Tia Rafaela

Tia Rafaela Davi Castro

Resenhas - Tia Rafaela

Erika 28/09/2010

Nossa, acabei de "devorar" o livro. Encerrei minha leitura menos de duas horas após ter iniciado.
O texto é conduzido de maneira rápida, dinâmica e, por ser narrado em primeira pessoa, aproxima muito o leitor da experiência vivida pelo autor, Davi. Este, com 11 anos de idade, começou a ser seduzido pelo professora de Educação Física, iniciando, assim, uma história que mudou completamente sua vida.
Em tempos nos quais a pedofilia é tão discutida, a leitura da obra se faz bastante oportuna. Isso porque se trata não só de um caso concreto de abuso, mas também de uma situação bastante diferente do que costuma ser divulgado. No caso, quem abusou não foi um homem, um membro da família da vítima, um estranho ou uma pessoa "suspeita", mas sim, alguém que inspirava respeito e confiabilidade. A "Tia Rafaela" do título apresentava-se à família do garoto como uma "fada-madrinha", uma "benfeitora", que visualizava no aluno alguém com muito potencial a ser aproveitado. Assim, ela iria ajudá-lo a romper o ciclo de pobreza e ter oportunidades de ser bem sucedido na vida.
Como diz Davi no fim do livro, a pedofilia praticada por mulheres não exerce sobre as pessoas, de modo geral, a mesma repulsa dessa conduta quando exercida por homens. Na nossa sociedade machista, quanto mais cedo o menino inicia sua vida sexual, mais "macho" é considerado.
Entretanto, não é bem assim. A vítima de pedofilia, seja qual for seu sexo e de seu algoz, nunca passa por tal experiência sem ficar com sequelas emocionais. E, nesse ponto, o livro abre nossos olhos para uma faceta diferente, mas não menos cruel, da questão.
Enfim, recomendo muito a leitura!

TioGlauber 30/10/2010

Livro interessantíssimo. O fato do caso ser real o torna muito mais interessante para qualquer análise. Não obstante, o caso em si é instigante, já que se trata de uma exceção ao que estamos acostumados a ver viabilizado na mídia convencional. Gostaria de citar alguns pontos que me chamaram mais a atenção e, claro, falar dos pontos fracos da obra.

A impressão que tive é que esse livro é um tipo de "bildungsroman" (estilo de romance em que o desenvolvimento psicológico, social etc., do protagonista é exposto de forma simplificada de sua infância até a idade adulta). Esse foi um dos motivos pelos quais ele me lembrou muito o livro "House on Mango Street" (recomendo!), assim como pelo seu formato, composto por pequenos recortes da história, que, ao serem colocados juntos, conseguem narrar uma história muito mais complexa.

Também me pareceu muito interessante a forma como foi narrada a história. O autor, também personagem principal, conseguiu fazê-lo de forma que causasse no leitor sentimentos entre o asco/repulsa e a excitação. Ao ler, a impressão que temos é que lemos um conto erótico e, por vezes, esquecemo-nos de que se trata uma criança de onze anos (até porque o autor já é um adulto ao narrar a história). Uma leitura fácil, rápida, que nos envolve e que nos faz querer cada vez mais. A próximidade do leitor com o autor fica clara. Essa aproximação com a realidade é outro facilitador da leitura.

Quanto ao aspecto psicológico do personagem principal, sua ligação com tia Rafaela e a dificuldade de separação da mesma, quase que como se ele tivesse obrigação de ficar com a mesma, seja por respeito/admiração, ou por gratidão, muito me remeteu à síndrome de Estocolmo, uma vez que o 'prisioneiro' sente-se protegido e dependente daquele que o aprisiona. Claro, não podemos deixar de citar Freud e o complexo de édipo, pois o que nos parece doentio e repulsivo, já foi dito ser aspecto de todo ser humano, uma nutrição de um desejo sexual derivante de um sentimento maternal, que o personagem expõe não só por tia Rafaela, mas por outras relações de parentesco (para com seu padrasto e por sua pseudo-irmã). Ou seja, seu desenvolvimento hormonal, sua fase de descoberta do corpo e do desejo sexual, não conseguia ser ligada a outr@s que não as pessoas de maior proximidade - familiares.

O final me pareceu surpreendete e muito me agradou o fato de que história não tenha ficado no senso comum, mas tenha quebrado as barreiras dos padrões de gênero e sexualidade, levando-nos a questionar o tipo de normatividade que nos é imposta e que, na maioria das vezes, nem nos damos conta. Analisamos, assim, até onde vai a nossa transgressão à regra, até que ponto somos, de fato, livres de preconceito, quais são nossos tabus, como e porque nossas atitudes e convicções afetam direta ou indiretamente a vida de outrem. De certo, aqueles que têm filhos vão se questionar quanto ao posicionamento diante de certos assuntos para com seus filhos. De que maneira abordar assuntos concernentes ao âmbito sexual com crianças e adolescentes. O quão permissivos ou opressores deve-se ser. São questões que afligem a todos e que pouco são discutidas.

A única crítica que teria a fazer seria quanto ao uso do registro em certas partes do discurso direto. Pareceu-me estranho que, nas falas, uma criança de onze anos tivesse tanta precisão e certidão quanto ao uso de estruturas gramaticais mais complexas e regências nominais e verbais que não utilizamos em nosso dia-a-dia.

Para concluir, creio que devemos agradecer à coragem e audácia do autor, que abriu sua vida ao público como quem abre seu diário a um amigo próximo, certamente não apenas para se ajudar, como também para alertar aqueles que podem estar passando por situação semelhante.
Esse é um romance que, SIM, deve ser recomendado. Qualquer livro que nos faça refletir quanto a questões éticas, morais e sociais deve ser recomendado. Só assim criaremos um ambiente mais livre para debates sobre assuntos importantes. Só assim poderemos previnir que casos do tipo continuem acontecendo.
PROFª MÔNICA 08/12/2010minha estante
Ainda não li o livro. Vi a metade da entrevista e li algumas resenhas on line. Achei interessante em alguns pontos. Gostei de suas argumentações e como sou estudiosa de Literatura e Gêneros me chamou a atenção quando você relatou uma parte do livro e disse que o mesmo tinha ficado no "senso comum". Concordo, ora é uma Literatura da massa e o tema descrito envolve o leitor por tratar de fatos eróticos com riqueza de detalhes. Os jovens adorarão lê-lo. Outro ponto, venderá muito..."feito água de coco em dias quentes", mas confesso que por ventura será o único a vender tanto do acervo dele. O Davi é inteligente e preparado psicológicamente, ora quem fez análise há anos certamente sabe o que quer. Ele tem um caráter definido, determinado, parece batalhador o achei inteligente na metade da entrevista que vi. Como telespectadora em momento nenhum ele se perdeu dentro das suas respostas. lembrando também que era um programa com auditório jovem, no qual ele foi muito aplaudido. Bom, se alguém me emprestar esse livro um dia o lerei com todo prazer porque sou amante de Literaturas sejam elas de quaisquer origem. Quero deixar claro que isso que estou comentando foi só uma "deixa analítica do que assisti ontem dia 07/12/10" Não estou fazendo nenhum tipo de análise litarária.
Tioglauber seu comentário foi muito rico por isso me chamou a atenção.
Bom dia!

TioGlauber 21/04/2011minha estante
PROFa. Mônica, na verdade o que eu disse foi que me agradou que a conclusão da história não tenha ficado no senso comum.

Leonardo 15/10/2010

Chocante
Como outra pessoa comentou, também não consegui parar de ler esse livro. Não me lembro de ter lido um livro assim, de um fôlego só. Isso porque ele é muito chocante, muito cru e real. O pior é que isso não é um caso isolado, infelizmente...
Porém, não é que eu recomende a leitura pois é bastante imoral.
katia 18/03/2016minha estante
De fato não é incomum, em meu circulo de amizade conheço homens que tiveram relação sexual com professoras na adolescencia (por volta dos 11 ou 12 anos eu acho). Há muitas pessoas próximas que cometem esse tipo de ato contra crianças e são acima de qualquer suspeita. Aos pais restam ter diálogo aberto com os filhos para evitar ao máximo esse tipo de situação que tão precoce não pode fazer bem a ninguem.

Juliano 10/01/2011

Uma história real: menino de 11 anos é seduzido pela professora**
Hoje à tarde fui surpreendido com um pacote, entregue pelos Correios. – Adoro receber livros das editoras. Foi o que exclamei ao ler no remetente: Editora Panda Books. Surpresa maior aconteceu ao rasgar o papel quando vi que já conhecia a história daquele livro.

Em meados de outubro de 2010, recebi no meu email um release* dizendo algo assim: “Tia Rafaela traz as memórias de um menino que teve os sonhos roubados. Seu nome é Davi Castro e aos 11 anos de idade foi seduzido pela sua professora de Educação Física. Neste livro, ele narra desde quando começou o romance com sua professora até as perturbações deste relacionamento.” Fiquei chateado, já que odeio pedófilos. E logo disparei a mensagem para o grupo do TV Verdade: vamos fazer um programa com este tema e trazer este cara aqui. As respostas foram rápidas e positivas, o caso é sério.

Ainda não fizemos o programa, mas já sinto obrigação para tratar do assunto. Cheguei em casa e li a história de uma vez. São 174 páginas de uma narrativa sincera. Em três horas de leitura, fui ficando engasgado, em alguns pontos excitado, e nas frases finais, chorei. Um drama que conta um romance. Fala de amor. Proibido. Mas também fala de um amor incondicional pelo fruto gerado no relacionamento. De uma adulta por uma criança. E uma escolha que mudaria o rumo da vida do autor: Davi Castro. Um menino que foi obrigado a ser adulto. Deixou de brincar de coisas de criança. De crescer com os próprios erros.

Quando conheci sua vida procurei seu nome nas redes sociais. Encontrei no Facebook e em encantei com sua beleza. Homem belo pela estética. Porém fiquei encantado realmente foi com seu caráter. Lendo reportagens já publicadas percebi porque ele quis se expor ao escrever este triste conto. “Vou esperar pelo meu filho o tempo que for necessário. Para mim, ele foi e sempre será o principal motivo que me levou a escrever este livro: a única forma encontrada para dar um basta ao silêncio a que me senti obrigado durante tanto tempo.”

Semana passada, ele entrou na redação do programa. Com um sorriso encantador. Simpático, mas firme ao ser questionado: - esta história realmente aconteceu? – Sim, e foi comigo. Descobriu o sexo aos 11 anos de idade, foi pai aos 13, emancipado aos 17, casou-se aos 19. Entre brigas de casal e “curas” religiosas, assumiu-se homossexual.

História de deixar a gente sem palavras. E que a Justiça seja feita.

Mais informações:
Tia Rafaela - Panda Book
Davi Castro
www.davicastro.com.br/

*release: texto jornalístico para divulgar informações.
** texto postado originalmente em www.julianoazevedo.blogspot.com

freitaskoober 09/03/2024

????
?Muitas vezes temos problemas que pesam tanto em nossas costas que o melhor jeito é dividi-los com alguém. E não tem pessoa melhor para isso do que sua própria mãe...?
freitaskoober 09/03/2024minha estante
Esse livro me deixou inquieta... É absurdo pensar que tudo o que é narrado foi real?????

Shirley149 04/09/2015

Conta a história de uma criança que se apaixona pela sua professora. Por incrível que pareça se trata de uma história real e é narrada pela “vitima”. Um texto fácil de ler, mas com um desenrolar surpreendente e o final mais ainda. Eles decidem levar a relação a sério, mesmo contrariando a opinião de toda família, e a opinião publica. Casam-se e resolvem juntos criar o filho que tiveram. Ele precisa amadurecer e pula muitas etapas de sua infância e juventude para assumir essa nova família. Entre as reviravoltas da vida, se descobre homossexual e relaciona-se com um rapaz. Com isso separa-se de Rafaela e retorna a boa convivência com a família, a contragosto de Rafaela, que em um primeiro momento começa a persegui-lo. No final retoma a própria vida e tenta recuperar o tempo que lhe fora roubado pela decisão tomada anteriormente.

Drii.Furtuna 04/01/2018

Tia Rafaela
História louca de um aluno de onze anos que se envolve com a professora de educação física

Marina.Bonaldo 14/10/2018

Pesado demais
Tive que marcar como Lido para fazer a resenha, mas na verdade abandonei o livro por não aguentar ler até o final. Muito chocante e triste.

Luciana.DAngelo 11/08/2020

Um livro que fala sobre pedófilia, com os fatos narrados pela vítima