Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly

Resenhas - Dez Dias em Um Hospício

Rosangela Max 11/05/2023

Uma iniciativa corajosa.
A autora consegui mostrar o quão frágil era o processo para avaliar a sanidade de um paciente na época e também e o quão precário era o ?tratamento? aos qual os pacientes eram submetidos em uma instituição psiquiátrica pública. Realmente terrível! O final ficou inconclusivo.
A autora também relata outras experiências que ela fez relacionado a trabalho. Achei interessante, porém, ficou totalmente fora do tema do livro. Apesar disso, reconheço a coragem da autora em relatar isso, principalmente em relação à época em que ela vivia. Aliás, a história dela é incrível. Ela era uma ativista nata.
Achei a leitura razoável e a recomendo em respeito a história de vida da autora.

Andreza 18/01/2022

Achei um livro fraco e que pensei em abandonar tantas vezes que só não abandonei porque é curto. O tema é importante e interessante mas a forma que ele foi escrito não passou veracidade nem profundidade. Dá pra ter uma leve base de como é uma vida no hospício mas pra alguém que vivenciou de dentro como paciente eu esperava bem mais. Mas não tem como negar a coragem de Nellie Bly de se colocar nessa situação.
Clari.Monise 18/01/2022minha estante
E eu achei que esse livro fosse o máximo!!!

Anawoll 20/01/2023minha estante
E a época em que foi escrito também né? Vai saber quantas vezes o livro não foi revisado e tudo o mais. Sem esquecer que Nelly era mulher e no final de 1800 início de 1900. Não gostei do livro também, mas imagina na época o reboliço que causou hehe

Lucia.Ferreira 14/04/2023minha estante
Ei gostei bastante do livro. Achei que a autora descreveu até com uma certa distância o ué ela deve ter visto, mas ainda assim me emocionou por saber que não era ficção. Imaginar um ser humano sendo tratado da maneira que ela descreve é de u.a crueldade sem tamanho. E a autora, por ser mulher e pela peça, foi muito, muito corajosa.

Nathy @peculiareslivros 16/01/2021

Leitura indispensável
Os relatos da Nellie nesse livro já são impactantes, mas saber que a opinião dela na época foi valorizada de forma a realmente mudar a vida das pessoas pelas quais ela fez isso, é incrível.

Em uma época em que as mulheres estavam começando a se expressar, Nellie brilhou, e espero que esse brilho se reflita até hoje!

Denise.Marreiros 12/03/2023

Nada tira a importância do relato e nem a coragem da autora que se propôs a passar por tudo em nome, talvez, de um bem maior.
Mas, é impossível não sentir uma certa superficialidade e uma conclusão apressada demais para todo o contexto.

nicoleb 20/06/2021

uma ratoeira humana.
Eu amei ?????
Conheci esse livro através do Geek Freak, e fiquei extremamente curiosa pra ler.
É um livro curtinho mas inteiramente tenso, com bastante gatilho.
É uma história de não ficção muito envolvente.
Da pra ler numa tarde de boa, a escrita é super fluida e tu imerge na estória.
Eu li isso de mente aberta, pronta pra qualquer coisa, e me surpreendi.
Entendi melhor de uma forma dinâmica como funciona o hospício, como as pessoas são tratadas, o tipo de alimento, vestes, literalmente tudo tudo mesmo.
Podem me achar estranha por me interessar por esse tipo de livro, mas eu quebrei qualquer tabu e estereótipo que eu tinha sobre pessoas com problemas mentais.
Recomendo MUITO, uma das melhores leituras do ano até agora.
Luana 20/06/2021minha estante
aii fiquei com vontade de ler

nicoleb 20/06/2021minha estante
LEIAAA

Dani | @danireads 13/02/2021

Uma história forte
Nellie Bly, uma jornalista, no ano de 1887 topou entrar e ficar 10 dias dentro de um manicômio. Um plot de filme? Antes fosse. A "missão" real era a de se infiltrar, se passando por uma paciente, pra escrever e relatar tudo o que ela visse e experienciasse dentro dos muros do Hospício da Ilha de Blackwell.
O que acompanhamos nessas páginas, acaba sendo um relato forte do sistema judiciário extremamente falho, profissionais despreparados - segundo a própria Nellie, com "enfermeiras preguiçosas e tirânicas" - além dos médicos despreparados, para lidar com o tratamento das pacientes. Pacientes essas que nem sempre tinham alguma condição real. Muitas eram completamente sãs, mas por motivos como pobreza, ataques de raiva, e o fato de não conseguirem se expressar na língua nativa, eram trancafiadas e taxadas de loucas.
Aqui acompanhamos abusos e violências tanto físicas como psicológicas, além de condições sanitárias que nenhum ser humano deveria ser obrigado a passar.
Apesar de triste, o trabalho de Nellie gerou frutos e ela foi capaz de ajudar muitas mulheres que de outra forma, teriam continuado silenciadas, além de fazer com que uma grande verba fosse dedicada a esse sistema em Nova York.

Uma leitura necessária, uma história forte. Vale dizer que Nellie já serviu de inspiração para algumas adaptações como no filme Fuga do Hospício (2019) e na segunda temporada da série American Horror Story (2012), como a personagem Lana Winters.

site: https://www.instagram.com/danireads/

Rafa 12/07/2021

Rápido, objetivo, corajoso e cruel.
Vi um monte de gente falando que o livro é corrido. Particularmente, considerando que foi escrito para um jornal do século XIX, achei tudo bastante detalhista.

Os horrores na ilha causam espanto, mesmo sendo descritos sem muitos floreios.

O simples fato de ser uma mulher escrevendo algo tão corajoso em ~1880, pra mim, já é 5*.

Os contos no final do livro também são denúncias e me surpreenderam bastante!

Recomendo também.

Nancy 09/06/2022

No geral, eu achei um livro bom.
Acho complicado fazer uma resenha e comentar sobre o tema em livros como esse, porque são acontecimentos reais, não é uma ficção. Infelizmente, a crueldade narrada por Nellie Brow faz parte da história humana e, apesar de tantos avanços, ainda vemos alguns respingos nos dias de hoje.
Sinto que a autora parecia ter muito mais o que falar do "pré-hospício" do que ela no hospício em si e dá para entender o que a leva a fazer isso (seja porque ela enfatiza muitas vezes que as mulheres internadas não faziam nada, ou seja porque uma das enfermeiras tomou o caderno de anotações dela, enfim) e isso cria uma certa expectativa. Já as descrições dentro do hospital são bem mais rápidas, já que Bly não descreve cada dia detalhadamente, pelo o contrário, ela faz como um grande "resumão" de tudo o que aconteceu nesses 10 dias que ela ficou no hospício.
Por fim, há várias menções de dinheiro na narrativa. Como a história acontece em 1890, ou por ai, um dólar da época é completamente diferente do um dólar de hoje, por isso acho que teria sido interessante se a editora tivesse feito comentários com os valores aproximados (considerando a inflação) de quanto o dinheiro mencionado valeria hoje.

Joyce Chies 16/03/2021

Corajosa, necessária
Esse livro foi o primeiro que concluí em 2021. É uma história forte, com descrições do local e das pessoas que mexem com as emoções de quem lê. Super recomendo, é um relato importante sobre os abusos cometidos contra mulheres em um local que mais parece uma prisão de tortura. Com ele, conheci a autora e fui atrás de mais informações sobre a vida dela, que é interessantíssima!
Raissab33 16/03/2021minha estante
A leitura flui muito fácil .. gostei muito de ler.

Joyce Chies 16/03/2021minha estante
Realmente, a escrita é simples, objetiva e envolve a gente. Eu li super rápido!

Enillaa 20/12/2023

Que mulher corajosa e admirável.
Mesmo não tendo necessidade de passar por todas essas atrocidades, Nelly buscou o direito do mínimo para nós mulheres.
O livro me trouxe muitas reflexões e agradecimentos a todos as mulheres que lutaram e lutam por nossa independente.

Daniel 05/09/2022minha estante
? Uma realidade inimaginável para nós que estamos do outro lado do muro do hospício.

Fabricio268 28/07/2023

Nellie Bly, intrépida e decidida.
Sua jornada por dez dias em um manicômio em Nova York no final do século XIX fez a diferença. Tratamentos absurdos e desumanos foram expostos.
Nellie Bly merece nosso respeito até hoje. Pioneira no jornalismo investigativo, deu voz aos que não eram ouvidos e assim iniciou uma mudança no serviço público de saúde.

Isabela.L 21/03/2024

A força da mulher
Um relato de uma mulher que ultrapassou várias barreiras para a época, e conseguiu desvendar atrocidades que eram cometidas no hospital psiquiátrico. Não é de hoje que esse tema vem sendo abordado, e só faz mais jus ao nome que damos hoje de Luta Antimanicomial!

Catarine Heiter 30/11/2021

Abordando uma temática que tenho muito interesse (e experiência de leitura), este livro se destaca por ter sido originado a partir de uma experiência investigativa; cujo resultado impactou diretamente na modificação da realidade abordada.
Uma jornalista que se interna em um hospício, voluntariamente, e comprova as falhas do sistema psiquiátrico da época; enquanto escancara, ao mesmo tempo, as atrocidades cometidas às pacientes: este é o resumo desta obra. Muito interessante e necessário! Escrita fácil, livro curto; a edição conta com alguns erros de digitação/português, mas nada que atrapalhe a experiência de leitura.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2021, na categoria ‘Que muitos estão comentando’