O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Cristiane 25/05/2022

O tempo entre as costuras
Um dia estava em uma livraria e minha irmã Consoelo me indicou este livro. Disse que era um romance que nos veríamos nele, pois bastidores do ateliê de costuras recordava nossa infância em meio as encomendas de nossa mãe que também é costureira. Como era um livro que tratava da segunda guerra não me interessei. Tempos depois eu o adquiri e com o empurrãozinho do projeto Revivendo20tage da Anna Intimista acabei lendo.
No livro a personagem Dirá vive na Espanha, com a mãe. Interrompe os estudos para trabalhar no mesmo ateliê que sua mãe.
Cresce. Fica noiva de Ignácio que sonho ser servidor público, marca o casamento e compra uma máquina de escrever. Na loja conhece o sedutor Ramiro, se apaixona por ele e vão viver juntos. Para desgosto de sua mãe.
Um dia ela conhece seu pai, recebe dinheiro e jóias. E um conselho: vá embora da Espanha, a guerra vai estourar.
Ela e Ramiro vão para Marrocos. Têm planos de fundar uma escola de datilografia, uma franquia de escola de datilografia Argentina.
Um dia ela acorda no hotel em Marrocos, Ramiro havia abandonado, levou todas as jóias e o dinheiro herdado de seu pai. Deixou a conta do hotel e um bilhete...
Ela foge e come o pão que o diabo amassou.
Em Marrocos com ajuda da dona da pensão onde mora abre um ateliê. Conhece Rosalinda Fox e a coisa esquenta.
Até metade do livro não há espionagem, só os infortúnios de Shira. Depois ..
As cenas em Marrocos são belíssimas... E a questão da guerra é pano de fundo. O mais interessante é a forma como a comunicação entre Shira e o serviço secreto. Ah! E o ressurgimento das personagens também... Quando menos se espera reaparece Ignácio (o noivo), depois Gonçalo (o pai da Shira)...... Tudo bem costuradinho.

Bia 13/05/2022

Recomendo
De início admito, achei a Sira irritante - e até burra. Cheguei até a parar um pouco pra preferenciar minha outra leitura, mas qndo resolvi voltar pra ele, só deslanchou. A Sira amadurece, o livro é cheio de história (particularmente amo). Eu não sabia nada sobre conflitos internos da Espanha e foi muito interessante mesmo saber mais. O livro é bastante descritivo (principalmente em relação ao contexto histórico) mas honestamente não achei que isso o deixou enfadonho. Gostei bastante, recomendo ?

Bibi 08/05/2022

Não decola.
Eu fico triste quando não gosto de um livro, mas infelizmente não deu pra mim.

Achei que a história não decola. Ela é boa na construção do "suspense", mas não entrega no "final".

Tem uns momentos de suspense e ação, mas mesmo assim não fez efeito pra mim.

Achei que a história se perde em alguns momentos e fiquei meio chateada que muda a atenção do livro inteiro pro romance e não pra história de Sira ou o mistério investigativo, construído durante todo o livro, no finalzinho.

Uma pena.

Dika 28/03/2022

Gostei mas não adorei. Pra quem gosta de história política. História arrastada, embora tenha alguns momentos de suspense.

Cibelly 21/03/2022

A evolução de Sira é impressionante. Ela começa a história toda boba, inocente. É enganada, roubada, traída, mas encontra oportunidades e enfrenta seus medos, supera suas limitações, se adapta a uma nova cultura, um novo mundo. Uma personagem feminina incrível. Passa de aprendiz de costureira à espiã. É lindo de vê ela se transformando numa mulher forte, que mesmo com medo enfrenta suas missões e se supera. Recomendo a leitura.

Mari.Alves 16/03/2022

Adorei esse livro, uma história de uma mulher simples q consegue se reinventar depois das adversidades e crescer!

FabiBraga 14/03/2022

Bastante historia
História bonita, com drama, romance, conteúdo histórico e até suspense. Um tipo de livro que não lia há tempos. Gostei mas não amei.

Sah 13/03/2022

Costureira persuasiva essa pow?!
História de uma mulher sem perspectiva de vida, sem planos. Apenas foi vivendo e encarando os desafios impostos com muita luta e trabalho. Porém quando menos se espera é proposto um desafio enorme em meio a guerras, onde utilizou de seu talento com costuras para encarar perigos e missões.
Enredo bem escrito apesar de ter prendido minha atenção do meio para o fim.

Edméia 25/02/2022

Como ser o que não se é de verdade !!!
*Minhas impressões :

Este livro fala sobre Sira, uma moça boa, ingênua, aprendiz de costureira, pobre que se apaixona por Ramiro Bastos e acaba se mudando para um outro país (Marrocos) com ele !

Ramiro a abandona e ela se vê totalmente sozinha, sem dinheiro e com muitos problemas que ele deixou !!!

O Tempo entre costuras é uma leitura muito agradável, interessante e dinâmica ! Fala sobre ser o que não queremos ser, amar errado, se adaptar a uma cultura diferente da sua; sobre espionagem e os perigos que esta representa e em como a pessoa se vê obrigada a ser quem não é ; fala , claro ! , sobre costuras , tecidos, moda ...

Dentre as principais personagens a que eu mais gostei foi a da Candelaria, a muambeira ! Diverti-me muito com o jeito sincero, despachado dela ! Senti como se tratava de uma mulher corajosa, forte, esperta, inteligente e determinada diante de certas situações da vida !!!

Eu ia favoritar com cinco estrelas este e-book na minha página no Skoob ! Todavia, não gostei do final ! Parece que María Duenas,subitamente, se viu obrigada a terminar o livro e deu um final idiota para o mesmo !!! (Dei quatro estrelas para ele ! ).

Houve momentos em que a autora nos deixa irritados com tantas narrações históricas ! Tive a impressão de que ela pegou trechos de um livro sobre história e transcreveu dentro do livro dela ! Fiquei entediada com isso !!!

Achei sensacional toda a estratégia armada para Sira mandar suas mensagens para o seu chefe do Serviço Secreto Britânico ! Tudo muito bem pensado !

De 1 a 5 , dou nota 4 para este livro. Recomendo. Não pretendo relê-lo.

*Guaratinguetá , 25 de Fevereiro de 2022.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Silvia 25/02/2022

Vale a pena!!
Muito bom... além da narrativa simples e envolvente, viajamos numa Espanha passada, com momentos de incredibilidade pelo sofrimento da época e nos contagiamos pela grandeza da personagem principal, com muita garra, amor

Wilza.Mary 02/02/2022

Não sei se foi meu momento mas achei a leitura um pouco arrastada no começo. A Sira me deu tanta raiva no começo? que nem sei o que faria com ela se a encontrasse. Porém, no decorrer da leitura tudo acontece. A mulher vira espiã. Amei isso!!!!

Carol 29/01/2022

Adorei!
Adorei o livro, no início estava meio sem graça e a personagem sofre bastante, mas depois ela se reergue e vale muito a pena! Livro tem momentos difíceis que nos transporta para a tensão que a personagem passa. Super recomendo a leitura e no final adorei a determinação da personagem!

Juliana Amaro 12/01/2022

Ótimo livro.
Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o país por aquele novo amor. Mas o destino lhe reserva uma série de surpresas, a começar pelo desaparecimento de Ramiro pouco depois de chegarem ao Marrocos. A partir daí a jovem se converte, quase sem se dar conta, numa peça- -chave na luta contra o fascismo europeu – da ditatura franquista em sua Espanha natal ao nazismo na Alemanha. Comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa envolvente e pela imaginação ao combinar fatos e personagens reais com ficcionais, María Dueñas conta em O tempo entre costuras uma aventura apaixonante, na qual os ateliês de alta costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.

Valerya insta @leslivres_ 31/12/2021

Dueñas....
Sou suspeita para falar das obras dessa autora pq amo de paixão a maneira como ela mesma o romance com a história.
E achei a adaptação bem fiel ao livro.
Agora iremos para sua continuação: Sira

Fer 19/12/2021

Uma mulher, várias facetas
O tempo entre costuras

A trama acontece tendo como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) que nada mais foi que uma prévia da SGM.

Eis um contexto histórico: após a destruição causada pela PMG, a Espanha viu emergir os republicanos reivindicando direitos e melhores condições de vida, desagradando os conservadores os quais se opuseram duramente; entre estes a Igreja Católica, nacionalistas, forças do exército e o partido da Falange, que era um braço fascista espanhol. Resumidamente foi um conflito de interesses entre os da direita e os da esquerda.

Os Conservadores foram apoiados pela Itália e pela força aérea alemã; em contrapartida, a frente popular teve apoio das brigadas internacionais formadas por voluntários que se identificavam com a causa progressista.

Com o apoio de tropas nazistas e fascistas, os conservadores conseguiram assumir o poder iniciando a ditadura fascista do General Francisco Franco. Sendo assim, a Espanha se fortalece quando Hitler e Mussolini estabelecem tal regime lá.

Nesse ínterim conhecemos Sira Quiroga, uma jovem e habilidosa costureira que deixa sua família ao se apaixonar por Ramiro e juntos vão para Marrocos.

Pouco tempo depois, sozinha e responsabilizada por dívidas alheias, se muda para Tetuán, capital do Protetorado Espanhol em Marrocos, onde conhece pessoas influentes e, a partir daí, torna-se peça fundamental na luta contra a ditadura de Franco.

Sira Quiroga assumirá as rédeas de seu futuro ao aceitar uma falsa identidade, mas com ela virá um ?compromisso no qual tecidos, pontadas e moldes de seu ofício se tornarão na fachada de algo muito mais turvo e perigoso, onde as conspirações políticas e as missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.?

Esse romance histórico e de espionagem tem sua continuidade em um novo exemplar cujo nome é Sira e nele descobriremos o que, de fato, aconteceu à personagem principal após sua colaboração ao Serviço Secreto Britânico, bem como a outros como Dolores, sua mãe; Candelaria, a muambeira; e Marcus Logan, seu mais recente ?novo amigo?.

O tempo entre costuras / Planeta
480 págs.