Nicolau e Alexandra

Nicolau e Alexandra Robert K. Massie
Robert K. Massie

Resenhas - Nicolau e Alexandra

San... 27/01/2018

Um relato longo e repleto de minucias acerca do último czar russo e sua imperatriz. Embora um tantinho prolixo e talvez por conta disso, possibilita ao leitor um mergulho profundo numa Rússia não mais existente, onde a riqueza se mistura com crises políticas e existenciais, profunda fé, guerras, alianças, enfim, ingredientes perfeitos para um excelente romance. Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov. Mas, o livro não fala apenas de Nicolau e Alexandra, também nos apresenta personagens mundialmente conhecidos, com Rasputin e Lenin, embora suas histórias estejam aqui bastante resumidas, além de citar outros personagens menos famosos. Vale a leitura.
Pedro.Geyer 16/11/2018minha estante
"Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov." Faço um rápido adendo para lembrar que o Império Russo e a família imperial foram extintos, mas não a Casa Imperial de Romanov. Tanto é verdade que vários registros sobre Nicolau II vieram da obra de seu tio em "Once a Grand Duke" - que é uma das fontes principais de Nicolau e Alexandra.

Cali 10/05/2018

Muito bom!
Eu gostei bastante do livro, especialmente porque ele vem com fotos da família imperial. Conhecer um pouco mais sobre a última família da dinastia Romanov me mostrou um outro lado da moeda, que não existe bandido ou mocinho. O único problema são os nomes russos que são complicados para ler rs.

Pedro.Geyer 16/11/2018

Uma vida digna da memória
Uma verdadeira obra-prima, esse livro não registra simplesmente a vida do czar e sua esposa, registra de forma magnífica uma teia da mais complexa que culmina nos golpes de 1917. É quase como se estivesse carregado das emoções e dos pensamentos dos personagens, com uma imagem clara de o que foi sua vida. No entanto, e talvez ainda mais, de como foi sua época, com uma representação muito boa daquilo que só podemos chamar de o "espírito de época". Quem se vir com esse livro em mãos terá uma turbulenta aventura histórica que nos mostra porque o passado é tão interessante e, especialmente, o passado das casas reais, tão pouco compreendido hoje. Ao ler esse livro, um se encherá da vontade para explorar mais: Catarina II, Frederico II, Frederick Wihelm, Maria Teresa, Franz II, Luís XIII e XIV,... tantas vidas do passado no ápice de suas civilizações.

Norma 07/02/2019

Um livro de fácil leitura, mesmo narrando fatos históricos, com muita sensibilidade e pesquisa, o autor expõe a visao limitada das pessoas por crenças e dogmas associadas a necessidade de um salvador nos momentos de dificuldade e desespero.
Uma entrega sem senso crítico ao ponto de comprometer um país é modificar o mundo com decisões simplistas.

Felipe González 21/08/2019

Fascinante!!!
Um relato simultaneamente fascinante e perturbador sobre a administração, os desafios políticos e a vida privada do derradeiro casal soberano da tricentenária dinastia Romanov.

Nesta obra-prima, observamos como o abismo socioeconômico em que se encontra uma Rússia feudal e autocrática às portas do século XX, a tibieza de um soberano piedoso e vacilante , a terrível doença do herdeiro do trono e uma czarina dividida entre as demandas urgentes de um Estado atrasado e o seu apego às tradições aristocráticas e à religiosidade selaram brutalmente o destino de uma família e de um país.

Maah.LeAo 20/03/2020

O que falar da narração desse livro? Simplesmente perfeita! Livro repleto de dados históricos sobre a família romanov

Kalil 12/01/2021

Que trabalho grandioso escrever esse livro em 1969!
Continuando o projeto de leitura sobre a Rússia dos Romanov, esse é o terceiro livro do Massie que leio, apesar de ser o primeiro que ele escreveu.
Nicolau e Alexandra trazem capítulos muito maiores que os próximos livros de Massie. Acabei me surpreendendo com passagens cansativas no início do livro e alguns capítulos no meio também. Acredito que por apresentarem um extenso e repetitivo trabalho jornalístico. Apesar disso, jamais diria que qualquer trecho desse livro é desinteressante.

A história é infinitamente triste. Percorrer esse caminho de erros sem poder mudar seu resultado terrível é esmagador para o leitor.

Interessantíssimo ver que em diferentes tipos de governo, a ignorância aliada à imprensa irresponsável causa catástrofes políticas. Fakenews não é coisa do nosso século.

Para coroar a experiência assisti ao filme Anastasia, da Disney, enquanto lia o último capítulo. Foi um ótimo complemento, acredite se quiser.

Devo dar uma pausa na leitura sobre os Romanov para seguir a história lendo O Livro Negro do Comunismo ou sobre a primeira guerra mundial.

Camila Borges 15/04/2021

A queda do czarismo
Romance muito bem escrito que conta com detalhes sobre a vida de Nicolau II e Alexandra, os últimos czares antes da Revolução Russa acabar com a monarquia. Ficamos sabendo detalhes de como várias coisas influenciaram nesse momento histórico: A guerra que trouxe escassez de comida ao povo, a hemofilia de Alexei (único filho homem de Nicolau, e por isso futuro herdeiro do trono), a má administração, o fato de Nicolau forçar uma autocracia que já estava colapsando ao invés de conceder reformas, entre outros fatores.

Uma das coisas mais interessantes é conhecer mais sobre a figura de Rasputin, monge siberiano que virou amigo da família imperial, por ser capaz de "curar" o filho hemofílico. O autor explica como Alexandra passou a confiar cegamente no "homem de Deus" até para questões políticas e de guerra. Ministros eram trocados arbitrariamente apenas porque não simpatizavam com Rasputin. A czarina se negava a acreditar no "lado sombrio" do monge, que se aproveitava de muitas mulheres que iam até ele pedir orientação espiritual.

Hester1 24/04/2021

Maravilhoso!!!!!!!

Aly Valente 24/06/2021

Rússia
Finalmente termino esse livro que eu não aguento mais olhar. É uma leitura extremamente carregada e muito lenta não vou pegar o outro que comprei do autor tão cedo para ler. A história vem bem detalhada e muitas vezes isso cansa a leitura nunca li nada falando tanto do tempo atrasou todas as minhas leituras.

Cris 28/01/2022

28.01.2022
Nossa, gostei muito de saber um pouco mais da história sobre a vida do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra (Alemã), bem como de seus filhos. A influência de Rasputin sobre a imperatriz, pois de certa forma conseguia amenizar as dores da doença(hemofilia) que o filho Alexei sofria. As tomadas de decisões que refletiram na Revolução Russa e no massacre da família imperial.