O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Naty Alves 07/09/2023

Tempos de guerra e costuras.
Criei muitas expectativas e não foi tudo o que eu imaginava, "o tempo entre costuras" tem uma ótima premissa uma moça que vive na Espanha com a mãe, foge com um cara (o que eu discordo, uma escolha daquelas bem burras), e depois de passar por alguns infortúnios na vida, se torna espiã do serviço secreto inglês, vai de um país a outro. Ótima premissa, mas a escrita de Maria Dueñas não funcionou pra nim como eu gostaria.

Os primeiros capítulos da narrativa são eletrizantes, aconte muita coisa, e a gente como leitor fica instigado a continuar achando uma coisa, é vendo a autora desconstruir tudo na parte dois colocando outra personagem como foco, dentre outros detalhes, senti uma quebra de narrativa, e principalmente certa morbidez. Eu até entendi depois o porquê da autora ter feito isso, e eu sei que estamos falando de uma ficção histórica, (um gênero que gosto muito), mas aqui as coisas foram didáticas demais, parágrafos inteiros, e isso me desanimou.

Falando da Sira eu a achava bem ingênua no início, mas a verdade é que ela se "molda" de acordo com as circunstâncias da vida, e isso é um ponto positivo afinal ela é uma mulher forte, que faz o que tem que ser feito, a gente percebe que Sira tem certa perspicácia afinal ela com seu carisma, beleza, e pose de "mulher ingênua" ela conseguiu amizades, e conseguiu chegar a lugares que outros não puderam, enganando o próprio leitor. Afinal ela deixa claro e é realista ao dizer que não teve estudo, e que costurar era tudo que sabia fazer. ( O que não significa que fosse boba, ao contrário), isso só possibilitou que se embrenhar - se em diferentes círculos, e conhecesse diferentes tipos de pessoas, manipulando - as se necessário.

Não gostei do romance entre ela e Marcus, sempre achei eles um ótimo casal, mas o perfil de " homem misterioso" me irritou, muito joguinho e lenga-lenga, ainda que eu entenda que romance não seja nem de longe o foco, ainda que exista, isso não é importante.

O final foi esquisito também ( sim, estou de mau humor, brincadeira). Bom o final ficou ??? Achei que até a autora ficou confusa.

Não é um livro ruim acredite, tem seus méritos, como por exemplo a passagem dela pelo Marrocos, porém não foi o que eu queria, mas a história não é minha é? Enfim bom, apenas.

Erica 03/09/2023

Uma história de ficção no meio de muita história da Espanha tão bem contada que me senti participando da história e torcendo pela Sira.

Mapa de personagens importantes:

Juan Luis Beigbeder y Atienza
dom Ramón Serrano Suñer
Johannes Bernhardt

eu msm 23/08/2023

?Cada uma, a sua maneira e em seu mundo, pertencia a uma estirpe de mulheres corajosas e lutadoras, capazes de abrir caminho na vida com o pouco que a sorte lhes oferecesse.?

O buraco causado nos nossos corações quando terminamos livros incríveis gera um misto de dor e contemplação né? Finalizei ele agorinha e já estou pensando em quando irei ler novamente. ??

memarinap 21/08/2023

Costuras dos retalhos da vida
O tempo entre costuras demorou para funcionar para mim.. se não me engano já estou lendo ele há dois meses, contando com o tempo em que o abandonei e depois decidi voltar por dó de não terminar a história.
o livro só começou a funcionar pra mim depois dos 60% mais ou menos, onde a história finalmente fica interessante e com emoção realista.
antes disso, gostei muito da parte da história no Marrocos e as cenas que tinham interação com o delegado, Candelaria e Rosalinda Fox.
achei a escrita um pouco arrastada e detalhista demais, porém nos capítulos finais eu ansiava pelo desfecho da história de Siri (ou melhor, Arish).
torci pelo reencontro com Marcus Logan e para um final feliz.
desse modo, um dos maiores pecados desse livro é não dar um fim real para os personagens criados ao longo da trama.
não soubemos com certeza se Sira e Logan ficaram juntos, se Candelaria encontrou paz e sossego, ou para onde Sira foi depois da guerra terminar.
foi tanto trabalho para trazer sua mãe para junto de si no Marrocos para depois não contar como elas terminaram? isso me incomodou.
alheio a isso, o livro traz relatos interessantes e cria um background sobre como a guerra afeta politicamente não só aqueles que estão envolvidos diretamente.
bom livro.

Ana Fortaleza 10/07/2023

Comecei a ler esse livro sem pretensão alguma, o único que buscava era uma leitura mais fluida, depois de tantos livros pesados. Me surpreendi, pois além de encontrar o que procurava me deparei com uma história envolvendo, cheia de personagens marcantes e cativantes e de quebra rememorei momentos históricos importantes.

Larissa 04/07/2023

Infelizmente o tempo entre costuras não funcionou para mim (e eu queria muito que funcionasse). Muitas coisas me incomodaram durante a leitura, mas acho que a principal delas é como o livro era arrastado. Eu só comecei a achar a história interessante por volta de 60%, antes disso eram inúmeros capítulos de informações desnecessárias.

E para completar a experiência, Sira, a protagonista, tinha a personalidade de uma porta, eu não conseguia me importar com ela pois ela era tão burra que eu pensava "bem feito". Depois de mais da metade da história ela começa a ter um pouco de personalidade, mas mesmo assim, eu ainda não me importava com ela porque ela já tinha me irritado muito.

Além disso, outro ponto que me incomodou muito é que certas cenas pareciam inverossímeis. Como que uma personagem sem instrução direito sobre espionagem do nada se torna incrivelmente boa nisso? Sério, algumas cenas me faziam pensar que não era possível que ela iria conseguir sair ilesa, sem desconfianças.

Agora falando dos pontos positivos, eu gostei de alguns personagens secundários, como a Rosalinda e o Félix. Gostei da relação da Sira com eles dois. E quando o livro começa a andar ele fica mais interessante, as cenas finais, ali por 86%, eu dei uma engrenada e queria saber logo qual iria ser o final (apesar de eu não ter curtido muito aquela cena final). Gosto muito também de livros com fundo histórico, então foi interessante aprender mais sobre a Guerra Espanhola e sobre algumas figuras que comandaram nesse período e na época posterior na Espanha.

No fim, é um livro 3.5, talvez 3.75, mas não chega a ser um 4 estrelas pra mim, acho que faltou muito pra tornar a leitura mais dinâmica e tem muitas coisas que eu mudaria.

Ricardo.Sodre 20/06/2023

Isso não é um livro sobre costura!
Um bom livro que não se prende ao esteriótipo que lhe é proposto, apresentando novas facetas e formas de se aproveitar a história. Conta com a presença de personagens marcantes contemporâneos a uma época turbulenta, e em meio a tudo isso, apresenta primorosamente a outra parte da Europa cujo não haviam conflitos bélicos durante a grande guerra, mas sim conflitos de influência e poder. Em meio a tudo isto, há o desenvolvimento fantástico de uma personagem principal que funciona bem e é muito bem embasada, com seus medos e inseguranças como qualquer ser humano, ela supera as adversidades (e diga-se de passagem que foram muitas).

Fernanda1163 17/06/2023

Um futuro certo, com linhas tortas
O tempo entre costuras começa contando a história de Sira, uma jovem humilde costureira que quando está prestes a se casar, deixa tudo por um homem mais velho e de bons contatos, passado o tempo esse homem abandona Sira, deixando sem dinheiro, com dividas e um filho q ela perdeu dias depois.
voltando a se reerguer Sira embarca em uma aventura que ela nem imaginava que poderia acontecer.
É uma ótima história, os personagens são atrativos e conquistam nosso apreço, acho que o livro perde um pouco do rumo no meio, deixa um pouco sem sentido a leitura mas nada que atrapalhe a experiência de ler essa obra, Sira é uma mulher forte e corajosa, e ninguém mais vai tirar proveito dela.

elainegomes 31/05/2023

E para balancear com leituras densas, nada melhor que uma ficção histórica.

O tempo entre costuras de Maria Dueñas foi um livro delicioso de ler do começo ao fim, recheado de aventuras e missões impossíveis, do tipo que você acha que já aconteceu tudo, mas sempre cabe mais uns três capítulos para desenvolver novas enrascadas da inesquecível Siri.

A história se passa durante o período do fascismo europeu, ditadura franquista, guerra civil na Espanha e nazismo na Alemanha e segunda guerra mundial, uma deliciosa combinação entre personagens ficcionais e reais, através de diversas conspirações políticas, obscuras interferências do serviço secreto, paixões e traições somos entrelaçados às linhas de costura de Quiroga.

Monique @librioteca 10/05/2023

Um romance interessante que mistura fatos e ficção, mas que definitivamente poderia ser mais enxuto. A trama se alonga demais em alguns trechos , muito descritivos, e sem nenhum acontecimento marcante. Também senti falta de um melhor desfecho para alguns personagens. Gostei, mas não amei.

Ally 29/04/2023

Diferente, arrastado, porém envolvente
????
Gostei bastante da história, embora muito arrastada. Os primeiros 20% por exemplo vc fica "tá mas pq eu ainda tô lendo isso mesmo?". A trajetória de introdução da personagem é muito grande, mas em compensação a evolução e amadurecimento dela diante das situações difíceis da vida são incríveis, e você passa a realmente admirar a Sira.
Adorei o pano de fundo, me apaixonei bastante pelo Marrocos, fiquei com um coração apertado pelas guerras e suas consequências, mas tem horas que a autora parece estar enchendo linguiça de um monte de termos e fatos que sim, foram reais, outros nem tanto, mas que são páginas e páginas facilmente descartáveis pra história, porque meu cérebro simplesmente não conseguia processar esse montante de informação difícil e que não parecia fazer sentido.
Enfim, depois que o livro pega o rumo, não tem freio até finalizá-lo. Recomendo a leitura.
Menção Honrosa: Rosalinda Fox, Forte e encantadora do início ao fim, merecedora de todos os louros.
Candelária, a Muambeira, outra mulher forte, com um coração de mãe gigantesco, e uma tenacidade pouco vista antes.
Vocês duas deram alma ao livro, mesmo sendo personagens secundárias.

Lau 14/04/2023

Um bom livro mas com partes cansativas
Achei um bom livro, mas poderia se resumir em 300 páginas facilmente. O início e o fim são bons mas o meio tem muita enrolação, descrições demais e desnecessárias que podiam ter sido cortadas. O que achei mais distinto neste livro é a autora misturar fatos e personagens históricos com romance/ficção. Senti falta apenas de mencionar que fim deu o Ramiro.

MIRANDA 14/04/2023

Uma boa leitura para aqueles momentos de resseca literária - romance leve com entretenimentos e dramas da época do fascismo de Franco . Espanha e Marrocos
entrelaçados.
Palavra para o livro : pontotraçoponto
( p.s.: série na netflix baseado no livro , porém deixa muito a desejar pois como sempre , o livro é bem melhor . )

Vic Machado 13/04/2023

Uma leitura encantadora!
Para os fãs de romance histórico, María Dueñas é um prato cheio. Em seu aclamado romance ?O tempo entre costuras?, Dueñas narra a história de Sira Quiroga, uma costureira que deixa tudo para trás, pátria e família, para perseguir uma paixão. Esse amor, no entanto, não se prova resistente às provações da vida e, logo, Sira se vê sozinha em um país desconhecido, grávida e com uma dívida feita em seu nome. Tudo isso acontece no contexto da Guerra Civil espanhola e Segunda Guerra Mundial despontando; o trabalho de pesquisa histórica de Dueñas é magistral, e fechar as páginas desse livro é como voltar de uma longa e surpreendente viagem.

Ana Paula FZ1 23/03/2023

Meu primeiro contato com a autora e já virei fã.

Adorei a historia, sua escrita e só não favoritei porque tiveram alguns trechos um tanto quanto cansativos por conta de relatar muito sobre a ¨tramoia¨ da Guerra e os acontecimentos daquela época;

Sira é uma personagem incrível, começa sonhadora, boba até, até que a vida lhe dá tanta porrada@ que ela termina uma mulher espetacular, madura, segura, sabendo exatamente o que quer e ler essa transformação dela é muito gostoso,

Já to contando os minutos pra ler a continuação, e outros livros da autora, que me cativou demais com sua escrita ... adorei !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/