAVALEIRO DE ARTHUR recria esse período mágico e violento, quando a Britannia, abandonada pelos romanos, foi o palco de sucessivas conquistas pelos saxões. Nesse clima desenvolve-se o drama de Tristan, tendo como palco, os conflitos arthurianos.
Acho que é a primeira resenha de um livro totalmente nacional que eu faço aqui no blog. Já foram tantas que eu nem me lembro. Então vamos lá, em um texto que vai sugar o fundo da minha memória kkkkk

Tristan nasceu na guerra. Sua carne é feita da terra onde os soldados pisaram, lutaram e morreram. No momento de seu nascimento, uma ardente batalha fervia em sua casa. Herdeiro de um reino, ele cresceu sem família, e os poucos amigos de seu pai o acolheram e o esconderam quando o exército invadiu e tomou posse da sua residência. O rapaz aprendeu e virou mestre nas artes mortais, chegando a ser o melhor dentre vários jovens da sua idade, além de ser um músico de primeira. Mas é por ser um ótimo guerreiro, que fica atento a tudo e a todos, Tristan acaba matando um garoto do lugar onde vivia. Exilado de seu lar provisório, ele vai pedir abrigo no reino vizinho, e é acolhido como um filho pelo rei Marc. Desde o inicio ele sabe de sua ligação com a majestade do lugar, mas prefere manter segredo. Porém, este não fica muito tempo escondido e o rei descobre que Tristan trata-se do filho de sua irmã, portanto seu sobrinho.

Imediatamente ele é nomeado Cavaleiro de Marc, e se o livro fosse deste nome, e não de Arthur, a resenha acabaria aqui sem mais surpresas. Mas, vamos continuar...
E é após travar diversas batalhas para Marc, que alguns infortúnios caem sobre Tristan. O rapaz acaba indo parar na Irlanda, sendo resgatado pela rainha do lugar, inimiga declarada de seu povo. Durante o tempo que passa no lugar, Tristan conhece Iseult, a mulher mais enigmática de todos os livros que eu já li. Eu não consegui entende-la até agora kkkk. E pra completar, ela é a princesa da Irlanda e sabe de coisa demais e Tristan já está perdidamente apaixonado por ela.

Depois dessa sua passada na Irlanda, ele volta pra seu rei. Marc é um belo personagem. Não sei como explica-lo muito bem, mas ele tem um magnetismo que é bem legal. É leve :-) Ele esta no ranking dos 20 mais dos livros que eu já li kkk. E bem, por uma coincidência do destino, Marc deseja muito se casar, e para conseguir a tão desejada paz entre seu reino e outros, ele decide se casar justamente com quem??? Vocês sabem. Pensem um pouco kkk .. Tá bom, vou falar ;) Ele resolvi se casar com Iseult. Não foi uma coisa da noite para o dia, e mais acontecimentos surgem durante este período, mas de que adianta se eu falar mais ainda, com essa minha boca grande do cacete.

Este livro é recheado de batalhas épicas, mortes, aventuras e muitas caminhadas. Loreana Valentini consegui me tragar para o livro de uma maneira jamais pensada. Os detalhes são o que acabam dando graça nessa linda história de amor impossível. Arthur faz uma participação mais do que especial no livro, mas nada do que eu deva falar muito, senão vou falar spoiler. Eu diria que tudo se resume a rico em detalhes. A descrição das matas, dos reinos, dos personagens. Não estou com o livro, portanto não iria saber explicar se ele é em primeira ou segunda pessoa, mas a narrativa é tão envolvente, que até nas partes mais chatas, ela consegue te prender de uma maneira absurda. Lembro que li o livro em mais ou menos uma semana, e adorei cada passagem.

Diria que esta história não tem vilões, ou poderia dizer que o vilão foi o destino, e a sua grande facilidade em complicar a vida dos outros. Diria que gostei realmente de Iseult, mesmo não entendo ela, adorei Tristan, tanto como carrancudo como alegre e mais solto. Ele é o personagem mais marcante do livro. E Marc claro, pelos mesmos motivos citados acima. A questão é que eu simplesmente peguei este livro pensando que seria como as batalhas e os personagens de Bernard Cornwell, com muito sangue e tripas, e bastante palavrões, mas a escrita dessa brasileira me surpreendeu do começo ao final.

Recomendado para aqueles que precisam de um romance mais carregado de sofrimento e melancolia, por que é assim a história de Tristan e Iseult, ou Tristão e Isolda. Eu não sei. Só sei que eu gostei.
COMENTE \mm/

Luciane 09/09/2013

Aplausos a Loreana Valentini. Autora paulista que escreveu um livro excelente, baseado em uma enorme pesquisa da época medieval do Rei Arthur. Não conhecia a lenda de Tristan e Iseult. Amei o livro. Uma aventura incrível. Sofri com o sofrimento de Tristan e todas as batalhas nas quais se envolveu, sendo a principal a sua interna.
Mais que recomendo este livro, que tive a felicidade de receber pelo Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Quinha 29/01/2016

Deem uma chance
Esse livro tem tudo... vai de romance; drama; amizade; aventura é simplesmente demais.
Mesmo não sendo muito conhecido. Na época que eu li entrou para um dos melhores da vida. É impossível não se comover ou não se apaixonar com a história de Tristan.
Para quem gosta de romances históricos leiam.
Vocês vão amar!