Se Eu Fosse Um Clichê

Se Eu Fosse Um Clichê Julia Rietjens

Resenhas - Se Eu Fosse Um Clichê

vit 02/03/2022

Bom...
Eu realmente gostei dos clichês, do desenvolver da história mas, eu esperava realmente ser algo mais leve e esse livro contém MUITOS gatilhos. Grande parte, não me atingiu diretamente, só que mesmo assim, me senti de certa maneira, incomodada. Uma dica que seria super útil, é deixar aviso sobre esses gatilhos.

O desenrolar é interessante e até necessário, só tem que tomar cuidado ao desenvolver algo tão delicado pra não deixar algumas coisas soltas (como eu achei que ficou, em certos aspectos). Porém, no geral, entendi o que a autora quis repassar e não ficou ruim, mas poderia ser melhor ainda.
Luisa.Ariane 17/08/2022minha estante
Como faz pra ler

vit 18/08/2022minha estante
Você pode ler pelo app kindle, tá disponível para assinantes do kindle unlimited. Se precisar de ajuda, é só me chamar no privado.

Beatrys 01/02/2023minha estante
gostei muito do livro quando eu li,mas tem vários gatilhos nele

baianinha 29/08/2020

Sorri, fiquei triste, chorei, me emocionei, gritei "é coisa de sapatão", surtei e amei.

aquilla 03/07/2021

NOJENTO.
peguei esse conto para ler pois sou uma grande fã de clichês, mas além de ter uma escrita rasa, repetitiva e cansativa, esse conto é recheado de problemáticas.
devo começar dizendo que não há falta de responsabilidade maior que fazer um conto repleto de gatilhos (muito mal trabalhados) e nem de dar ao trabalho de avisá-los.
a lena é a típica "im not like the other girls". a personalidade dela é basicamente ser lésbica, sofredora e dependente emocional de uma menina que nem conhece ela.
lena a cada capítulo pensa em como ama seus amigos (uma sem sal cuja construção é ser apaixonada pelo melhor amigo um garoto hétero que acha que fazer piada com assédio é legal) mas na prática, ela é aquela amiga que só pensa nela mesma, só fala dela mesma e te coloca de escanteio na primeira oportunidade. (um exemplo disso foi quando a alicia não respondeu suas mensagens *alerta de dependência emocional* e ela faltou aula, se fingiu de doente e ignorou seus amigos que até então não tinham nenhuma notícia dela até a menina responder).
esse apego da lena a alicia foi uma das coisas que me incomodou, mas não a pior das coisas.

tw estupro:

a autora simplesmente além de usar violência doméstica, ela usou também estupro (DUAS VEZES) como plot twist, como clímax da história. eu não tenho nem palavras pra dizer o quão errado e nojento isso é. e a autora não contente em se aproveitar dessa situação, ela ainda vem com aquela balela de "ah, ela me salvou de um estupro, que romântico." (ela também usou desse plot de salvador quando e lena foi alvo de homofobia diversas vezes).

esse livro inteiro é problemático, era para ser um clichê mas a autora romantizou muita coisa. esperei que o final fosse a lena entendendo que ela não deve necessitar tanto de alguém como ela necessita da alicia. afinal, aquilo não é amor, é dependência. mas obviamente a autora está cagando para isso, já que fez essa obcecada ficar ainda mais obcecada a cada página do livro.

é isso, pensei muito antes de escrever essa resenha, ainda mais por ser um nacional, mas é simplesmente inaceitável o que aconteceu nesse conto. não recomendo para ninguém, e espero que a autora revise e perceba os milhares de erros cometidos. uma leitura sensível já iria poupar metade das problemáticas.
beatriz3345 03/07/2021minha estante
SIMMM mds, e o pior que eu si vi gnt falando bem desse livro

maria 03/07/2021minha estante
chocada? eu estava pensando em ler pq vi a sinopse e achei que seria muito bom?

aquilla 03/07/2021minha estante
esse conto é tudo menos bom kk disso eu tenho certeza. peguei pra ler porque vi falarem mt bem no booktok mas foi a pior decisão que já tomei

Ellen 20/07/2023

Perfeito
Livro de romance lindo, bem clichê mesmo, mas, CUIDADO COM OS GATILHOS, o livro é perfeito mas contém vários gatilhos, abortando sobre diversas coisas então procurem antes de ler o livro. Amei muito e está com certeza favoritado, leiam!????

Giovanna1524 06/08/2021

Eu nem sei muito bem o que escrever sobre esse livro, comecei ele pensando ser bem leve mas com a leitura percebi que na verdade é um livro cheio de gatilhos e um pouco problemático. Acho que a história tinha tudo pra ser boa masss.... não deu muito certo
anac18 06/08/2021minha estante
é nacional, amg?

Giovanna1524 07/08/2021minha estante
é nacional sim

Nani__ 24/02/2023

Acho que presiso de terapia kakakakaka
Mano.... E um clichê suuuper fofo? E claro que é
Mas por favor prestem atençao no próprio livro fala, esse livro contém estr?p0, e viol3nc!a se vc tem gatilho não leia.
A Alice sofreu tanto, tadinha dela, QUE PADRASTO E MÃE DESGRAMADOS
O JEFFRRY AQUELE SEM ALMA MERECE TOMAR UMA SURRA DE PILHA(dá muito odio dele, misericórdia), ele não pode nem ser chamado de "ser humano" ele é tudo de ruim na vida.
Elena sofreu tbm o dozinha dela.
Saindo das coisas ruins e indo pras boas?
A mãe da Elena e uma fofa, ela e uma querida pra mim
Os melhores amigos da Elena também são muito fofos
Amei os momentos da Elena e da Alice foram uma gracinha, elas são lindas juntas, o clichê e muito bom (o famoso "s nerd e a popular kakakkaka adoro) elas são um casal lindo
O livro em si e perfeito, tem seus momentos em que você só quer chorar e surta e dizer pra a alice que ta tudo bem, como tem momentos que você ta mais feliz de elas juntas, e bom livro sim eu indicaria pra alguém se me perguntasse, mas tenha a consciência que tem sim alguns gatilhos e você tem que ver muito isso antes de ler. Enfim resumindo tudo "presiso de terapia kakakakaka". (Ah antes que eu me esqueça, e um livro pequeno mas acontece muita coisa, enfim XAUZINHO

lasthours 25/08/2021

Triste que esse tenha estraga a sequência de bons livros brasileiros que venho lendo. vi algumas pessoas falando sobre o conteúde sensível, mas não acho nem que esse tenha sido o problema, embora ela realmente deveria ter colocado um aviso,

Pra mim, o problema foi a personagem principal, ela mirou adolescente apaixonada e acertou em uma garota obcecada, a forma como ela se sente não é saudavel, e a autora perdeu a oportunidade de retratar isso no final da narrativa, mas deixou como se tudo estivesse ok, sendo que em muitos momentos é muito ruim ler como ela se sente.

Rebekah4 29/12/2023

Clichê de sessão da tarde
Eu tenho pouca coisa pra dizer sobre o livro.
Ele é muito sessão da tarde, bem clichê de novela, tem alguns gatilhos, mas no final temos o queridinho FELIZES PARA SEMPRE.
Livrinho curtinho, maravilhoso, fofinho, personagens belíssimas, enfim perfeitinho.

Bia - Resenha de Unicórnio 10/08/2021

Fofo e dramático
Esse livro é cheio de clichês que eu costumo ver em coisas héteros mas com duas meninas de 17 anos. Achei a leitura super rápida e a parte dramática também foi bem trabalhada. Eu adorei a leitura, recomendo!!

Ana 25/11/2021

O livro tem uma escrita muito gostosinha de ler e não é algo cansativo. Além do mais, possui um excelente desenvolvimento, que mesmo com um número relativamente baixo de páginas, é aquele tipo de história que prende o leitor.

O livro não gira somente em torno do romance, mas também da resolução de conflitos internos de cada personagem. Esse livro apresenta assuntos que podem ser sensíveis e difíceis a algumas pessoas, mas a autora conseguiu abordar esses temas de forma responsável. Bom, essas personagens tão humanas e tão reais me conquistaram, amei.

evie 24/09/2023

Se tudo realmente fosse um clichê
é uma boa leitura pra quem quer ler algo rápido.
trata de assuntos muito pesados e que podem ser gatilho pra muita gente, mas não torna o livro ruim. achei o casal principal umas fofissímas e o final é legal.

Danielle 05/07/2021

já começou que é um livro br que tem ambientação nos eua ??? EU não curto muito isso.

ok é um clichê é a história que ja vimos 19191920qvezes mas achei muito repetitivo e enrolação. Além que eu achei ambas personagens chatas uma com dependência emocional e a outra sem responsabilidade efetiva.

a cena de assédio foi bem desnecessária.

se você não se importar com as coisas supracitada vai amar o livro, mas com tudo eu não recomendo.

KENIA 15/09/2021

Não é só um clichê
A princípio o livro é o típico clichê que amamos : Lena uma nerd nada popular que tem que lidar com o bullying do atleta da escola por sua sexualidade e origem latina, some isso ao fato desse cara ser ex da paixão de Lena. Alicia é a garota mais bonita e popular da escola e por isso parece tão incansável pra ela.
Mas estamos falando de um clichê e uma aproximação entre as duas logo acontece, não da forma que Lena esperava já esse contato se deve ao fato de encontrar sua crush machucada e chorando no banheiro da escola.
A partir daí elas começam a desenvolver uma relação de amizade que logo evolui pra algo mais,tornando realidade tudo q Lena sempre quis viver com a garota pela qual é apaixonada. Porém Elena logo percebe que a vida de Alicia não é nada perfeita e que ela guarda algum segredo, e quando o mesmo é finalmente revelado ela fica em dúvida se entre cumpre a promessa feita Alicia de não contar a ninguém ,ou tentar salvar ela do pesadelo que vive , e ter como consequência que ela não a perdoe por isso.
Gostei muito como o relacionamento delas começa a ser desenvolvido a partir do momento que elas têm um verdadeiro contato no banheiro, amo as interações das duas. Gosto também da relação da Lena com a mãe e os amigos, não tornando o livro todo só sobre elas, gosto quando os personagens tem uma vida além do romance em si.
Um outro ponto que gostei foi o fato da autora ter mostrado como é importante denunciar abusos,seja ele em casa ou na escola. E que devemos prestar atenção se não está acontecendo com alguém próximo a nós que está apenas disfarçando sua real situação.