Nicolau e Alexandra

Nicolau e Alexandra Robert K. Massie
Robert K. Massie

Resenhas - Nicolau e Alexandra

San... 27/01/2018

Um relato longo e repleto de minucias acerca do último czar russo e sua imperatriz. Embora um tantinho prolixo e talvez por conta disso, possibilita ao leitor um mergulho profundo numa Rússia não mais existente, onde a riqueza se mistura com crises políticas e existenciais, profunda fé, guerras, alianças, enfim, ingredientes perfeitos para um excelente romance. Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov. Mas, o livro não fala apenas de Nicolau e Alexandra, também nos apresenta personagens mundialmente conhecidos, com Rasputin e Lenin, embora suas histórias estejam aqui bastante resumidas, além de citar outros personagens menos famosos. Vale a leitura.
Pedro.Geyer 16/11/2018minha estante
"Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov." Faço um rápido adendo para lembrar que o Império Russo e a família imperial foram extintos, mas não a Casa Imperial de Romanov. Tanto é verdade que vários registros sobre Nicolau II vieram da obra de seu tio em "Once a Grand Duke" - que é uma das fontes principais de Nicolau e Alexandra.

Cali 10/05/2018

Muito bom!
Eu gostei bastante do livro, especialmente porque ele vem com fotos da família imperial. Conhecer um pouco mais sobre a última família da dinastia Romanov me mostrou um outro lado da moeda, que não existe bandido ou mocinho. O único problema são os nomes russos que são complicados para ler rs.

Pedro.Geyer 16/11/2018

Uma vida digna da memória
Uma verdadeira obra-prima, esse livro não registra simplesmente a vida do czar e sua esposa, registra de forma magnífica uma teia da mais complexa que culmina nos golpes de 1917. É quase como se estivesse carregado das emoções e dos pensamentos dos personagens, com uma imagem clara de o que foi sua vida. No entanto, e talvez ainda mais, de como foi sua época, com uma representação muito boa daquilo que só podemos chamar de o "espírito de época". Quem se vir com esse livro em mãos terá uma turbulenta aventura histórica que nos mostra porque o passado é tão interessante e, especialmente, o passado das casas reais, tão pouco compreendido hoje. Ao ler esse livro, um se encherá da vontade para explorar mais: Catarina II, Frederico II, Frederick Wihelm, Maria Teresa, Franz II, Luís XIII e XIV,... tantas vidas do passado no ápice de suas civilizações.

Norma 07/02/2019

Um livro de fácil leitura, mesmo narrando fatos históricos, com muita sensibilidade e pesquisa, o autor expõe a visao limitada das pessoas por crenças e dogmas associadas a necessidade de um salvador nos momentos de dificuldade e desespero.
Uma entrega sem senso crítico ao ponto de comprometer um país é modificar o mundo com decisões simplistas.

Felipe González 21/08/2019

Fascinante!!!
Um relato simultaneamente fascinante e perturbador sobre a administração, os desafios políticos e a vida privada do derradeiro casal soberano da tricentenária dinastia Romanov.

Nesta obra-prima, observamos como o abismo socioeconômico em que se encontra uma Rússia feudal e autocrática às portas do século XX, a tibieza de um soberano piedoso e vacilante , a terrível doença do herdeiro do trono e uma czarina dividida entre as demandas urgentes de um Estado atrasado e o seu apego às tradições aristocráticas e à religiosidade selaram brutalmente o destino de uma família e de um país.

Maah.LeAo 20/03/2020

O que falar da narração desse livro? Simplesmente perfeita! Livro repleto de dados históricos sobre a família romanov