Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Clio0 06/01/2013

Resenha pelo ponto de vista de quem não jogou. Se você é como eu, então comece daqui.

Assassin's Creed Renascença é a novelização do segundo jogo de uma série homônima que atualmente ganhou status de cult e que já ganhou uma versão cinematográfica. Mais do que o suficiente para fazer qualquer um tirar da estante e dar uma olhada na sinopse.

O livro conta a história de Ezio, um jovem florentino que é descendente da Ordem dos Assassinos; a Ordem dos Templários, vilã da série, é responsável pela tragédia que abate a família do rapaz e catalizadora de toda a aventura que se segue.

A história em si parece seguir o ritmo de um game, ou seja, extremamente rápida e com muitos acontecimentos se solapando.

Infelizmente, o autor não conseguiu segurar o rojão de manter a narrativa e a descrição equiparadas, então nos primeiros capítulos temos descrições absolutamente inúteis e mais pro fim do livro, elas praticamente desaparecem.

O diálogos em si são curtos e simples, realmente como os necessários para o script de um jogo, decepcionantes para o tipo de enredo e perfil do personagem - uma espécie de galante espadachim em busca de vingança - que exigia mais desenvoltura e presença de espírito.

O autor, embora se esforce para retratar a emoção dos personagens - fora o protagonista - não consegue desenvolver bem o resto do grupo e isso provoca uma perda imensa em grandes cenas de luta ou mesmo no clímax da história, já que a mesma é contada de forma intimista. Prepare-se para ver cenas passionais, mas que talvez por tudo isso, não te provoquem nenhuma emoção.

A dominação e terror de Savoranola sobre Florença, a ascensão e controle do Papa Alexandre Borgia, a disputa de guildas em Veneza são todos fatos relacionados tremendamente importantes para a trama, adicionando profundidade embora não exatamente exatidão histórica.

Enfim, é um livro interessante para quem nunca jogou. Pode não ser o suficiente para te fazer comprar o restante da série, mas vale pelo simples fato que saiu do clichê cavaleiros-otomanos.
Bruno 08/03/2015minha estante
Bem, eu joguei o jogo e posso garantir que os livros foram publicados tendo como público alvo os jogadores... pois li o primeiro livro e abandonei após algumas páginas... fiquei com uma impressão de que fizeram um ctrlc+ctrlv dos diálogos do jogo sob uma capa bonita.

Elizeu.Gerlach 07/01/2023minha estante
Não sei pra quem esse livro foi feito, eu como alguém que jogou antes de ler achei o livro bem redundante, é basicamente uma cópia do jogo ao ponto de que até o tutorial que tem no início do game ter sido colocado no livro. Não cheguei a achar o livro ruim, mas não adiciona em nada pra quem jogou e não é o suficiente pra quem só leu.

Neandra1 03/02/2023minha estante
Achei a história muito mal desenvolvida.

Acaui 08/06/2023minha estante
Concordo com o que você disse. O que eu acho é que o leitor adaptou muito mal a histório do jogo para o livro, porque a história de Assassin's Creed é muito interessante.

Hyzzi 01/09/2023minha estante
É bom não e perdido mais tbm não MARAVILHOSO

Desi Gusson 05/09/2011

Nunca joguei Assassin's Creed, mas sempre fui fã do gênero. Talvez seja por isso que passei o livro todo me sentindo como se estivesse de mouse na mão (I can't get the consoles, rs).

Sem dúvida a história de Ezio Auditore, movido a vendeta, é de ação. Desde que viu seu pai e irmãos enforcados injustamente pelo traidor da família Auditore, Ezio não descansa até ter todas as habilidades necessárias para ir atras de seus inimigos e acabar com eles um a um. Agora, para que perder tempo descrevendo meses de treinamento árduo se você pode resumir isso em um paragrafo? Vamos logo ao que interessa, o sangue. Não é mesmo?

Alias, você, caro leitor, não vai ter um segundo sequer para respirar já que é uma missão atrás da outra. Sério mesmo, o Messere Auditore resgata tudo quanto é donzela e cachorro indefeso, e mesmo que o autor não demore muito no desenvolvimento das relações dele com os outros personagens, a personalidade de Ezio é irrevogável. Ele me lembra um Eragon crescido, com culhões e mais bonito. E sem o dragão.

Renascença é o roteiro do jogo, não posso negar e esperava mais tripas do que palavrões, mas mesmo assim ele me deixou com um gostinho de quero mais. Gostei, enquanto espero a continuação vou procurar quem tem o AC pra me emprestar.
Cello 15/11/2011minha estante
Parece ser bem interessante, sou fã de videogames, mas confesso que tinha um grande preconceito por este livro por pensar ser uma simples adaptação do jogo, parece que não é bem assim, com certeza o lerei qualquer dia desses!

Camila 26/04/2012minha estante
Ótima resenha. Me deixou com mais vontade de ler!

Sandy Thaís 11/01/2013minha estante
Gostei bastante da resenha. Dizem que pra quem já jogou é o mesmo que ler um roteiro do jogo (eu já joguei mas nunca li ;/) vou procurar mais a respeito! *-*

Cris 13/03/2016minha estante
Autêntico lixo literário. Classificá-lo de "Literatura Juvenil" é subestimar completamente a inteligência da gurizada e querer que estes sejam iniciados na Literatura com o pé esquerdo atolado até o joelho na merda.

Victor.Rendrix 11/03/2021minha estante
Pois se vc não jogou jogue eu jogo e é muito bom

Gilmar.Loureiro 14/08/2021minha estante

Cami 28/02/2022

Opinião de uma pessoa que nunca jogou o game e só achou a premissa legal e quis ler.
Achei razoável.
Até metade do livro eu achei a história bem ble, mais pro final começou a ficar legal, mas nada muito bom.
A história não tem profundidade nenhuma, tudo acontece rápido demais, os coadjuvantes somem e aparecem quando da na telha, o tempo me deixou tão confusa, em uma página literalmente se passaram mais de dez anos, a minha cara lendo foi de palhaça.
Não achei nada demais, mas vou continuar lendo a série, pretendo jogar e assistir o filme.
Mesmo não achando a história extraordinária, parece ter um futuro legal.

Diana279 29/05/2021

Eu sempre gostei dos jogos dessa franquia, e com o livro não foi diferente, mesmo que o autor fale de cada coisa que o Ezio faz, cada missão, cada mínino detalhe, não é entediante, o livro é muito bom. Eu amo Assassin's Creed então, só tenho coisa boa pra falar.

A Levada da Nerd 20/07/2020

Cheguei ao final deste livro mais viciada do que quando comecei. O enredo te deixa bem imersivo, tem bastante detalhe que te dá uma visão melhor dos fatos, conta com acontecimentos históricos e personagens reais. A narrativa é contada em terceira pessoa, e vemos o protagonista Ezio Auditore em busca de vingança pelo o que aconteceu com sua família. A partir daí, acompanhamos o treinamento do personagem, seu amadurecimento, a construção de suas armas, as amizades, as lutas e muito mais.

A cada página virada, eu como gamer e amante dos jogos da franquia, fui me sentindo dentro daquele contexto. A todo momento, fiquei torcendo para que Ezio levasse a melhor, mas como tudo na vida,isso nem sempre acontece. Já quero muito ler os outros livros!

Instagram: @ALevadaDaNerd

Alonso 14/12/2011

Apatico
Não empolgou em nenhum momento até agora (estou no fim do livro). Relativamente fraco, te deixa um pouco perdido em certos momentos. Não aconselho a ninguem.

Ele tem até uma boa historia, mas peca pela falta de detalhes, ambientalização tanto da epoca como dentro o tempo transcorrido dentro da propria historia.
Edinaldo 14/12/2011minha estante
Concordo,uma droga de livro,perdi 1 dia da minha vida pra ler isto.

Marcos 06/01/2012minha estante
Também concordo, eu li o livro porque joguei o jogo e achei uma história fantástica.
Acho que o autor pediu para alguém jogar, enquanto ele ia escrevendo o que via. Faltam muitos detalhes.Achei um livro mau escrito. Apesar de que da metade para o final ele melhore um pouco, não é digno de ser muito elogiado.
Ainda bem que me emprestaram o livro. Tem bastante livros que merecem o meu dinheiro mais do que ele.

Regiane 06/03/2012

Adorei!

“Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença. Sou um Assassino...”

Hoje eu trago a resenha de Assassin´s Creed: Renascença - o livro que foi baseado na série de jogos. Confesso que foi o que me chamou a atenção, já que sou fascinada por games. Mas antes de concluir minha opinião, vou fazer um apanhado geral da história.

Ezio Auditore busca vingança daqueles que governam as cidades-estado italianas, pois traíram sua família – o que gerou muito sofrimento e muitas lágrimas. Para conseguir atingir seu objetivo, ele recebe um treinamento árduo e acaba tornando-se parte da Ordem dos Assassinos.

Felizmente o jovem não estará só nessa jornada, pois ele contará com o apoio de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, mas ele tem plena consciência que sua sobrevivência dependerá apenas e exclusivamente de suas habilidades.

Mas Ezio aprende rápido, e logo ele consegue diversos aliados que o veneram e enxergam nele a esperança em nome da liberdade e justiça, enquanto os inimigos que oprimem o povo da Itália, o temem mais do que qualquer outro. A partir disso, inicia-se uma história de poder, conspiração e sede de vingança.

Eu nunca tinha lido um livro que fosse baseado em jogos, antes. Achei o resultado de Assassin´s Creed: Renascença, maravilhoso. Além de ter adorado a história, eu só sosseguei quando eu terminei a leitura, pois me prendeu totalmente, já que tem ação do começo ao fim. Outra coisa interessante, é que o livro possui narração em terceira pessoa, o que deu um aspecto bem amplo de tudo que estava acontecendo. E o melhor, é que apesar de se tratar de uma ficção, a obra é totalmente mesclada com fatos históricos - algo que sou totalmente apaixonada.

A única coisa que me desagradou um pouco, foi pela mudança repentina dos anos - em questão de algumas páginas. Eu descobri que o mesmo ocorre no jogo, mas eu acho que no livro, o autor poderia ter mudado, ter complementado essas passagens de anos.

Em relação aos personagens, eu gostei demais de Ezio, mesmo que ao decorrer da história - e conforme o seu amadurecimento - ele foi se tornando duro e frio. Mas eu vibrava a cada vitória obtida em cima dos seus inimigos. Leonardo da Vinci me cativou completamente. A sua amizade com Ezio, é um tanto peculiar, mas sua lealdade é admirável. Sem contar sua inteligência e criatividade que são totalmente fascinantes. A forma como ele conseguia desvendar os mistérios dos codexs encontrados pelo assassino também me deixou perplexa. Caterina Sforza é outra que ganhou minha atenção. Com seu jeito impulsivo e sem pudor algum na hora de soltar as palavras, me renderam muitas risadas. Os demais personagens, inclusive os vilões também são bem cativantes e muito bem construídos.

Fiquei bem surpresa com a quantidade de pessoas que criticaram a obra. Talvez se eu tivesse conhecido o jogo antes, também não teria me afeiçoado tanto ao livro, como aconteceu. Mas o fato é: Achei a história tão envolvente que me fez correr imediatamente atrás do jogo e comprá-lo. Ainda não comecei a jogar, mas tenho certeza que vou adorar, pois gosto demais do gênero.

Em geral eu gostei muito da proposta de Assassin´s Creed: Renascença. Fiquei feliz que terá continuação - já que o final me deixou com diversos pontos de interrogações. Para quem aprecia livros que são ambientados na época medieval - como eu - será um prato cheio. Recomendo!

Luiza 05/09/2022

"Havia um novo mundo a ser feito."
Costumo acreditar que quando se lê um livro sem saber sobre o que ele se trata transforma a experiência em algo surpreendente, de fato foi o que aconteceu nesta leitura.

Eu já conhecia os jogos, porém não sabia muito bem do que se tratava, foi uma extrema surpresa para mim que não esperava tanto da leitura, a estória em si não tem nada de grandiosa, apenas no final que se torna algo chocante, porém por saber que a maioria dos perssonagens realmente existiram como figuras históricas, e os fatos narrados realmente aconteceram (porém sendo adicionado os elementos fantasiosos do livro) que me deixou presa na leitura.

A escrita é fluída e de fácil entendimento, e posso dizer que agora tenho conhecimento intermediário sobre a renascença Italiana, para quem gosta de história como eu, irá se encantar pela estória de Ezio Auditore, em uma missão de buscar vingança e salvar o mundo.

Já quero adiquirir os livros que vêm a seguir, junto com os livros anteriores.
DANILÃO1505 05/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pavozzo 18/03/2021

Poderia ter metade do tamanho...
Apesar de começar com emoção e terminar com estupefação, há um repeteco de missões ao longo desse livro que - a despeito das lutas e da sangria - beira ao tédio.

Gostei muito da ambientação e da atmosfera italiana do século XV. Deixo registrado aqui também o meu apreço à soberana de Forli engraçadíssima.

Embora tenha ficado muito curioso com o que venha acontecer na seqüência, olho com desânimo para as próximas 400 páginas (fora o último volume da "trilogia do Ezio"). Acho que prefiro 'mangiare un gelatto' a assistir Ezio enfiar 'suo pugnale' em uma dúzia de coitados.
Acaui 08/06/2023minha estante

Acaui 08/06/2023

Bom, porém, escrita péssima.
A história em si é ótima, igual a do próprio jogo.
O que penou mesmo foi a forma que adaptaram para o livro, a escrita está péssima e muito detalhada. Além disso, eles copiaram tudo do jogo deixando a leitura incrívelmente massante, é como se cada capítulo fosse uma missão do jogo. Todavia, esse tipo de estrutura não funciona em um livro, fica muito enjoativo e sem graça. A forma como você joga um jogo e lê um livro é diferente, não tem como adaptar totalmente igual.
Na minha opinião o autor ficou com medo dos fãs acharem ruim se ele adaptasse, porque muita gente é chata demais com relação a isso.

Carol- Books and Tea 05/12/2012

Renascença
Oliver Bowden-378 páginas
Galera Record

Assassin's Creed, é adaptação para livro da aclamada e elogiada série de jogos de mesmo nome. Antes de minha experiência com o livro, não havia jogado, o que mudou desde ontem á tarde. O livro é narrado em 3° pessoa e se passa em uma Itália Renascentista por volta do século VXI.

O livro possui uma narrativa empolgante, foi bem escrito, a capa é linda e remete a do jogo, e se passa extremamente rápido, começamos o livro com um Ezio de 17 anos, e terminamos a leitura nos deparando com um de 40 anos.
Em apenas 5 páginas, você pode sair de 1494 á 1500, sem nem ao menos perceber, e o livro possui muita variação de local,você está em Florença, vai á Veneza, tem de ir á Forlí, e volta á Florença.

OK, I'M CONFUSED TOO!

Well, o livro narra a história de Ezio Auditore, um jovem que junto á sua família sofre uma conspiração de um amigo próximo, e acaba sendo traído por sua cidade. Iniciando ai, uma narrativa de tirar o fôlego, sim, mesmo com toda mudança de ambiente, impossível se perder, e fico extremamente feliz em ver como o autor foi detalhista, em todos os pontos.

O livro possui muitos pontos positivos,o ritmo da história é bem agitado, cheio de ação e combates, aventura na dose certa, e o autor por ser historiador, conseguiu trazer detalhadamente os pontos históricos da época, que enriqueceu ainda mais o livro. Muita gente importante de época, apareceram no livro, como Lorenzo de Médici, Leonardo Da Vinci, que exerceram papéis fundamentais no enredo, nos cativando e fazendo pesquisar mais a fundo sobre a vida deles depois da leitura.
WHY CAROLINE? I'M CURIOUS

O livro é classificado como uma leitura "masculina", por conta dos assassinatos e combates sangrentos porém, se engana quem pensa que é só isso,ao fundo temos um romance lindo, e o personagem principal,Ezio,não é guiado apenas pela vingança, ele possui qualidades como, amizade, lealdade e determinação, e conquista facilmente sua total atenção.

Com um propósito de vingar seus entes queridos á cumprir, Ezio se vê tendo de permanecer no credo do Assassinos e acabar de vez com os templários, agora, com uma lista de assassinatos á cumprir crescendo cada vez que se aprofunda em seu destino, Ezio Auditore, vê qual sé seu próprio destino,vocação e missão.

"Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram a minha família. Eu sou Ézio Auditore, de Florença... Sou um assassino"

Super recomendo!
Boa Leitura :)

Leonardo Drozino 05/01/2012

Assassin's Creed é um livro de história boa, mas ... escrita péssima.

Em um parágrafo, Ezio tem 20 anos, dois parágrafos à frente, ele tem 30.

Literalmente é assim o.O

O espaço de tempo no livro foi muitooo mal desenvolvido pelo autor. O livro é literalmente uma transcrição do script do jogo,isso é verdade. Mas que ele poderia ter sido melhor desenvolvido, poderia.

Me surpreendeu as sociedades secretas, os personagens e a mitologia usada na história.

Mas o que considero como mais importante em um livro é a escrita, e nisso... Renascença perde feio. Uma estrela para os personagens excelentes, e uma estrela para a história. Menos três estrelas para a péssima escrita.

Não custava NADA, colococar um subtítulo nos capítulos, tipo "5 anos depois" e coisas assim.

Recomendo a leitura para quem gosta desse tipo de história. Quem é fã do jogo, não vai fazer diferença ler.

Maria284 13/10/2023

Assassin's creed
É um ótimo livro. Entendi alguma coisa? Nem um pouco, me arrependo de ter lido? Também não. Foi uma ótima distração para o momento, além de ter um enredo interessante. Não sei se eu não entendi porque não li os outros livros da saga(se tiver outros livros), mas mesmo assim tenho 0 arrependimentos.
ale 13/10/2023minha estante
rindo dessa resenha

Lívia 13/10/2023minha estante
Mas esse é o primeiro da saga ?

Maria284 13/10/2023minha estante
Sério que é o primeiro? Imagina se eu fosse ler os outros então, ia ficar perdidinhaKKKKKKK

Maria284 13/10/2023minha estante
Faz muitos anos que eu li também, vou tentar pegar ele e ler de novo, talvez agora eu entenda kkkkkk

Lívia 13/10/2023minha estante
Hahahahaha puxa no Google a ordem certinha

Vou puxar, obrigada kkkkk

Lucas.Moraes 25/01/2022

Bom livro.
As primeiras 200 páginas são maçantes, o livro se perde em diálogos exagerados e na apresentação do personagem principal Ezio Auditore.
Falta a ação que o livro promete já em sua sinopse!
A partir do meio o livro se torna mais interessante com uma leitura mais leve e com uma pitada a mais de ação!

Livro nota 4, recomendo!