Árvore dos Desejos

Árvore dos Desejos K. A. Applegate

Resenhas - Árvore dos Desejos

Cia da Leitura 20/03/2021

Simples e emocionante
Red é um carvalho-vermelho-americano de duzentos e dezesseis anéis de idade, ele não sabe contar piadas, mas em compensação é um perfeito contador de histórias, e é a árvore dos desejos do bairro. Red também é a moradia de muitos animais de diferentes espécies. Pode-se dizer que Red tem uma grande família.

Virou tradição na região que no dia 1° de maio pessoas tragam seus pedidos e desejos, e amarram em seus galhos.

Uma nova família se muda para uma das casas em frente a Red, uma família de refugiados com a filha Samar. Desde que se mudou, Samar criou o hábito de todas as noites ir se sentar aos pés de Red.

Numa noite, Samar faz um pedido a Red, e é quando decide que é a hora de fazer jus à sua fama. Com a ajuda, muitas vezes atrapalhada, dos moradores de seus ocos, é que Red tenta realizar o desejo dessa menina tão solitária.

Árvore dos Desejos é um livro de leitura rápida, com uma trama que te fisga desde o primeiro capítulo, com uma história estilo contos de fadas, que nos faz refletir em vários momentos.

Apesar da trama simples, a história aborda um tema atual com a pequena Samara, a má aceitação dos refugiados. E nessa história a autora aborda faces dessa difícil realidade, onde essas pessoas vivem em constante ameaça, ora pela guerra, ora pela incapacidade humana de aceitar o diferente, principalmente em sair daquela ideia estapafúrdia de que todos os muçulmanos são terroristas.

Árvore dos Desejos desde o início fala da cumplicidade, da amizade. Red e seus hóspedes, Samar e Stephen que mostram que as crianças são puras e que o preconceito é cultivado pelos próprios pais. Mas a amizade e a pureza podem ser maiores que a ignorância dos adultos, e Stephen prova isso com a surpresa que fez para Samar. Foi impossível não se emocionar

A escrita da autora é cativante e envolvente. Muitas vezes me sentia como se estivesse lendo encostada em Red. Não sei explicar, mas essa leitura trouxe um acalento, um quentinho no coração, como um sopro de esperança de um mundo melhor, de pessoas melhores e o desejo de que para toda Samar haja um Stephen para tornar sua vida mais leve.

leiturasdaursula 27/12/2020

Uma ótima reflexão...
É uma fábula onde o personagem principal é um carvalho. Pertinente para essa virada de ano. Resenha completa e detalhes da edição em @leiturasdaursula no Instagram.

Laísa 13/03/2021

" Árvores não sabem contar piadas, mas contamos ótimas histórias ". Essa afirmação define o livro. A história é narrada pela árvore dos desejos, ela conta a sua história de forma doce e inteligente. Indicaria esse livro a todos, mas, principalmente, as crianças e pré-adolescentes. Um livro fofo.

Vivi.Montarde 14/05/2021

Que história fofíssima! Adorei ler. Muito fluída e rápida. Bem gostosinha de ler. Apesar de ser uma história com uma árvore e um corvo como protagonistas, não é uma história infantil e traz reflexões profundas e bem bonitas. De algum modo me lembrou muito o livro do Pequeno Príncipe.

Julisfronza 01/10/2020

Livro fofo
Me apaixonei pelo livro (lindo esteticamente, linda história e muito divertido).
Sempre ache a conexão com a natureza necessária e primordial. Para mim é estar conectado com a vida. A história trás vários personagens animais com nomes divertidos.
A sabedoria dos mais velhos retratada pelos pensamentos da Red (carvalho vermelho)... medo da morte, guardar segredos, querer fazer a diferença, amizades improváveis, ter muitos planos e pouco tempo.

Pág. 21"Além disso, quanto mais nós escutamos, mais aprendemos".
Pág. 49 "É uma tremenda dádiva amar ser quem você é".
Giiiii 01/10/2020minha estante
Esse livro é mesmo uma gracinha. Vale a pena ler.

Thamiris.Treigher 27/03/2022

Muito fofo!
Sabe aquele livro super fofo, amoroso, que transmite uma energia gostosa durante toda a leitura?! É esse, "Árvore dos Desejos"! ?

O livro conta a história de Red, um carvalho-vermelho centenário que é conhecido como a Árvore dos Desejos do bairro. Todo ano, no dia 1° de maio, várias pessoas amarram seus desejos em seus galhos.

Red já viu de tudo e já leu de tudo nos diversos desejos que são deixados nela. Mas existe uma regra entre as árvores de nunca falar com humanos. Porém, quando a menina Samar passa a morar em uma das casas que Red abriga, essa regra é quebrada! A partir de então, até sua vida e a de seus moradores (diversos animais que se abrigam na árvore) passam a ser ameaçadas.

Uma história linda, delicada, leve e divertida! Achei uma mistura de "O Meu Pé de Laranja Lima" com "O Jardim Secreto". Toca o nosso coração! ??

Henrique.Alves 25/01/2021

Apaixonante
Primero que a edição é linda, daria uma ótima decoracao, por dentro e por fora houve um capricho muito grande, ilustrações belíssimas, capa dura, com gliter. A história é maravilhosa. Um eu me senti um morador do pequeno bairro em que ela se passa e queria muito encontrar uma árvore como ela.

Kamy 18/10/2021

Achei esse livro muito fofo e muito tocante, uma estória bem simples mas que mesmo assim conseguiu me encantar e emocionar.
Samar acaba de se mudar e passa por algumas dificuldades que me fizeram refletir como algumas pessoas podem ser ruins, mas também como tem pessoas que são muito boas e que precisam apenas de um "empurrãozinho" para tomar atitudes que façam a diferença.
Amei ver as coisas pelo ponto de vista de um árvore sábia. Red é um personagem encantador, assim como os outros animais, todos muito divertidos.

Bia 16/05/2021

Apaixonante
História fofa, encantadora, aconchegante e de aquecer o coração. Perfeita para quando estamos desanimado com a vida. Valeu Red por essa história.
Angie 17/05/2021minha estante
Descreveu muito bem essa história é realmente de aquecer o coração!

Bia 17/05/2021minha estante
É sim??

Line 17/05/2021minha estante
Tô pra ler, se possível ainda esse mês ?

Bia 17/05/2021minha estante
Leia é muito bom.

baracho.rodrigo 23/02/2024

???
Leitura rápida e linda,daquelas de aquecer o coração ??

"Naquela doce calmaria, em meio a tudo aquilo que eu mais amava? luar, ar fresco, grama, animais, terra, gente?, pensei, com uma pontada de dor, que talvez já não me restasse muito tempo para saborear momentos como aquele."

@juliaavictorino 07/01/2021

Para todas as idades
Que livro lindo! Uma história simples e direta, mas tocante, pra todas as idades. Uma leitura rápida, dá pra ler mais rápido do que ver um filme. Válida pra todos e muito boa pra quem tá começando o hábito da leitura.
Sem contar com essa edição da intrínseca que tá fantástica, o livro é simplesmente uma obra de arte, amei as ilustrações :)

Ana 24/05/2021

Quentinho no coração
Livro infanto-juvenil fofinho, lindinho, calorzinho no coração. Leitura rápida. Confesso que dei uma choradinha no final pois muito bonitinho.

Lou 27/12/2021

Comecei ele sem muita fé que seria um livro bom, apenas estava na estante quando pensei "hmm, que tédio, vou ler, a capa é linda!" logo no começo já me emocionei, esse livro te toca, te prende e te faz refletir em várias questões, ele me lembrou o como é bom pensar mais nas coisas e escutar mais do que falar, no passado, no futuro, nas amizades, e família, me faz perceber uma árvore aleatória logo vem o " À quanto tempo essa árvore deve estar aí? O quanto ela já presenciou? O quanto já viveu? Deve ser uma daquelas árvores pomposas q se acham?".

Eu amei a narrativa e o contexto do livro, chorei horrores lendo cada página com empatia e amor, tempos de tristeza também chorei...chorei kkkkk é isso, indico muito muito para todas as idades, a história é linda.

Bell77 07/10/2021

Árvores não sabem contar piadas
Livro curtindo e fofinho pra quem quer uma leitura rápida e descomplicada.

Trata assuntos sérios com leveza e nos faz pensar sobre o que eh essencial na vida.

Karol 25/11/2020

O livro narra uma fábula moderna comovente, trabalhando o preconceito e a intolerância de uma forma incrível. Existem elementos da história, como os bichinhos, que trazem uma leveza a uma questão tão sensível, assim a narrativa é fluída e vai ficando cada vez mais emocionante.