Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Marcante!
Um dos poucos livros da literatura clássica gaúcha que realmente gostei e senti prazer em ler. Vale a pena!
Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Érico Veríssimo é o que há de melhor na literatura gaúcha!Que maravilha,eu nem lembrava de como já tinha lido toda a coleção dele!Você me ajudou muito em organizar minha estante!Valeu!

Camila 02/10/2009

Muito chato u.u perda de tempo lê-lo (y)
Giulia.Arcanjo 16/03/2017minha estante
Concordo, achei bem entediante

Thiara 14/06/2015

O livro “Ana Terra” , é da editora companhia de letras, que possui 110 paginas. A obra conta sobre uma moça que mora em uma estância longe tudo e de todos, com sua família os Terras. O pai Maneco, sua mãe D. Henriqueta e os irmãos Horácio e Antônio. A vida que todos levavam era triste, pois todos só faziam trabalhar. Ana juntamente com sua mãe faziam os deveres de casa, e os homens no campo. Naquele local só havia a estância e os que nela morava. Um dia sai para lavar roupa na sanga. E nota que não está só, quando ela percebe um homem caído machucado a beira da sanga. Ana entra em desespero e chama o pai e os dois irmãos. Então eles o leva para casa para receber cuidados e descobrem o seu nome. Com a convivência e o tempo, ele ganha a confiança do senhor Terra. E passa a morar com todos. Ana sente sensações estranhas quando o ver, ela percebe que está apaixonada. E acontece um romance escondido. Mas Ana percebe que tem algo diferente, e as suas conclusões chegara que ela estava grávida e entra em grande desespero. Ela conta ao Pedro na intenção de saber o que fazer. Pois ela conhecia bem o pai, e isso ia gerar um grande conflito na família. Bom ao lê-lo, ficava com uma grande curiosidade, e ficava muito focada. Pois nele tinha grandes acontecimentos.
Tiago 14/06/2015minha estante

Zéh 22/06/2009

Na minha opinião a obra O Tempo e o Vemto é a obra-prima da literatura brasileira, e com certeza este é o melhor episódio desta série. Neste livro conhecemos na minha opinião a principal personagem da série, a mais explorada e a mais cativante, que é Ana Terra. Foi ótima a inciativa de se produzir este e o outro volume ( Um Certo Capitão Rodrigo), separados e acho que também seria ótimo se isso acontecesse co todos os outros episódios da série, pois os livros que reúnem mais de um episódio são realmente caros, ainda estou me preparando para comprar a série completa ( são 7 volumes)

tatialooca 19/07/2009

eu só li por que tinha que fazer um trabalho de literatura, mas no fim acabei gostando, Ana Terra é uma mulher de coragem, bem como as mulheres daqueles tempos de guerra no Rio Grande

Vulcanis 01/12/2008

Esforço
Em poucas linhas, Ana Terra nos tras a história de uma jovem, Ana, que enfrenta difíceis obstáculos para se manter viva. Filha de um pai rígido e irmã de homens sérios, a menina contará em vários momentos (presente, passado e futuro), seus esforços e pensamentos diante do sacrificio que as mulheres daquela época passavam, devido a restrições e machismo, predominante entre os senhores feudais.Onde, para garantir seus direitos, é necessario antes, abrir mão de seus gozos da vida.

Wanne 11/04/2015

O livro “Ana Terra” escrito por Érico Veríssimo, é um romance com 100 páginas, que conta uma história de uma família que morava longe da capital, e o pai de Anna Terra era um homem muito bruto e opinioso, e num certo dia apareceu um homem muito ferido e seu pai o ajudou. O senhor Terra ia mandá-lo embora, mais como viu que ele estava te ajudando nas suas terras, decidiu o deixar ficar morando com eles. Ana tinha ódio, e ao mesmo tempo tinha atração por ele. Ele se chamava Pedro, certo dia ela não resistiu e ficou com ele, estava apaixonada por ele, e ficou grávida. Quando ela foi contar pra mãe, cuja estava desconfiada, o pai dela escutou tudo. O pai e o irmão não gostaram, e o mandaram matar. Ela deu o nome do seu filho de “Pedro” pensando em seu pai. Certo dia chegaram lá vários homens, mataram o seu pai e o seu irmão, sua mãe já havia falecido. Ela tinha escondido seu filho, sua cunhada e o filho da sua cunhada. E o final que aconteceu com Ana Terra, você vai ter que ler o livro para saber.

J R Corrêa 09/02/2018

Ana Terra
Ana Terra era uma moça que morava com sua família em um sítio muito longe da cidade e tinha uma vida sofrida, e a única coisa que Ana e sua família faziam era trabalhar. Embora Ana tinha o desejo de abraçar e beijar algum homem.

O princípio de seu desejo veio com a chegada do índio Pedro Missioneiro, e que lentamente foi crescendo na sua condição de macho: uma cara moça e trigueira, de maçãs salientes. Ana, quando o via sentia uma coisa que não podia explicar: um mal-estar sem nome, mistura de acanhamento, nojo e fascinação.

Em sua singeleza, atraía-se pelo estranho, confirmando-se como aquela mulher desejável que enxergara no fundo das águas. Entregar-se àquele desconhecido foi um passo tão natural como o suceder das estações naqueles ermos.

Ana Jéssica 07/06/2015

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"
Romance de Erico Veríssimo, publicado no ano de 2005 (112 páginas). Ana Terra, um clássico da literatura brasileira, traz como personagem principal Ana Terra, moça de família simples, que tira todo o seu sustento da plantação e criação de gado. Ana é moça sonhadora, acredita em amor verdadeiro, e tem como sonho, ter um espelho. Enquanto não o tem, admira-se nas águas de um pequeno lago, e um dia, nesse lago, encontra um índio ferido, Pedro. Levando-o para casa, e após sua recuperação, Ana percebe-se envolta em um sentimento de repulsa por Pedro, o qual sua presença era tão desagradável como a de uma cobra. Porém, com o passar do tempo, Pedro ganha a confiança de toda a família, e Ana percebe que está apaixonada por ele, sendo essa paixão marcada no livro por passagens de pensamentos eróticos entre os dois, vindos dela. Em um desses momentos de louca paixão, Ana entrega-se a Pedro, e como decorrência, engravida. Com a notícia da gravidez, a família Terra é completamente abalada, principalmente a relação entra Ana e seu pai. Ela esperava que com o nascimento de Pedrinho (nome dado em homenagem ao pai) a situação da sua família pudesse melhorar, mas isso não acontece, já que a única pessoa que mostra desenvolver afeição por Pedrinho é a avó, mulher forte e de bom coração. Com a sua morte, Ana recebe uma sensação de alívio, já que a mãe não seria mais "escrava" da família, havia, enfim, alcançado seu merecido descanso. E, a partir dessa morte, a família Terra começa a plantar trigo, o que aproxima Pedrinho do seu avô, Maneco Terra. Quando tudo parece estar sobre controle, a vida parece estar melhorando, eles são atacados pelos Castelhanos, que lhes tiram tudo, e assim sendo, precisam sair em busca de sustento. Bom, o fim surpreendente e emocionante desse livro só será revelado se você lê-lo, e eu garanto, você não vai se arrepender! Apaixone-se também por Ana Terra, quando você perceber, estará ventando.

Marília 31/01/2014

O vento da mudança
Ana Terra personagem fundante da história que compõe a trilogia de "O tempo e o Vento" do autor gaúcho Érico Veríssimo constitui-se na heroína romântica que dá início a geração da família Terra-Cambará. Residente do "cafundó", nos reclames da própria personagem que sonha acordada com seu retorno à civilização. A tapera que pertence a seu pai, abriga Ana, seus pais, irmãos, cunhada e mais tarde, estas mesmas terras abrigará também Pedro Missioneiro, índio intelectualizado que despertará em Ana um sentimento que a moça jamais havia experimentado. Este romance será a perdição da heroína que enfrentará a forte ventania dos conflitos que ecoavam mesmo nos lugares mais recônditos do Rio Grande do Sul. Dentre eles o medo instaurado de uma ameaça que lhe presenteará (em termos troianos) com períodos angustiantes de espera e aflição, a impossibilidade de viver o seu recém descoberto amor e o enfrentamento contra os preceitos de seu pai à este respeito. O resultado deste feito dará início a toda genealogia da família que despertou a curiosidade de muitos leitores nos últimos tempos, devido sua adaptação para o cinema. O final desta estória surpreendente de força e enfrentamentos de circunstâncias sempre cambiáveis é surpreendente e avassalador, prepare os lenços de papel e reserve um tempo para a leitura de um dos fragmentos mais lindos da trilogia, Ana Terra o primeiro vento da mudança que será lembrado até a ultima gota do tinteiro de Veríssimo.

site: http://mariliaspingolon.blogspot.com.br/

Salatiel 25/12/2011

O livro é feito em um contexto historico antigo no RS. Aprendi bastante sobre historia, visto que ele tem como plano de fundo a historia do RS. Esse livro é só uma parte da triologia O Tempo e o Vento. Ana Terra é um exemplo da mulher gaúcha: batalhadora e forte. Vale apena ler.

Rahissa 30/09/2012

Ana - A primeiraTerra
Primeiro livro de Érico Veríssimo que chegou até mim. E este é a primeira parte do livro "O Continente" da trilogia O Tempo e o Vento. A história do Rio Grande do Sul salta ao plano do universal com a trajetória de Ana Terra e seu filho. Com uma linguagem bem trabalhada, Veríssimo mistura o sobrenatural e o real em um só plano e nos leva a um passado mítico de sua própria cultura no qual Ana ( filha de portugueses) torna-se um símbolo da terra ( Rio Grande do Sul) e seu filho, Pedro, um dos primeiros habitantes verdadeiramente gaúchos.

J R Corrêa 03/02/2018

Ana Terra
'Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando', costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVII. O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, última filha mulher, é impedida de comprar um espelho, 'coisa do diabo', objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde se mirar, só pode contemplar sua figura na superfície do regado onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missionário, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuíta, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua 'presença era tão desagradável como a de uma cobra'. Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre.

Belisa 18/10/2011

Um capítulo, uma obra
Ana Terra, apesar de ser "apenas" um dos capítulos de O Continente, é uma obra completa. Tanto, que começou a ser publicado isoladamente. Isso não exclui a importância de ler o restante da obra, mas, lendo apenas Ana Terra, você já pode ter um gostinho do estilo de Erico Verissimo.

Ana Terra é uma personagem forte. Sua história é marcada por momentos tensos. Pudera, sua vida não é um marasmo, apesar de ser um marasmo o lugar em que vive. "Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", diz, logo no início no livro. E venta muito durante o capítulo: a vida de Ana passa por diversas reviravoltas.

Pela força da personagem e pelos diversos contratempos da história, a leitura desse capítulo-livro é feita rapidamente. Você quer acompanhar Ana, quer saber qual será a próxima rajada de vento. Você torce pela personagem, mas não há muito o que torcer - seu destino, naquela época, já era traçado pela família de homens. Só restava a Ana fazer seu serviço, fazer o papel de mulher. Será?