Árvore dos Desejos

Árvore dos Desejos K. A. Applegate

Resenhas - Árvore dos Desejos

Thamires 02/12/2020

Delicado e cheio de conteúdo. Ótimo para crianças.
A história ao mesmo tempo que traz a fantasia das plantas e animais como seres animados, retrata ótimas questões sociais e ambientais.
Eu me encantei pelo cenário da história, queria estar lá. É um livro ótimo para crianças, ensina sobre empatia, amizade, biologia com um toque de fantasia.
É uma delícia conhecer os personagens e a história dos nomes de cada animalzinho kkk Red é uma simpatia!
A edição é linda, impecável!
Um livro que lerei com os meus filhos um dia.

Isa 01/12/2020

Maravilhoso
Leitura rápida e maravilhosa! Daqueles que deixam o dia mais leve...

Pri | @biblio.faga 01/12/2020

Embora eu goste de livros que me desafiem, que me façam refletir, que me mostrem novas culturas e me tirem da zona de conforto, reconheço também a importância e a necessidade de livros que confortem e aqueçam o coração - especialmente quando falta à rotina essa leveza que todos nós merecemos.

Então, para começar dezembro com o pé direito, hoje trago a resenha de um livro leve e fofinho (:

O livro de Katherine Applegate conta a história de Red um carvalho centenário. Embora não seja um excelente contador de piadas [afinal, seu humor pode ser um pouco peculiar e enraizado demais - vemos que essa habilidade eu também não tenho haha], ele é um excelente prosador. Além de ser popularmente conhecido como a primeira “árvore dos desejos”.

Descrita como um conto de fadas moderno, a obra tem um enredo simples, mas que guarda uma simplicidade conhecida e reconfortante - o que permite que seja lido por pessoas de diversas idades; sendo esta a característica que mais me agrada no universo das fábulas.

As várias ilustrações auxiliam na imersão neste ambiente mágico. É deveras gratificante conhecer e dar um rostinho aos pequenos moradores do sábio Red, como a corva Bongô.

Como nem tudo são flores... ao tentar realizar o desejo da pequena e solitária Samar, o livro chama atenção ao problema do preconceito, da xenofobia, do medo imotivado e da hostilidade com relação ao novo e ao diferente, ações que, infelizmente, potencializam o sentimento de inadequação e de não pertencimento que acometem tantos imigrantes em tantos lugares por este vasto mundo.

Contudo, o nosso querido e sábio carvalho também reforça o poder e a força da amizade, da união e da empatia. E suscita a reflexão muito pontual: a necessidade de abandonarmos tradições e medos em prol aqueles de quem gostamos, mas, principalmente, por nós mesmos.

Afinal, "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

E tem melhor momento para essa reflexão do que o último mês do ano?

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Aline 30/11/2020

Muito amor por este livro
Que história linda e contada de forma tão delicada...
Uma das minhas favoritas do ano!

Dani 30/11/2020

O que os livros fazem com a gente é algo mágico mesmo né? Num dia surtamos com um e no outro choramos com outro.
?
Nesse teve choro! E um quentinho no coração incrível!
Li numa sentada. É uma fábula rica em grandes ensinamentos e em principalmente como ter empatia.
?
Red é um carvalho que já viu de tudo e é a árvores dos desejos do bairro. As árvores falam, mas Red sempre achou melhor nunca se pronunciar para os humanos. Mas algo acontece e é aí que a mágica se faz presente.
?
Um livro pra ser lido por qualquer idade, por qualquer pessoa. Esse livro veio na caixa do Clube Intrínsecos do qual eu sou assinante, e é belíssimo! As ilustrações internas e a diagramação transformam ainda mais esse livro numa magia impressionante!
?
Aquela história que nos mostra o poder da amizade e o quão ela pode ser transformadora! Terminar em lágrimas é quase inevitável.

Paloma 29/11/2020

Leitura para crianças e adultos
Esse é o tipo de livro que cada um tirará um aprendizado, sendo criança ou adulto, uma
graça, para ler com um sorriso no rosto!

Beatriz Rosa 28/11/2020

Uma fábula encantadora!
Busquei neste livro uma história que acalentasse meu coração, e encontrei uma árvore velha, sábia e fofoqueira, mas que conta boas histórias e ensina valiosas lições. O livro é absolutamente encantador, não somente pela narrativa, mas também pela beleza das ilustrações. Uma história rica em reflexões sobre pertencimento, respeito e empatia. Não se tornou apenas um dos meu favoritos, mas também entrou para a lista de livros que pretendo ler para meus filhos no futuro!

Malu 28/11/2020

Eu sabia que ia gostar desse livro assim que vi a capa, mas percebi que esse era um daqueles livros preciosos. Por isso esperei o momento perfeito pra ler e assim 2 meses depois que o recebi pela intrinsecos, eu terminei. É uma leitura rápida, fluída e muito gostosa. É tudo o que eu mais gosto em um livro, tem magia, personagens incríveis e cenas emocionantes. Pretendo reler ele muitas vezes mais :)
Carla 28/11/2020minha estante
Esse livro é perfeito ?

Leticia.Mariano 28/11/2020

Passagens de Árvore dos Desejos
" Mas e com pessoas, a gente fala? Falar de verdade - a coisa mais humanística que os humanos fazem? Boa pergunta. Afinal, as árvores têm uma relação complicada com as pessoas. Num instante, elas nos abraçam. No instante seguinte, nos transformam em mesas de palitos de dente."
" Mesmo assim, se algum dia você parar ao lado de uma árvore com uma cara bem amigável e quiser arriscar, tente prestar atenção. Mal não vai fazer. Árvores não sabem contar piadas. Mas contamos ótimas histórias. E se tudo o que conseguir ouvir for o farfalhar das folhas, não se preocupe. A maioria das árvores é um bocado introvertida."
" As pessoas falam com a ajuda dos pulmões, da garganta, da laringe, da língua e dos lábios, graças a uma intricada sinfonia de som, respiração e movimento. Só que existem muitas outras maneiras de trocar informações. Uma sobrancelha erguida, um risinho discreto, uma lágrima contida: esses também são maneiras de se expressar."
" A natureza é um eterno dar e receber."
" Os bichos não costumam sair de seus ninhos e tocas por livre e espontânea vontade. Têm medo de gente, e com toda a razão. Os animais competem por recursos, assim como os humanos. Eles devoram uns aos outros. Lutam para estabelecer dominação. Nem sempre a natureza é bela, justa ou gentil. Mas às vezes somos surpreendidos. E, a cada noite de primavera, Samar me lembrava de que existe beleza na quietude,elegância no acolhimento. E que nunca somos velhos demais para nos surpreender."
" Observando Bongô ganhar os céus, pensei, não pela primeira vez, nas minhas raízes profundas. Como deve ser a sensação de voar? De se aninhar? Nadar? Galopar? Deve ser uma delícia, sem dúvida. Alegria pura. Mesmo assim, não trocaria nem um pedacinho da minha raiz por nada disso. É uma tremenda dádiva amar ser quem você é."
" Eu amo muito as pessoas. Mesmo assim... Duzentos e dezesseis anos anéis de idade, e eu ainda não consigo entendê-las."
" Também fiquei me perguntando se teria feito o suficiente pelo mundo que eu tanto amava. Não era uma dúvida inédita, mas quando confrontamos a morte iminente, nossa atenção fica mais aguçada."
" Era como eu dissera a Bongô: 'Cada um de nós cresce como deve crescer, de acordo com o que nossas sementes determinaram há muito, muito tempo.'"
" Uma das vantagens de ser excelente ouvinte é que se aprende um bocado sobre o funcionamento do mundo."
" - A questão é que o mundo é um lugar difícil - prosseguiu Bongô - E isso vale tanto para os coelhos quanto para os lagartos e as crianças humanas."
" - Nem tudo nessa vida eu posso controlar - falei. - E, se pudesse, qual seria a graça?"
" Mas a verdade é que todo mundo precisa de um pouco de esperança."
" Ah, quanta coisa eu queria poder dizer àqueles dois! Queria dizer que a amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil."
" A família de Ama cresceu, prosperou, brigou, falhou, amou e riu muito. Sempre, o tempo todo, eles tiravam das risadas a força para seguir em frente."
" Eu quebrara a regra porque queria uma coisa. Queria fazer a diferença. Queria conquistar algo significativo antes de morrer. Tinha feito aquilo por mim, e por mais ninguém."
" ... - Mais sol! Que audácia! Estão esquecendo que isso significa menos oxigênio, minha gente? Menos beleza?"
" Queria me embebedar com as estrelas. Queria sentir as asas felpudas dos filhotes de coruja. Queria estender minhas raízes só mais alguns centímetros, antes que a noite chegasse ao fim."
" Queria me dar ao luxo de apenas contemplar tranquilamente as implicações da vida e do amor. Queria filosofar."
" O que eu precisava era ficar observando o céu cravejado de estrelas, sentir o cheiro adocicado da terra molhada, ouvir o palpitar do coração dos filhotinhos que, pelo menos por mais uma noite, encontravam segurança no meu tronco."

Kari 28/11/2020

Primeiro de tudo preciso elogiar está edição maravilhosa. Capa dura, cheia de detalhes pelas páginas.. apaixonada!

Bom, Árvore dos desejos, foi uma leitura dessas de aquecer o coração, trás reflexões sobre empatia, coragem, desafios, oportunidade, amizade, sentimentos e muito mais.

A história é sobre um carvalho centenário que é a árvore dos desejos do bairro, onde as pessoas todos os anos prendem fitinhas em seus galhos e fazem seus pedidos.

Red, o carvalho, sempre presta atenção em silêncio, porém sem se envolver, a mais de duzentos anos as coisas tem sido assim; para as pessoas é um lugar onde depositar esperanças, sonhos, anseios.. a regra entre as árvores é clara, "jamais fale com humanos!". Porém, quando Samar sussurra um pedido, Red se sente profundamente tocado e tem que decidir se vai sair de sua posição apática e fazer a diferença descumprindo a regra mais importante..

Red tem uma amiga corvo que de chama Bangô, como uma boa amiga, Bangô está sempre tentando ajudar Red em suas aventuras. Amei a amizade narrada aqui, aliás, o livro o inteiro é sem defeitos!

Árvore dos desejos é um conto de fadas para os dias atuais e que vai entrar no seu coração!

Thay 28/11/2020

Esse livro é lindo! Me comoveu do início ao fim, cheguei a chorar horrores quando estava terminando. Super rapidinho de ler. Te prende do início ao fim!

Karol 25/11/2020

O livro narra uma fábula moderna comovente, trabalhando o preconceito e a intolerância de uma forma incrível. Existem elementos da história, como os bichinhos, que trazem uma leveza a uma questão tão sensível, assim a narrativa é fluída e vai ficando cada vez mais emocionante.

Quel 25/11/2020

Lindo!!
Esse livro é lindo por dentro e por fora, uma história linda de empatia, contada através do olhar de Red! Super recomendo!

estante.dos.encantos 25/11/2020

A obra é narrada por um carvalho, Red, que acompanha a vida daquela vizinhança há mais de 2 séculos.

Red nos conta toda a dinâmica da vida de uma árvore, os animais que vivem nela, como eles se comunicam, e também nos conta sua história, e a história de uma família que acompanha desde que ele era uma mudinha.

O livro possui uma delicadeza impressionante, mesmo ao tratar de temas delicados. É tudo muito sutil, mas não deixa de passar diversas mensagens importantes.

É um livro para todas as idades, de linguagem fácil, leitura fluida e repleto de ilustrações, perfeito para emocionar qualquer um que deseje lê-lo.

Gle 25/11/2020

Árvore dos Desejos
"É uma tremenda dádiva amar ser quem você é.".