Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Melina 15/12/2009

Sobre "Ana Terra"
Terra. Não foi uma escolha inconsciente o sobrenome de Ana Terra. Principalmente se observarmos que é uma mulher que o carrega. Embora tenha herdado o nome do pai, Maneco Terra, é a partir de Ana que ele ganha força. Ana é mãe, assim como a terra. Gera um filho em suas entranhas como a terra fecunda o trigo. Ela é a matriarca da família que tem seus duzentos anos de história contados em O tempo e o vento, de Erico Veríssimo, trilogia em que se insere o livro "Ana Terra".
Terra é um sobrenome forte que podemos associar ao campo, palco de alguns momentos da vida da personagem. Podemos também associá-lo ao trabalho pesado, à resistência. A terra é o maior exemplo de vida, de perpetuação das espécies, é ela que sustenta tudo e se mantém forte mesmo com o passar do tempo. Ana Terra tem apenas um filho, Pedro Terra, e através dele transmite sua força por várias gerações. Para ela, cuidar da terra é cuidar da sobrevivência, da manutenção da família.
Ana nasceu em Sorocaba, mas no início do romance ela vive em uma estância localizada próxima à cidade de Rio Pardo, no Continente de São Pedro do Rio Grande, atual Rio Grande do Sul. Os continentinos preocupavam-se muito em "ser machos", participar de guerras, defender a honra. O pai e os irmãos de Ana Terra, ao contrário de muitos gaúchos, não se importavam com as guerras, sonhavam mesmo em plantar trigo, que estava em alta na década de 80 do século XVIII. Talvez, por serem descendentes de portugueses, preferiam lidar com a terra a tomar parte nas batalhas travadas para defender o Continente. o velho Maneco sabia que os generais estavam mais interessados em defender suas propriedades e ganhar mais sesmarias.
O vento também tem uma grande importância nesse romance.

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando" - costumava dizer Ana Terra. (VERISSIMO, 1976, 73)

Ele é o destino, é também o passado, ele traz a lembrança do tempo que passa, traz a desgraça, a morte e a esperança. O vento é o homem que aparece subitamente na vida de Ana Terra e passa, deixando saudades e um filho em seu ventre. A terra é o tempo, que também passa, mas quase sempre da mesma maneira, renovando-se lentamente.

Valscabral 03/03/2021minha estante
Ótima resenha .

Dan 03/01/2023

Simplesmente Érico Veríssimo
É a segunda obra desde autor que leio. Sua assinatura é evidente. Mas se estivéssemos falando de um escritor ruim, isso não seria uma boa afirmação. Mas ao se tratar de Érico Veríssimo, eu fico muito empolgado em saber que mais uma vez lerei uma história fantástica, trágica, cheio de uma carga histórico e muito envolvente!

Safira 06/07/2023

É a primeira vez que leio Erico Veríssimo. Gostei muito da forma como ele escreve, é uma história triste e envolvente, mas nada muito espetacular.

Francisco240 16/03/2023

Revisitando o universo de ?O tempo e o vento?.
Uma verdadeiro clássico com diversos aspectos históricos brasileiros com uma profundidade insólita, mas incrível.

NINAZEN1K 11/12/2023

Céu, sol, sul, terra e cor
A força feminina é uma das mais belas características das obras de Erico Veríssimo, e em Ana Terra se expressa em cada página. Ana é uma mulher forte, capaz, sofrida e extremamente amorosa. Terra tem só uma palavra.

Ao contar a história de uma das famílias formadoras da saga, Erico preza em mostrar a rigidez, falta de demonstração de afeto, prezo pelo trabalho (masculino) como sentimentos e pensamentos característicos desse segmento. O trabalho é tão forte que penetra a alma e é mais importante que a guerra e que as questões políticas. Outro ponto muito ressaltado, bem como nos demais episódios da série, é a formação social e a distribuição da terra rio-grandense (má distribuição, por sinal). E é uma terra que tanto faz sofrer, sucessivamente.

Para finalizar, o que mais me toca é a presença (ou ausência) do espelho. Um elemento simbólico que representa as vaidades, o cuidado com si mesma. Elemento este que é rejeitado, assim como a beleza e o feminino. O tempo passa e Ana vê em seus próprios olhos os da mãe. A luta silenciosa das mulheres Terra. Que esperam. Em silêncio.

Joel.Martins 18/07/2022

Guerreira
Acompanhamos uma menina virar uma mulher guerreira e resiliente.
Ana Terra entrou no rol das personagens literárias que representa a força da mulher.
Um livro lindo ??

Fer Paimel 19/09/2020

Muito bom livro
Gostei muito da história. Ana Terra é uma personagem feminina forte e impressionante.
A história é triste e bem realista. Muito bacana o cenário histórico por trás do enredo.
Algumas cenas fortes e impactantes, o que faz de um livro de poucas páginas, uma leitura intensa! Recomendo!
Ruan 19/09/2020minha estante
A história de Ana Terra faz parte do início da coletânea O Tempo e o Vento, essa é na minha opinião uma das obras literárias mais fantástica da literatura brasileira. Recomendadíssimo

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ruan, gostei bastante também! Quero ler mais livros do Veríssimo! Tô com Incidente em Antares aqui para ler! Qual outro você recomenda??

Ruan 20/09/2020minha estante
Outra obra que li desse autor foi um livro infantojuvenil chamado As Aventuras de Tibicuera. Nesse tu não vai encontrar personagens com toda a carga dramatica que tu encontra nos personagens dos livros de O Tempo e o Vento, mas o autor segue essa mesma linha de narrar suas histórias ficcionais em contextos históricos reais do Brasil, ele descreve a epopéia de um indio deste o seu nascimento momentos antes da vinda dos portugueses até o momento que o autor se encontra nos anos 40. Foi o primeiro livro que li na vida e é uma leitura bem leve e divertida.

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ah, que bacana! Obrigada pela dica!!

Ana 22/05/2022

Ana Terra- Erico Verissimo
"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"

Achei muito interessante a forma como o autor conseguiu contar toda a vida da protagonista em menos de 150 páginas, a história foi rápida e bem escrita.
O que não gostei no livro foi o desenvolvimento da relação entre Ana Terra e Pedro, tive a impressão de que algumas coisas aconteceram apenas para que Ana Terra ficasse grávida, pq eles não tem nenhuma história e a forma como tudo aconteceu me deu uma imagem muito ruim de ambos personagens, era como se não se importassem muito um com outro, por exemplo, na cena do rio, eles nunca haviam sequer trocado palavras e nem conversaram durante o momento, como se fossem animais agindo por instinto e sem nenhum sentimento aparente.
A forma como Ana Terra reage a algumas coisas também me deu uma impressão de que o livro é um pouco machista, talvez por ter sido escrito por um homem, não sei.
De modo geral, foi uma leitura boa.

"Noite de vento, noite dos mortos..."

Antony.Trindade 18/09/2020

Uma das personagens da literatura brasileira que mais me marcou.
O livro tem um valor histórico sociológico, um grande registro da época hostil do Brasil Colônia.
Ana Terra era uma mulher do campo que trabalhava de sol a sol e sonhava com a vida na cidade. Filha de um pai conservador sempre o privando de todas as suas vontades. Enfrentando diversas dificuldades com o isolamento social, costumes, brigas por terras e guerras.
História triste com uma ótima narrativa.

Larissasxavier 20/06/2021

"Noite de vento, noite dos mortos...".
Gostei bastante do livro e é uma leitura bem rapidinha. Super recomendo!

Karen 06/12/2022

Cheiro de Brasil
Bastou esse primeiro contato com a obra O TEMPO E O VENTO de Erico Veríssimo para cair de amor pelo universo de um Brasil recém povoado, com cheiro da terra, o som do vento, o sabor do charque.
É literatura de imersão! Maravilhoso!
"Gente moça - achava ele - gostava muito de festa, de barulho e de bobagens...".

Leitora_amadora 19/11/2022

Que livro incrível!!
Eu adoro as personagens femininas criadas por Veríssimo, são personagens fortes e com muita personalidade.
Me emocionei mto com Ana Terra :')
Vale a pena ler!!!!!

Marcela Severo 17/09/2020

Meu primeiro contato com O Tempo e o Vento foi com o filme mais recente do Jayme Monjardim, em que Ana Terra foi interpretada pela Cléo Pires, e lembro da história dela ter me marcado especialmente.
É maravilhoso finalmente ler essa história e louco ser transportada para uma época em que o Rio Grande do Sul era visto e tratado como uma vastidão sem lei (na visão eurocêntrica), numa luta constante para manter as fronteiras portuguesas, e o quanto disso mudou e também permaneceu no imaginário gaúcho.
Talvez o que eu mais gostei foi o quanto essa história é atual não só por ser protagonizada por uma mulher forte como Ana naqueles tempos em que a vida feminina era fadada à espera, à servidão e à tragédia, mas em como isso é feito: reconhecendo sua sexualidade como algo dela própria, e retratando a violência sexual não como algo banal ou uma escada pra ela se tornar mais forte, mas como um trauma que ela levará pro resto da vida que seguirá vivendo de birra. E de onde começa toda essa saga familiar.
Eu amei demais esse livro, tanto por uma visão histórica, quanto feminista. Ana é uma figura da qual toda mulher gaúcha deve se orgulhar
Janaina.Vidal 17/09/2020minha estante
Oie mana tudo bem? Um Certo Capitão Rodrigo do mesmo autor é um personagem dessa série não é?

Marcela Severo 17/09/2020minha estante
Oie, é sim! Os dois são parte do livro O Continente, que conta a saga dessa família. Eu acabei de escrever uma resenha pra Capitão Rodrigo, mas apesar de achar muito bom, eu não curti tanto quanto Ana Terra justamente pelo personagem ser BEM misógino

Amaro 26/12/2021

Veríssimo escreve de uma forma simples, descrevendo enormes sentimentos em poucas e cortantes palavras.

Traz importância a menor das coisas, a mais humilde das pessoas.

Cris 14/02/2023

14.02.2023
Iniciei esse livro que conta a história de Ana Terra, a principal personagem do livro O Continente, que quero iniciar na sequencia. Narra a saga de sua família que sai de São Paulo para fundar o Rio Grande do Sul. Entre a vida sofrida, pois o sustento depende da lavoura e dos animais que criam, como vaca e galinha, precisavam enfrentar a guerra. A época é o século XVIII, quando a Espanha estava em guerra com Portugal e acabaram invadindo o Brasil. Além da guerra, as pessoas que só queriam viver em paz, precisavam se defender dos castelhanos que saqueavam as casas e maltratavam as mulheres. Gostei muito!