As Aventuras de Tibicuera Erico Verissimo

Resenhas - As Aventuras de Tibicuera

Craotchky 06/02/2022

Verissimo, o retorno
Sou o maior fã de Erico Verissimo que conheço. Após ler toda a obra ficcional adulta do autor fiquei meio sem chão, pois me senti órfão uma vez que não haveria mais nada de novo de sua obra para conhecer. Na verdade, nada de novo no que se refere a livros de ficção adulta. Entretanto há os livros juvenis, os livros de viagens e os livros que podemos tomar como de crítica literária... Confesso que via e talvez ainda veja estes de alguma forma inferiores àqueles; ou melhor: menos relevantes. O que me trouxe até Tibicuera foi uma boa dose de saudade de Erico. Tibicuera torna-se agora o vigésimo quarto lido e o décimo oitavo resenhado, salvo engano.

Em grande medida As aventuras de Tibicuera é uma obra bastante impessoal, desprovido das particularidades pessoais do autor. Isso se deve talvez ao caráter histórico da narrativa que, ao mesmo tempo em que conta a história do índio Tupinambá Tibicuera, sobrevoa rapidamente, bem rapidamente mesmo, a história do Brasil. Neste contexto, pouco espaço há para divagações e reflexões que poderiam trazer opiniões mais íntimas de Verissimo, com sua visão sobre o mundo e o tempo nos quais viveu.

A narrativa considerada juvenil é conduzida em primeira pessoa pelo índio Tupinambá Tibicuera. Eis aqui um ponto que chama atenção. já que era raro Erico adotar a narração em primeira pessoa. Bem, o índio conta suas aventuras e entrelaça a estas a história do Brasil. O livro passa rapidamente por eventos e personagens históricos relevantes de nossa pátria: a chegada dos portugueses; os movimentos de colonização que se seguiram; as campanhas de catequização; as expedições dos bandeirantes; Maurício de Nassau e os holandeses em Pernambuco; a inconfidência mineira; a escravidão e o quilombo dos Palmares; o tratado de Madri; a chegada de D. João VI e a corte lusitana; D. Pedro I e D. Pedro II, bem como o dia do "Diga ao povo que fico"; a independência do Brasil; a Revolução Farroupilha e outros conflitos sulistas; D. Isabel e a abolição da escravatura; a proclamação da república em 1889...

Tibicuera relata suas andanças pelo país e suas relações com várias figuras históricas que tomaram parte em momentos pontuais do país. Tibicuera foi amigo padre Anchieta, Tiradentes, Zumbi dos Palmares, D. Pedro e tantos outros. Elementos indianistas e folclóricos também figuram na narrativa, sobretudo no princípio, quando o índio fala sobre seu nascimento e infância. Além disso, o livro, ao menos nesta minha edição (São Paulo: Globo, 1996), é ricamente ilustrado com 108 gravuras assinadas por Oswaldo Storni. Imagino que outras edições também tragam esse material.

A única coisa que não gostei foi que Tibicuera aceitou passivamente a conversão ao catolicismo. Incomodou-me a maneira despreocupada com que ele abriu mão de seu sistema de crenças tribais para abraçar outra religião, desconhecida para ele até então. Bem, isso desassossegou a mim, mas pode ser que não desassossegue você. No mais, As aventuras de Tibicuera, com seus capítulos curtíssimos, é um livro rápido, que não se detém por muito tempo nas cenas e acontecimentos. Não fosse isso talvez não conseguiria abarcar tudo o que pretende em tão poucas páginas.

Lari 14/01/2013

Tibicuera - o herói brasileiro
O romance As Aventuras de Tibicuera, escrito por Érico Veríssimo e publicado pelo editora Global em Porto Alegre no ano de 1966, retrata um período da literatura infantil no Brasil, com uma característica pedagogizante.
A história narra a vida de Tibicuera, um índio que nasceu antes que o Brasil fosse “descoberto”, e que acompanha os principais fatos históricos, até o ano de 1944, no qual o livro acaba. Isso é possível porque Tibicuera sabe a magia capaz de eternizar sua memória, revelada pelo pajé de sua tribo.
Tibicuera convive com os colonizadores, os jesuítas, os revolucionários... E se envolve pessoalmente com tudo isto. Na verdade o livro narra a história de uma civilização em formação.
O gaúcho Érico Veríssimo ficou mundialmente conhecido pela trilogia “O tempo e o Vento”, que recentemente está sendo regravada para o cinema, mas antes disso escreveu muito para crianças e realizou muitas traduções. Nascido em 1905 na cidade de Cruz Alta, chegou a ser bancário, mas só encontrou a realização pessoal na literatura. É pai do igualmente talentoso Luís Fernando Veríssimo (o que nos leva a pensar que ele também conhecia a magia de Tibicuera).
Apesar de ser uma leitura didática, o texto é levado de forma simples, pessoal e envolvente. Seria de grande utilidade no ensino da história do Brasil, mas nunca vi nenhum trabalho que o usasse para tal. Gostei muito de conhecer mais a história do nosso país, temperada pelas palavras de um gênio da literatura brasileira, com seu estilo, modo de ver e mensagem sempre humana.
Um livro que vale muito a pena e que deveria estar presente nas salas de aula brasileiras, é facilmente encontrado na internet para download e sua versão impressa chega a custar até mesmo R$ 1,00, em sebos virtuais.
Dininha 30/09/2017minha estante
Corrigindo... O livro "As aventuras de Tibicuera" teve sua primeira edição em 1937, mesmo ano em que foi escrito, portanto, não abrange de 1500 a 1944, mas termina com a narrativa de quando o personagem principal, Tibicuera, mudou-se para Copacabana em 1930.
O livro foi escrito durante o Estado Novo (1930-1945), quando o governo Vargas incentivava as iniciativas nacionalistas e o sentimento de ufanismo.

Deghety 25/05/2022

As Aventuras de Tibicuera
As Aventuras de Tibicuera é praticamente uma homenagem à história popular do Brasil.
A narrativa aborda o período de antes do suposto descobrimento até meados do século passado.
O herói da narrativa é o índio tupinambá Tibicuera, que diz ter vivido todo esse período, participando ativa e passivamente dos acontecimentos históricos mais conhecidos da história do Brasil.
O livro é dividido em pequenos capítulos, bem humorados e fluídos. Contém um capítulo que faz paralelo às invenções e descobertas mundo afora com o que Tibicuera fazia no momento de tal acontecimento.
Dentre tudo isso, a parte que me agradou mais do que outras, foi Tibicuera falando de ícones da literatura brasileira e sobre clássicos da mesma. Relatando que conheceu pessoalmente vários desses ícones.
Enfim, As Aventuras de Tibicuera é aquela leitura que tem ultrapassado épocas, assim como o seu protagonista, e sempre será uma leitura interessante e divertida, independente da quantidade de vezes que a ler.

Ana 27/12/2020

Tibicuera, um brasileiro
Tibicuera nasce numa taba onde quase é morto pelo próprio pai, que logo pensou ao ver a criança magra e feia: ''filho fraco, não serve pra guerra''. Mas para a sorte do menino, o pai se arrepende de seu intento sinistro e o leva de volta para a casa. A criança cresce, conhece sua primeira guerra, torna-se um homem valente. Mas não consegue vencer os medos que tem dos espíritos da floresta, pois segundo o pajé, ''nada pode contra Anhangá e Curupira''.
Um dia, embarcações estranhas, nunca antes vistas pelos indígenas, são avistadas no horizonte. Era o Descobrimento!
Tibicuera acompanha esse e muitos outros momentos importantes de nossa história ao vivo, pois ele consegue, através de seus descendentes, atravessar os séculos, como um vampiro!
Assim ele conhece vários vultos históricos dos quais os estudantes só ouvem falar:
Tiradentes. José de Anchieta. Zumbi dos Palmares. D.Pedro I. Etc.
O título deixa claro que as aventuras do valente herói do título são também as aventuras do nosso Brasil. Todo brasileiro deveria conhecer esse fantástico livro!
Um dos melhores que li nesse ano de 2020 que já está quase no fim. Recomendo.

Edilinda 12/08/2021

Interessente
?As Aventuras de tibicuera?, escrito por Erico Verissimo, narra as aventuras de um indígena, desde 1500 até 1942, terminando em um arranha-céu em Copacabana.

O livro é pequeno, e ótimo para uma aula de história, resumido com alguns pontos principais.
O autor faz um jus de imortalidade no personagem principal, Tibicuera, que ao longo das duzentas páginas do livro entendemos melhor a tal imortalidade.

Jeane 18/08/2010

História do Brasil romanceada
Devo confessar que o livro não é muito empolgante, mas vale como aula de história do Brasil.Em seus 400 anos de existência,Tibucuera está no centro de momentos decisivos para nosso País e encontra personagens importantes de nossa história (Cabral, Nassau, Tiradentes, Bento Gonçalves, D. Pedro I, entre tantos outros). Acho que a narrativa ficou sem "profundidade",tipo uma colcha de retalhos, justamente por tentar englobar um período muito grande da história em tão poucas páginas.

Lili Machado 06/11/2009minha estante
Esse livro estava marcado na minha estante, como TROCO, mas, lendo sua resenha, mudei de idéia - retornei-o para a prateleira.

Militcha 04/07/2013

Inusitado
Em um dia no sebo, As Aventuras de Tibicuera foi o primeiro livro que peguei para dar uma folheada. Por ter indígenas e ser uma história que a mesma pessoa contava durante mais ou menos 400 anos, fiquei curiosa em ler.

Desde o início, achei uma leitura envolvente e didática, afinal, estamos tratando da história do nosso país. Gostei de ler o livro e lembrando das aulas história que tive ao longo da minha vida, também despertou a tristeza de não ter lido o livro antes, seria de grande contribuição para o aprendizado.

Um livro que me surpreendi e que recomendo a todos lerem, mesmo com a leitura perdendo um pouco seu pique em comparação com o início. De qualquer forma, achei interessante a proposta, recomendo!

Victor.mcrv 29/12/2021

Interessante
O livro é até que legal, falar a verdade sempre acho de bom em qualquer livro que leio. As aventuras são divertidas e o conceito de imortalidade que é mostrado é bonito, mas o problema para mim foi a religião que foi imposta aos povos nativos da américa pelos europeus e que é idealizado nos livros antigos e isso me incomoda não só neste livro mas em todos os outros do tipo. Mas mesmo assim temos muitos momentos bons.

Bebela 18/02/2023

Foi uma leitura obrigatória para a escola. Demorei muito mais do que o esperado pra conseguir terminar.

Jeff_Rodrigo 28/07/2023

Tibicuera foi o personagem que não foi
Outro livro do Érico Veríssimo que me surpreendeu! Trata-se mais do quê uma história de um simples personagem de origem indígena, que presencia os eventos mais importantes da criação da nação brasileira e o impacto que essa vai deixando em seu povo, que tem de se reinventar pelo caminho. Trata-se de uma obra que fala da importância do legado que uma geração passa para outra, construindo assim, uma identidade que, mesmo no mundo predatório, violento e excludente em que vivemos, consegue ser transmitida de uma pessoa para outra através do ensino de sua cultura. Nesse sentido, o livro é bonito por colocar em evidência o poder da linguagem, da cultura e do saber.
Por outro lado, há de se ler o contexto em que o livro foi escrito, no ano de 1937. Era Getúlio Vargas, o homem do Estado Novo, querendo construir uma identidade nacional. O pai dos pobres e mãe dos ricos, que não gostava de movimento sindical, estava fazendo um esforço monumental para unir o país em torno de uma identidade comum. Nessa identidade que ele queria construir, cabia os traços indígenas? Não dá para ler a obra e dizer que está tudo bem.

Babu 17/07/2015

As aventuras de tibicuera
Primeiro livro que eu li,e que me deu paixão para ler,este livro e ótimo,para aqueles que gostam de aventuras,que não conhecem o autor Érico Veríssimo,recomendo que leia este livro,por que é uma das obras de Érico Veríssimo que eu mais gostei

yuri29 20/11/2015

Didático
"As aventuras de Tibicuera", do já consagrado Érico Veríssimo, é uma história, bem didática, que engloba os 400 anos da história do Brasil na história de um indiozinho chamado Tibicuera. A leitura é fácil e o exemplar é facilmente achado na internet. A edição em questão é para ser guardada com carinho, pois é do ano de 1966. E é isso, não há muito o que informar pois a história não é densa, é o que todo mundo aprendeu no colégio quando era criança. Todavia, recomendo o livro sim. =)

Samantha 12/12/2015

Um dos primeiros livros que li, este livro certamente contribuiu para o meu gosto pela história e pelo meu desejo (pelo menos por um período da minha vida) de me tornar historiadora. Se naquela época era a narrativa da história do Brasil de forma tão leve, nesta releitura o que me chamou a atenção foi o capítulo "o segredo do pajé" e seus conselhos a respeito da relação pai e filho como forma de se tornar eterno. Sem sombra de dúvidas, este será um dos livros que passarei para meu filho...

Renan461 23/04/2024

As Aventuras de Tibicuera
Viver 400 anos é possível?
Para Tibicuera sim, e quantas aventuras durante a evolução do Brasil, desde seu descobrimento ate sua república.
Livro muito bom recomendo que leia pois agrega fatos histórico do país.