O amante

O amante Marguerite Duras

Resenhas - O Amante

Didts 15/04/2024

É tão fascinante como a história navega pelas memórias. Ela vai e vem e conecta um acontecimento a outro, lembranças, história e memória se entrelaçam e revelam a vida e perda.

Emily977 31/03/2024

É um livro bem curtinho mas eu li devagar pq estava um pouco ocupada e isso prejudicou um pouco a minha leitura. Acho que é um livro pra se ler de uma vez, quero muito reler pq acho que deixei muita coisa passar e não senti ele como deveria. Mas tirando isso é um livro excelente. Um romance profundo, intenso, poético e muuito sofrido. Adoro o estilo de narração e amo a escrita complexa.
Recomendo muito

Over_Again97 19/03/2024

Li sem pretensão alguma e sem ter ideia do que encontraria nele (o que não é novidade).

Me encontrei muito surpresa com a estrutura da história. Não é todo dia que encontramos um livro onde o diálogo é transcrito e não dito, escutado e entendido por uma primeira pessoa no qual nos permite esse acesso.

Ainda tenho a sensação de que deixei passar muito na leitura. Uma releitura em algum outro momento fará bem e talvez olhe com uma perspectiva a cerca de certos acontecimentos com um olhar diferente.

Fora isso, posso dizer que me prendeu em certas ocasiões. Falta agora assistir o filme.

Marta 17/03/2024

O amante
Já tinha assistido ao filme nos anos 90, mas poder saborear as palavras da autora, tornou a experiência ainda mais encantadora.

Josana.Baltazar 13/03/2024

Um romance curto mas intenso, sofrido, inteligente, O amante não no sentido do outro ou de traição, mas daqueles que amam. Indico vale a pena

Isa 09/03/2024

Pérola francesa
Beleza sem igual no tom poético do amor e da vida. O primeiro contato que tive com M. Duras foi em uma exposição de cinema francófono... o cinema francês é inconfundível. "Hiroshima mon amour" me introduziu à Duras e ao entendimento contextual da herança oriental e colonial da autora, de origem vietnamita e com a ânsia por liberdade incrustada em seu DNA. Penso que um dos traços de genial sensibilidade da escritora reside neste sentimento de pertencimento, de reverência à história e de entendimento sobre a sua essência e de onde veio. A fusão da intensidade ocidental francesa com a sutileza da simplicidade do oriente nos transporta para um mundo singular.

VitAria540 07/03/2024

Livro interessante, porém fiquei meio confusa
O livro em si é bom, e todo o seu contexto. Porém, a protagonista do livro só sofre a narrativa inteira. Ela é uma jovem que vem de uma família problemática, perde o irmão que mais ama, e se envolve com um homem que a família não aceita. Fora a auto-estima baixa da moça. Se eu falar mais, estarei dando spoiler. Embora a leitura seja um pouco confusa e complexa, é um livro que eu recomendo.

Andressa 01/03/2024

Um pouco de sacanagem um pouco de drama
A vida é Duras e eu, mole. É um livro ótimo, com uma sentada ele termina. A escrita de Duras nos atravessa como um espermatozóide adolescente numa camisinha derretida pelo sol

anlsvntlauren 27/02/2024

é muito profundo, intenso... saí foi com depressão, uma obra prima!!!
a escrita é maravilhosa, que livro viciante.

Valeria.Honorio 22/02/2024

Para quem nunca leu e não conhece nada da obra de Marguerite Duras, como eu, foi bastante importante ler o posfácio para entender o estilo de escrita da autora.

Li no Kindle mas, sem dúvida, pretendo comprar o livro físico para uma futura releitura.

venusreviews 20/02/2024

Sobre o amor
Foi uma leitura que me deixou encantada. Falou sobre o amor de várias maneiras e como uma demonstração pode vir de várias formas.
Também fala de como o mundo era na época, sua cultura e seus preconceitos.
Uma linda leitura.

Jorlaíne 19/02/2024

A autora brinca com o tempo nesta narrativa. É linda a forma que ela vai descrevendo os espaços temporais.
A obra é uma autoficção e conta a vida pobre da protagonista em meio a conflitos familiares. Tem um irmão usuário de drogas, seu pai morreu na sua infância e ela acaba virando amante de um chinês rico que satisfaz algumas de suas necessidades financeiras.
É intrigante a forma cruel que ela vê a mãe.

thaiscarbonari 17/02/2024

Interessante!
Sempre quis ler este livro e agora que tive a oportunidade, percebi que valeu muito a pena. A mistura entre passado, presente e futuro que a autora faz ao longo das páginas torna a leitura ainda mais rica, apesar das poucas páginas.

Natália Carolina 14/02/2024

Surpreendente
Este livro me surpreendeu muito! É reconhecível que este livro é ganhador do prêmio Goncourt.

A forma em que os acontecimentos são narrados é muito diferente e também muito cativante. A linguagem é bastante peculiar e muito envolvente.

Fiquei com vontade de conhecer mais da autora e da sua história, já que o livro é autobiográfico, e ficou também a vontade de reler com mais profundidade, pois o livro apresenta muitas camadas.
Carolina.Gomes 24/02/2024minha estante
Gosto muito, tb!?

Natália 13/02/2024

Tenho cada vez mais me apaixonado por literatura francesa.
Publicado em 1984 pela escritora francesa Marguerite Duras, "O Amante" rendeu à autora um prêmio Goncourt e mais de 2 milhões de exemplares vendidos apenas na França.

Ao ler o livro, notamos que o termo "amante" foge à definição a qual estamos acostumados a ouvir. O livro não tem qualquer relação com traição; o termo "amante" é utilizado na obra com o sentido de "aquele que ama".

De caráter autobiográfico, o livro narra a relação amorosa entre uma jovem francesa branca e um rapaz chinês rico e mais velho. O cenário desse amor é a Indochina pré-guerra e colônia da França. Ao longo da trama, Marguerite narra a infância e adolescência da jovem, suas angústias, suas relações familiares, a quase miséria de sua família, a iniciação sexual da adolescente e o fato de a relação entre o casal esbarrar no preconceito racial.

Um livro intimista que apesar das apenas 128 páginas é uma obra densa, com mudanças narrativas e que faz o leitor mergulhar nas linhas dessa história envolvente.

Eu devorei esse livro em dois dias e simplesmente amei a obra.
Recomendo muito.