Se Eu Fosse Um Clichê

Se Eu Fosse Um Clichê Julia Rietjens

Resenhas - Se Eu Fosse Um Clichê

KENIA 15/09/2021

Não é só um clichê
A princípio o livro é o típico clichê que amamos : Lena uma nerd nada popular que tem que lidar com o bullying do atleta da escola por sua sexualidade e origem latina, some isso ao fato desse cara ser ex da paixão de Lena. Alicia é a garota mais bonita e popular da escola e por isso parece tão incansável pra ela.
Mas estamos falando de um clichê e uma aproximação entre as duas logo acontece, não da forma que Lena esperava já esse contato se deve ao fato de encontrar sua crush machucada e chorando no banheiro da escola.
A partir daí elas começam a desenvolver uma relação de amizade que logo evolui pra algo mais,tornando realidade tudo q Lena sempre quis viver com a garota pela qual é apaixonada. Porém Elena logo percebe que a vida de Alicia não é nada perfeita e que ela guarda algum segredo, e quando o mesmo é finalmente revelado ela fica em dúvida se entre cumpre a promessa feita Alicia de não contar a ninguém ,ou tentar salvar ela do pesadelo que vive , e ter como consequência que ela não a perdoe por isso.
Gostei muito como o relacionamento delas começa a ser desenvolvido a partir do momento que elas têm um verdadeiro contato no banheiro, amo as interações das duas. Gosto também da relação da Lena com a mãe e os amigos, não tornando o livro todo só sobre elas, gosto quando os personagens tem uma vida além do romance em si.
Um outro ponto que gostei foi o fato da autora ter mostrado como é importante denunciar abusos,seja ele em casa ou na escola. E que devemos prestar atenção se não está acontecendo com alguém próximo a nós que está apenas disfarçando sua real situação.

leashy loo 25/12/2022

não foi para mim
o livro foi algo completamente diferente do que eu imaginava: o desenvolvimento dos personagens e da história deixou muito a desejar.
a história parece muito com uma fanfic adolescente feita para passar o tempo, e como não sou muito fã desse estilo de escrita, acabei não gostando muito.
a trama tem MUITOS gatilhos e cenas pesadas de verdade, e apesar dos avisos, realmente não estava esperando por isso num livro tão clichê assim.
um ponto forte da narrativa é que os agressores não saíram impunes (ao contrário do que acontece nos livros da colleen hoover), e sofrem consequências sérias por suas ações.
enfim, a história realmente não me agradou, mas se você curte fanfics clichês com uma pegada meio dark, "se eu fosse um clichê" é perfeito para você!

mberquoo 24/01/2021

Superou as expectativas
Sabe aquele livro que você nem percebe que leu tanto em tão pouco tempo? Esse livro é exatamente desse tipo.
As protagonistas são muito cativantes e os pontos que a história levanta (violência doméstica, xenofobia e homofobia, esses 2 últimos no ambiente escolar) tornam a leitura uma experiência marcante e interessante para o leitor.

A obra é curta: são 138 páginas. Mas mesmo assim conseguimos nos conectar com Alicia e Elena perfeitamente, vibrando e chorando com elas. O romance das duas é muito bem construído, assim como o plot por si só. Da pra ler em uma sentada, mas se prepare para se assustar de ter acabado tão rápido e desejar por mais!

Achei que seria um livrinho qualquer, com uma história mais ou menos e sem nenhum plot twist: eu não podia estar mais enganada!

Ana 15/04/2021

Uma leitura rápida e incrível! Não consigo acreditar que tantos problemas atuais foram tão bem tratados em menos de 200 páginas. Li esta manhã entre aulas e intervalos, a linguagem simples fez com que eu lesse depressa. Acho um livro que todos deveriam ler também.
Aviso: gatilho de estupro, abuso e homofobia

lisboa 04/01/2022

se eu fosse um clichê
esse livro me surpreendeu muito, serio, eu esperava que ele só fosse mas um dos vários romances fofos que eu leio, porém me surpreendi completamente com o rumo, me apaguei muito aos personagens, amei cada momento, chorei.

beatriz3345 08/04/2021

decepção
eu esperava mais, estava animada pra ler um romance sáfico, porém acabei decepcionada.

Primeiro que nas primeiras páginas já se percebe uma escrita rasa, e me incomodou muito a construção do relacionamento do casal, já começa o livro com a personagem totalmente obcecada pela outra, o que chega a ser chato, da a sensação que do nada elas começaram a ter uma relação, que por sinal super mal desenvolvida.

Os personagem não são aprofundados o que eu senti falta, não aprofundou as relações de amizade que se diz super forte.

Mma coisa que me incomodou muito foi o descaso com tema importantes como abuso sexual e físico, tentativa de estupro, no livro isso é usado como tensão do livro, e não é levado a sério.

Gostaria de ter visto mais os sentimentos das protagonistas, como tudo vivido por elas afetaram e afetam a vida delas.

lolaugs 29/09/2021

a escrita é fluída e leve, mesmo que meio repetitiva as vezes. não sinto como se eu conhecesse de verdade a personalidade das personagens. o livro é cheio de gatilhos e assuntos seríssimos, que não recebem a devida atenção e acho que não são abordados da forma totalmente correta no livro, mas pelo menos foi denunciado e o livro teve um "final feliz". confesso que não torci pelo casal e acho que elas ficaram juntas muito rápido, mas o livro não é ruim.

Juuh.Silveira 18/06/2022

Ó LIVRO BOM
Eu realmente gostei bastante do desenvolvimento da história, o final é ótimo só tem que tomar cuidado com os Gatilhos porque tem BASTANTE Gatilho e pra algumas pessoas é realmente bem pesado mas tirando isso é realmente sensacional

mamá 06/08/2021

antes fosse só um clichê, cuidado.
se fosse a história clichê de amor da nerd com a popular estava tranquilo, mas esse livro trata assuntos extremamente pesados e complicados, que podem ser enormes gatilhos, coisa que você definitivamente nem desconfia pela capa.

na expectativa de ler algo leve e com romance sáfico, ganhei uma leitura carregada de traumas, angústias e preocupações.

na minha opinião, faltou desenvolvimento e coerência em alguns pontos, fiquei irritada, preocupada, e sempre imaginando o que eu faria se fosse as personagens, porém, de toda maneira, foi uma narrativa que me prendeu bastante, principalmente após os 70%, que eu não consegui dormir até concluir.

acho que é necessário mais cuidado para lidar com temas tão delicados, eu realmente nunca tinha lido nada desse tipo, e não sei se leria novamente, não é algo que me atrai.

Gabi 15/01/2021

Fofo
Fala sobre Elena, uma menina lésbica, que se apaixona pela menina popular do colégio. Todos acham que a menina popular tem uma vida maravilhosa, mas na verdade não é bem assim.
??O livro me prendeu quando chegou mais ou menos na metade.
??A leitura é super fluida e os personagens são legais.
??Eu achei muito fofo o final kkkk
Ps: tem alguns gatilhos.

Sayuri 24/10/2023

Se eu fosse um clichê
Tudo começou quando Elena encontrou Alicia chorando no banheiro feminino. Quer dizer, foi bem antes disso, para falar a verdade, já que Elena é aquele típico clichê ambulante completamente deslumbrada pela garota mais popular da escola, sem ao menos ter conversado com ela. Tímida e preocupada somente em ir bem na escola para se provar digna - afinal, ser latina nos Estados Unidos significa sempre ser questionada de sua inteligência -, Elena acaba por se aproximar da garota que ama e vê, em pouco tempo, a amizade se tornando algo a mais. Até que Alicia confia a ela seu segredo mais íntimo. Elena passa, então, a viver um dilema: ser leal à garota que ama ou salvar a vida dela? Independente do caminho que decidir escolher, sabe que poderá perder Alicia para sempre.

A obra não recomendada para menores de 16 anos. Contém gatilho de estupro e violência doméstica. Para alguns pode ser desconfortável.

Foxfire 08/07/2021

Fiquei um tempo pensando se fazia essa resenha ou não, mas acho que pode ajudar algumas pessoas a decidir se é uma boa ler.

Esse livro tem alguns problemas sérios com assuntos muito importantes sendo usados de maneira errada.
Já li vários livros com gatilhos como abuso doméstico, estupro e bulling, mas sempre foram tratados com a devida importância.

Entendo que na primeira vez que Lena viu os hematomas em Alicia ela não poderia questionar, por não ter proximidade, apesar de que, na vida real, quando vemos algo assim questionamos, e se não questionamos é por não nos importarmos.
A partir do momento que Alicia conta para Lena, não tem como elas ficarem agindo normalmente.

As situações não são realmente explicadas e POR QUE FAZER A MENINA PERDOAR A MÃE SEM AO MENOS MOSTRAR ALGUMA INTERAÇÃO ENTRE ELAS?

Eu gostei da premissa do livro, mas foi muito mal trabalhado, parece ter sido escrito por uma adolescente, que não entende a complexidade desses gatilhos e o quanto uma boa leitura pode ajudar.

Desculpe se fui ofensiva com esse comentário. Não é a intenção, mas precisava deixar registrado.

Belleð 17/06/2021

Não recomendo
Esse livro começa legalzinho, mas fica super repetitivo, insistente e sem graça já na metade! Tive que me forçar muito para acabar, pulando boa parte da história.