O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Cissa 19/11/2010

Encantador! Apaixonante!

Em O Tempo entre as Costuras, María Duenãs, conta uma linda história de uma moça nascida na Espanha, Sira Quiroga. É o ano de 1930 e já começa a despontar a revolução que colocaria seu país sob o regime de Francisco Franco, que com mão de ferro e príncipios fascistas dominaria a Espanha e derramaria o sangue de tantos irmãos pelo solo espanhol.

Entre moldes, alinhavos, pregar botões, agulhas, alfinetes e idealizar e confeccionar roupas, María Duenãs foi me encantando a cada página. Com seu estilo próprio, leve, direto, ela é uma grande contadora de histórias que foi me conduzindo pelo mundo de Sira Quiroga. Começei como ouvinte, fui me tornando sua amiga e terminei cúmplice daquela mulher forte, embora aparentemente fragil, corajosa e determinada. Dividi sonhos, anseios, esperanças e medo com Sira. Ouvi seu choro, senti sua aflição e sua solidão, e vivi suas esperanças. Idealizei Marrocos em minha mente, andei pelas ruas quentes e ensolaradas e pelas noites frias. Me tornei amiga de seus amigos, me apaixonei pelas suas paixões. Me tornei amiga fiel de Candelária sempre escandalosa e exuberante, de Félix seu vizinho que para ter paz embebedava a mãe. Aprendi como é fazer uma resistência em tempos de guerra e como agem os espiões e os riscos que correm Enfim, vivi cada página do livro.

Confirmei que viver em tempo de guerra, e Sira viveu duas delas, nos faz sofrer muito mas nos torna mais fortes quando sobrevivemos. Podem dominar tudo e a todos, mas nossa alma e pensamento são livres, não há quem possa aprisioná-los se não permitirmos.

Quando a história terminou, e fechei a última página do livro me senti amiga íntima de Sira e passei a admirar muito sua mãe e criadora,
María Dueñas, que gerou, pariu, criou e deu vida a uma das mais belas mulheres que já tive o prazer de conhecer.

Ficção, aventura, imaginação, não importa. O que vale mesmo é a mensagem e como ela é passada e O Tempor entre Costuras, tornou meu tempo entre as tarefas da vida mais agradável, mais terno, mais suportável e alegre. Me senti sentada ao lado de meu avôzinho tão amado me contando como é e o que é ser mulher. E eu adorei.
Soraya 19/11/2010minha estante
Cissa,

depois ler sua resenha, não tem como não querer ler este livro. Ótima resenha!

DIRCE 19/11/2010minha estante
Oi Cissa!
Sabe que tive que dar um time nesse livro. Não é por não gostar não. Sempre me é muito difícil ler 2 livros de uma só vez, e ler o esse livro junto com "Coração tão branco", livro este, que pretendo ler até o final do mês, foi uma tarefa impossível, pois "O Tempo entre as costuras" me acompanhava na leitura do Coração... o que me atrapalhava a concentração. Estou na página 114 do O Tempo... adorando, claro. Não vejo a hora de concluir a leitura de Coração...por 2 motivos:por ser Coração... um livro instigante e por não ver a hora de continuar O Tempo entre...e me voltar a Sira e à sua conturbada mas excitante existência.
Adorei sua resenha.
Abraços.

Robélia 17/12/2010minha estante
Cissa, o livro já está entre os meus desejados, depois de ler a sua resenha.. ótima!
Um beijo

Simone 17/07/2011minha estante
Gostei muito do livro, mas achei o final decepcionante! ODEIO finais do tipo "aberto", onde não se fica sabendo ao certo o que aconteceu... Para mim essa foi o ponto fraco do livro, que, o geral, é bem interessante.

Ladyce 06/12/2011minha estante
Cissa, gostei de ver que você gostou do livro tanto quanto eu. Estou aqui fazendo uma lista de livros para dar neste fim de ano e vim buscar opiniões de outras pessoas porque é sempre bom a gente ver se um determinado livro agradou a outros também. E definitivamente este livro vai para a lista de possíveis presentes. Boa resenha!

Cissa 06/12/2011minha estante
Obrigada Ladyce! Visito sempre sua estante e gosto muito das suas resenhas. Ver que você gostou da minha resenha me deixou muito contente!

Márcia 10/01/2012minha estante
Tô começando ler o livro hoje e fiquei muito mais empolgada depois que li seus comentários. Adorei.

Cissa 10/01/2012minha estante
Obrigada Márcia! Aposto que você irá gostar da história!

Peppa 01/08/2012minha estante
Foi o melhor livro que li este ano. E, apesar de eu ter gostado muito dos livros de Carlos Ruiz Zafón, com quem a autora Maria Duenãs é constantemente comparada, ouso dizer que seu romance de estréia superou os de seu colega. Também adorei! E fico querendo ler algo, digamos, nos mesmos moldes... :)

Cissa 18/08/2012minha estante
Peppa, esse livro é realmente excelente. Já que gostou desse tipo de história, talvez vá gostas de "A Casa das Orquídeas" que é tb excelente romance que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Lucy 28/08/2012minha estante
Maravilhosa resenha, maravilhoso é o livro. Foi graças a sua resenha e ad e Ladyce que decidi ler o livro e agradeço a vocês duas. Obrigada!
O que mais gostei do livro é o final, saber que a personagem mais importante na verdade não tinha ... importância, era parte da história da Espanha, de Marrocos, me fez parar para pensar. Era como se ela fosse a alma do povo, e não uma pessoa. Adorei.

Hester1 05/12/2013minha estante
Eu comecei este livro e achei que nao era hora de lê-lo. Mas agora lendo sua resenha, vejo que está passando da hora. Vou voltar a ele bem rápido.

Hester1 23/12/2013minha estante
Amei sua resenha. Como disse antes, havia comecado o livro mas deixei de lado. Após ler sua resenha, voltei a ele. E, como vc, vivi junto com a Sira todas as suas aventuras, apreensoes e medos.
O livro é ficcao?? É, mas é também história. Pois a autora pesquisou para criar alguns dos personagens. Outros existiram de fato.
Enfim. É ótimo livro.

Gustavo 25/10/2015minha estante
a mini série é ótima.

Edméia 16/03/2017minha estante
*Cissa , acabei de comprar este livro na Saraiva ! Dou preferência aos e-books ! Diante da sua resenha, concluo que fiz uma boa compra !!! Ah, vou te seguir aqui ! Um abraço.

elainelobo23 19/02/2019minha estante
Gostei muito da leitura, encantadora! Me apaixonei desde o primeiro momento pelos personagens, muito bem amarrada a história, principalmente por ser dividida por cada etapa da vida de Sira. Recomendo muito a leitura. Agora estou vendo a série.

Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Achei bonito , a superação por uma vida melhor, e se reinventar na necessidade que a vida impõe.

Belinha 19/03/2022minha estante
Excelente resenha,durante anos enrolei para ler o livro, após a leitura fui me deparar com a mini série.Abcs

Vivi.Montarde 17/01/2019

Por que não o li antes???
Meu único arrependimento em relação a este livro foi não o ter lido antes. Faz tempo que o comprei mas não sabia porque adiava tanto a leitura. É um livro que vai ficar marcado para mim, a história é simplesmente incrível. Tudo é muito lindo. A escrita da autora é muito poética, ela tem uma maneira única e diferenciada de contar a história, os personagens são todos muito bem construídos, há personagens secundários que quando aparecem roubam a cena e o pano de fundo histórico é muito bem trabalhado, nota-se que claramente ela pesquisou bastante para escrever o livro e foi muito caprichosa.

Para quem gosta de história é um prato cheio, realmente aprendi bastante. Para quem está acostumado a ler livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, sabe que eles costumam abordar os países que diretamente se envolveram no conflito, e aqui nesta obra de María Dueñas temos a oportunidade de conhecer esse período histórico sob a visão de um país que oficialmente se manteve neutro, o que como lemos, não significou ausência de tensão e tumulto, ainda mais porque a Espanha havia acabado de encerrar sua própria guerra interna.

Quem está buscando romantismo saiba que, embora o romance até apareça, não é o foco do livro e a autora também não aprofunda muito nessas partes. O foco mesmo é a própria protagonista, suas vivências durante a guerra e seu consequente amadurecimento. E embora a história se passe durante a guerra não é um livro pesado e repleto de sofrimentos.

Enfim, é um livro que vale a pena cada página lida e se o final fosse diferente eu o teria favoritado (não vou especificar para não dar spoiler rs).
Assista ao filme!!!!!

Vivi.Montarde 18/01/2019minha estante
Tem filme tb, Marisa? Ou é a série?

Marisa 18/01/2019minha estante
Perdoe-me, é série, na netflix.

Marisa 18/01/2019minha estante
os outros livros da Maria Dueñas já não são tão bons quanto este. Ela realmente estava inspirada.

Vivi.Montarde 18/01/2019minha estante
Vou ver a série sim. Com certeza!!!

Vivi.Montarde 18/01/2019minha estante
Dessa autora tenho vontade de ler As noivas do capitão. Esse vc leu tb ?

Marcia 19/01/2019minha estante
Gostei Vivi! Vai pra minha lista:)

Vivi.Montarde 19/01/2019minha estante
Marcinha, acho que vc vai gostar muito. Leia mesmo!

Marisa 19/01/2019minha estante
Li e gostei também. Mas o predileto é mesmo O tempo entre costuras.

Marisa 19/01/2019minha estante
Já "A melhor história está por vir", achei chatinho.

Vivi.Montarde 20/01/2019minha estante
Ah entendi

Dani 21/01/2019minha estante
Nossa Vivi falou tão bem dele que me deu mais vontade ainda de ler ele! Será minha próxima leitura;)

Vivi.Montarde 21/01/2019minha estante
Não vai se arrepender Dani :)

Ladyce 20/10/2010

Leitura compulsiva: 480 páginas em 3 dias!
Procurando por uma excelente história? Por um livro que não quer ser esquecido de nenhuma maneira? Por aquela leitura que nos envolve e empurra para frente e nos obriga a fazer tempo para ler, para saber como tudo se desenrola? Tenho o livro para você: O TEMPO ENTRE COSTURAS, da escritora espanhola María Dueñas [Planeta Brasil: 2010]. Li este livro compulsivamente e agradeci o tempo chuvoso do fim de semana que me permitiu permanecer em casa com essa maravilhosa história nas mãos.

Este é um romance excitante cujo enredo é complexo e fascinante; é um livro da aventuras e mostra como uma pessoa comum, sem nenhum treino específico além de uma grande vontade de viver, acaba participando da resistência a um poder absoluto e se torna parte de uma grande causa. Ela é Sira Quiroga,uma mulher jovem que aprendeu ofício de costureira com sua mãe e que desconhece o pai. Uma jovem que contava com um futuro certo pela frente, talvez um pouco insosso – é verdade – mas um futuro sólido com um bom e confiável marido. Às vésperas dos esponsais ela se vira numa outra direção, abandona o noivo e o casamento. A alavanca é um outro homem. No entanto, à medida que a história se desenvolve, percebemos que talvez essa jovem costureirinha madrilenha, soubesse intimamente que a vida poderia ter-lhe reservado muito mais do que um futuro regrado. Porque ela se joga, sem pára-quedas, na aventura de viver, com todos os altos e baixos que essa decisão poderá lhe trazer.

O pano de fundo das aventuras de Sira Quiroga é a ditadura espanhola de Franco. Essa situação política, que no início do romance parece ser uma descrição de época, torna-se a verdadeira base para o desenrolar da trama. A cada capítulo, a cada dezena de páginas, essa ditadura, esse governo de extremos, se mostra como iminência parda, regulando as ações de todos à sua volta, assim como aquelas de nossa heroína. Porque esta é uma história de espionagem, de resistência, de contestação a um poder ditatorial. É uma história de pessoas comuns contribuindo para evitar que a Espanha se tornasse ainda mais envolvida com o poder nazista do que já estava.

Esta é uma história de ação. Lembrou-me tantas e tantas outras obras, livros e filmes, que retratam o movimento da resistência francesa ao regime Vichy. E como aquelas, O TEMPO ENTRE COSTURAS é excitante, sedutor, um verdadeiro rodamoinho de emoções, perigo e de fantasias aguçadas pelo medo. Tudo isso centralizado nas ações de uma bela e jovem mulher, costureira, não muito letrada, não muito sofisticada, mas corajosa e inteligente. Este é um ótimo romance, cinco estrelas, que tem como finalidade uma narrativa rápida, de ação, bem baseada em fatos verídicos, com figuras históricas amplamente documentadas. Com ele aprende-se um pouco da realidade espanhola nas mãos do Generalíssimo; e um pouco sobre os serviços de espionagem internacionais que se mantinham atentos ao namoro e noivado do governo espanhol com a Alemanha de Hitler. Uma história que ainda tem muito a ser contada, muito a ser descoberto pelo resto do mundo.

Uma leitura que entretém, sempre, mesmo quando nela aprendemos sobre a Espanha. Recomendadíssimo.
Dkfelipe 20/10/2010minha estante
Será que posso publicar a sua resenha no Facebook da Editora Planeta? Ou quem sabe um pequeno trecho ou depoimento sobre a sua opinião? Abs

Dkfelipe 21/10/2010minha estante
Olá, Ladyce muito obrigado. Se quiser dar uma olhada no que publicamos no facebook http://ow.ly/2X4Xr

Com os devidos créditos a você =)

DIRCE 22/10/2010minha estante
Oi Ladyce!
Esta sua resenha(como as demais) é uma oferenda.
Já estava desejosa de ler esse livro, agora então...
Eu tentei comprá-lo pela net, mas, ainda que na promoção, com o frete ficava muito caro. No Submarino ( que normalmento o frete é grátis)esgotaram-se os livros. Vou aguardar mais um pouco para ver se ele é colocado novamente à venda nesse site.
Tenha um lindo final de semana.
bjs

Cissa 09/11/2010minha estante
Ladyce,
Como todas as suas resenha, esta é ótima também.
Estou lendo o livro e é impossível abandoná-lo. Estou encantada com Sira e sua capacidade de ser mulher. Adoro histórias que se passam na Europa, principalmente em tempos de guerra.
Parabéns! Você conseguiu passar para nós a essência da história e a força de Sira.
Abraços.

Cintia295 24/10/2023

Começou muitooo bem, vários acontecimentos, agonias, paixão, abandono, dinheiro. Praticamente tudo ao mesmo tempo eletrizante.
Mais ou menos do meio para o final, foi desanimando, fui achando cansativo, esse homem misterioso não gostei, o final do casal não me convenceu.
Gosto desse tipo de tema do livro guerra, o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver. Por isso, até que dei uma nota boa. Mas algumas coisas não gostei mesmo.
Jamile.Almeida 24/10/2023minha estante
Exatamente, amiga? o livro foi morrendo rs

Cintia295 24/10/2023minha estante
Foi sim, começou tão bem, triste ??

Débora 09/12/2023minha estante
Concordo com você, a história foi morrendo. A primeira metade li em dois dias a segundo demorei muitooo.

Tatisr 11/07/2020

Espetacular!!
Sou meio assim com livros longos, esse foi o primeiro livro longo que me prendeu, não foi o tipo de leitura que fica enrolando para acontecer tudo no final, me prendi horrores na trama e vivi os suspenses enfrentados pela personagem, além disso nos insere numa guerra, que aliás não tinha a menor idéia de como tinha sido a segunda guerra na Espanha, e a autora soube incluir isso de maneira pontual e leve misturando realidade com ficção. Eu gostei muito!! Super indico.
Socorro.Amaral 11/07/2020minha estante
Gostei da série, mas nunca li o livro vale a pena comprar?

Tatisr 12/07/2020minha estante
Eu nem sabia que tinha série kkkk.. eu gostei muito do livro .. vai de cada um, já me indicaram livros q não gostei, mas se está curtindo a série pode ser que goste. Eu particularmente prefiro fazer a ordem inversa.. sempre ler primeiro e depois ver série ou filme.

Socorro.Amaral 24/07/2020minha estante
Ok, obrigada pela dica!?

Davi 11/10/2010

Estou no começo do livro, mas já deu pra sentir que essa autora terá grande sucesso, a trama é perfeita. Digo que ela é tão boa ou melhor que Zafón a quem estão comparando ela.
Lu 10/12/2010minha estante
Seria melhor se vc postasse isso no histórico de leitura. Vai que a história dá uma reviravolta que vc não gosta e, no final, conclui que não gostou do livro tanto assim?

Resenha é para ser escrita quando vc termina a leitura, onde vc deixa as suas impressões e a conclusão que chegou sobre a obra.

Márcia Naur 17/12/2010minha estante
Concordo com a Lu

Gabi 25/04/2021

Apaixonante
Acho que já fazem umas 3 semanas que terminei esse livro, mas só hoje tirei um tempinho pra tentar descrever um pouco o que eu senti com ele.

Para mim, a palavra que pode descrever essa leitura é surpresa. Comecei a ler sem expectativa nenhuma e me vi completamente envolvida pelo enredo e maravilhada com as personagens.

De cara me senti atraída pelo contexto histórico e cultural em que se passa a trama; a guerra civil espanhola com todas suas repercussões, a ascensão franquismo e do nazismo e, o mais incrível na minha opinião , o mundo e a cultura moura no Marrocos da época.

Ao mesmo tempo, confesso que no começo do livro fiquei um pouco incomodada, achando a leitura lenta e descritiva demais. De fato, acredito que seja um pouco, demora muito até algum grande acontecimento ocorrer, o que faz você ter a impressão que a narrativa não caminha muito, mas isso está muito longe de ser a verdade e tudo o que acontece é extremamente importante para o desenvolvimento da personagem principal e para o desenrolar da história.

Então, em alguns momentos a narrativa é realmente ?lenta?, mas em nenhum momento é entediante, porque você simplesmente se vê preso ao livro, a uma escrita completamente envolvente e extremamente bem construída e, principalmente, você se vê encantada com personagens bem desenvolvidos e que apresentam um amadurecimento fenomenal.

Por sinal, isso se tornou o melhor do livro para mim. É nítido o desenvolvimento e a transformação que a personagem principal passa, de maneira gradativa e minuciosamente construída. Ao longo do livro senti muitos sentimentos pela Sira, bons e ruins também, confesso! Mas o que realmente fica é admiração e orgulho, por todos seus avanços e sua coragem.

Uma forte e bem desenvolvida protagonista, que reconhece seus erros e assume suas fraquezas, mas que, ainda assim, não se deixa levar pelos seus temores, enfrentando o que vier pela frente e lutando pelas sua autonomia e seus sentimentos.

O destaque maior é para a principal Sira, claro. Mas é impossível, e quase um pecado, ignorar o quão incríveis e bem trabalhos também são os outros personagens; deixo aqui o meu total respeito e carinho principalmente a Marcus Logan e Rosalinda Fox.

No mais, além de uma história super envolvente, uma ambientação interessante e um desenvolvimento de personagem incrível de acompanhar, ainda contamos com outras questões incríveis e surpreendentes: espionagem e serviço secreto numa Espanha pós-guerra e emergida em questões políticas! A partir da 3° parte do livro a leitura é simplesmente perfeita, não tem nada o que apontar, é só se deixar levar por essa trama incrível; ler um capítulo só não é suficiente, você fica sempre com um gostinho de ?quero mais?.

Por fim, tem-se que parabenizar também a autora no incrível detalhamento histórico e na pesquisa e bibliografia minuciosa em que o livro se embasa. Um romance histórico das melhores qualidades!

Terminei a leitura completamente apaixonada pelo livro (se tornou meu xodó!) e extremamente surpresa e agradecida com a sua qualidade, seja em relação à escrita, ao enredo, ao contexto, à construção dos personagens, enfim, a tudo.
Giovanna1242 25/04/2021minha estante
Marcus e rosalinda reis demais ???

Gabi 26/04/2021minha estante
os maiores vei ??

Thamirys 26/05/2021

Uma história forte
Esse livro é dividido 4 partes e possui uma escrita extremamente detalhada. É uma história muito bem construída, tão bem construída que parece real e por isso o leitor pode se ver nesse dilema entre perceber o que é realidade e o que não é. Eu realmente senti como se estivesse lendo uma biografia.
Por se tratar de um romance histórico, o livro tem aquela mistura de história e ficção, e acho que a autora descreveu isso com maestria.

É um livro que realmente merece todas as conquistas que recebeu. E pra quem gosta do genêro assim como eu, é com certeza um livro que vale a pena ter na estante.

O tempo entre costuras é uma história que prende bastante, por ter uma carga emocional intensa, que é assistir por entre linhas uma jovem que em pleno anos 30 teve um papel de suma importância pra sua nação e pra si mesma na jornada para se descobrir como mulher. Forte, independente e livre.

Desde as primeiras páginas eu fiquei focada em descobrir como seria o final da personagem, eu gostei, não foi nada do que eu imaginei, fui surpreendida de forma positiva, mas com um final aberto e os finais abertos são ?O SURTO? dos leitores, e só por isso eu não dei 5 estrelas.
Simone 04/07/2021minha estante
Tive a mesma sensação: como assim esse final tão aberto???

Thamirys 05/07/2021minha estante
Tão grande pra final ser assim ?

Carol 09/12/2023

Romance de construção e muito interessante
Só achei algumas partes meio lentas, mas mesmo assim não deixou ruim
Cristal.ber 09/12/2023minha estante
Não sabia que era um livro!! Estou chocada, eu amo a série ?

Carol 18/12/2023minha estante
Também só sabia da série, mas adorei

Zé Pedro 20/11/2016

Começa bem...
A autora domina bem a técnica narrativa, tem um bom texto, no entanto a estória promete muito, mas não cumpre. A expectativa que tinha não se realizou. Depois de algumas páginas a trama se perde e se torna chata.
Marta Skoober 20/11/2016minha estante
É por aí...
Foi um custo terminar, acho que levei meses...

DIRCE 20/11/2016minha estante
Hein????(risos)

Levi.Kesley 25/01/2023

A forma como a autora inseriu os personagens fictícios dentro de uma história que todos temos conhecimento dos livros de história é realmente envolvente. É admirável a criatividade de inserir os novos personagens e envolvê-los com os personagens que realmente viveram na época em que a história foi contada, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder e Allan Hillgarth. Sem contar também com os eventos que ocorreram que são realmente confirmados. Me faz até a querer duvidar se Sira Quiroga realmente não existiu!!
Super recomendo esse livro maravilhoso...
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Ameii, vou incluir na minha lista de desejos.?

Levi.Kesley 25/01/2023minha estante
????

Fran 05/06/2018

Um bom romance histórico
Resenha: O Tempo Entre Costuras – Maria Dueñas

O Tempo Entre Costuras foi o primeiro romance da espanhola Maria Dueñas. Um romance histórico que tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola, a Ditadura Franquista e a Segunda Guerra mundial e como tudo isso se entrelaça a história da costureira Sira Quiroga. Como uma simples costureira se vê no meio de grandes personagens históricos e espiões.

A pesquisa histórica da autora é sensacional e você percebe pela bibliografia constante ao final do livro que ela estudou muito para formular toda essa história. É fascinante acompanhar os bastidores de uma história que conhecia pouco, como o envolvimento do governo de Franco com Hitler e a própria Guerra Civil Espanhola. A autora entrelaça muito bem personagens fictícios e personagens reais.

Porém, falha em dar continuidade e realismo a esses personagens fictícios. Muitos deles simplesmente desaparecem ao longo do livro e dá aquela impressão que a autora não sabia mais o que fazer com eles. Acontece um romance na história que não me convenceu, ficou muito aleatório. Outra coisa que me incomodou foi o ritmo da história que dava ênfase demasiada a alguns momentos e passava rápido demais em outros que gostaria de saber mais.

O final também foi problemático. A última parte do livro quando, de fato, se insere a história dos espiões e vamos em um crescente que empolga, a história termina. Muitos personagens ficam em aberto e se perdem ao longo do livro. Fora a falta de personalidade constante da protagonista. Como romance histórico funciona muito bem e gostei da leitura, em relação aos personagens fictícios e suas histórias deixa a desejar.

site: https://www.instagram.com/prosasealgomais/?hl=pt-br
Jayane S 29/12/2018minha estante
Achei esse final em aberto péssimo.

Morena 22/03/2019minha estante
Acabei de ver essa série na Netflix e vim buscar informação sobre o livro. E foi justamente isso que eu achei da série, protagonista que não eh cativante, romance insosso, personagens deixados de lado e final ruim.

Larissa Verena 21/12/2023

Então... Sira é uma personagem interessante, mas a narrativa é longa e cansativa.
Entendo que muita gente amou, mas não funcionou para mim. Todas as situações são descritas à exaustão, alguns capítulos da segunda parte são compostos quase totalmente por monólogos da Rosalinda (Sira mal abre a boca), ela tenta ser bem realista na maior parte do livro, mas o final é Hollywoodiano demais para mim e esse epílogo foi totalmente desnecessário, o que eu realmente queria saber virou um imenso "talvez". A terceira parte é a melhor do livro.
Sei lá, não é ruim, mas não é maravilhoso como eu esperava. Não pretendo ler a continuação.
Jessica 29/12/2023minha estante
Eu amo esse livro, o desenrolar da história e as personagens. Mas esse final de "talvez" me deixa p da vida! Nesse quesito, a sério é superior e dá um final decente pra história.

Larissa Verena 29/12/2023minha estante
Eu espera algo como A Rede de Alice, mas me decepcionei. Assistirei a série no futuro, talvez eu goste mais.

verdanvitoria 17/05/2020

O tempo entre costuras, loucuras e muito mais!
Esse foi o meu primeiro contato com a autora María Dueñas. Nas primeiras páginas a leitura talvez fique um pouco lenta, porque esse livro exige uma certa bagagem cultural e com relação à história da Espanha. Por isso, por várias vezes me vi pesquisando conceitos, termos, dados históricos pra poder entender melhor a narrativa e, de fato, depois que me familiarizei com alguns conceitos e informações a leitura fluiu de uma forma muito melhor!

O livro nos faz viajar por lugares tão maravilhosos, muitos que nunca pensamos em visitar ou soubemos existir e, de repente, se torna um sonho visitar o Marrocos e conhecer todo o branco que cobre Tetuán, as ruas de Madri e o litoral de Portugal.

A narrativa percorre vários momentos da vida da protagonista, entre eles muitos acontecimentos triste, trágicos e desafortunados, mas também mostra a coragem, resiliência e persistência de uma mulher forte e determinada, que mesmo nem sempre tendo a força necessária, consegue se reinventar e seguir em frente diante de muitos percalços que a vida coloca em seu caminho.

Além da brilhante protagonista, temos outros personagens tão cativantes quanto, como a otimista e sempre sorridente Rosalinda Fox, uma personagem tão singular e querida e seu amado Juan Luís, com todo o seu amor e admiração pelo povo do Marrocos e seus ideais políticos pela paz e amizade entre os povos. Enfim, são tantos personagens completos e bem escritos nesse romance que não dá pra citar todos com detalhes, melhor descobrir suas qualidades através da leitura do livro.

Por fim, vale muito mencionar toda a estrutura e pesquisa histórica que embasam esse romance. O trabalho intenso da autora na busca de relatos, informações e dados históricos verdadeiros foi fundamental para o desenvolvimento dessa história.

Com certeza uma leitura muito enriquecedora, literatura de qualidade e um achado pra quem, assim como eu, se interessa por romances históricos que envolvem as grandes guerras. Um olhar mais detalhado sobre o papel da Espanha na Segunda Guerra Mundial e sobre o sofrimento do povo espanhol durante sua Guerra Civil.

Um dos melhores já lido, recomendo muito!
Lili 27/05/2020minha estante
??????

verdanvitoria 27/05/2020minha estante

tathy 29/11/2011

Definitivamente o melhor romance que li esse ano e um dos melhores que li na vida!
O livro é dividido em quatro partes. Retrata a história de uma humilde costureira que no início tem uma vida modesta, mas acaba perdendo tudo e consegue, aos poucos, reconstruir sua vida com muito trabalho e, posteriormente, com uma nova identidade. Não só o enredo é muito interessante como também as descrições dos personagens, do ambiente e da época são muito bem feitas, transformando o livro numa viagem à Europa de 1940, permitindo ao leitor sentir, ouvir e ver os meios de transporte da época, os cafés e bares de Madrid e Lisboa. No fim, cheguei a me questionar se Sira Quiroga realmente existiu ou se foi apenas um romance envolvente com um toque de suspense e um pouco da história da época em que transcorreu. Livro que merece ser lido e relido!
Peppa 22/05/2012minha estante
Queridos amigos "skoobianos", amei esse livro! Tanto, que queria ler algo nessa linha, um livro envolvente, viciante, daqueles que não conseguimos largar. Alguém tem uma indicação?