O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Simone361 22/12/2020

Um livro excelente, uma personagem muito forte, a leitura é fácil e prazerosa, não é um simples romance.

Fer 19/12/2021

Uma mulher, várias facetas
O tempo entre costuras

A trama acontece tendo como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) que nada mais foi que uma prévia da SGM.

Eis um contexto histórico: após a destruição causada pela PMG, a Espanha viu emergir os republicanos reivindicando direitos e melhores condições de vida, desagradando os conservadores os quais se opuseram duramente; entre estes a Igreja Católica, nacionalistas, forças do exército e o partido da Falange, que era um braço fascista espanhol. Resumidamente foi um conflito de interesses entre os da direita e os da esquerda.

Os Conservadores foram apoiados pela Itália e pela força aérea alemã; em contrapartida, a frente popular teve apoio das brigadas internacionais formadas por voluntários que se identificavam com a causa progressista.

Com o apoio de tropas nazistas e fascistas, os conservadores conseguiram assumir o poder iniciando a ditadura fascista do General Francisco Franco. Sendo assim, a Espanha se fortalece quando Hitler e Mussolini estabelecem tal regime lá.

Nesse ínterim conhecemos Sira Quiroga, uma jovem e habilidosa costureira que deixa sua família ao se apaixonar por Ramiro e juntos vão para Marrocos.

Pouco tempo depois, sozinha e responsabilizada por dívidas alheias, se muda para Tetuán, capital do Protetorado Espanhol em Marrocos, onde conhece pessoas influentes e, a partir daí, torna-se peça fundamental na luta contra a ditadura de Franco.

Sira Quiroga assumirá as rédeas de seu futuro ao aceitar uma falsa identidade, mas com ela virá um ?compromisso no qual tecidos, pontadas e moldes de seu ofício se tornarão na fachada de algo muito mais turvo e perigoso, onde as conspirações políticas e as missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.?

Esse romance histórico e de espionagem tem sua continuidade em um novo exemplar cujo nome é Sira e nele descobriremos o que, de fato, aconteceu à personagem principal após sua colaboração ao Serviço Secreto Britânico, bem como a outros como Dolores, sua mãe; Candelaria, a muambeira; e Marcus Logan, seu mais recente ?novo amigo?.

O tempo entre costuras / Planeta
480 págs.

Bibi 08/05/2022

Não decola.
Eu fico triste quando não gosto de um livro, mas infelizmente não deu pra mim.

Achei que a história não decola. Ela é boa na construção do "suspense", mas não entrega no "final".

Tem uns momentos de suspense e ação, mas mesmo assim não fez efeito pra mim.

Achei que a história se perde em alguns momentos e fiquei meio chateada que muda a atenção do livro inteiro pro romance e não pra história de Sira ou o mistério investigativo, construído durante todo o livro, no finalzinho.

Uma pena.

Roberta 05/10/2012

Nao gostei do livro!!! Cansativo !!!! A autora nao deixa claro o que acontece com a personagem no final, ficou meio aberto. E alem disso, achei Sira uma boba inocente, ela nao me despertou nenhuma simpatia.
CLAU 29/04/2018minha estante
Spoiler

Elisa.Lorena 20/05/2020

Tempo entre as costuras
Apesar da ideia do livro ser interessante, ter algumas passagens excelentes, acho a construção dos personagens superficial, clichê. Os diálogos são inverossímeis e as condutas dos personagens artificiais. Não é um livro que eu recomende, entretanto, tem um fundo histórico bem feito. Diria até demais, ao ponto de ser cansativo.

Marciane Maria 28/09/2020

Maduro, inteligente e com um rico contexto histórico!
Um romance histórico maduro e inteligente e tocante, sem ser sensacionalista ou exagerado. Enaltece a força da mulher e a sua importância na construção de um mundo melhor.

A personagem principal, SIra Quiroga, é uma mulher incrível que tem seu amadurecimento ressaltado durante toda a trajetória da trama. Entre altos e baixos ela mostra sua fragilidade, mas também toda sua força e coragem. Uma mulher a frente de seu tempo, assim como muitas outras personagens femininas que aparecem ao lado dela.

O livro é dividido em 4 partes e em cada uma delas, novos personagens aparecem dando mais emoção à trama. Apesar de ser uma história muito instigante, a escrita foi um pouco lenta pra mim. Possui um contexto histórico denso (entre a Guerra Espanhola e a Segunda Guerra Mundial), mas interessantíssimo, principalmente porque essas informações adicionais servem de plano de fundo para que a história tenha sentido.

Gostei muito e fiquei encantada com a amplitude que a história tem e como nos nos envolve e nos transporta para uma viagem no tempo!

Fábio 12/12/2012

Uma aula de história contada de forma diferente.
O grande mérito de O TEMPO ENTRE COSTURAS é conjugar dois aspectos ambíguos. Consegue ser leve e profundo simultaneamente.

A leveza se encontra no fato do argumento principal se dirigir à história de uma simples costureira, que, entre trancos e barrancos, monta o seu caminho. Nada demais, né?

Mas a simples história de Sira é recheada de inúmeros elementos históricos, que nos fornecem uma enorme aula de história sem que sequer percebamos, fazendo a ficção se encontrar frontalmente com a realidade.

Ler essa obra nos deixa, ao final, com uma experiência de que, por mais descompromisso que tratemos a leitura, a sua experiência final nos engrandece culturalmente.

Xavier 06/12/2021

Maginifico
Uma traição, duas guerras, espionagens. Tudo isso entre a Espanha e o Marrocos.
Fiquei impressionada com a habilidade da autora para nos levar a esse ambiente. Em diversos momentos eu me senti no ateliê da Sira.
Com certeza Maria dueñas tornou-se uma das minhas autoras preferidas e em 2022 vou ler outros livros dela.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/02/2020

Que difícil falar de um livro tão bom!
De início já quero dizer que essa resenha será bastante difícil, porque não creio que o que eu possa dizer fará realmente jus ao que todo esse livro é. Já está com praticamente um mês que o li, mas não conseguia me expressar sobre ele, foram muitas emoções vividas nessas páginas.

Logo no início de O Tempo Entre Costuras somos situados na Espanha de 1930 onde vamos acompanhar Sira Quiroga, já uma jovem mulher, porém sabemos que ela é de natureza humilde, desde muito jovem aprendeu a costurar com sua mãe em um atelier e, no início do livro sabemos que está noiva de Ignacio.

Porém, fica visível que ela não ama seu noivo, apenas está com ele por comodismo e porque a mãe aprova a relação, entretanto, sua vida sofre uma verdadeira reviravolta, quando conhece Ramiro e se pega avassaladoramente e irremediavelmente apaixonada por ele, a ponto de largar seu futuro certo por um relacionamento incerto.

Ramiro é um garanhão, conquistador e tem boa lábia, de modo que foi praticamente impossível Sira não se apaixonar e ir contra todos os seus princípios para ficar com ele. Os dois fogem para ficar juntos em Madri, e tem uma vida boemia e cheia de privilégios.

Contudo, um dia a mãe de Sira aparece em seu apartamento dizendo que o pai apareceu e quer conhecê-la, o que é verdade, mas sobretudo, a intenção do pai de Sira era lhe dar algum dinheiro como "reparação" pelo abandono.

Com o desenrolar dos acontecimentos já estamos no ano de 1936 e a Espanha vive momentos de tensão política, e, pouco antes de estourar a Guerra Civil Espanhola, Sira e Ramiro se mudam para o Marrocos.

É tudo muito novo, muito intenso, porém a relação de Sira e Ramiro fica estremecida e de um dia para o outro Ramiro foge com todo o dinheiro e jóias de Sira e a deixa com um arsenal de contas. Sira vê seus sonhos e seu coração destroçados e sem saber lidar com tantos problemas, tantas desilusões e perdas.

Para completar, as fronteiras são fechadas entre Espanha e Marrocos e ela fica impedida de voltar para a única pessoas que a aceitaria de braços abertos: sua mãe. São momentos de tensão no livro e de muita tristeza acompanhar uma mulher sozinha, sem dinheiro e em um país estranho e com a cultura completamente diferente da sua.

Enquanto estava lendo O Tempo Entre Costuras me vi completamente absorta na estória e envolvida com os dramas da Sira, ela tão ingenua e inocente no começo do livro sofre uma transformação enorme e imensurável: aprendeu a dar a volta por cima e montou seu próprio atelier, porém, definir Sira apenas como costureira é injusto, ela é bem mais que isso.

Não quero falar muito para não dar spoiler do livro, mas é impressionante todos os acontecimentos e por vezes ficamos de queixo caído com as revelações. Simplesmente achei genial toda a pesquisa bibliográfica e a construção de cada personagem e a ambientação do enredo.

Não obstante, devo admitir que esperei encontrar cenas românticas e O Tempo Entre Costuras não traz um romance propriamente dito, mas apenas algumas sugestões, o que pode ser frustrante para alguns leitores (e foi um pouco para mim que esperei).

O fato é que, após ler O Tempo Entre Costuras, já estou ansiosa para ler outras obras de Maria Dueñas, amei a forma como ela conduziu seu livro de tal forma que a obra se entranhou em mim, se tornou tão marcante que mesmo quando não estava lendo eu ficava pensando na estória e ainda hoje fico me vendo pensando sobre os personagens.

site: www.delivroemlivro.com.br

elainegomes 31/05/2023

E para balancear com leituras densas, nada melhor que uma ficção histórica.

O tempo entre costuras de Maria Dueñas foi um livro delicioso de ler do começo ao fim, recheado de aventuras e missões impossíveis, do tipo que você acha que já aconteceu tudo, mas sempre cabe mais uns três capítulos para desenvolver novas enrascadas da inesquecível Siri.

A história se passa durante o período do fascismo europeu, ditadura franquista, guerra civil na Espanha e nazismo na Alemanha e segunda guerra mundial, uma deliciosa combinação entre personagens ficcionais e reais, através de diversas conspirações políticas, obscuras interferências do serviço secreto, paixões e traições somos entrelaçados às linhas de costura de Quiroga.

:: Sofia 25/11/2021

Romance de época? Acho que não.
Eu sou uma nova amante do gênero romance de época. Mas fato é, que romances de época todos têm o mesmo tom, a mesma urgência e são similares entre si (longe de mim reclamar! Continuo consumindo avidamente). Por isso, numa procura em blogs, encontrei uma recomendação acerca de O Tempo Entre Costuras, que dizia se passar 1930-1940, na Península Ibérica.

Resolvi dar uma chance a essa variação. Afinal de contas, além de sair da região da Inglaterra-Escócia, a história se passa num período palpável a nós leitores (para mim é a época da minha bisavó), numa Europa efervescente, muito mais liberal do que o século XVIII. Queria ver o tom que a narrativa teria, seria a mocinha uma mulher indefesa? O mocinho seria um cavaleiro?

Bem, eu estava redondamente enganada em meus "pré-conceitos". A personagem principal é Sira Quiroga, uma costureira de origem simples, noiva de um homem simples, Ignácio, com ambições simples na vida. Ignácio é o mocinho da história? Nããão! A história da personagem dá uma reviravolta quando conhece Ramiro, um sedutor que dá para Sira o que ela nunca poderia imaginar: luxo e luxúria, uma paixão sem proporções. É Ramiro o mocinho, então? Também nããão! Por aí podemos perceber já uma grande diferença dessa protagonista com outras do romance de época. Sira não é "boazinha", ela falha com o amor puro de Ignácio e os leitores conseguem perceber que Ramiro é um canalha. A passagem de Ramiro pela história não dura muito, mas as consequências de seus atos sim: ele deixa em Marrocos uma Sira doente, de amor e de saúde, com suas dívidas para pagar.

Assim, o livro de María Dueñas já passava longe do que eu esperava de um romance de época. Mas tem mais: Sira passa por imensas dificuldades e não há mocinho no enredo da história. Apenas homens com outros problemas que não os seus; a relação amorosa não é a parte principal da trama. As dificuldades da Srta. Quiroga nos permitem uma real identificação com ela, nos dando satisfação de vê-la crescer ao longo da década de 30. Outro diferencial do livro é o vaivém de personagens secundárias, tão distintas em classe, dinheiro, personalidade e influência na vida de Sira, que estão afundados em seus próprios problemas. Assim, vemos num livro de ficção uma dura verdade que aprendemos na vida: somos protagonistas apenas da nossa história; cada pessoa tem a sua própria.

Para mais, O Tempo Entre Costuras é um livro muito bem escrito, é uma Sira do futuro, mais velha e vivida, que nos conta a história. Algumas vezes temos pinceladas de seu amadurecimento na narração, outras ficamos com angústia por vermos a mulher endurecida que se forma a frente de nossos olhos, fruto das dificuldades pessoais e da guerra. Ah! Essa é, na minha opinião, a maior distinção do livro: uma história que não ignora a História do mundo, política e factualmente. Na verdade, Sira é uma personagem que, de uma hora para a outra, se vê metida em meio a personagens históricos internacionais, da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial.

Portanto, eu, que comprei essa preciosidade acreditando que morreria de amores por um casal, me encontrei morrendo de amores por uma personagem cheia de erros acumulados, que segue crescendo nas adversidades. Esse livro se tornou, já, um favorito meu. Uma passagem, que achei bacana, na página 202: "Mas errei, como quase sempre se erra quando construímos concepções com base no frágil apoio de uma simples ação ou algumas palavras".

Renata CCS 11/04/2018

Tudo muito bem costurado por aqui.
“Às vezes o coração, rasgado pela dor, vira retalho. Recomenda-se, nestes casos, costurá-lo com uma linha chamada recomeço. É o suficiente.”
- Abner Santos

É difícil classificar O TEMPO ENTRE COSTURAS, da espanhola María Duenãs. Podemos dizer que a obra é um misto de história, biografia, drama, suspense, romance e aventura. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, Sira Quiroga, percebemos que Dueñas tem todo um cuidado com as palavras, trabalhando a narrativa com segurança, está longe de parecer uma escritora iniciante.

Sira é uma moça frágil de 20 anos, uma humilde costureira, noiva do romântico Ignácio, e que um dia se apaixona perdidamente por outro homem e parte de Madri para o romântico Marrocos, alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), para ter seus sonhos despedaçados e ver-se completamente sozinha em uma terra estranha, com uma dívida enorme para saldar, e sem possibilidade imediata de retorno à Espanha. O Marrocos, naquele período, era um protetorado espanhol, uma espécie de território anexado à Espanha, mas com identidade própria e gozando de uma liberdade considerável. Sira, inicialmente residindo em Tânger, muda-se para Tetuán, e com a ajuda de Candelária - sua nova amiga e dona da pensão onde Sira mora em seus primeiros dias na cidade - monta um ateliê de alta costura, e passa a ser frequentado pela elite local, que inclui Rosalinda Fox, a britânica rica que se torna sua grande amiga, e as esposas de oficiais alemães. Toda essa movimentação acaba por levar Sira a um jogo labiríntico que emerge dos bastidores da política. Em uma nova reviravolta em sua vida, a senhorita Quiroga retorna à Madri com uma nova identidade, para abrir um ateliê de alta costura e trabalhar como uma espécie de espiã colaboradora do governo britânico, já no início da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Achei a protagonista e a sua trajetória absolutamente fascinantes! Acompanhamos o seu desenvolvimento desde a jovem insegura e ingênua costureirinha, trabalhando com sua mãe no ateliê de dona Manuela, no subúrbio de Madri, a uma mulher madura, senhora de si, dona de dois elegantes ateliês de costura, e também dona de suas escolhas e do seu destino. O processo de amadurecimento de Sira é incrivelmente bem construído. Longe de ser uma personagem clichê, ela é independente, porém sensível. Ela se transforma totalmente, mas sem perder sua essência, e evolui, sem nunca deixar de ser ela mesma.

A narrativa de O TEMPO ENTRE COSTURAS se estende por 471 páginas com letras miúdas, é recheada de fatos históricos e poucos diálogos. Mas não é, nem de longe, um livro monótono. O enredo apresenta muitas reviravoltas, personagens interessantes e bem construídos que saem de cena e retornam quando menos se espera, e é permeado de ricas referências históricas e culturais, tudo com uma linguagem que corre fácil.

Aliás, deixo aqui aplausos para a pesquisa histórica realizada pela autora, que é extensa, rica e com uma vasta e sólida investigação sobre os dois conflitos armados que ambientam a trama, encaixando adequadamente seus personagens fictícios, lado a lado, com personagens reais.

Uma ótima leitura. Recomendo muito.

migaindicaumlivro 15/04/2020

Entre Costuras e Aventuras
Um livro com várias reviravoltas, em que você com certeza nunca vai imaginar o final de tão surpreendente que ele é. Acho que esta frase resume bem "O tempo entre costuras", de Maria Dueñas.

A obra começa de uma forma até boba, você acha que está embarcando em mais um romance açucarado, em que a mocinha se vê dividida entre seu namorado sério e um galante rapaz, mas o enredo passa bem longe disso, não se engane pelas primeiras páginas, o que está por vir vai te deixar bem surpreso.

A história narra a vida de Sira, uma jovem costureira espanhola que nasceu e cresceu em Madri e vivia de forma simples com sua mãe Dolores e seu avô.

Ja adulta e noiva de Ignácio, ela decide abandonar tudo e viver com o encantador Ramiro.

Algum tempo depois, Sira ganha uma fortuna em jóias e dinheiro de seu pai, e vai para o Marrocos com Ramiro para abrir uma filial da escola Pitman. Mas tudo não passa de um golpe e Sira é abandonada grávida e sem dinheiro. Ela acaba perdendo o bebê e sendo presa ao tentar fugir, pois Ramiro deixou várias dívidas em seu nome.

E quando você pensa que tudo vai virar um melodrama temos a primeira reviravolta. Sira faz um acordo com o delegado, passando a viver uma liberdade vigiada em Tetuán, na pensão de Candelária, uma muambeira divertida e amorosa.

Após tentar arrumar vários empregos para sua protegida, Candelária arma um plano para obter dinheiro para Sira abrir um ateliê de costuras.

Sira vira um fenômeno na região, obtendo várias clientes importantes, tal como Rosalinda Fox, amante de Juan Luis Beigbeder, braço direito do General Franco, e passa a frequentar reuniões e festas importantes do Protetorado. A partir destes contatos, Sira vai viver outra grande reviravolta na sua vida, a mais emocionante do livro, que eu não vou contar, claro.

O livro é emocionante e retrata fatos reais como a Guerra Civil Espanhola, a tomada de poder por Franco e a ascensão do nazismo.

Além disso, personagens como Beigbeder, Rosalinda Fox, entre outros, são reais. Eu amei.

Simone 18/04/2021

O livro narra a história de Sira Quiroga, uma moça espanhola que acompanhamos desde pequena, quando sua mãe, Dona Dolores, a apresenta o universo da costura. Ela tem uma vida muito tranquila com um noivo a quem não morre de amores, até realmente se apaixonar e mudar seu destino.

Nathália 21/04/2020

Livro bom, mas lento.
É uma história empolgante em alguns momentos, mas em outros, fazem a gente sentir sono. Demorei a engatar na leitura. Confesso que me interessei pela personagem somente após 50% do livro lido.
Repito: não é ruim. Mas, me vi entediada em alguns momentos.
DaniPazzy 21/04/2020minha estante
A série é boa..