Por um feminismo afro-latino-americano

Por um feminismo afro-latino-americano Lélia Gonzalez

Resenhas - Por um feminismo afro-latino-americano

1 | 2 | 3 | 4

cardangreenbriar 31/03/2024

Sendo bem sincera tô em choque com esse livro. não ia imaginar nunca que ia me cativar tanto, afinal, li ele em três dias. muito bizarro essa concepção toda e pensar que são coisas do nosso dia a dia como brasileiros mas que, nunca parei pra pensar com esses olhos, até porque querendo ou não, não faz parte da minha bolha.

Sophia.Campos 24/02/2024

Uma leitura necessária.
Sempre soube que Lélia Gonzales tinha uma sabedoria imensurável e por isso decidi ter um contato mais direito com seus textos.
Estou encantada com o conhecimento vasto que ela possui que me inspira em vários aspectos da minha vida.
Não é uma leitura rápida, mas cada palavra tem um motivo e faz parte de uma pauta muito necessária.
Viva Lélia e que a luta contra o racismo e a desigualdade persista até o fim. ??

Larissa.Cifarelli 16/02/2024

Lélia necessária!
Leitura importantíssima, o livro é divido em três partes: ensaios, intervenções e diálogos.
A única crítica que tenho é sobre a organização da obra, muitos textos acabam se repetindo no discurso (mas as vezes a repetição se faz importante).
Ao final tem um artigo: A propósito de Lacan, interessantíssimo porém um pouco complicado (como sempre Lacan, terei que reler com mais atenção), que conversa muito bem com a proposta da Lélia sobre o português abrasileirado ou o pretugues.
Lélia deveria ser estudo básico no nosso ensino.

Lviviyu 15/01/2024

Simples e bom
Gostei bastante, rápido de ler e bem didático, li por conta da escola mas gostei bastante fala sobre um assunto muito importante

Alexya 13/01/2024

Excelente
Faz um trabalho muito único de retorno aos processos subjetivantes de mulheres negras no período colonial e após. Um livro que deveria ajudar a fundamentar a prática clínica de qualquer um que se proponha a ser psicanalista em terras brasileiras.

Leila267 29/12/2023

Um verdadeiro acervo de Lélia Gonzalez
Esse livro é riquíssimo, é um verdadeiro acervo de Lélia Gonzalez, muito bem organizado por Flavia Rios e Marcia Lima, sem falar que a capa é linda!

O livro é distribuído em três partes: Ensaios, Intervenções e Diálogos, respectivamente.
Nos Ensaios, encontramos os textos mais acadêmicos, as formulações mais aprofundadas da autora como artigos que foram publicados em revistas, jornais, congressos...
As Intervenções, são textos referentes a palestras, participação em debates, artigos curtos, discursos transcritos...
Os Diálogos, é a parte que mais gostei de ler, mais fluida, são entrevistas a autora.

Em um momento Lélia pode falar em uma linguagem mais próxima, com camaradagem mesmo, em outro ela se aprofunda, traz toda sua intelectualidade, seu embasamento acadêmico e seu pensamento crítico.

Lélia falava, defendia, militava há 40 anos atrás sobre temas em relação a população negra, que poucos ousavam falar, e se direitos foram conquistados, saiba que a mão de Lélia fez parte disso!

lacklusterstarchild 18/10/2023

A true wake-up call to my white-whashed privileged ass
Lélia Gonzalez denuncia as disparidades socioeconômicas brasileiras e apaixonadamente reivindica pelos direitos das mulheres negras metendo o dedo na antiguíssima ferida (que se disfarça como super poder) do racismo sistémico presente no Brasil, que muito foi invisibilizado/vilanizado pelo Movimento Feminista de sua época.

Desde as maneiras de acumulação do capital até a ideologia do branqueamento, a antrópologa estirpe o processo de formação da hierarquia racial que hoje chamamos de Brasil mediante o resgate da história africana e suas contribuições para que a cultura brasileira assim tornar-se, além de estabelecer o lugar crucial da mulher negra nas últimas. Seu trabalho é brilhante não só no mundo acadêmico como também na esfera popular; sua organização política repercute até os dias atuais com a atividade do Movimento Negro Unificado (MNU), cujo foi uma das fundadoras em 1978. Queria poder lhe dar um abraço e um obrigada.

Jorlaíne 16/09/2023

Uma leitura necessária!
O livro apresenta informações contundentes sobre a segregação da mulher negra na sociedade.
Dados como o do censo de 1980 apresentam a mulher negra no fim da lista dos maiores salários.
Demonstra como as áreas destinadas a elas no mercado de trabalho são de trabalhos domésticos e de limpeza.
Ela não serve para babá, nem para recepcionista, pois ela não tem "boa aparência" por não ser branca.
Os trabalhos na televisão destinados a elas também são os de cozinheira, faxineira e trabalhadora rural. Papéis de destaque são direcionados às brancas, ou às mulatas (quando a adaptação pede uma pele não-branca).
São muitos os fatores apresentados no livro que demonstram a injustiça do racismo.
É uma leitura que vale muito a pena!

Krebo 28/08/2023

Como pode um livro escrito a tanto tempo ser tão atual para os dias de hoje? Pois bem, está é Lélia Gonzalez, meus amigos. Mulher preta, latino americana. Este livro devia ser leitura indicada nas escolas!

francezju 15/08/2023

Ler Lélia Gonzalez foi tão bom quanto ler Angela Davis, só que com a vantagem de que é sobre o nosso país que ela fala com maior foco - mas não exclusivamente, porque ela também trata sobre outros países da América latina. Ela também coloca o feminismo como uma luta de classes e anti racista, e não apenas como uma questão de homem × mulher.
Esse livro é uma coletânea de várias coisas da
Lélia, e incluiu palestras e entrevistas que ela
deu. Alguns assuntos muito abordados são o mito da democracia racial e o "racismo à brasileira", que é um racismo velado, e os diversos movimentos negros e/ou feministas negros. Esse livro traz tanta coisa importante que não dá nem pra querer resumir aqui. Leiam que vale muito a pena!

RaquelSales17 01/08/2023

Avassalador
Esse trabalho não se trata de um simples livros, mas sim o trabalho científico de verdades duras demais para serem ditas, só podendo ser registradas por quem sente na pele todos os dias o que é ser mulher negra.
É um livro denso e necessário.
Muito me representa e certamente lerei denovo

Talita.Lobo 09/07/2023

Grandiosa
É um prazer conhecer mais sobre Lélia! Eu tinha, há muitos anos, um desejo de conhecer mais a trajetória dessa importante brasileira por motivações pessoais. E que bom que o momento chegou este ano.
Conhecer um pouco mais da história de Lélia é conhecer tanta coisa ao mesmo tempo. É se aprofundar em assuntos tão complexos de uma maneira tão rica e diluída. Não é uma leitura fácil, os assuntos são muito densos, mas o linguajar, as ironias, a ?malemolência? da escrita é deliciosa.
O conceito de amefricanidade é de uma riqueza, de uma solidez extraordinária. Além disso, tantas mulheres são apresentadas, histórias de força e persistência de mulheres negras; a importância da luta contra o racismo; a própria construção da pensadora e suas influências políticas.
Uma leitura muito importante, um conhecimento sem limites.

Lilice 06/07/2023

Necessário!
Que leitura necessária é essa dos textos e falas de Lélia. Ela consegue reunir conceitos e informações complexas de uma maneira super gostosa de ler. Usa do deboche, ironia e com um rigor maravilhoso.
É um livro que possibilita conhecer um pouco da vida, obra e luta dela.
E para começarmos a entender do que consiste a nossa cultura.
Leiam Lélia Gonzalez!

naoeumaresenha 01/07/2023

Crioulo que se preze não pode ser de direita
Esse livro reúne diversos ensaios de lelia, mas é preciso dizer que, em todos eles, desde o inicio, lelia aponta que: não se discute raça sem discutir política. raça é política. ?cultural é política, com P maiúsculo.?
lelia é genial, não é atoa que é citada até por angela davis, afinal, não busquemos exemplos la fora temos os nossos aqui: lelia gonzalez, abdias nascimento, ailton krenak e por aí vai.

Henrico.Iturriet 19/05/2023

A minha dificuldade de leitura anda tremenda, é uma mente cheia e ansiosa e tenho certeza q esse livro nao decantou como deveria, apesar de que alguns de seus ensaios usarei para a minha pesquisa sobre negritude, o artigo que dá nome ao livro, é, para mim, o mais importante de todos eles.

Não fiquei na parte dos diálogos e intervenções, é um livro que se repete pois é uma coletânea, parte do texto completamente iguais e que são copiadas a uma outra versão do texto, com certeza análogo as edições originais.

O conceito de amefricanifade é o mais importante no meu entendimento, entendendo as nossas características latinas, afros e étnicas de uma sociedade plurirracial. Logo, abandonado pela academia, quero trazê-lo novamente nos meus trabalhos.

1 | 2 | 3 | 4