Anne Antes de Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne antes de Green Gables

annacsfraccaro 30/04/2023

Tudo antes de Green Gables
Particularmente eu gostei do livro, por mais que em alguns momentos tenha achado que a história fugiu um pouco do que realmente é.
Entendo que não é um livro escrito pela mesma autora, mas alguns pontos deveriam ser mantidos para que a história não divergisse.
Achei que teve muitas invenções que a Anne nunca citou nos livros, histórias, objetos e pessoas, isso me incomodou um pouco, mas mesmo assim amei o livro.
É sempre bom retomar ao mundo da Anne.

Bela 06/03/2021

Está é uma viagem até o centro, o coração do próprio paraiso
Sempre achei a história de Anne poesia pura. Fiquei com medo desse livro ser diferente do restante da obra. Senti falta de algumas cotações marcantes, mas, em compensação me deparei com muitas partes super tocantes, tão profundas.
Anne, sem dúvidas é a criança mais ávida, inspiradora do universo literário. Queria ter, pelo menos, metade de toda força e paixão que Anne tem.
Ela se apega ao menor traço de beleza da vida, ao menor gesto de gentileza das pessoas e isso já é o suficiente para ela se apaixonar.
Isso é tão esplêndido! ??
skuser02844 25/03/2021minha estante
Espero gostar...vou começar a ler agora...???

Bela 26/03/2021minha estante
Espero que goste. Eu adorei ?

Vanessa 26/03/2021minha estante
Simplesmente maravilhoso... Anne é muito especial.

Bela 27/03/2021minha estante
Muito mesmo!

Tayna.Gregorio 29/03/2021minha estante
Desanimei, apesar da história ser boa o livro possui erros de escrita... Espero voltar a ler em breve!

Bela 29/03/2021minha estante
Aaaaah, verdade Tayna. Teve alguns erros mesmo. Mas a história pra mim superou esse lamentável fato. Eu acredito que isso aconteceu por conta dos problemas que a editora teve ?

Tayna.Gregorio 29/03/2021minha estante
É então, logo tentarei voltar a ler!

Bela 29/03/2021minha estante
Espero que consiga ?

Vanessa 29/03/2021minha estante
Exatamente, apesar de alguns erros. Vale a pena a história compensa.

Marianna 11/03/2023minha estante
Conotação que você quis dizer, né?

Leila 03/08/2022

A Anne antes de tudo
Desde que li a coleção de livros sobre Anne de Green Gables e conheci a história da nossa ruivinha, esta história tornou-se a minha favorita... A convite dos herdeiros de Lucy Maud Montgomery, Budge Wilson escreveu "Anne antes de Green Gables" que narra a história dos pais de Anne, a morte deles e o destino da pequena bebê órfã dos Shirley...
Como foi dolorida a vida dela, desde pequena tendo que amadurecer rapidamente, para sobreviver a essa vida triste de não ter uma família... Depois da morte de seus pais, foi viver com os Thomas, numa casa que havia pouco amor e muito trabalho... Depois de uma tragédia, foi morar com outra família, os Hammonds, e lá outra vez sofreu e foi explorada cuidando de três casais de gêmeos e mais duas crianças (8 filhos!) até que outra tragédia a levasse para morar - por pouco tempo - em um Orfanato... Mas a vida, pelas mãos da senhora Spencer, a levou para a Ilha do Príncipe Eduardo e fosse adotada pelos Cuthberts...

Amei o livro, conhecer a vida antes da história que encantou o mundo (Budge imaginou, a partir dos relatos curtos de Anne nos outros livros de Montgomery, como poderia ter sido a vida da nossa ruivinha) e nos mostrou o quanto era forte e esperançosa a nossa Anne.

Vale mil estrelas...

Raimundo 20/04/2021

Before Green Glabes
Eu simplesmente AMEI esse livro!
No começo eu senti muito medo de ler ele... mas lendo eu percebi como o livro se encaixa perfeitamente na história de Anne escrita por Lucy Maund Montegomery, a emoção é a mesma, o estilo de escrita é quase o mesmo e isso me encantou. Budge Wilson trouxe detalhes sobre a vida dos pais de Anne e de como era a relação deles antes do nascimento dela e como o amor que eles sentiam um pelo outro era forte e verdadeiro!

P.s. confesso que chorei lendo esse livro...A leitura vale MUITO a pena ?

Gabriella.Helena 29/04/2021

Emocionante!
Não tem como não se emocionar com a história da Anne antes de ela passar a viver em Green Gables.

Neste livro conhecemos seus pais e o que aconteceu com eles. Também vemos as histórias com as 2 famílias que "abrigaram" a Anne antes de ela ir para o orfanato, e quais as influências que ela recebeu para se tornar a Anne tagarela que conhecemos. Só posso dizer que é uma história muito cativante, envolvente e cheia de lições belas.

Não foi escrito pela Lucy Montgomery, mas se eu não soubesse disso nem iria perceber, porque a Budge Wilson fez um trabalho INCRÍVEL! Ela conseguiu imitar a escrita delicada e poética da Lucy de uma maneira impecável.

Será que consegui o primeiro favorito do ano? ??

Thais Lima 01/04/2021

Necessário
Esse livro era o que faltava pra completar a vida da Anne nas nossas estantes. Eu confesso que fiquei com um pouco de receio antes de ler esse livro, já que ele não foi escrito pela autora original. Mas a autora conseguiu reproduzir a essência da história e por muitas vezes eu esquecia que não era escrito pela Maud.

Esse livro narra toda a vida da Anne antes de ir para Green Gables, absolutamente TUDO mesmo. Desde sua mãe descobrindo que estava grávida até o momento que ela coloca os pés na estação de Bright River. Esse livro me levou às lágrimas várias vezes, mas é reconfortante saber que, apesar de tanta dificuldade e uma vida tão sofrida, Anne conseguiu encontrar uma família que a amava e construir a sua própria com um homem maravilhoso que a idolatrava.

Super recomendado, todos os fãs de Anne deveriam ler esse livro!

Josiane.Castro 24/11/2022

Anne antes
Escrito por Budge Wilson a convite dos herdeiros de Lucy Maud Montgomery como comemorativo do centenario da serie Anne de Green Gables . Conta a história inicial de Anne , do seu nascimento aos 11 anos , quando foi adotada .

Joyce 19/07/2022

Eu demorei bastante pra terminar esse livro por motivos que, eu não estava pronta. O tanto que insisti nessa leitura. Deve ser um tanto quanto difícil escrever uma história que parece ja ter sido escrita. Esse livro mostra todas as injustiças, abandonos, negligências e dores que Anne sofre na infância. As vezes é tão revoltante e saber que essas coisas realmente acontecem é a pior parte.
Dói tanto quando Anne se fecha, toda sua alegria e doçura são reprimidas por medo de se ferir. Eu só queria colocar Anne em um potinho e dizer que vai ficar tudo bem.
Achei maravilhoso como a autora termina o livro, com Anne se preparando para o resto de sua vida, e tentando encaixa e justificar porque nada dessa história continuara nos próximos livros.

Mandark 14/03/2023

Anne Antes de Green Gables
Delicada e cheia de uma doçura envolvente, a narrativa do nascimento e dos primeiros anos de Anne Shirley, a encantadora menina que cresceu em meio a tantos tormentos e dificuldades, mas que nunca perdeu seu brilho e a esperança na vida, enche nosso coração de amor. É um livro lindo e singelo, que cativa e introduz a história de Anne de um jeito bonito. Uma bela homenagem à Lucy Maud, em seu centenário. Amo as edições da Pedrazul, mas essa em específico tem vários erros de revisão. Não chega a estragar a experiência com a história, mas incomoda. Necessário passar o pente fino para uma próxima edição. Mas, eu amo a capa e adoro a formatação e espaçamento, que tornam a leitura super agradável. Livro pra guardar no coração. Ansioso para ler os volumes da série canônica.

Michelle 22/06/2022

Anne Antes de Green Gables
Antes de Green Gables é a história da vida de Anne Shirley antes de sua chegada a Green Gables - um conto emocionante de uma criança precoce cuja imaginação viva e espírito implacável a ajudam a superar circunstâncias difíceis e da capacidade de uma jovem de amar, aprender e, acima de tudo , Sonhar. Ninguém nunca soube dos acontecimentos da vida de Anne antes de ela chegar a Green Gables.

Bela 10/04/2021

Como não se apaixonar?
Anne nesse livro mesmo desde de bebê esta extremante apaixonada! Podemos ver como ela amadureceu e superou seus vários desafios ao longo da sua infância! É um livro para chorar muito, mas tb ficar encantado com o jeito da Anne! Um dia quero ser a metade da pessoa que a Anne foi com apenas 11 anos de idade!
Vemos tb como a imaginação pode ser uma válvula de escape de tudo oq acontece ao nosso redor!
E não posso deixar de falar kkkk que menina carismática que a Anne é!

Débora Cona 02/04/2023

Anne antes de Green Gables
Com uma escrita que lembra muito Lucy Maud, foi muito bom poder imaginar um pouco do que pode ter sido a infância da Anne. Mas sofri junto com cada sofrimento pelo qual ela passou. Muito emocionante!!!

Naiana 04/11/2021

Faz jus a série de livros da Anne Shirley
Não sei se conta como spoiler o que escrevo sobre o livro, pois nada do que foi dito aqui é desconhecido por quem já conhece a história de Anne Shirley.

Confesso que quando vi o livro pela primeira vez achei que fazia parte da série de livros da Anne escritos pela Lucy Maud Montgomery, até que o livro chegou em minhas mãos e percebi que não era da mesma autora. Resolvi então ler a obra original primeiro para conhecer a Anne de verdade, e como já imaginava, me apaixonei profundamente pela personagem, ri e chorei com ela muito e com ela já adulta, resolvi conhecer essa Anne, escrita por outra pessoa, e eis que percebo que realmente é a mesma Anne, o mesmo jeito de falar, o mesmo jeitinho, a Budge realmente soube trazer a Anne da Lucy para o livro dela, na verdade, o livro encomendado pelos herdeiros da Lucy, e só posso dizer que eles escolheram muito bem para quem passar a pena que escreveria sobre a Anne desde antes do seu nascimento, para que conhecêssemos um pouco dos seus pais, o quanto eles se amavam e amavam a Anne, e como foi sua infância conturbada e cheia de infortúnios até finalmente ser entregue aos cuidados dos Cuthberts.
Enfim, Anne de Green Gables é exatamente isso, a história de Anne antes de ir morar com Mathew e Marila, se inicia logo após o casamento de seus pais, onde os conhecemos, assim como os seus vizinhos, como eles vieram a falecer e o início da vida da Anne com os Thomas, com quem viveu até os 9 anos e sua vida com os Hammonds, até ir para o orfanato aos 11 anos. Há pequenas discrepâncias, na minha opinião, na narrativa, já que o que vemos em Anne de Green Gables é apenas a Anne falando de suas desventuras na infância e nesta obra podemos ver que houveram momentos bons, e ela teve muita sorte de conviver com algumas pessoas que realmente se importavam com ela, muitas dessas pessoas que queriam ficar com a menina e poderiam dar um bom lar para ela, se não fosse as eventualidades da vida. Acho que essas discrepâncias também podem ser perdoadas, já que houveram muito mais momentos de tristeza e abandono na vida da menina que de carinhos e cuidados. Os personagens são muito humanos também, não são de todo maus ou bons, tem conflitos e volta e meia podemos nos ver na dúvida sobre o que sentimos sobre eles. Não que seja correto muitos comportamentos relatados, principalmente em relação aos Thomas (apesar da Anne ainda ter tido mais episódios de carinho e cuidados com eles do que com os Hammond que mal a conheciam e nem tinham tempo de ter empatia por ninguém, anestesiados que estavam pelas suas obrigações). Não dá para esquecer que a baixa renda e falta de controle de natalidade tem uma forte influência sobre o comportamento dos personagens, e isso é visível em qualquer lugar do mundo, até os dias de hoje, em que se viva nas mesmas situações relatadas no livro. Seria muito bom que não houvesse mais crianças vivendo como a Anne viveu, mesmo sendo um livro antigo, ele ainda é atual nesse sentido, no que um ambiente insalubre pode causar na vida de uma criança. De certa forma Anne teve sorte de ser quem é e sempre encontrar alguém que a ajudasse a passar pelo o que passou, trazendo um pouco de gentiliza e cuidado à vida da menina, pela forma como viveu, ela tinha todos os motivos para crescer sendo uma pessoa amargurada e desesperançosa, mas conseguiu ser a pessoa mais gentil, amável, cheia de vida e esperança que podemos conhecer.

Jerba 16/03/2021

Anne antes de Green Gables, Budge Wilson, Pedra Azul Editora
Um deleite irresistível!

O relato de como uma das heroínas mais amadas da literatura se tornou a garota que cativou o mundo! Anne antes de Green Gables é a história da vida de Anne Shirley antes de sua chegada à fazenda de Matthew e Marilla Cuthbert. Um emocionante relato de sua vida no orfanato, as tristezas e as alegrias de uma criança precoce, cuja imaginação viva e espírito implacável a ajudaram a superar circunstâncias difíceis. Como foi forjada a capacidade de Anne de amar, de aprender e, acima de tudo, de sonhar!

Thaisy.Santos 14/05/2021

Gostei
Conta a história sobre como foi a vida de Anne contada com detalhes, antes da sua chegada em Green Gables. Apesar de não ser escrito pela Lucy Maud Montgomery, a autora que escreveu o livro, conseguiu fazer uma boa história, com muitos detalhes, mas senti, que a essência da Anne não foi explorada, em alguns momentos eu não via que era realmente a Anne. Talvez seja pelo motivo de Anne não falar muito no livro. Rsrsrs mas é um ótimo livro, uma ótima história, apesar de ser triste.