Filosofia em Comum: Para ler junto

Filosofia em Comum: Para ler junto Marcia Tiburi

Resenhas - Filosofia em Comum: Para ler junto

Livroterapia MS 14/12/2023

Descomplica
Um livro filosófico que gostei de ler, pois traz de forma simples temas bem pertinentes ao nosso momento.

fairyhel0 14/02/2022

filosofia abre mentes.
nunca tinha entrado em contato direto com a filosofia antes deste livro e abriu muito minha mente, em relação ao pensar, a razão, a tudo que envolve essas coisas. é um livro muito amplo para quem nunca teve acesso a esse assunto, sabe. recomendo bastante pra quem ousa entender minimamente essa parte da filosofia, pq para mim que nunca tinha tido conhecimento prévio sobre, foi muito reflexivo.

Paulo Silas 02/10/2016

Um livro acessível para todos. Tal é inclusive a proposta da obra: o resgate da filosofia como um diálogo entre pares. Não há a filósofa autora e o aprendiz leitor. Há apenas filósofos compartilhando ideias, experiências, indagações, propostas e conclusões a ponderar. A autora é também leitora, já que o texto é construído e lido, assim como o leitor se situa no mesmo nível. Para muito além do linguajar pesado da filosofia, "Filosofia em Comum" é um convite para a reflexão que se faz para todos, seja qual for o nível de instrução.

A filosofia é tratada na obra como uma singular introdução da própria filosofia. Singular, pois difere das introduções da matéria como de costume. A filosofia é discorrida como uma forma de pensamento e experiência. Um discorrer do pensar. O pensar transmitido pela fala, que se registra na escrita, mas sem perder a importância da fala. Falar e ouvir, ouvir e falar. A autora inclusive propõe que o livro seja lido em voz alta, reunindo pessoas para compartilhar da fala (e da leitura) e expondo experiências da filosofia posta em prática.

A autora propõe que a haja um resgate da filosofia enquanto prática. As construções teóricas são necessárias, mas há de se atentar para o afastamento do pensador "qualificado" dos não versados nas profundezas do pensar estruturado. É o alerta que se dá, pois a filosofia para além dos bancos acadêmicos deve também alcançar a todos.

Diversas reflexões bastante compreensíveis (é a intenção) partem do "eu", do "pensar", do "ser", ou seja, das maiores inquietações da filosofia. A autora atinge com maestria o seu intento, pois agrada, convence e cativa todo o tipo de leitor, sejam os leigos, sejam os acostumados a ler filosofia.
Vale a leitura!

abu_hawk 08/01/2013

Muito interessante!
Simples sem ser superficial. Aborda questões importantes da filosofia sem ficar se atendo a nenhum filosofo específico. Vale a leitura mesmo para quem já tem um certo conhecimento de filosofia.

Nandprogger 21/11/2011

PRZER EM LER
Este livro é aquele que você aprende a filosofar, não decorar a história da filosofia: esta é a sua proposta. Apesar de entrar em várias curiosidades teóricas, é ao mesmo tempo um livro de filosofia que parece de literatura; tamanha a sua poética sem entrar em sofismas

Jéssica Amorim 08/07/2009

Ótimo!
O livro é uma ótima introdução para começarmos a pensar e vivenciar o pensamento como ação. Muito bom para leigos e especialistas em filosofia, ela sintetiza bem o espírito filosófico e faz um livro acessível, e que deve ser relido sempre. Recomendo.