Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Darllan.Senna 27/10/2020

Bom livro, nada mais.
Depois de me encantar com o jogo Assassin's Creed II, resolvi absorver mais através da obra literária. Bem, a obra carece de mais profundidade narrativa, particularmente esperava mais neste quesito. Por outro lado, sua narrativa ágil nos faz mais interessados quanto ao desfecho da história. Nota-se que o principal público alvo desta trama é o jovem ávido por ação, entretanto impaciente para o desenvolvimento de um universo literário.

Paula 28/07/2012

Assassin's Creed - Renascença
A história de 'Assassin's Creed - Renascença' em si é muito boa, pautada em mortes, mistérios e segredos antigos. Confesso que, quando li o resumo, me interessei bastante, e isso me fez comprar o livro.

O começo do livro é realmente muito brilhante, tudo o que eu esperava, ainda mais porque era baseado num jogo e porque eu simplesmente amo livros iniciais de séries.

No entanto, isso mudou conforme eu avançava as páginas. Achei que as descobertas de Ezio foram incríveis, mas a leitura se tornou muito maçante para mim porque focava mais as mortes do que a história. Ficou muito claro quais eram os objetivos de Ezio, mas não sei, não gostei muito. Os capítulos pareciam meio avulsos.

Talvez isso se deva ao fato do livro ser baseado no jogo. Eu visualizei muito isso durante a leitura, e olha que eu nunca joguei (mas parece ser muito legal!). Sou suspeita para falar porque também amo jogos de ação... mas enfim.

Na minha opinião, deixou a desejar, e eu realmente não sei se lerei os próximos livros da série.

Velrino 20/07/2012

Ezio Creeeed ^^
Bem eu nunca joguei AC somente assisti a série de 3 capítulos,achei interessante a série e acabei indo comprar o livro *--*.
O começo é muito intrigante, fica focando sobre o jovem Ezio que ele liderava uma "gang do barulho". A partir da página 57 ele começa a ficar interessante conforme Ezio é auxiliado por annetta,Leonardo di caprio (rsrs), tio Mário que fala sobre a Ordem dos Templários e o Credo dos Assassinos.
Eu demorei para terminá-lo mesmo porque é muito chato em muita parte, Ezio só mata os governantes e sempre têm exito nas missões,ele nunca erra. Oliver Bowden poderia ter feito um livro espetacular descrevendo melhor os personagens, criando mais cenas... sei lá até acrescentando uma adrenalina..... MEU DEUS ELE PODERIA MATAR SEM FALAR "Request in pace"(detalhe esqueci como escrever rsrs)... ELE SE PARECE ATÉ COM UM PADRE NO LIVRO :/

Mais fora isso o livro é perfeito. Obrigado pela atenção.

Gorenko 01/08/2012minha estante
Cara larga de ser burro, coloca que tem spoiler.

Gorenko 01/08/2012minha estante
Cara larga de ser burro, coloca que tem spoiler.

Wes Janson 02/12/2020

Aventura interessante
O livro é uma aventura interessante, que pode ser melhor aproveitado por quem já conhece a franquia de games, mas todos podem ler. Muito boa a maneira como mescla personagens reais e acontecimentos reais com a trama.
O livro é uma adaptação fiel do game (Assassin´s Creed II). A narrativa é ágil, mas isso torna tudo muito corrido, sem desenvolvimento dos personagens secundários. A vantagem é que temos muita ação acontecendo o tempo todo.
O grande senão da história, e aqui me coloco como fã dos games e continuarei lendo a série de livros (pelo menos a quadrilogia inicial) é mostrar os Cavaleiros Templários como os grandes vilões da humanidade e os Assassinos como heróis. Nada mais longe da realidade, mas o que importa aqui é a diversão, afinal se trata de um livro de ficção. E é dessa forma que temos que enxergar o livro, mesmo com a mescla com a História real.
Recomendo a todos, mas muito mais para quem conhece os games da franquia!

Matheus.Henrique 13/03/2021

Eu achei uma ótima novelização.
Protagonista bem amplo e carismático, diálogos na hora certa, combate bem elaborado, gostei

Gabriel Neves 27/05/2021

Me ensinou a gostar de ler
Foi meu primeiro livro que li. Sim. Me envergonho por nunca ter lido um livro antes. Mas esse livro me ajudou muito a gostar da leitura, a gostar de ler mais.
Depois dele peguei o amor pela leitura e comecei a cursar direito.
Amo?

Dahmer 05/05/2021

Livro divertido mas com alguns probleminhas...
O livro conta a história de Ezio Auditore, um jovem comum que, aos 17 anos, como todo bom jovem da Itália Renascentista, gosta de uma bagunça, de uma briga e de um amor proibido. Acontece que sua vida tem uma reviravolta quando seu pai e seus dois irmãos são traídos e mortos em praça pública enforcados. A partir daí, Ezio descobre alguns segredos de seu pai, que fazia parte da Ordem dos Assassinos. Dessa forma, Ezio, guiado pelo seu tio entra para a ordem e inicia sua jornada contra os templários, aqueles que traíram sua família.

História:
A história em si do livro é relativamente bem desenvolvida e vai sendo construída aos poucos, onde inicialmente temos intrigas entre famílias, que aos poucos vai se percebendo que há muita coisa por trás disso, culminando em rivalidades e brigas que podem literalmente mudar o mundo como se conhece. Portanto a ficção histórica é muito bem desenvolvida e a história se desenrola até bem. Minha única ressalva com esse aspecto é que o livro é meio repetitivo em certos momentos, de sempre a saída ser simplesmente assassinar tal pessoa que o problema se resolve.

Fluidez:
Aqui temos um aspecto que me incomodou um pouco, especialmente no início do livro. Do meio do livro para o final não notei tanto isso, mas talvez por ter acostumado à escrita do autor. Mas acredito que em certos momentos as coisas são muito jogadas na nossa cara e explicadas de uma maneira pobre. Em geral o livro não é lento, mas muito pelo contrário, rápido demais, onde as vezes em questão de um único capítulo de 15 páginas diversas ações são feitas, quando o autor poderia ter focado em algo para ser melhor explicado. Talvez eu sinta isso porque gosto de autores prolixos, mas mesmo assim acredito que muitas coisas se tornam mal explicadas devido a essa velocidade.

Ambientação / Universo:
No aspecto de ambientação não há do que reclamar. O autor consegue muito bem desenvolver a Itália renascentista e consegue, também, acrescentar personagens históricos importantes na história de uma maneira magistral. Termos a presença de personagens como Leonardo da Vinci, Maquiavel, Girolamo Savonarola, Rodrigo Bórgia incluídos na história e tendo suas vidas realmente relacionadas com os acontecimentos do livro foi algo incrível e muito bem feito pelo livro. Além disso os locais também são bem descritos. Dessa forma, nesse aspecto o livro realmente se sai muito bem.
Personagens (3):
Claro que já falei dos personagens históricos no ponto anterior, mas aqui vou falar sobre todos e suas relações com a história. Os personagens em si são relativamente interessantes, e a inclusão dos personagens históricos é simplesmente fenomenal. Os problemas que vejo são a quantidade de personagens, que são MUITOS apresentados ao longo da história e muitos de maneira muito vaga devido a velocidade da escrita (comentada no segundo ponto) e isso traz duas dificuldades: 1- lembrar de todos os personagens e 2- imaginar os personagens. Digo esse segundo ponto pois muitos são mal explicados, não conseguindo formar uma imagem clara deles na minha cabeça, muitas vezes recorrendo ao jogo para olhar como que são os personagens, pois há uma grande carência na caracterização dos personagens.

Final:
Sobre o final, o que dizer? Não foi um final muito surpreendente, sendo que até poderia ser, que aconteceram coisas incríveis, mas talvez pela escrita, talvez pela minha leitura, não sei, mas o final que poderia ter sido incrível foi só um final mediano. Inclusive tive que ler duas vezes pra tentar entender as maluquices do final, que acaba sendo meio viajado. Mas de qualquer forma é um final relativamente decente e deixa aberto várias portas para o segundo livro.

Edição:
A edição do livro achei bem ruim, por diversos pontos. Primeiro que no final há um glossário de algumas expressões em italiano que são usadas na história e lá tem seu significado. Mas muitas expressões escritas no texto não se encontram nesse glossário. Além disso folha branca não é bonito né? Nada melhor do que aquelas páginas levemente amareladas que parece que cansam menos a vista. E por fim ainda tem a questão de quando as palavras não cabem em uma linha. Em certos momentos o livro simplesmente corta a palavra no meio e coloca na linha de baixo o resto, sem pontuação alguma, enquanto em outros ele coloca o travessão como deve ser feitos. Pelo menos a capa do livro é relativamente bonita, mas de resto, considero a edição bem ruim.

Quotes:
“Existem aqueles que irão arrancar essa liberdade de nós, e muitos de vocês, muitos de nós, infelizmente, a entregarão de bom grado. Mas temos em nosso coração o poder da escolha, de escolher o que consideramos ser a verdade, e é o exercício desse poder que nos torna humanos. Não há livro ou professor capaz de nos dar as respostas, de nos mostrar o caminho. Então, escolham o seu próprio! Não sigam a mim, nem a ninguém!”

“Requiescat in pace”

Yuririn 09/03/2021

Repleto de ação em uma narrativa fluida
Ezio é um personagem que entrete. Achei interessante como o autor fez o tempo da vida desse protagonista passar de um modo que, mesmo decorridos anos ou semanas, não fica forçado, desconexo nem parece que tudo está pronto do nada. A narrativa permanece fluida e o tempo "cortado" parece, de certa forma, preenchido. Também gosto da mistura feita com temas do cristianismo,mitologia romana, e filosofia. Eles são incorporados à história com "acontecimentos gatilhos" que induziriam a criação de teorias as quais temos hoje registradas. Achei que algumas partes da vivência do Ezio podiam ter sido mais especificadas, mas gostei das que foram enfatizadas.

FelippeChristofaro 31/05/2021

História fictícia mesclada com história real. Perfeito!
Para os viciados com os jogos, como eu, talvez seja estranho ler esse livro.
Visivelmente algumas ideias dos jogos não são passadas aqui, e alguns acontecimentos ocorrem rápidos e simples demais.

Talvez nos jogos isso seja mais elaborado para fazer o jogador ganhar experiência, armas e nível, mas no livro, ainda sim, foram acontecimentos muito simples.

Ainda sim, vale a pena ler. É interessante como o autor aborda alguns detalhes deixados de lado no jogo e dá um pouco mais de sentimento a algumas relações.

E claro, se você ama história mundial como eu. Sempre será maravilhoso ver como essa série mescla nomes famosos do passado de nosso mundo com intrigas e conspirações.

E como dica: procure mais sobre as pessoas historicamente famosas e eventos que acontecem durante as descrições desse livro.

Victor Vale 19/09/2012

Decepcionante, uma pena!
História previsível, heroísmo exacerbado, conceito fraco, diálogos vazios.
De forma positiva, talvez, ler o livro me dava a idéias de um jogo de vídeo-game.

Davi 09/10/2012

O livro conta a história do Jovem Ezio Auditore, filho de um banqueiro de Florença, e vítima de uma conspiração que afetará totalmente a vida da Família de Ezio. Tudo se passa em uma Itália medieval do século XIV, uma época dominada pela Igreja Católica. Porém Ezio descobrirá que a conspiração por trás da destruição de sua família vai muito além de fins políticos ou religiosos. Trata-se de um rixa muito mais antiga e misteriosa, envolvendo a lendária ordem dos Templários e o desconhecido Credo dos Assassinos.