Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Derick.Renan 03/04/2024

?O decaimento da sociedade?
A primeira vez que li esse termo foi em uma conversa sobre crianças do subúrbio, sujeitas a uma cultura muitas vezes semelhante a algo destituído de moral e cuidado. Como se a falta de educação que surge dentro daquela realidade afundasse, antecipadamente, o futuro daqueles jovens.

E por que digo isso durante uma resenha? Porque ?senhor das moscas? é isso. Você pega crianças inglesas (que são sempre retratadas como educadas) e as coloca em uma das situações mais primitivas e sem lei que existe - literalmente perdidos numa ilha.

O conceito de monstro, de líder, de brincar e de matar aqui são colocados dentro de uma perspectiva ainda infantil, que se obriga a amadurecer dentro daquela realidade por vezes utópica, por vezes sem esperança.

O sentimento dúbio de ?liberdade? e ?abandono? é caracterizado dentro dos pensamentos e comportamentos dos personagens e cada ato, em cada dia que se passa na ilha, ganha mais força.

É um livro cru, sem espaço para brilho nos olhos ou anseio pela infância. A criação do fogo, a caça e salvação aqui ganham aspectos profundos para crianças viverem - e isso torna ainda mais forte para nós que estamos lendo.

Luana 03/04/2024

Um bom livro clássico
Um livro bom que trata de várias aspectos do ser humano, mas principalmente traz muitas reflexões nos do que seria a real natureza dele;
Gostei bastante da história e acho que cada personagem trazido mostra bem sua função pra história e pontos que devem se questionar sobre a constituições da sociedade; Me apeguei muito aos meninos, tendo cada um algo que todo mundo tem dentro de si, raiva, medo, solidão, inveja, carinho, amizade; Um livro que é muito bom se quiser fazer reflexões sobre como lidamos com os outros e nós mesmos na sociedade;
Só que a narrativa achei bastante massiva e repetitiva em alguns pontos, acho que só da metade do livro que a história pega mais "ritmo?.

Beatriz.Alves 03/04/2024

Senhor das moscas - William Golding
Que leitura! A princípio,um texto ingênuo sobre crianças perdidas,mas de repente, descortina- se um mundo complexo das relações humanas mais profundas e o humano em sua essência animalesca,se revela.

Maurício 02/04/2024

Muito frustrante, um No Limite Kids
Acho que fui muito iludido com a hype do livro, com algumas associações (corretas ou não, não vem ao caso) ao filme dos sobreviventes da queda do avião no Chile e à série Yellowjackets.

Apesar da mesma premissa, o livro não explica patavias e o simples fato de um avião só com crianças (oi?) cair já me incomodou, por que assim, sei lá como isso era permitido. "Ah, mas não interfere na história..." então já partimos com a ideia inicial que é uma p*ta historiosa fantasiosa.

Que crianças são essas entre 6 e 12 anos tão amadurecidas mentalmente, fisicamente e emocionalmente?

A sensação é que a história é um reallity show tipo No Limite Kids.

E um final pífio para coroar a história. Achei Goonies muito mais interessante e rico, se pudermos comparar histórias de crianças aventureiras, sinceramente

Kaio.Vinicius 01/04/2024

Um livro agonizante, mas de fato ele é muito bom. Alguns reclamam de certa enrolação, mas eu gostei bastante.

beatrizfwho 01/04/2024

O fim da inocência
Esse livro foi uma surpresa pra mim, me interessei pelo nome e pela sinopse e foi o suficiente para começar a leitura. Eu gostei bastante e recomendo muito.

Amanda 31/03/2024

"Estou com medo. Da gente."
Sério gente, isso que é livro que te faz pensar!! A forma como esse livro aborda as nuances da civilidade humana é inacreditável!! O autor usava cada palavrinha para construir toda uma atmosfera que te fizesse imaginar cada pedacinho da ilha e o que os meninos estavam passando.
No começo, não vou negar, o livro é um pouco monótono por ter um vocabulário denso, mas lá pra 25% do livro eu já estava absorta o suficiente pra não focar nisso. Sem contar que ler o clímax do livro foi tão eletrizante que valeu cada palavra difícil.
Todo clássico é clássico por uma razão, e a razão de "O Senhor das Moscas" é que ele retrata o clássico da existência humana: a barbárie e a ignorância.

Danielly 31/03/2024

Um clássico para mostrar que crianças não são tão inocentes como pensamos, que somos extremamente influenciáveis e que o mal está em nós mesmos.

Mari 31/03/2024

Muito bom, cheio de detalhes
Leitura fácil, história interessante, angustiante em diversos momentos, filosófico, traz de volta questões importantes com relação à natureza humana VS civilização

Camila Huanda 30/03/2024

Não seiii.
Esse foi um livro que demorei para finalizar, achei bem cansativo a leitura, teve momentos que gostei outros não.
Contudo o final foi até legal.
Maria1691 10/04/2024minha estante
???

Joyce190 29/03/2024

Reflexão
"Senhor das Moscas", escrito por William Golding, é uma obra clássica que explora os aspectos mais sombrios da natureza humana. Ambientado em uma ilha deserta, o livro acompanha um grupo de crianças que, após um acidente de avião, se veem isoladas e sem supervisão de adultos. O enredo revela como a ausência de autoridade e a liberdade total levam os meninos a abandonar gradualmente a civilidade e sucumbir aos instintos primitivos. Embora alguns momentos possam parecer maçantes, os capítulos finais intensificam a narrativa, destacando a transformação dos meninos em seres "selvagens" que abandonam completamente os valores morais. Essa reflexão sobre a natureza humana e a perda da inocência continua a ser um tema poderoso e pertinente, tornando "Senhor das Moscas" uma leitura fascinante e provocativa.

Kauã 29/03/2024

Legalzinho
O livro em si e legal, retrata como podemos voltar rapidamente a um estado de selvageria de onde demoramos milhares de ano para sair, retrata ainda a crueldade natural do ser humano e a tendencia a desordem e violência.
É curioso pensar em como seria uma reorganização social a partir dos dias de hoje e como toda essa reformulação pode acontecer completamente alheia a todo o resto do mundo.
Entretanto o livro e chato, nada acontece por muito tempo e o clímax não me pegou tanto pois não consegui sentir ou me apegar aos personagens, tanto fazia oq fosse acontecer com eles mas vale a pena a leitura pela reflexão sobre a organização social reiniciada do zero apenas por um isolamento do resto da civilização

VinAcius49 28/03/2024

Livro Colonial!
Deve sempre distanciar-se da visão EXTREMAMENTE colonial de William Golding, em suas visões de organização social europeia, considerando selvagens e antiquadas quaisquer sociedades que fogem à estes requisitos étnicos.