Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

MArio.DurAes 12/10/2015

Não curti, achei a leitura bem ruim, a história bem rala. E eu fiquei perdido muitas vezes, principalmente quando eu achava que não tinha se passado um dia, ou apenas tinha se passado um mês, mas na verdade tinha se passado dez anos... Perdi a vontade de ler quando vi vários erros de português do tipo: "pra mim fazer".

Esther 18/08/2013

Uma relação de amor e ódio
O texto completo está no link:

Está aí um livro que causou opiniões mais diversas do que o faz a Valeska, poposuda. Leitores tem pela obra uma verdadeira relação de amor e ódio que eu nunca tinha visto nesse tipo de leitura (só em Crepúsculo e Cinquenta tons de Cinza). Isso tem um motivo simples. A questão é que basicamente a obra teve dois tipos de consumidores: os que amam a saga de jogos e queriam se aprofundar na história e os que nunca jogaram e queriam conhece-la. Eu estou no primeiro grupo e me decepcionei assim como quem está no segundo, porém em menor escala.

Quem já conhecia a série, tinha a intenção de pegar o livro e se aprofundar no enredo. Apreciar com detalhes cada momento e missão realizados no jogo. Queríamos (sim, estou me incluindo descaradamente nesse grupo) entender cada nuance da personalidade dos personagens que nos fascinavam tanto. Já quem nunca jogou queria conhecer a história, a saga e se apaixonar pelos personagens dos quais tantos comentam. Também se decepcionaram.

O primeiro livro traz a história de Ezio Auditore logo em sua juventude, em Florença, Itália. Ele é filho de um banqueiro, playboy, malandro e pra lá de carismático. A primeira cena que o livro traz é de uma disputa entre os amigos de Ezio e o herdeiro de outra família inimiga (Como em Romeu e Julieta? Não, graças a Deus).

Porém, logo Ezio descobre que essas disputas com outras famílias são peixes pequenos perto da disputa maior que o pai dele enfrenta. Isso porque os templários são como as pessoas mimimi, estão em todo o lugar. Giovanni, o pai de Ezio e na verdade um assassino, luta para que os inimigos não alcancem o poder.

É claro que nem todas as lutas se travam com espadas. Muitas são ganhas com papel e tinta como diria Twin Lannister , mas continuemos. É montada uma intriga contra os Auditores que vai mudar drasticamente a vida de Ezio e também permitir que ele se inteire do que credo ao qual descende.

Esse é o panorama que o livro e o jogo trazem. Os problemas começam a partir daí. Quem jogou, sabe exatamente o que vai acontecer e como vai acontecer. Afinal, o jogador já lutou com o Ezio, já venceu todos os “quick events”, já completou as quests, etc. O que esperar então como fã?

Você espera mais! Você espera detalhes! Você espera pensamentos e impressões! Eu imagino que alguém que tenha jogado o game, só compraria o livro porque já gosta da série. Se a pessoa já sabe a história, o texto só serviria para te dar mais informações, fazer com que você sentisse ainda mais a personalidade do personagem.
E agora quem não jogou? Quem não jogou obviamente já ouviu falar da saga (e deve ter ouvido falar bem) e quer CONHECER a história. Quer saber porque alguns jogadores se tornam tão fissurados com o mundo dos Assassinos.

Aí vem a decepção...

Serei direta: o livro é quase um script do jogo. Há momentos em que a história passa tão rápida que parece que você apenas leu os títulos das missões. Mas quem jogou sabe que não foi aquilo. Quem jogou sabe que levou mais de uns doze minutos só naquela caverna/tumba/esconderijo/whatever-cenário, talvez mesmo que só olhando pros gráficos e detalhes.

Há um trecho que eu cheguei a olhar a numeração da página pra ter certeza de que não tinha pulado alguma. Eu lembrava daquela missão! Eu lembrava o quão demorado tinha sido entrar naquele monastério! E o autor coloca tudo em poucas frases! Ah, pera aê, né!

Confesso que há partes muito boas, que me agradaram. Além disso, por eu já gostar da série, foi agradável ler o livro. Curti mesmo, apesar de todos os momentos de raiva. Acho que é por isso que muita gente amou o livro. A história, mesmo com seus altos e baixos, é boa e interessante.

Mas entendo que, para quem não conhece a história, talvez não tenha ficado claro toda aquela magia que nos atrai em Assassin’s Creed. Faltou aquela atração e fascínio que a longa trajetória dos assassinos nos desperta.

Ainda assim recomendo a leitura. Dá para passar um bom momento com Ezio e o Credo naquele livro.

site: http://cantinhodaesther.wordpress.com/2013/08/28/a-saga-assassins-creed-e-o-livro-de-oliver-bowden/

Leonardo.Ribeiro 25/06/2021

A verdade será escrito com sangue
Eu nunca joguei então não sei se é 100% fiel ao jogo. A história é bem interessante, apesar de que eu não gostei muito daquele final. Tem bastante ação, é claro, enfim não é um livro que vai trazer reflexões e coisas do tipo, mas é bem legal pra passar o tempo.

Leitor Alado 09/10/2021

É uma excelente história que te prende no começo, porém depois de um determinado tempo de leitura, acaba ficando repetitiva!! Porém indico sem sombras de dúvidas!!

@dudaschwartz 09/08/2021

Que livro incrível
Sempre fui mt fã dos jogos e achei o filme incrivel.No começo fiquei meio hesitante por ser um livro de difícil comprensão,mas conforme a história foi acontecendo consegui imaginar cada cena e entrar no personagem.
Bem,Ezio era adolescente quando td aconteceu.Diante de seus olhos,seus irmãos e seu pai foram mortos injustamente,foi ai então,que decretou vingança contra todos os envolvidos.

JenniferSouza 03/11/2021

- Onde outros homens cegamente
seguem a verdade, lembre-se ...
- ?nada é verdade.
- Onde outros homens são limitados
pela moralidade ou pela lei, lembre-se..
- ?tudo é permitido.
- Trabalhamos na escuridão para servir
à luz. Somos Assassinos.

Iza 28/03/2017

Assassin's Creed - Renascença
Nossa, esse livro já tava me torturando. Eu tava louca pra acabar logo, só enrolava mais e mais pra ler, um mês quase. E me lembrei porque havia abandonado a primeira vez que li.

Achei tudo muito repetitivo e massante. Quando esperava um final incrível, não aconteceu. Só foi bem confuso e incoerente, considerando as características que construíram o personagem Ezio durante o livro e toda a trama envolvendo vingança e relíquias misteriosas. Talvez seja mais explicado em outros livros da saga, mas como o primeiro livro, achei bem fraco e me desanimou um pouco.

Por um lado, as descrições são bem precisas e a paisagem de Veneza, Florença, entre outros, bem constituídos. E o mais legal é a aparição de personagens conhecidos, como Leonardo da Vinci, Maquiavel e diversos outros que realmente já existiram (pesquisei a maioria). A aventura é bem legal, dá uma apreensão maior às vezes, há cenas mais interessantes, mas são poucas.

Enfim, coloquei bastante expectativa mas não rolou tanto. Vamos ver os outros agora!
Iris 05/04/2017minha estante
E quando ocorre de cenas nem tão necessárias serem super detalhadas e aí no parágrafo seguinte terem se passado muitos anos? Como me irritou isso :(

Iza 05/04/2017minha estante
Siiim Íris kkk Esperava bem mais!

Felipe.Silva 08/06/2017minha estante
Eu abandonei ele uma vez, e estou a ponto de fazer o mesmo... O maior problema é que a saga Assassin's é gigante e ainda não terminou. Por tanto todos os livros, são apenas uma peça do quebra-cabeça.

Iza 09/06/2017minha estante
Eu fiquei com essa mesma sensação Felipe, mas me torturei pra terminar e o final nem foi bom, foi confuso e desconexo. Acredito que seja explicado nos outros livros (tomara). Eu terminei exatamente pra ler os outros livros que, ouvi dizer, são muito melhores. Agora só ler pra ver se são mesmo rs

Felipe.Silva 09/06/2017minha estante
Boa sorte Iza, eu não pretendo encarar outros livros da seirie não kkkkk'

Iza 09/06/2017minha estante
kkkkkk Obrigada, vamos ver se vou aguentar

Batman gay 19/06/2022

??
Muito bom viu, sem expectativas de paz já que na vida do Ezio só dá merda do início ao fim, assim é bom para não criar uma expectativa de paz e sossego para o personagem que só sofre

Junia5 01/04/2022

Leitura concluída ???? AC: Renascença
No início parecia uma história de distopia, uma história que tinha tudo pra ser muito emocionante.
Com o que aconteceu ainda nos primeiros capítulos, é de se esperar que o Ezio guarde rancor sim, mas com um pouco de sentimento. Parece que uma parte dele realmente morre. Ele se torna extremamente frio.
No meio do livro, a história vai tomando forma, você percebe que tem um objetivo maior, fica interessante. Porém, muito confuso. Você pode facilmente perder todo o rumo da história se se distrair.
Já no final, obviamente fica claro que é fantasia. E não vou mentir, o fim deixa um gosto de quero mais e de curiosidade. Com certeza, todo o livro em si precisava de mais sentimento, mais emoção, especialmente no personagem principal.
Mas do que posso reclamar, né? É um livro sobre assassinos. ?

Ivia 08/10/2012

Assassin's Creed - Renascença - Livro 1 - Oliver Bowden
Eu queria ler esse livro desde que vi seu lançamento, estava muito ansiosa para pegá-lo. No início achei muito bom, ele se passa numa época renascentista, na Itália. A partir do meio para o final não senti tanta "adrenalina" que Ezio Auditore estava vivendo, mas continuei lendo por que a narrativa é, pra mim, um ponto positivo do livro.
Ezio Auditore busca vingança após uma traição enfrentada por sua família, a morte de seu pai e seus irmãos, ele parte de Florença com o propósito de vingança. Em alguns momentos do livro o achei vago pela forma como os anos se passam, rápido demais, como se fosse uma cena cortada de um filme. As lutas e as brigas também deixaram um pouco a desejar, além de rápidas e sem enrolações, não transmitiram tanta ação. Eu gostaria de ter visto mais sobre a história dos Templários x Assassinos, sobre o Credo dos Assassinos, e mais envolvimento dos personagens que ajudaram Ezio ao longo de sua batalha.
Ezio foi destinado a ser um Assassino, muito bem treinado por seu tio Mario ele é preparado para seguir seu destino. Antes mesmo da tragédia acontecer com sua família, em Florença, Ezio conhece Leonardo da Vinci, se tornam amigos e desde então ele o ajuda a decifrar os códigos das páginas encontradas de um códex e projetos que o ajudam em sua saga.
"Ele abriu o baú e viu que continha um capuz branco, evidentemente velho e que parecia ser feito de um tecido de lã que ele não reconheceu. Algo o incitou a colocá-lo, e na mesma hora um poder estranho afluiu por ele. Abaixou o capuz, mas não o tirou da cabeça. Pág. 51"
O livro é originado de uma franquia de jogos já muito conhecida, nunca joguei, mas creio que seja melhor que o livro.
O personagem que mais me agradou foi Leonardo da Vinci, dono de uma bela inteligencia e digamos que responsável pelas vitórias de Ezio, pois foi ele quem decifrou e construiu as armas de defesa que Ezio usava em suas lutas.
Ao longo da leitura, o livro se tornou muito monótomo, custei a terminá-lo, mas quando o fiz não me surpreendi, pareceu ser um fim "forçado", mas de qualquer forma estou ansiosa para continuar a série, e espero ter uma boa leitura com Assassin's Creed - Irmandade.
"Naquele momento, Ezio soube que sua vida anterior havia acabado — Ezio, o garoto, não existia mais. Dali por diante, sua vida estava baseada em um único objetivo: vingança. Pág. 60"
Beijos,
Ivia.
Veja a resenha no blog: http://ceuliterario.blogspot.com.br/2012/10/resenha-assassins-creed-renascenca.html

@steph.kss 15/07/2020

Suspense & Adrenalina
Neste primeiro livro da saga, Ezio, o protagonista, procura se vingar dos maus acometidos à sua família e cidade Natal.
Irá encontrar nomes conhecidos nesta leitura, como: Maquiavel e Leonardo da Vinci ao qual ao longo da narrativa se tornam amigos de Ezio, construindo laços e decepando umas cabeças.

Bibi 13/07/2020

Bem imersivo
O livro é diferente do filme, e os jogos não conheço. Mas as descrições das cenas são bastante imersiva, você se transporta para o local. Uma leitura simples e muito envolvente. Recomendo.

Anieli. 11/02/2023

Decepcionante
Não sei nem por onde começar essa resenha, eu gosto dos jogos, acho a história muito interessante e talvez seja por isso que ver como esse livro foi ruim me deixa chateada.
Isso não é um livro, é uma transcrição do jogo, o autor parece ter medo de adaptar qualquer coisa e escreve apenas o que ele viu na tela e esse é um dos motivos do livro ser tão chato, afinal, em um jogo você tem a parte de gameplay para se distrair, mas ninguém quer ler inúmeras missões que não levam a lugar nenhum, e isso acontece o tempo todo, um personagem aparece, fala uma missão, o protagonista faz e depois volta para o personagem para relatar o que fez. De fato, esse livro funciona como um roteiro de um jogo, os diálogos são rasos, os personagens são rasos (isso quando aparecem mais de uma ou duas vezes na história) tudo é muito conveniente, e sem a parte do Desmond, que no jogo é o nosso protagonista da parte que se passa no futuro, parece que tudo o que estamos vendo não possui um propósito maior, e olha que no jogo, a parte do Desmond é a mais chata.
Enfim, esse foi um daqueles casos de uma boa sinopse sendo desperdiçada em um livro medíocre, mas fazer o que?