O Diário de Zlata

O Diário de Zlata Zlata Filipovich

Resenhas - O Diário de Zlata

Ester06 05/03/2024

O Diário de Zlata
Talvez quem já leia as minha resenhas a um tempo sabe que eu amo história e ouvir relatos reais.

Acho que este livro mudou um pouco a química do meu cérebro, porque muitas vezes pensamos em conflitos armados mas não na pensamos como esta a vida das vítimas envolvidas.

É bem no estilo de Anne Frank (um adendo que a própria Zlata faz) e mexeu comigo, me frustrando um pouco já que não tem uma conclusão (provavelmente porque a edição que peguei foi impressa durante a guerra).

Foi interessante perceber que um conflito daquela dimensão ocorreu a tão pouco tempo (1992), possuindo consequências até os dias atuais, e não aprendemos sobre isso na escola.

(Obrigado prof. por me falar deste livro ?)

Paulo.Vitor 18/01/2024

Livro que conta como uma garotinha, Zlata, de doze anos viveu durante o cerco de Sarajevo.
Diferentemente do "Livre: Virando adulta no fim da história" da Lea Ypi, este, virou um livro direto do diário de Zlata, integralmente. Portanto, a gente vê de fato, como era a visão de uma criança de doze anos sobre os momentos, e não uma "revisitação" dos acontecimentos depois de adulta.

A leitura é muito fácil, e de certa forma, no começo, é até um pouco cansativo. Afinal, Zlata ainda era uma criança, e suas preocupações eram, portanto, de uma criança de doze anos.
Vemos como ela vai ficando sozinha, seja de amigos, seja de família e até de animais domésticos, que não sobrevivem com a constante falta de água, luz e gás.
Do meio para o final, Zlata percebe que sua infância está acabando de maneira forçada pela guerra, as suas reflexões e declarações no diário se tornam absurdamente mórbidas, a esperança foi embora, suas observações e comentários são muito mais sérios, tendo a política como tema, visto que antes, ela odiava o tema.
É uma leitura interessante, mas achei alguns trechos bem cansativos.
Pra quem gosta de diários, é interessante a leitura.

Lais 20/12/2023

Ótimo!
Chorei horrores com a leitura, é e sempre foi muito triste ler sobre guerras e principalmente sobre pessoas inocentes e pior: crianças. Os relatos de cada dia de Zlata me impressionou, apesar de todo sofrimento nunca deixou passar os aniversários de seus entes queridos, muito triste vê-la perdeu seus amigos seja pela guerra ou por terem que se mudarem e o melhor é ver o quanto era dedicada aos seus estudos, nunca deixou de ler, estudar, diferentemente da atual geração?

Larissa4103 19/10/2023

O diário de Zlata
O livro é realmente bom, confesso que o subestimei bastante, mas acabou que mostrou a mim que ele não era nada disso, era realmente um bom livro.
O livro mostra uma realidade das pessoas que vivem na guerra, que não sabem como será o amanhã e tem medo do amanhã, em um dia eles vivem a vida tranquilos no outro eles já estão em guerra, e não sabem quanto tempo irá durar pode ser 1 mês, 10 meses, 1 ano, 10 anos ou até a vida toda deles. Eles tem medo de sair, para ver seus próprios parentes, pois eles podem ser atingidos e acabarem mortos.
A verdade é como a Zlata disse, ninguém mereceu a guerra, eles diminuem o tempo de vida que resta dos idosos, a infância das crianças, etc...
Eu tenho certeza que se alguém tiver acesso e ler, o livro irá mudar o seu pensamento assim como mudou o meu.

" Por quê? Uma vez mais, me faço a mesma pergunta: por quê?
Não fizemos nada. Somos inocentes. E não podemos fazer nada!" - Zlata Filipóvic
YUNG00 21/10/2023minha estante
Que resenha ótimaaaaaaaa! PARABÉNS! (OBS: Estou lendo ainda...)

Taly 28/09/2023

Um relato impactante
É sempre impressionante ver relatos sobre um momento tão violento através da visão de uma criança.

Zlata tem onze anos e acompanha a aproximação da guerra até chegar a Saravejo, cidade onde vive. Durante mais de um ano fez os relatos da sua rotina, convivendo com as incertezas, perdas, falta de energia, gás, comida e ainda assim construindo momentos de alegria em meio ao caos.

Pisi14 24/08/2023

A nudez da guerra
Contrariando aqueles que romantizam a guerra, o diário de Zlata nos mostra sua face real, em que pessoas simples e humildes são envolvidas pelo medo, pobreza e a incerteza permanentes.

Zlata é uma menina bósnia que conta sua rotina na escola, nas férias, em casa em um diário que começa a ser escrito antes da Guerra da Bósnia (1992-1995). Essa rotina é interrompida com a guerra civil e as páginas, que antes retratavam uma criança alegre, cheia de energia e esperança, agora revelam uma jovem que teve que suportar ao lado de sua família as dores e privações de um conflito.

O livro mostra a transformação de uma menina em uma adolescente precocemente amadurecida pela dor e tristeza, que faz reflexões agudas sobre a guerra, seus causadores e sobre a maldade humana

Uma leitura fundamental para entender o que foi o século XX, uma era de conflitos e violência espalhada por todo o mundo.

Nicole 02/06/2023

De quebrar o coração
Ao contrário da Anne frank, que estava escondida e não tinha muito contato com o mundo, Zlata tá no meio da desgraça. As bombas caem perto da casa dela, os tiros matam conhecidos, é impressionante. Espero que hoje ela esteja melhor, vou procurar mais sobre a vida dela.

dr.txt 19/05/2023

Fipa.
Creio que o diário de Zlata tenha sido o primeiro e único diário que li até hoje. Me arrependo de não tê-lo lido antes. É maravilhoso, puro e no mínimo inspirador ? digo isso pois me inspirou a escrever mais sobre mim e com mais frequência. Afinal um livro como esse é muito importante, não só pelo valor histórico, mas pelo valor pessoal. Quando morreres, o melhor porta voz que podes ter é uma memória própria de si mesmo, contando sua história do seu ponto de vista pessoal e único.
Ler O Diário de Zlata é como ler a história da Iugoslávia, a história de seus moradores e não só a história de Zlata em si, mas também a mente de Zlata que, guardada por ela mesma, viverá pela eternidade humana. Que criança adorável e bela cuja parte da vida foi tirada pela guerra
À todos que não conhecem Fipa, que te ama, e espera por dias melhores.

Nana 28/04/2023

Livro nr 01 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
Essa é a primeira leitura do projeto que estou iniciando que é "A volta ao mundo através dos livros". A intenção é ler um livro de cada país, sendo no total de 198 no mundo todo.
Minha meta é através de muita pesquisa, escolher o livro de um autor nascido no país e fazer as leituras sem prazo determinado, com calma e prazer.
Fiz um sorteio do país e o primeiro sorteado foi a "Bósnia e Herzegovina".
Gostei do livro, apesar de ser bem juvenil, nos dá uma boa ideia de como a população vivenciou a guerra na Bósnia iniciada em 1992.
Valeu a leitura e cumpriu o propósito do meu projeto que é aprender um pouquinho mais sobre a cultura, os costumes e os acontecimentos em cada cantinho do mundo.
GilbertoOrtegaJr 28/04/2023minha estante
Uma das minhas metas, não ém forma de projeto é parecida com esta sua. Ler o máximo de livros de países variados (inclusive sempre pego dicas nas suas tags). Vou acompanhar seu projeto bem atentamente

Nana 29/04/2023minha estante
Que bom Gilberto! Vou tentar ler o máximo que conseguir, só terei mais dificuldades com os países que não tem livros traduzidos, pois não leio em inglês. Mas os que não encontrar vou deixando para o final. Se tiver dicas pode mandar, aceito sugestões..rs

GilbertoOrtegaJr 29/04/2023minha estante
de quais paises vc precisa de dica ?

Romeu Felix 14/02/2023

O Diário de Zlata é um livro que relata a vida de uma menina chamada Zlata Filipović durante a Guerra da Bósnia, que aconteceu na década de 1990. O livro é uma coleção de diários que Zlata escreveu entre os anos de 1991 e 1993, quando tinha entre 10 e 12 anos de idade.

Zlata era uma menina comum que vivia em Sarajevo, a capital da Bósnia. Ela escrevia sobre sua vida diária, sua família, amigos e escola. No entanto, à medida que a guerra se intensificava, as entradas em seu diário começavam a refletir o medo e a incerteza que ela sentia em relação ao futuro.

O livro é um relato emocionante da vida de uma criança em meio a uma guerra brutal. Zlata descreve os bombardeios constantes, a falta de comida e água e a morte de pessoas próximas a ela. No entanto, apesar de tudo isso, ela ainda mantém a esperança de um futuro melhor.

O Diário de Zlata é um livro emocionante e poderoso que mostra a resiliência humana em face da adversidade. Ele nos lembra da importância de valorizar a vida e a paz, e de lutar contra a guerra e a violência. Através dos olhos de uma criança, somos capazes de ver a tragédia da guerra de uma maneira nova e pessoal. É um livro que deve ser lido por todos, especialmente aqueles que desejam entender melhor as consequências da guerra e a importância da paz.
Por: Romeu Felix Menin Junior

Loryys 05/01/2023

Chocante
A leitura do diário começa em dias normais, onde Zlata ainda tem sua infância e segurança, depois segue ao começo da guerra.
No início, você não sabe de muito, conforme vai lendo que obtem mais informações.

É uma leitura triste, que impacta o leitor muitas vezes.
Fiquei surpresa quando vi algumas citações sobre a Anne Frank. Zlata conhecia e foi até comparada com Anne.

A garota tem reflexões no diário, os sentimentos dela também são alí representados e o leitor vai sentir o peso das palavras.

É um livro muito bom pra quem tem interesse nesse tema, é claro. Mas acho que por ser pequeno e de escrita fácil, mesmo que o tema não seja o favorito, vale a leitura.