Indez Bartolomeu Campos de Queirós

Resenhas - Indez

Silvia87 29/09/2023

Um dos livros mais lindos que já li
O livro é simplesmente maravilhoso! Uma leitura deliciosa para crianças e adolescentes; para adultos, além de deliciosa, é nostálgica, em maior ou menor grau, a depender da infância do leitor.

O autor escreve verdadeira poesia em forma de prosa e o faz sem soar pretensioso ou forçado. A escrita reflete claramente um domínio lindo da língua e da linguagem.

É o tipo de livro que a gente termina querendo ler mais, indo atrás de outros títulos do autor. Foi uma das melhores releituras que eu poderia fazer. Lembro que li primeiro aos 13 anos e garanto que não percebi, à época, tudo que esse livro tem de especial (mesmo não tendo gostado). Reler aos 28 trouxe uma nova e maravilhosa visão. É o típico LIVRO BOM, sabe? Bom mesmo, que só fica melhor com o passar do tempo. Amei.

Isabella.Fernanda 19/01/2023

Leve, até em sua melancolia
Este livro foi lido em uma sentada só, com uma boa dose de autobiografia, a prosa poética conta a história de Antônio desde seu nascimento até o momento em que, ainda jovem (12 anos), sai de casa. A narrativa se passa no interior de Minas Gerais e é narrado em terceira pessoa, elemento importante para a visão de todo o cenário enquanto realmente se escuta a voz do narrador como em retrospecto para o menino.
Indez fala sobre uma beleza calma e observadora das coisas simples, da dor de uma criança que se sente desprendido, que é ferido por palavras que não compreende, que sente um amor ao seu redor que não precisa de palavras e que sofre ao ter que deixar seu ninho para trás. É uma narrativa leve, até mesmo na melancolia, carregado de cultura brasileira local e geográfica, é um livro gostoso e bom de ler, você se afeiçoa com Antônio.
Entretanto, não é um livro que me marcou, ele passou por mim, como passamos rapidamente pela infância de Antônio. Não acho que vá me esquecer dele, tudo é trazido com uma leveza que o vento por pouco leva sem se esforçar. Bom, talvez ele tenha me marcado, sutil como ele mesmo, e a prova do tempo é que dirá.

Gabriel Schorr 13/11/2022

Uma leitura interessante que conta a infância de um menino do interior. Recheada de contos locais, vocábulos e histórias, é uma boa obra para se passar o tempo e descontrair.

Flavinha 26/02/2022

Lindo!
História linda, recheada de boas lembranças.
Varias vezes me peguei sorrindo e ouvindo as palavras da minha mãe, pai e avós... Fiquei pensando que as próximas gerações nunca saibam de muitas supertições e coisas populares que li ali. Leitura gostosa, fácil e bonita!

Rute 24/10/2021

Super divertido
É um livro que fala muito sobre a cultura de pessoas mais simples, tratando desde a religião aos costumes e "superstições" existentes principalmente entre os mais velhos.
Foi uma leitura recomendada pela minha cadeira de Literatura infanto juvenil do curso de Letras. Tenho certeza que terei várias coisas para comentar nas aulas agora.

Carol 02/10/2021

Para crianças e adultos
Um livro cheio de delicadezas e amor.

Uma criança nascida na roça com uma infância marcada pelas brincadeiras tradicionais e pela cultura popular até que cresce e a hora de ir à escola chega e parte para cidade.

Mafê Morais 30/03/2021

Uma Leitura incrível!
Achei esse livro muito fluído e leve. Ele é extremamente curto e tem uma ótima ambientação. Uma leitura super válida que indico a todos, principalmente aqueles que querem ler, mas não sabem o que querem ler.

Clube Tripas 22/03/2020

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Abril/19
Bibliotecária: Gláucia / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas

Esta é uma resenha especial. Minha primeira resenha no grupo. Confesso que tinha dúvidas se iria permanecer no grupo, pois depois da morte do meu filho, fiquei com muita dificuldade de concentração e como o desafio era ler um livro por mês achava que não daria conta.

Comecei ler um livro e parei na página 20, comecei outro e não passei da 16. Estava preste a deixar o grupo sem ler nada, quando uma aluna devolveu um livro emprestado, Indez de Bartolomeu Campos de Queirós.

Nunca li nada dele e me lembrei da @luciacruzfidalgo citando o autor em nossa formação.

Sabe aquele história em que os livros vão de encontro ao leitor, pois foi isso que aconteceu comigo. Para minha surpresa, nas minhas anotações era o mesmo livro que Lúcia havia citado.

O livro é sobre a história de Antônio e sua infância que se misturam com a do autor e com a de muitas pessoas. .
Que lirismo, as vezes me pegava rindo das situações dele e me lembrei muito da minha infância.

A descrição da roça, dos costumes e crendices, das receitas domésticas me fez sentir muitas saudades desse tempo. Algumas coisas fiquei surpresa de ler, nem lembrava
mais do tecido cambraia mas minha mãe usava muito nas costuras.

Dor de dente? O santo remédio era guaiacol". Kkk em casa tinha um vidrinho e perdi a conta de quantas vezes usei.

E o medo da primeira comunhão??

No seu relato, se a hóstia encostava no dente se transformava em sangue, já nas minhas memórias se colasse no céu da boca é porque continuava com pecados mesmo que tivesse confessado. Aí que medo😱😱😱!!!

Amei o livro, no final fiquei emocionada, com olhos marejados e sentindo vontade de chorar com a partida de Antônio. Simplesmente lindo😍😍😍
Depois desse livro, devorei outros do autor, mas isso é história para outros posts.

site: https://www.instagram.com/p/B9sU2ogjrmh/

mila 01/10/2014

Indez
Sabe aquele livro que você não tem vontade de parar de ler? Aquele livro que te faz viajar? É o livro Indez.
Esse livro irá te emocionar, pois um menino que se chama Antonio, o qual nasceu prematuro, ganhou uma galinha gorda e seus ovos tinham o nome de Indez.
O garoto pegava os ovos e sempre deixava um no galinheiro para a galinha botar mais...
Agora o final do livro é com vocês, espero que gostem!!!

Rafinha 24/09/2014

Indez
Alguns livros impressionam pela sua peculiaridade, pelo cuidado e a criatividade que a autora teve.O livro Indez é um desses livros,com letras bem pequenas e muitos formal,com capítulos e desenhos criativos da autora.Ele é parecido com o livro Os ovos de ouro ,porque fala que o título é um ovo.
Eu gostei do livro,pois é muito legal, um menino que se chama Antônio, o qual nasceu no inverno e prematuro,morava na fazenda em Minas Gerais, ele tinha uma galinha, deram o nome de indez,porque ele sempre pegava os ovos da galinha e deixava um ovo no galinheiro para a galinha não parar de botar.
Espero que vocês gostem do livro.

paula 24/09/2014

indêz
o livro é maravilhoso, conta um fato real, é um livro criativo, eu achei legal, aprendi coisas que eu não sabia lendo ele.
deram o nome de indêz porque o menino quando pegava os ovos da galinha sempre deixava um.