Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Jansen 18/03/2024

Uma obra de muito valor, apesar de confusa. Na quarta parte, aproximadamente, ficou muito confuso. Os meninos perdidos, os líderes enlouquecidos, e uma confusão na ilha enfumaçada onde andar ficou difícil e o leitor meio perdido. De repente aparecem do nada adultos embasbacados sem entender o que se passava.
É uma história pungente, que nos assola com a capacidade que temos para nos perder e cometer desatinos. São crianças, o que é mais preocupante ainda. É triste saber que carregamos esta tendência em nossa mente. E assim são construídas as ditaduras e o mundo torna-se pior. É um livro para se ler e pensar.

Heloah2 18/03/2024

Sinceramente não gostei muito, no começo foi bem interessante mas pro meio até o fim deixou a desejar.

maltchik/ 18/03/2024

"O fim da inocência, pela escuridão do coração humano."
Eu tenho um defeito que preciso corrigir: a expectativa. Venho percebendo que ela "atrapalha" minha experiência e avaliações em alguns livros e com esse n foi diferente.
Depois de ler na sinopse: "...sobre a natureza do mal e a tênue linha que separa a civilidade da barbárie." Eu esperava algo muito mais visceral e explícito do que se apresentou durante a leitura. Juntando isso com grandes partes de descrição de cenário e de como funciona a natureza esse livro n me agradou muito.
Mas acredito que seja muito pessoal essa minha avaliação e que a história funcione muito bem pra outras pessoas. Afinal é muito bem escrito e muito eficaz nos temas que aborda.
AliJu 18/03/2024minha estante
Eu tenho receio de ler esse porque minhas expectativas são altas por ele também, tenho aqui e sempre adio

tha_rbrandao 18/03/2024minha estante
Também compartilho do mesmo ?defeito?! Num geral, evito ler a sinopse ou tentar entender muito o enredo do livro. Ler despretensiosamente acaba que, na maioria das vezes, trás várias surpresas positivas e uma boa recompensa no final.

maltchik/ 18/03/2024minha estante
AliJu, recomendo, é uma boa história. Só pra mim n é tão gore e aterrorizante como eu gosto e queria que fosse. Se vc n tem esse gosto meio "perturbado" como eu kkk acredito que vai gostar bastante

maltchik/ 18/03/2024minha estante
Tha_rbrandao, pois é, vou começar essa tática tb. O saldo vai acabar sendo mais positivo. Pq quando a expectativa se cumpre é muito bom, mas o contrário...

Thiagxsilva 18/03/2024

Obra de arte.
Impressionante as ferramentas que o Golding usa pra criar essa narrativa, cada passo da história apesar de lenta, escancarava pouco a pouco a ideia do absurdo que é a mente envolvida pelo poder e pela selvageria. A chegada na ilha e a camuflagem do desespero de estarem sozinhos sendo substituídas pelo senso político de vivência e sobrevivência democraticamente confortável para todos. Incrível como as palavras vão se encaixando com o momento vivido na história, e a gente vai esquecendo que são apenas crianças, que nunca imaginaríamos que teriam pensamentos tão perversos e duros, mas que a escrita nos faz entender que a situação faz o homem, sendo ele inocente ou não. Verdadeira obra de arte, apesar da escrita ser altamente complexa em alguns momentos, mas acredito que seja mais uma falta de capacidade minha, que um defeito do autor.
Obra de arte, Nobel altamente justificável.

Elineuza.Crescenci 16/03/2024

Editora Alfaguara – SP - 2021
Avaliação: 4/5
Início da Leitura: 11/03/2024 Término da leitura: 16/03/2024

Autor
Nasceu na Inglaterra em 1911.
Foi ator, músico, professor e escritor.
Trabalhou para a Marinha Britânica na Segunda Grande Guerra.
Seu primeiro livro foi Poems e foi publicado em 1935.
Em 1983 foi laureado com o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.

Sobre o livro
Primeiro romance do autor e foi publicado em 1954.
Um grupo de garotos, durante a segunda guerra mundial, fica numa ilha depois de um acidente de avião.
A história mostra quão pequena é a distância entre a civilidade e a selvageria.
Os garotos têm idades diversas sem a presença de adultos.
O conhecimento que eles possuem para manterem a vida é muito restrito.
A ilha e os destroços do avião não dispõem de alimentos suficientes para um longo período de sobrevivência.
As lideranças que surgem, não são estáveis e os conflitos surgem quando se estabelecem as tarefas mais elementares.
O livro quer o tempo inteiro mostrar como coordenar, liderar, governar um grupo tão diverso e mantê-los vivos e ilesos até o resgate final.
A história surpreende. É chocante, mas flui pela linguagem utilizada.
Há anos vi o filme e fique chocada. Nunca havia lido o romance.
No final do ano passado ganhei o presente de uma querida amiga.
Gostei e recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/03/2024-marco10-leitura-anual-42-o-senhor.html

Lucovosky 15/03/2024

Pura psicologia das massas
O homem nasce mau? O Estado torna os homens bons? Essa clássico da literatura inglesa escrito por William Golding nada mais é do que uma imaginação do estado de natureza "Hobbesiano"

nicks_s 15/03/2024

Top livros que preciso reler com outra cabeça
Esse livro fala por si só, é emocionante, chocante e necessário. um tipo de livro que se encaixa em qualquer sociedade, sendo assim atemporal, muda sua percepção e compreensão de mundo e da formação humana.
uma grande alegoria ao quão fácil e excitante é se render aos extintos, conta uma estória aparte sobre a segunda guerra, sendo uma analogia a própria, onde um grupo de crianças comuns acaba numa ilha deserta dependendo de si só, mostra o quão fútil e forjado pode ser o início de um conflito capaz de acabar numa guerra sanguinário, como a "libertação" de certos princípios pode levar a ruptura de outros, e o quão irracional é base dos sistemas de imposição de poder, sendo por que intimida mais e não pelas qualificações.
vemos também uma ausência de certo e errado, mostrando como tudo pode ser questão de ótica e disseminação.
foi uma leitura bem cansativa e demorada, por mais curta que seja, mas não acho que a causa seja alguma espécie de falha ou mau uso da escrita, pelo contrário, mesmo sendo um tipo muito contemplativo de escrita, na questão do ambiente ao redor, o que não me atrai tanto, mas sim uma falta de preparo minha para essa leitura

Nat 15/03/2024

Sangue e crianças
Essas são duas palavras que, quando estão juntas, já sabemos que não vai acabar bem. Achei um livro interessante, apesar de bem pesado. O autor traz questões filosóficas sobre o isolamento fora da sociedade e de suas regras e sobre onde existe a linha entre homem e selvagem. Confesso que não adorei o livro, mas acho que foram mais as minhas expectativas. Escolhi esse esperando matança logo no começo e ficar impressionada imediatamente, eu consegui os dois, mas não no começo. Agora eu tenho certeza que o livro não seria tão impactante se os personagens enlouquecessem logo no começo, o que faz o leitor ficar vidrado é que se pode ver claramente ao longo da história como eles vão passando de crianças para assassinos. O livro é um pouco lento, mas vale a pena e recomendo bastante!

Léo 15/03/2024

O Fim da inocência
O Senhor das moscas é um livro incrível!!
Ao contar a história de um grupo de garotos que caem em uma ilha deserta, William Golding nos conta sobre humanidade, civilização, inocência e instintos humanos. É um livro essencial, e agora entendo porque é um clássico

Nikollas HoTToN 14/03/2024

Eu gostei, comprei esse livro em uma promoção mas pensei que era mais intenso, no final da história nos lembra que são apenas crianças.

Sabrina 13/03/2024

Cheio de passagens tensas e impactantes, esse é um livro que causa bastante desconforto durante a leitura, talvez por conta dos personagens serem crianças e, talvez, por esperarmos delas fragilidade e encontrarmos barbárie. São sobreviventes de um acidente de avião no pós guerra que se veem perdidos numa ilha inóspita e desafiados a se organizar para sobreviver. Privados de necessidades básicas e distantes das convenções sociais, involuem como selvagens numa disputa por poder. É forte, tenso, difícil e muito bom!

Fabio 12/03/2024

"O Fim da Inocência"
Escrito em 1954 pelo premiadíssimo escritor e poeta inglês, William Golding (Nobel de Literatura em 1983), o "Senhor das Moscas", é um romance clássico distópico de caráter sócio-politico, habilmente disfarçado de literatura aventuresca, conhecido como um dos livros mais influentes da história da literatura mundial.

Em o "Senhor das Moscas" somos transportados para algum período no decorrer da Segunda Guerra Mundial, e durante uma das evacuações, um avião britânico cai em uma ilha isolada do Oceano Pacifico e os únicos sobreviventes, são meninos entre seis e doze anos, e que sem supervisão adulta, precisam sobreviver por si próprios e enfrentar as vicissitudes do isolamento e das privações.

Escrito em terceira pessoa onisciente e pela perspectiva de múltiplos personagens, o "Senhor das Moscas", sobretudo dá maior ênfase ao ponto de vista dos garotos Ralph, o líder; Jack Merridew, o caçador e ao introspectivo e perspicaz, "Piggy". Os meninos evocam os regimentos civilizatórios e os valores democráticos nos quais foram criados na tentativa de se auto governarem, criando regras básicas para bom convívio e para a sobrevivência, tais com manter o fogo sempre aceso, realizar assembleias para decidir questões importantes, e principalmente a norma de ordem locutória durante as reuniões. Entretanto, é notório que aos poucos a barreira civilizatória vai ruindo e não resiste aos percalços do corrente modus vivendi, e dá espaço a violência, a crueldade e a imoralidade.

De um lado a propensão iluminativa, na tentativa de construção de regras a fim de organizar a vida social, com direitos e deveres condizentes a realidade insular, e do outro o instinto predatório da caça e da matança, e do frenesi involutivo. O medo, a inveja, e as vozes instintivas da selvageria, começam a tomar o lugar do bom senso e da razão, conduzindo-os a uma inevitável derrocada.

É indubitável, que ao longo da narrativa, os garotos transmutam-se paulatinamente em selvagens, à beira da bestialidade, como homens desesperados na loucura da guerra, e ao agregar a intrínseca e incessável busca pelo poder e toda a corrupção a ela inerente, acabam por deturpar a mente primaveril, sobrepujando o ser civilizatório, abrindo espaço para a barbárie.

O "Senhor das Moscas" explora o lado mais escuro da humanidade e nos conduz por caminhos tenebrosos quando ilustra a derrocada humana mediante as disputas sociais, a aos conflitos entre razão e a despersonalização do indivíduo, do atroz ao mais sapiente, mesmo nas situações mais frívolas

Golding, investiga o assombro humano, as visões ilusórias do medo ordinário e a ampla gama de formas pelas quais os indivíduos respondem ao estresse, as transformações e as pressões. E ao luzir o lado mais desfavorável do ser humano, nos apresenta uma versão lôbrega da nossa realidade, e nos coloca defronte aquilo que mais abominamos e tememos

A visão surrealista de Golging, nos conduz por caminhos de quimera, quando nos apresenta ao Senhor das Moscas, e nos revela uma versão contemporânea do Mal (Baalzebub), e como em um sonho febril, cheio de perturbação, somos tomados por asco e repulsa, e depreendemos então, que o mal é evertido e alastra, subvertendo o que toca.

De escrita clara e concisa, repleta de analogias e alegorias, carregada de passagens violentas e chocantes, o "Senhor das Moscas", tem como tônica, a guerra e suas mazelas, e o livro deve ser interpretado através da óptica das correntes pacifistas contrarias ao belicismo, mantendo sempre em mente que a obra, foi composta no pós-guerra, quando eram vastas as discussões sobre a corrida nuclear e a real finalidade dos conflitos bélicos, sobretudo a valorização da vida dos combatentes.

Golding, nos impõe reflexões e nos faz questionar o que está por detrás da natureza humana, e dos instintos, e nos mostra que a guerra insana que foi travada nas páginas de sua obra, são signos dos conflitos que armamos contra nos mesmo e conta aqueles que estão nossa volta. Nos mostra que o valores democráticos impetrados durante toda a história, podem ruir ao mais ínfimo estalar de dedos, pela falta de empatia. Sobretudo, evidencia que o ser é bom e preza pela bondade desde que mantenha vinculo íntimo com a moral, a ética e a evolução social, e que não deve dar espaço aos instintos bárbaros, que são inerentes ao homem primitivo.

O "Senhor das Moscas" exige muito e requer reflexão, enfrentamento, e persistência, mas, de maneira alguma intransponível, haja vista, utilizar de símbolos cristalinos, num estilo persuasivo, sem floreios e prolixidades. Os rumos da obra são impactantes e nos alerta que a barbárie mora ao lado e que não devemos ser irresolutos, visto que a real conjectura que nos opõe, está no âmago e nos coloca contra parede e indaga, sobre o que somos, e aonde realmente querermos chegar.
Mimi Macedo 12/03/2024minha estante
Uauuu. Em resumo: o ser humano só mostra a sua verdadeira fase perante as suas necessidades.

Mimi Macedo 12/03/2024minha estante
*Fase = Face ?, corrigindo!

CPF1964 12/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Fábio. Sensacional como sempre. Gostei deste livro.

Elton.Oliveira 12/03/2024minha estante
Resenha perfeita.... Já faz um tempinho que li esse livro, pude relembrar bem as partes importantes dele e ainda mais com notas explicativas !!! Parabéns meu nobre !

Fabio 12/03/2024minha estante
Exato, Mi.... quando olhamos para dentro é quando nos assustamos kkkk
Obrigado pela presença de sempre, querida!

Fabio 12/03/2024minha estante
Cassius meus amigo, muito obrigado!?
Esse livro, me impactou demais!!!

Fabio 12/03/2024minha estante
Elton, meu amigo, muito obrigado!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais em ter feito você recordar dessa Obra Prima do "Terror" (acho que podemos colocar assim)
E digo já que nossas conversas, me ajudaram na resenha!?
Valeu, meu caro!

Elton.Oliveira 12/03/2024minha estante
Que bom meu amigo ! É sempre um prazer poder conversar com vc aqui sobre livros ! ?

CPF1964 12/03/2024minha estante
Este livro nos oferece uma vasta quantidade de reflexões....

CPF1964 12/03/2024minha estante
Ainda bem que Robinson Crusoé não estava lá...???

CPF1964 12/03/2024minha estante
Ele iria catequizar todos...??

Duda.bae 12/03/2024minha estante
Já ouvi falar muito bem desse, e com o seu resumo não resta dúvidas de que seja realmente. Excelente resenha, Fabio!!! ??????

Fabio 12/03/2024minha estante
Ia mesmo Cassius kkkkkkkk???

Fabio 12/03/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado!?
Fica feliz que tenha gostado da resenha, e espero que tenha te incentivado a lê-lo!?
Obrigado meu anjo!

Cris 12/03/2024minha estante
Gostei muito desse livro. Parabéns pela resenha. ??

Fabio 12/03/2024minha estante
Muito obrigado, Cris,minha querida!!???
Eu também gostei demais, principalmente das reflexões !

Mariana 12/03/2024minha estante
Parabéns meu amigo! Amei a sua intertextualidade e a sua sempre profunda observação sobre a obra, o autor e aplica tudo isso de forma majestosa! ?????????????? Incrível!!

Regis 12/03/2024minha estante
Também li esse livro e fiquei impactada. Ótima resenha, Fábio!! ,???

Fabio 12/03/2024minha estante
Mari, minha querida, eu fiquei extremamente lisonjeado com suas palavras carinhosas!???
Obrigado por tudo minha amiga!!!
Principalmente por sua amizade!!!

Fabio 12/03/2024minha estante
Muito obrigado Regis, pelo carinho e pela presença de sempre!???
Muito importante para mim, saber que gostou da resenha!???

Dani.Odete 13/03/2024minha estante
Já senti vontade de ler,tenho ele aqui...adorei a resenha!

Mariana 13/03/2024minha estante
Meu querido, sempre um prazer estar aqui lendo suas preciosidades. Obrigada meu amigo?

Dani, muito obrigado!?
Já me sinto satisfeito em ter te deixado com vontade de ler essa obra essencial!!!!

Fabio 13/03/2024minha estante
Mari, sabe como sua opinião tem importância para mim!!!!?
Minha grande amiga!???

Jordana Borges 13/03/2024minha estante
Comecei a um tempo atrás e acabei abandonando, mas ainda quero lê-lo.

Fabio 13/03/2024minha estante
Eu te entendo, Jordana, porque não é um livro fácil.... no inicio, há muitas descrições, em excesso na minha opinião!
Espero que, possa retomar a leitura, e se me permite, tente lê-lo num folego só, pois ajuda (um pouco kkkk)

Peter.Molina 13/03/2024minha estante
Excelente resenha, minuciosa e abrangente, de vários aspectos da obra,inclusive os menos aparentes. Uma leitura as vezes opressiva, mas com muito simbolismo,

Lisa 13/03/2024minha estante
Adorei a resenha! ??????

Jordana Borges 13/03/2024minha estante
Sim, quando li estava achando muito descritivo, mas fora isso até que estava interessante? Acho que foi o momento mesmo, mas em breve vou pega-lo novamente. Amei sua resenha.

Mariana 13/03/2024minha estante
Ô meu amigo do coração, não é fácil opinar sua obra, por ser tão bem-feita, mas é prazeroso demais! Conte sempre comigo ?????

Mel 13/03/2024minha estante
Através da sua resenha, entendemos que o livro trata-se de uma viagem em direção às possibilidades da maldade humana e todas as faces que o ser humano pode ter.
?A gente nunca é exatamente do jeito que alguém acredita que somos?.
Me parece um livro bem chocante e extremamente necessário para todos. Eu já queria ler, depois dessa extraordinária resenha, eu preciso ler para ontem!
Você é um literato magnífico, meu lindo!! ??

Peter, muito obrigado!!!
Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha te alcançado !
Livro duro, mas necessário!!!

Fabio 13/03/2024minha estante
Muito obrigado, Lisa, minha querida!???
Feliz com suas palavras!

Jordana muito obrigado!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha e ainda mais que, ela te incentivado a retomar a leitura!
O Inicio, realmente é bem prolixo e fui pego de surpresa, mas conforme avança, o ritmo vai ficando mais veloz, o no final..... alucinante!!!
Espero que pegue logo. Vou acompanhar suas impressões!

Fabio 13/03/2024minha estante
Mari, faço das suas as minhas palavras!?

Fabio 13/03/2024minha estante
Mel, minha linda, muito obrigado!!!??????
Você é incrível e não faz ideia do quando sua opinião importa para mim!!!!
Estou feliz de verdade em saber que a resenha tenha te empolgado a ler essa magnifica obra. Vou acompanhar tudo e um pouco mais!!!!!???
Minha linda!!!!!??

Roberta 13/03/2024minha estante
Maravilhosa resenha, Fábio. Gostei muito!

Fabio 13/03/2024minha estante
Roberta, minha querida, muito obrigado, pelo carinho e pela presença de sempre!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?

Aline MSS 13/03/2024minha estante
Resenha brilhante como sempre. Parabéns, Fabio. Nos tempos q estamos vivendo esse livro parece ser bem atual.??

Fabio 13/03/2024minha estante
Aline, minha querida, muito obrigado!! ?????
Lisonjeado com suas palavras
Obrigado pelo carinho e pela presença de sempre!
E sim, mais atual impossível!!!! Kkk

RayLima 14/03/2024minha estante
Quase comprei esse ontem, mas acabei dando prioridade a outro livro ?

Mary Baratela 15/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa Fabio, falou tudo ?
Eu amei demais a leitura desse livro, na minha opinião entra pra lista dos livros que todo mundo deveria ler um dia ?

Fabio 15/03/2024minha estante
Ray, então faz uma nota mental, para compra-lo na próxima vez, porque vale a pena demais!!!!!?

Fabio 15/03/2024minha estante
Mary, minha querida, muito obrigado pela carinho e presença de sempre!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
E concordo contigo, esse livro, junto com 1984 e o Fahrenheit 451 deveriam estar inseridos na sala de aula para todos os jovens

Anna.Marciano 10/03/2024

Denso
É o tipo de livro que te faz pensar.
Chorei lendo e tive sensações extremamente ruins e irracionais lendo.
Nunca tinha lido nada parecido e entendo o motivo de ter ganhado um Prêmio Nobel de Litetatura em 1983.
Recomendo para quem já está desiludido com a vida, porque é impossível sair desse livro com espírito de leveza e felicidade.
Escrita fácil.
Fiquei muito feliz quando o livro acabou.

Gabriel 10/03/2024

O senhor das moscas ?
Há tempos não lia um livro tão bom.
Terminei de ler em 01 dia, não consegui largar a leitura, simplesmente tinha que saber o que ia acontecer.

O enredo é triste e chocante, principalmente em razão de os personagens serem crianças.

É legal ver as transições feitas pelo autor, quando deixa de chamar as crianças pelos seus nomes e passa a chama-los por seus apelidos e depois de "selvagens".

Um ótimo livro e hoje entendo o porquê de ser um clássico tão recomendo.