Rule of Wolves

Rule of Wolves Leigh Bardugo

Resenhas - Rule of Wolves

Jess 04/04/2021

Eu não sei o que escrever nessa resenha porque ainda me sinto totalmente abalada por esse livro, mas vamos lá...

Em primeiro lugar: o que foi isso?

Eu não tinha nenhuma expectativa com essa duologia. Não por não gostar dos personagens, mas no momento em que descobri sobre certos acontecimentos acabei ficando um pouco desanimada, mas ainda queria dar uma chance e acabou que deu tudo certo. O primeiro livro foi muito bom e saber mais sobre os personagens que eram até mais secundários da trilogia Grisha foi uma surpresa muito bem vinda.

Se o primeiro livro é bom, o segundo é absurdamente incrível. Eu não saberia nem por onde começar a explicar o que essa leitura fez comigo e com o coitado do meu coração. Algumas cenas me deixavam absurdamente nervosa, principalmente em batalha, e outras destruíram o meu coração em mil pedaços.

Demorei um pouco pra conseguir pegar o ritmo da história, mas depois da metade do livro, com algumas participações especiais, o livro avança e muito.

Quando eu gosto dos personagens, o que acaba sendo todos desse livro, eu acabo ficando muito aflita durante toda a leitura e só consigo relaxar quando tudo acaba, lá no final, literalmente na última página. E com essa leitura não foi diferente. Esses personagens são o meu mundo. A evolução da Zoya é o ponto mais alto do livro. É simplesmente incrível acompanhar a menina da trilogia Grisha até a mulher desse último livro.

Sobre um certo personagem... Eu achei que ele seria mais importante nesse segundo livro. Ele foi, mas também deixado um pouco de lado. Foi bom estar dentro da mente dele, ler sobre o seu lado da história e também confesso que consegui sentir um certo apego a ele do qual não tinha conseguido ter na trilogia Grisha. Porém, esperava algo mais dele, de verdade.

O meu coração está orgulhoso de todos os personagens, mas eu gostaria de falar especialmente sobre um: Nina Zenik.

Nina, a personagem que eu não saberia como amar mais do que amo agora. Tão doce e determinada, que sofreu tanto durante todos esses livros e que merecia tanto amor quanto a felicidade. Nina, uma das personagem mais fortes, mais humanas, mais queridas, que tem todo o meu coração. Eu chorava durante a leitura de tanto que essa personagem me encheu de orgulho.

Nikolai. O que falar de Nikolai Lantsov? Simplesmente impecável, como sempre. Eu achei que ele teria uma narrativa diferente da qual teve, mas eu realmente estou feliz por isso. Ele é um dos meus personagens de conforto. A forma como eu me divirto com ele é única. Leria, absolutamente, tantos mais livros sobre ele.

Foi uma leitura bem intensa. E tão boa. Algumas reviravoltas me pegaram muito de surpresa.

E o final? O que foi aquele final? Aquela última linha? Por favor, Leigh Bardugo, faça acontecer!
@bookslayse 06/07/2022minha estante
Moça me da um spoiler? A Alina aparece? Se sim, me explica please?

Jess 06/07/2022minha estante
Ela aparece, sim. O motivo envolve um certo personagem que volta no primeiro livro.

@bookslayse 06/07/2022minha estante
Entendii, demora muito pra aparecer? To no começo de Rule of wolves ainda

Jess 06/07/2022minha estante
Não me lembro muito bem, pode ser pela metade.

solandbooks 15/01/2023minha estante
A ultima linha me matou viu, estou esperando leigh bardugo ansiosamente

Gabi_ribs 15/02/2023minha estante
Essa resenha resumiu tudo!!! NINA MEU CRISTALZINHO merece toda a felicidade do mundo, Nikolai eu imaginava outra coisa, mas fui gostando cada vez mais dele, e no final foi um sentimento diferente mas muito bom, e Zoya merecia demais essa evolução ?

allofem 03/04/2024minha estante
eu ainda to embasbacada com o rumo que as coisas tomaram, com os povs se conectando com tanta maestria e de um jeito TÃO imprevisível? nem em um milhão de anos eu imaginaria que tudo isso aconteceu!!!/!,! a mente de titânio da bardugo me assusta

Ktsan 07/12/2023minha estante
amo d+ eles

ana lú 30/07/2021

Surpreendente
Em "King of Scars" minhas expectativas estavam muito altas e acabei me decepcionando um pouco, pois esperava um livro incrível, mas foi simplesmente bom. Então para "Rule of Wolves" eu não esperava algo fantástico, mas foi! Que livro incrível!
Leigh Bardugo trouxe um livro cheio de desenvolvimento no enredo, nas relações entre as personagens e seus entendimentos com eles mesmos!
A autora apresentou vários conflitos durante a narrativa e ela conseguiu, com excelência, concluir todos eles, trazendo um final perfeito para essa jornada por esse universo incrível!
Sentirei muita saudade dos momentos e personagens que os livros do Grishaverse me apresentaram!
Como eu amo Nina, Nikolai e Zoya, ler esse livro me trouxe muito conforto. E dessa vez os capítulos deles apesar de se tratarem de coisas diferentes estavam muito bem interligados.
Eu amei poder desfrutar também da companhia de personagens de outros livros do Grishaverse, que mesmo que por um momento breve, me deixaram matar um pouco a saudade!
Esse final me deixou muito ansiosa! Com um ganchinho para um possível terceiro livro para a série dos Crows!
Eu amei todos os detalhes desse livro! Uma experiência incrível e que irei guardar com muito carinho no coração!

?Maybe the gift of being human is that we do not give up ? even when all hope is lost?

?But love wasn't a spell, some kind of benediction to be whispered, a balm or a cure-all. It was a single, fragile thread, witch grew stronger through connection, through shared hardship and honored trust.?

! spoiler !
Eu AMO Zoya e Nikolai! Eles são fantásticos juntos, separados... Não importa! Eles tem uma coisa única que faz eu gostar ainda mais deles! São personagens pelos quais tenho um carinho enorme!

? What if I say I can't bear to lose you?
? I'd say you're a lier. That claims like that belong to romantic ninnies.
We would go on, you and I. If I couldn't be queen, you would find a way to win this battle and save this country. You would make a sheltering place for my people. You would march and bleed and crack terrible jokes until you had done all you said you would do. I suppose that's why I love you.
? All Saints, say it again.
? I will not.
? You must.
? I'm the queen. I must do nothing but please myself.
? Would it please you to kiss me?

Confesso que não sei se estava preparada para superar Matthias, mas eu amei Hanne e acho que ela e Nina criaram um laço e uma conexão incrível e que me contagiou! Fiquei muito feliz com o desenvolvimento e final delas.

? Never let me go.
? Never.

?It's not a lie. You're my prince and you have my heart.?

Queria Estar Lendo 12/04/2021

Resenha: Rule of Wolves
Rule of Wolves é o último capítulo do universo Grisha, criado pela Leigh Bardugo lá em Sombra e Ossos. Sequência direta de King of Scars, esse livro veio para dar um fechamento às histórias entrelaçadas por guerras e pessoas mágicas e fez isso com louvor.

Esta resenha vai conter spoilers de King of Scars, da trilogia Grisha e da duologia Six of Crows.

Rule of Wolves se inicia exatamente onde King of Scars teve fim. O Darkling retornou através do ritual realizado na antiga Dobra das Sombras e agora é prisioneiro do rei. Enquanto tentam decidir como lidar com esse visitante nada bem-vindo, Nikolai e Zoya têm que cuidar das fronteiras de Ravka e da guerra iminente contra Fjerda.

Do outro lado do mapa, Nina ainda está vivendo sua vida de espiã. Ao lado de Hanne, a única pessoa que sabe a verdade sobre sua identidade e sua missão ali, Nina segue observando os passos do comandante Brüm e, devagar, da realeza fjerdana. Procurando, sempre, alguma brecha em seus planos que possa ajudar os ravkanos a vencer esse embate.

Enquanto o ritmo de King of Scars me incomodou pela lentidão durante quase metade da história, a narrativa de Rule of Wolves começa bem mais frenética e mantém esses picos de adrenalina com momentos de monotonia de maneira bastante regular. Em nenhum momento desse livro eu me senti entediada - com exceção dos capítulos da Nina, mas já falo sobre isso - ou perdida na história. Tudo era interessante, tudo entregava boas reviravoltas pra trama principal.

O arco da guerra entre Ravka e Fjerda é muito intenso do começo ao fim. O fato de Ravka ter menos números e menos aliados e estar lidando com uma força militar superpotente causa tensão na narrativa; você sente medo pelos personagens, pela incerteza do que vão confrontar, pelo que precisam fazer para estar à altura da luta.

David e suas invenções bélicas pode ser uma chance para o país, mas ainda é uma chance em um milhão. As participações dele e da Genya no decorrer da história foram ótimas, especialmente uma em particular que me fez sorrir e chorar.

Leigh Bardugo realmente não poupou na hora de escrever momentos emocionantes. É realmente uma despedida, porque temos participações especiais de tudo que é canto. Da trilogia Grisha, rostos familiares retornam em momentos chave. De Six of Crows, também. Eu gritei e berrei e corri em círculos com todos os personagens conhecidos aparecendo para ajudar com o que sabem fazer de melhor; uma participação, acima de todas, me deixou com o coração acelerado de tão BOM que foi o momento que a Bardugo escolheu para colocá-la ali.

Em relação ao núcleo principal, o arco da Nina foi o mais morno para enrolado como já tinha acontecido no volume anterior. Eu não consegui me importar, realmente, com tudo que estava acontecendo porque soava como um repeteco dos dramas já vistos em relação ao seu luto e sua tentativa de superação.

Eu esperava mais em relação ao emocional da Nina, mas tudo soou artificial e apressado. A rainha do slowburn apressando romance, vê se pode! Ainda mais com o potencial que esse aqui tinha, começando na amizade para algo mais. A bem verdade, eu não senti a urgência e o angst todo que esse casal clamava ter, então foi só uma faísca que não me despertou em nada.

E o final exato que a Bardugo deu pra ela e pro ship... Eu me senti bem "tem certeza?" com relação a UMA COISA. Toda a questão abordada durante o livro é ótima e super válida (e eu espero que tenha passado por leitura sensível), mas a última decisão que certos personagens tomam, o que eles decidem fazer... Não. Apenas não.

A respeito de todo o resto pelo que a Nina tá passando ali na Corte do Gelo, tem momentos bem tensos de espionagem e segredos descobertos e tem umas situações que eu me perguntei cadê a Nina Zenik e por que substituíram ela por uma toupeira?!

"Talvez o poder em ser humano é que nós não desistimos - mesmo quando toda esperança está perdida."

Fjerda é revoltante, mas também tem aquele espaço para falar sobre doutrinação e tem um pequeno empurrãozinho da Nina em direção a outras crenças. Eles viveram vidas acreditando que os Grishas eram monstros, deturpações da natureza, mas não seria seu próprio deus um problema também? Por que os Grishas não podem ser os fazedores de milagres?

No núcleo de Ravka, Nikolai e Zoya roubam todas as cenas. Eles são intensos, sua relação é de soltar faíscas e, nossa, eu morreria pelos dois. Pelo Nikolai, todo mundo já sabe, mas a Zoya foi um espetáculo de personagem desde a primeira cena.

Furiosa, feroz e extremamente dedicada à salvar seu povo e seu país, ela é uma soldado poderosa, uma Grisha impossível de parar e ainda carrega consigo um poder ancestral que, se despertado, pode mudar todo o jogo de poder no mundo.

Eu adorei seus momentos de vulnerabilidade. Quando conhecemos mais sobre seu passado, sobre suas origens e o que isso tudo representa para ela. Sua relação com os outros personagens foi essencial para a história também, mostrando o quanto ela se importa, mesmo fingindo tanta frieza e mantendo a pose estoica.

Zoya é uma força da natureza e eu amei, amei, amei todo tempo de história que a Bardugo dedicou à ela. Todo o arco que deu para a personagem.

"Ela podia silenciar uma tempestade tão facilmente quanto podia convocá-la."

Nikolai, sempre engraçadinho e sarcástico, carrega todo o peso da coroa, da guerra e do que isso significa para o seu país. Eu sofri por ele, chorei por ele e o amei ainda mais. Todas as suas decisões são inteligentes, racionais ou emocionadas, e com razão. Todas as suas escolhas são feitas sob medida e muito cálculo.

Tudo que ele faz, todas as peças que move no tabuleiro, tudo é essencial para o desenvolvimento da história - o que mostra mais e mais a mente brilhante por trás do rei das cicatrizes.

E abram alas para o melhor ship impossível/angst de doer o coração que já existiu no mundo Grisha que é Zoya e Nikolai. As relações políticas e seus cargos os impedem de ficar juntos, suas mentes teimosas os impedem de revelar seus sentimentos, e a gente sofre muito por isso. A química entre os dois salta das páginas e só dá vontade de chorar e rolar pelo chão porque é impossível, mas você quer!

Tem uma cena em particular que eu parei de ler de tanto que estava chorando e soluçando.

O arco dos Shu Han se encaixa muito bem à guerra como um todo e traz algumas revelações surpreendentes para a história. Não vou falar muito a respeito, mas eu gostei de tudo o que li - nas questões políticas, nas diferenças culturais e até nas alianças inesperadas.

"Como paramos isso?"
"Matando o Darkling."
"Essa é a sua resposta para tudo."

Acho que a última peça essencial, para minha absoluta revolta, é o Darkling. Sim, esse inferno voltou. Sim, continua um porre com os discursos de vilão megalomaníaco que acha que tá fazendo o certo em tudo. Eu amei seus confrontos com outros personagens porque todos apontaram o dedo na cara dele pra mostrar o quanto era hipócrita e ridículo e monstruoso.

Mas também fiquei surpresa porque o arco dele na história é um encerramento interessante. Não imaginei que a Bardugo seguiria por aquele caminho, mas que outro final um assassino que se considera o santo salvador poderia ter?

"Somos todos monstros agora, Nikolai."

Rule of Wolves foi um final arrebatador pra roubar seu fôlego e seu coração. Foi um adeus (por enquanto, definitivo) ao universo Grisha e um recomeço para todos os personagens mais queridos dessa saga. Eu me despeço de todos eles, mas deixo aqui um adeus especial para os meus mais queridinhos de todos os livros: Nikolai, Alina, Inej, Kaz, Jesper, Wylan, Zoya, Nina, Matthias, Maly, Tolya, Tamar. Obrigada por todas as suas histórias.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/04/resenha-rule-of-wolves-leigh-bardugo.html

Thaysa 11/04/2021

We're all monsters now.
Por ora, uma boa despedida para o Grishaverse. Repleto de presentes para os fãs, Rule of Wolves consegue ser melhor do que King of Scars, mantendo um bom desenvolvimento do início ao fim e carregado de emoções a lá Leigh Bardugo.

Achei a história aqui mais equilibrada entre as duas partes. Ambas conseguem prender muito, a ação, cenas de emoção e reviravoltas estão bem distribuídas e algumas participações especiais me fizeram surtar de alegria e matar a saudade. Ainda assim é um livro com alguns problemas, principalmente porque reflete os problemas do anterior mas se comparados com tudo que a gente recebe aqui, são perdoados.

Individualmente falando, tanto Nikolai quanto Zoya tem um grande desenvolvimento em RoW. Muito bonito de acompanhar e relembrar das primeiras aparições deles lá atrás. A Zoya tem um crescimento gigante e a conclusão desse livro foi a coroação disso. O Nikolai finalmente brilha em sua duologia, mostrando que é realmente the too clever fox.

Agora, quando pensamos no casal fica ainda melhor, porque tudo que eles passam e evoluem eles fazem juntos, buscando apoio um no outro. É o melhor slowburn do mundo!!! Do tipo que te faz gritar porque claramente eles se amam mas não ficam juntos logo! O livro todo é você torcendo para que as coisas dessem certo para eles.

Quanto ao arco da Nina, é muito bem desenvolvido e o papel que ela exerce é essencial para a história. Deu aula de manipulação, aproveitou cada oportunidade para ajudar na guerra e é aqui que o título do livro faz total sentido.

O retorno de certo personagem ficou completamente perdido nessa narrativa e só ocupou espaço desnecessário. Um vilão que na trilogia era tão temido aqui ficou tão "bobo". Sim, ele é péssimo, mas conseguimos dar uma risadinha com seus capítulos. Aquela risada com a mão na consciência pelo humor negro e incorreto, mas podíamos ter passado sem tranquilamente.

Talvez esse livro devesse ter mais páginas para desenvolver alguns plots levantados em KoS. Mas, pelo menos por enquanto, vamos ter só que imaginar como será o futuro do Grishaverse.

RoW foi um livro que li devarinho, não queria que acabasse, queria aproveitar cada momentinho com esses personagens e esse universo e valeu muito a pena! Eu amei o final dessa jornada, as conclusões e o modo como o livro termina, dando asas à imaginação.

bygracie 25/09/2023

ZOYA EU TE AMO. apesar de terem acabado com toda a história da nina, esse foi o unico ponto baixo. simplesmente perfeito e nao aguento mais sofrer. matthias vc estará sempre em meu coração

moonljte 24/12/2021

EU AMEI MTOO
isso n é uma resenha, vai ser só eu comentando os meus surtos pq ta complicado
gente? como se supera um livro desses?
esses 5 livros que eu li durante essas duas semanas foram um desafio que eu mesma me forcei a cumprir, qual era: terminar a triologia shadow and bone e ler a duologia de king of scars antes do natal
como conclusão: eu nunca passei tanto mal em um curto período de tempo.
ri, chorei, gritei, fiz chilique, virei noites, sofri mto

eu n sei nem mais como surtar pq eu ja gritei mto hoje (terminei o livro as uns 20 min atrás)
NÃO TENHOS MAIS LÁGRIMAS PARA CHORAR
fora a esse final com gancho para SoC3
ai nmrl que livro rapaziada, QUE LIVRO!
e eu li achando q tinha levado spoiler, então eu fiquei o tempo todo pra tal coisa acontecer e NÃO ACONTECEU ndieneiwk me estressei atoa
mas é isso, leiam e surtem. É ÓTIMO!

beatriz 04/04/2021

rule of wolves
Não é sobre ganhar ou perder mas nesse livro: EU GANHEI SIM!!!!!!!!!!!! Já vi gente falando que esse livro é fan service mas quer saber? joga fan service que eu não reclamo não, se for pra ficar lendo livro e as coisas que eu quero acontecerem nem quero ler mais, quero terminar os livros feliz e com o coração quentinho.

O desenvolvimento dos personagens, principalmente da Zoya e do Nikolai, como indivíduos foi incrível. Gostei muito com a Leigh abordou traumas e medos do passado, usando isso para os personagens se entenderem, enxergarem melhor a maneira como eles vêem o mundo e conseguirem seguir em frente apesar de tudo isso. Nina Zenik simplesmente INCRÍVEL COMO SEMPRE, entregando demais como atriz e espiã, o oscar está perdendo a nossa grisha apaixonada por waffles. Gostei demais, DEMAIS de como a autora desenvolve a Hanne nesse livro, um parte em especial que não vou contar aqui porque vai ser spoiler. A Genya foi importante em diversos momentos, sempre com os melhores conselhos de todos.

Gostei do plot da guerra, das intrigas políticas e de como tudo isso foi finalizado. Acho que combinou com o que a Leigh vinha trazendo ao longo da trilogia Grisha. Achei muito inteligente a maneira como ela abordou o desenvolvimento dos mais variados tipos de armas e como isso pode influenciar numa guerra, levantou uma discussão muito importante pro mundo em que vivemos.

E nosso Zoyalai... sem palavras pro meu slow burn favorito. Foi lindo de ler. Eu chorei, gritei, torci e vibrei muito com eles, por eles. Queria que eles me adotassem.

Tivemos também a aparição de certos personagens que só deixaram o livro ainda melhor e as portas abertas para uma seguinte obra, o que eu acredito que vá ser um crossover. Enfim, obrigada Bardugo por esse livro, pra mim tu entregou quase absolutamente tudo!!!!!

Denise 06/04/2021

Um final poderoso pra uma saga inesquecível
Rule of Wolves foi tudo o que eu pedi a deus SIM. A Bardugo classificou esse como o capítulo final do Grishaverso e não poderia ser um adeus mais perfeito para toda a saga que ela criou. A jornada do Nikolai e da Zoya é excepcional, cheia de momentos tensos e reviravoltas chocantes. A da Nina... Eu ainda não sei como me sinto a respeito, mas o final foi uma despedida ótima. No geral, o livro foi cheio de surpresas, de plot twists bem-vindos e com um final de me fazer chorar igual um bebê. Obrigada pela Alina, Maly, Nikolai, Zoya, Kaz, Inej, Nina, Matthias, Jesper, Wylan, Tamar, Tolya, pelos novos nomes e pelos que ficaram (menos o Darkling, esse aí pode ficar esquecido na história mesmo, babacão).

Já estou com saudade desse universo, mas feliz e satisfeita pelo jeito com que terminou.

fernandaomori_ 10/04/2023

Nikolai and Zoya ??
?Get a message to the Crow Club,? she said. ?Tell Kaz Brekker the queen of Ravka has a job for him.?

ELA É O PODER, ELA É A RAINHA, ELA É A DEUSA E ELA É DONA DO MEU CORAÇÃO!

Larissa 17/11/2023

O melhor livro da série
Gente, não sei nem como resenhar esse livro, através dele, me apaixonei por personagens que eu odiava, vi o crescimento de personagens que eu já amava, reencontrei velhos amigos e me apaixonei novamente por cada um deles de novo e de novo.
Porém a autora deixou o final aberto, espero que ela queira fazer pelo mais um livro pq me deixou com bem curiosa.
Amei demais casa linha. Super recomendo
Nicoly391 17/11/2023minha estante
Sério! Eu tô parada com ele há uns meses. Agora deu até vontade de voltar e dar mais uma chance?

Jackie! 04/05/2022

Entre Trancos e Barrancos!
Enrolado ou extremamente desenvolvido?! Essa é a dúvida que ficou, depois que terminei de ler essa história.
O livro acompanha vários arcos e pontos de vista de diferentes personagens, o que é típico da Leigh Bardugo, mas que não deixa de me incomodar um pouco. Afinal você está de boas lendo o pov do seu fav e do nada muda para a perspectiva de um personagem que você pouco se importa e que está passando por um momento totalmente contrário, causa muita quebra de expectativa.
A história da Nina foi a mais interessante para mim, porém também foi gostoso de ler o desfecho da história do Nikolai e da Zoya.
Mas o que eu mais gostei aqui, foi rever, mesmo que de "pano de fundo", os queridinhos do grisha verso (vocês sabem quem eles são). A "nostalgia" me pegou em cheio e o apego falou mais alto, no final não é isso mesmo que importa?!