Inquérito do Fim do Mundo

Inquérito do Fim do Mundo Cláudia R. de Morais Piovezan

Resenhas - Inquérito do fim do mundo

Marion 30/09/2020

Ilegalidade no STF
Para leigos em direito fica claro que o inquérito das Fake News no STF não passa de mais uma ilegalidade que nosso país tem que comportar.

Luiz 20/08/2021

"Inquérito do fim do mundo sem limites" Marco Aurélio Mello
Um dos livros mais importantes dos últimos anos! Mostra o futuro sombrio do Brasil e o fim do Direito e da liberdade de expressão como se conhecia, marca o início do fim do Sistema de Freios e Contrapesos.

O mais aterrador é o silêncio da grande "classe falante", dos juristas, professores, "(supostos) defensores da democracia e etc... enquanto boa parte "luta" contra um fascismo imaginário, nasce pelas mãos do STF o verdadeiro sistema totalitário.

"O 'Processo Esseteefiano' (à falta de um termo melhor) é, ao mesmo tempo, líquido e orwelliano.
Orwelliano porque passa a impressão de que todos estão sendo observados pelo 'Grande Irmão Supremo' e que podem, a qualquer momento, ser objeto do exercício desse poder censor cuja maior preocupação é a polícia do pensamento
Líquido porque ninguém sabe como ele será exercido. Escolhido um alvo por algum ministro do STF, ele comunica ao 'presidente do Inquérito' e este poderá tomar qualquer medida que pareça ser jurídica. O inquérito, que por definição deveria ser um procedimento meramente investigatório, técnico, assume a forma que for necessária para reprimir o 'infrator/insvestigado'."
(Cleber T. Neto, p. 112)

"[...] Seja o controle da linguagem de 1984, de George Orwell, com o seu Ministério da Verdade e seus lemas repetidos roboticamente até o adestramento da vontade da população, seja a linguagem hipnótica de Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, que dessensibiliza seus personagens para as maiores violências cometidas em nome do... combate à violência. Com um inquérito secreto, em que os acusados acabam sendo também vítimas de busca e apreensões, censura prévias em redes sociais e tratados como futuros criminosos, nossa situação também se parece com O Processo, de Franz Kafka, no qual o personagem K. é acusado na primeira linha do romance e enfrenta todo o processo jurídico até o seu trágico final sem que saibamos qual teria sido o crime que teria cometido."
(Flávio Morgenstern, p. 40)

Vinícius 12/09/2021

A Justiça Perdida
Livro bem escrito por 8 autores, na sua maioria do campo jurídico, detalhando principalmente a aberração do inquérito 4.781 (das Fakenews), que subverteu todo ordenamento jurídico nacional entrando em choque com o habitual caminhar de um processo legal. Os juristas mostram ponto a ponto cada inconstitucionalidade do inquérito e comentam também o inquérito dos atos anti-democráticos também aberrante, que criou uma instabilidade sem precedentes na história do ordenamento jurídico nacional, colocando a cereja do bolo do ativismo judicial que vem tomando nossas cortes nos últimos anos. Ao fim, o último capítulo mostra a origem de toda essa anomalia jurídica.

Luis Carlos 12/09/2020

Genial
O livro "Inquérito do Fim do Mundo - O apagar das luzes do Direito Brasileiro" é, talvez, o maior e melhor trabalho jurídico e historiográfico sobre a decadência jurídica e intelectual dos atuais Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Os autores, de forma clara e acessível, expõem as inúmeras ilegalidades cometidas pelos Ministros do STF ao instaurar o famigerado "Inquérito das Fake News".

Espero que as denuncias apontadas nesse livro inspirem as futuras gerações de operadores do Direito, notadamente os magistrados, para que se desvencilhem da matiz marxista do pós-positivismo e do garantismo penal, a fim de possamos restaurar nossa sociedade.

Pedro 15/02/2021

Para que todos leiam!!
Depois de semelhante compêndio de informações sobre esse inquérito, me escapa como alguns dos ministros do STF não foram cassados e presos!! Leitura obrigatória!!

Marques 27/07/2022

Apesar de ser um livro de temática tão específica, o que provocaria um distanciamento natural do leitor comum, os organizadores da obra conseguiram reunir vários artigos que explicam as diversas facetas do infame inquérito, por assim dizer.

Claro que hoje, com os ânimos políticos a flor-da-pele, alguns livros podem ser considerados por ambos os lados da discussão como mera propaganda ou alegam se tratar de "fake news", contudo independente do viés político, o leitor irá se deparar com peças bem fundamentadas tanto na doutrina jurídica, bem como nas leis e - surpresa das surpresas - no próprio entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A cada artigo lido e compreendido, nós, leitores leigos ou não, percebemos cada vez mais que a anomalia criada como ferramenta persecutória discricionária é um ataque a direitos naturais consagrados durante a consolidação civilizacional, como a livre manifestação do pensamento e, durante a leitura, uma pergunta insiste: "Uma vez ultrapassado o limite, até onde irá?"

Recomendo, infelizmente, ao jovens apaixonados pela Justiça e também àqueles que gostariam de entender um pouco mais sobre o início do fim do Direito Brasileiro

Francislaine Costa e Silva 10/02/2021

Livro extremamente polemico!
Aborda assuntos de nossa atualidades, e tem como publico alvo operadores de direitos e leigos.
Vai abordar assuntos sobre as investigações, fake News, corrupção, STF, inquéritos, etc.
Um livro rico em conhecimentos, super indico a leitura.

Marcella.Pimenta 02/06/2022

Ilegalidades a olhos nus
O livro se compõe de cerca de 10 artigos sobre o "Inquérito das Fake News". Pra quem não é da área jurídica, a maioria dos artigos é compreensível aos leigos, em parte por mérito dos autores, bem didáticos, em parte pela própria realidade.

Determinadas ilegalidades do inquérito são tão flagrantes que você não precisa nunca ter lido uma linha da Constituição pra entendê-las. A exemplo, juiz e suposta vítima não podem ser a mesma pessoa em um processo, basta bom senso e lógica pra perceber.

Os primeiros artigos oferecem um quadro geral do inquérito (em que circunstâncias foi instaurado, de quais vícios padece, etc), enquanto que os últimos se concentram em pontos específicos, como a tentativa de arquivamento pelo Ministério Público.

É uma obra para estudantes de direito, cidadãos, juristas ou qualquer um que se disponha a ver como anda o Judiciário supremo brasileiro. Mais desenhado que isso não tem.

MartinsAlan 10/03/2023

Achei que seria muito mais técnico
Um bom livro para entendermos de fato qual a realidade jurídica do Brasil. Falem o que quiser mas no nosso país não existe justiça e sim política. Deturpam até as leis para justificar vieses políticos e culpar ou inocentar ou simplesmente manchar a reputação de um ou de outro conforme o alinhamento ideológico.

Karla.RAHMANN 18/04/2024

O Brasil das ilegalidades
Para quem quer entender um dos processos mais ilegais da história do Brasil, e como chegamos no atual estado de censura.