Filosofia em Comum: Para ler junto

Filosofia em Comum: Para ler junto Marcia Tiburi




Resenhas - Filosofia em Comum: Para ler junto


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Livroterapia MS 14/12/2023

Descomplica
Um livro filosófico que gostei de ler, pois traz de forma simples temas bem pertinentes ao nosso momento.
comentários(0)comente



fairyhel0 14/02/2022

filosofia abre mentes.
nunca tinha entrado em contato direto com a filosofia antes deste livro e abriu muito minha mente, em relação ao pensar, a razão, a tudo que envolve essas coisas. é um livro muito amplo para quem nunca teve acesso a esse assunto, sabe. recomendo bastante pra quem ousa entender minimamente essa parte da filosofia, pq para mim que nunca tinha tido conhecimento prévio sobre, foi muito reflexivo.
comentários(0)comente



Paulo Silas 02/10/2016

Um livro acessível para todos. Tal é inclusive a proposta da obra: o resgate da filosofia como um diálogo entre pares. Não há a filósofa autora e o aprendiz leitor. Há apenas filósofos compartilhando ideias, experiências, indagações, propostas e conclusões a ponderar. A autora é também leitora, já que o texto é construído e lido, assim como o leitor se situa no mesmo nível. Para muito além do linguajar pesado da filosofia, "Filosofia em Comum" é um convite para a reflexão que se faz para todos, seja qual for o nível de instrução.

A filosofia é tratada na obra como uma singular introdução da própria filosofia. Singular, pois difere das introduções da matéria como de costume. A filosofia é discorrida como uma forma de pensamento e experiência. Um discorrer do pensar. O pensar transmitido pela fala, que se registra na escrita, mas sem perder a importância da fala. Falar e ouvir, ouvir e falar. A autora inclusive propõe que o livro seja lido em voz alta, reunindo pessoas para compartilhar da fala (e da leitura) e expondo experiências da filosofia posta em prática.

A autora propõe que a haja um resgate da filosofia enquanto prática. As construções teóricas são necessárias, mas há de se atentar para o afastamento do pensador "qualificado" dos não versados nas profundezas do pensar estruturado. É o alerta que se dá, pois a filosofia para além dos bancos acadêmicos deve também alcançar a todos.

Diversas reflexões bastante compreensíveis (é a intenção) partem do "eu", do "pensar", do "ser", ou seja, das maiores inquietações da filosofia. A autora atinge com maestria o seu intento, pois agrada, convence e cativa todo o tipo de leitor, sejam os leigos, sejam os acostumados a ler filosofia.
Vale a leitura!
comentários(0)comente



abu_hawk 08/01/2013

Muito interessante!
Simples sem ser superficial. Aborda questões importantes da filosofia sem ficar se atendo a nenhum filosofo específico. Vale a leitura mesmo para quem já tem um certo conhecimento de filosofia.
comentários(0)comente



Nandprogger 21/11/2011

PRZER EM LER
Este livro é aquele que você aprende a filosofar, não decorar a história da filosofia: esta é a sua proposta. Apesar de entrar em várias curiosidades teóricas, é ao mesmo tempo um livro de filosofia que parece de literatura; tamanha a sua poética sem entrar em sofismas
comentários(0)comente



Jéssica Amorim 08/07/2009

Ótimo!
O livro é uma ótima introdução para começarmos a pensar e vivenciar o pensamento como ação. Muito bom para leigos e especialistas em filosofia, ela sintetiza bem o espírito filosófico e faz um livro acessível, e que deve ser relido sempre. Recomendo.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR