Nicolau e Alexandra

Nicolau e Alexandra Robert K. Massie
Robert K. Massie

Resenhas - Nicolau e Alexandra

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Nicolau e Alexandra: O Relato Clássico da Queda da Dinastia Romanov" de Robert K. Massie, publicado pela editora Rocco em 2014, é uma obra que relata a queda da última dinastia czarista da Rússia, os Romanov. Massie apresenta uma narrativa detalhada e emocionante da vida do czar Nicolau II, sua esposa Alexandra e seus filhos, bem como dos eventos políticos e sociais que levaram à Revolução Russa e à execução da família Romanov em 1918.

Com 608 páginas e escrito em português, o livro está dividido em três partes e é baseado em extensa pesquisa histórica, incluindo documentos oficiais, diários e cartas pessoais da família Romanov. A primeira parte do livro apresenta a vida de Nicolau II antes de se tornar czar, seu casamento com Alexandra e seu reinado turbulento, marcado por crises políticas e sociais, incluindo a Revolução de 1905.

Na segunda parte, Massie descreve a vida privada da família Romanov, incluindo a relação de Nicolau e Alexandra, a criação de seus filhos e a influência da mística Rasputin na corte czarista. O autor também explora a saúde frágil do príncipe herdeiro Alexei, que sofria de hemofilia, e as tentativas desesperadas de Nicolau e Alexandra de encontrar uma cura para seu filho.

A terceira parte do livro trata da queda da dinastia Romanov e da execução da família imperial pelos bolcheviques em 1918. Massie descreve em detalhes a prisão da família, seu exílio em Ekaterinburgo e sua execução brutal em uma cave.

Ao longo do livro, Massie apresenta uma imagem completa e emocionante da vida da família Romanov, incluindo suas falhas e fraquezas, bem como sua tragédia final. O autor também apresenta uma análise abrangente dos eventos políticos e sociais que levaram à queda da dinastia Romanov e à ascensão dos bolcheviques ao poder.

Em resumo, "Nicolau e Alexandra: O Relato Clássico da Queda da Dinastia Romanov" é uma obra de referência essencial para qualquer pessoa interessada na história da Rússia, na queda da dinastia Romanov e na Revolução Russa. O livro apresenta uma narrativa emocionante e detalhada da vida da família imperial, bem como dos eventos que levaram à sua queda trágica.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Camila Borges 15/04/2021

A queda do czarismo
Romance muito bem escrito que conta com detalhes sobre a vida de Nicolau II e Alexandra, os últimos czares antes da Revolução Russa acabar com a monarquia. Ficamos sabendo detalhes de como várias coisas influenciaram nesse momento histórico: A guerra que trouxe escassez de comida ao povo, a hemofilia de Alexei (único filho homem de Nicolau, e por isso futuro herdeiro do trono), a má administração, o fato de Nicolau forçar uma autocracia que já estava colapsando ao invés de conceder reformas, entre outros fatores.

Uma das coisas mais interessantes é conhecer mais sobre a figura de Rasputin, monge siberiano que virou amigo da família imperial, por ser capaz de "curar" o filho hemofílico. O autor explica como Alexandra passou a confiar cegamente no "homem de Deus" até para questões políticas e de guerra. Ministros eram trocados arbitrariamente apenas porque não simpatizavam com Rasputin. A czarina se negava a acreditar no "lado sombrio" do monge, que se aproveitava de muitas mulheres que iam até ele pedir orientação espiritual.

Kalil 12/01/2021

Que trabalho grandioso escrever esse livro em 1969!
Continuando o projeto de leitura sobre a Rússia dos Romanov, esse é o terceiro livro do Massie que leio, apesar de ser o primeiro que ele escreveu.
Nicolau e Alexandra trazem capítulos muito maiores que os próximos livros de Massie. Acabei me surpreendendo com passagens cansativas no início do livro e alguns capítulos no meio também. Acredito que por apresentarem um extenso e repetitivo trabalho jornalístico. Apesar disso, jamais diria que qualquer trecho desse livro é desinteressante.

A história é infinitamente triste. Percorrer esse caminho de erros sem poder mudar seu resultado terrível é esmagador para o leitor.

Interessantíssimo ver que em diferentes tipos de governo, a ignorância aliada à imprensa irresponsável causa catástrofes políticas. Fakenews não é coisa do nosso século.

Para coroar a experiência assisti ao filme Anastasia, da Disney, enquanto lia o último capítulo. Foi um ótimo complemento, acredite se quiser.

Devo dar uma pausa na leitura sobre os Romanov para seguir a história lendo O Livro Negro do Comunismo ou sobre a primeira guerra mundial.

Maah.LeAo 20/03/2020

O que falar da narração desse livro? Simplesmente perfeita! Livro repleto de dados históricos sobre a família romanov

Aly Valente 24/06/2021

Rússia
Finalmente termino esse livro que eu não aguento mais olhar. É uma leitura extremamente carregada e muito lenta não vou pegar o outro que comprei do autor tão cedo para ler. A história vem bem detalhada e muitas vezes isso cansa a leitura nunca li nada falando tanto do tempo atrasou todas as minhas leituras.

Felipe González 21/08/2019

Fascinante!!!
Um relato simultaneamente fascinante e perturbador sobre a administração, os desafios políticos e a vida privada do derradeiro casal soberano da tricentenária dinastia Romanov.

Nesta obra-prima, observamos como o abismo socioeconômico em que se encontra uma Rússia feudal e autocrática às portas do século XX, a tibieza de um soberano piedoso e vacilante , a terrível doença do herdeiro do trono e uma czarina dividida entre as demandas urgentes de um Estado atrasado e o seu apego às tradições aristocráticas e à religiosidade selaram brutalmente o destino de uma família e de um país.

Hester1 24/04/2021

Maravilhoso!!!!!!!

Sabrina 01/03/2022

A queda da dinastia Romanov
Brilhantemente escrito pelo historiador Robert K. Massie o livro apresenta uma escrita fluída, de fácil entendimento e com uma linguagem acessível até para os que não conhecem os fatos que suscitaram na queda do Imperador russo Nicolau II.

É preciso ressaltar aqui que o autor vai além das circunstâncias políticas, mas faz um relato fiel da vida pessoal do imperador, da Imperatriz e de seus cinco filhos.

Uma breve relato de como era a Rússia sobre o reinado de seu pai, Alexandre III que governou até 1894, quando adoece e morre.
Nesse momento, Nicolau II com seus 23 anos, prestes a se casar com Alix de Hesse - Darmstadt se vê diante do trono do império.
Com pouquíssima experiência, e ainda abalado pela morte precoce de seu pai, ele se casa com a agora Alexandra Feodorovna e juntos assumem o trono russo.
Alexandra, filha de mãe inglesa e pai alemão, foi criada por sua avó, a rainha vitória da Inglaterra.
Tímida e pouco sociável, ela começa a sofrer com o desprezo do povo russo por ser alemã.
Insinuações de que ela era inimiga da Rússia e amiga dos alemães foram surgindo ao longo de seu reinado.
Principalmente, quando ela se aproxima de Rasputin.
Uma série de ocorrências fortaleceram o sentimento revolucionário de 1917.
Aos poucos, talvez pela pouca experiência de Nicolau, pela intromissão da Imperatriz nos assuntos do governo, por sua aproximação ao monge Rasputin que interferia diretamente nos assuntos do czar, por causa da primeira guerra mundial que estourou em 1914 e ceifou a vida de milhares de soldados, enquanto a civis morriam de fome na capital e nos campos.
E impossível dizer que apenas um fato isolado tenha arruinado o reinado Romanov.

Para além da revolução e da guerra, é possível ver que Nicolau e Alexandra eram um casal extremamente unido, mesmo após mais de vinte anos de casados, ainda trocavam juras de amor, se aconselhavam e se amavam como dois jovens adolescentes.
A hemofilia de seu herdeiro, abalou o reinado de Nicolau, o garoto que se machucava constantemente e sangrava quase até a morte, dava gritos dia e noite de dor no palácio, o que acabou desestabilizando Alexandra e Nicolau, que recorriam a Rasputin.
Por algum motivo ainda pouco revelado pelos historiadores, quando Rasputin entrava em seu quarto, Alexei parava de sangrar. Isso de fato é um mistério, para a ciência e para a história.

Se aproximando do fim, conhecemos a figura central, mas não única da revolução, o Bolchevique Vladimir Lênin.
E nos momentos finais, a angústia e sofrimento do Imperador e sua família no cativeiro onde foram brutalmente assassinados.

San... 27/01/2018

Um relato longo e repleto de minucias acerca do último czar russo e sua imperatriz. Embora um tantinho prolixo e talvez por conta disso, possibilita ao leitor um mergulho profundo numa Rússia não mais existente, onde a riqueza se mistura com crises políticas e existenciais, profunda fé, guerras, alianças, enfim, ingredientes perfeitos para um excelente romance. Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov. Mas, o livro não fala apenas de Nicolau e Alexandra, também nos apresenta personagens mundialmente conhecidos, com Rasputin e Lenin, embora suas histórias estejam aqui bastante resumidas, além de citar outros personagens menos famosos. Vale a leitura.
Pedro.Geyer 16/11/2018minha estante
"Meu coração sofreu com o destino do czar e seus familiares, com a extinção da casa Romanov." Faço um rápido adendo para lembrar que o Império Russo e a família imperial foram extintos, mas não a Casa Imperial de Romanov. Tanto é verdade que vários registros sobre Nicolau II vieram da obra de seu tio em "Once a Grand Duke" - que é uma das fontes principais de Nicolau e Alexandra.

Cali 10/05/2018

Muito bom!
Eu gostei bastante do livro, especialmente porque ele vem com fotos da família imperial. Conhecer um pouco mais sobre a última família da dinastia Romanov me mostrou um outro lado da moeda, que não existe bandido ou mocinho. O único problema são os nomes russos que são complicados para ler rs.

Pedro.Geyer 16/11/2018

Uma vida digna da memória
Uma verdadeira obra-prima, esse livro não registra simplesmente a vida do czar e sua esposa, registra de forma magnífica uma teia da mais complexa que culmina nos golpes de 1917. É quase como se estivesse carregado das emoções e dos pensamentos dos personagens, com uma imagem clara de o que foi sua vida. No entanto, e talvez ainda mais, de como foi sua época, com uma representação muito boa daquilo que só podemos chamar de o "espírito de época". Quem se vir com esse livro em mãos terá uma turbulenta aventura histórica que nos mostra porque o passado é tão interessante e, especialmente, o passado das casas reais, tão pouco compreendido hoje. Ao ler esse livro, um se encherá da vontade para explorar mais: Catarina II, Frederico II, Frederick Wihelm, Maria Teresa, Franz II, Luís XIII e XIV,... tantas vidas do passado no ápice de suas civilizações.

Norma 07/02/2019

Um livro de fácil leitura, mesmo narrando fatos históricos, com muita sensibilidade e pesquisa, o autor expõe a visao limitada das pessoas por crenças e dogmas associadas a necessidade de um salvador nos momentos de dificuldade e desespero.
Uma entrega sem senso crítico ao ponto de comprometer um país é modificar o mundo com decisões simplistas.