Humor nos Tempos do Collor

Humor nos Tempos do Collor Jô Soares

Resenhas - Humor nos tempos do Collor

psicorp 28/07/2014

Retrato de uma época
Seleção de textos e cartuns de três mestres do humor, que tratam de um período negro na história de nossa república. As crônicas por vezes deixam claro a angústia, descrença e desespero com os rumos do país nos anos Collor. Para os pesquisadores da noss história política e para o público em geral, o livro é uma boa indicação.
Reverton 30/03/2019minha estante
Qual parte de nossa história não é negra? ?

Spalidoro 26/05/2013

texto e caricaturas de Millôr, fala sobre a situação política no Brasil no começo da década de 90 durante o impeachment de Collor, chá de panela presidencial.

Lari 26/11/2010

Humor nos Tempos de Collor
Esse livro é um encontro de três grandes escritores do Brasil: Jô Soares, Luis Fernando Verissimo e Millôr Fernandes. A obra é uma coletânea de crônicas e charges, retiradas de jornais da época, que retratam desde a posse até a crise e os diversos escândalos na época do ex-presidente Collor. O título é uma referência ao romance de Gabriel Garcia Marquez, O Amor Nos Tempos Do Cólera. O livro, apesar de ter quase 20 anos, ainda é muito atual, além de ser uma ótima maneira de entender aquele período, vendo da perspectiva cômica dos autores. Rir pode até não ser o melhor remédio, mas em tempos de crise é um jeito de encarar os problemas, afinal “Todo brasileiro é corrupto…Mas tem uma panelinha que monopoliza as verbas!” –L. F. Verissimo.

FEbbem 18/11/2009

HUMOR NOS TEMPOS DO COLLOR
ESTA ANALOGIA DO ROMANCE DE GABRIEL GARCIA MARQUEZ, PODE TER SIDO A ÚNICA GRAÇA NA EPÓCA EM QUE FERNANDO COLLOR DE MELLO FOI PRESIDENTE DO BRASIL, COM ALTAS DOSES DE SARCASMO E IRONIA, ESSES TRES CIDADÃOS, PROFISSIONAIS DA LITERATURA ESPETARAM E ALFINETARAM COM MUITO DEBOCHE, ESCÁRNIO; TODA A CRISE QUE AFLIGIU O BRASIL NESSA TRISTE PASSAGEM DE NOSSA HISTÓRIA; ISSO SEM ESQUECER O CUNHO JORNALISTICO, PARA O MAL QUE ASSOLAVA O NOSSO PAÍS.
MAIS DE QUINZE ANOS DEPOIS; AINDA É RECENTE NOMES POR ELES CITADOS EM SUAS CRONICAS E CHARGES, COMO É O CASO DE “PC FARIAS E PEDRO COLLOR” É PARA OS MAIS CRITICOS, HÁ AINDA NOMES QUE ATE HOJE ASSOMBRAM O PAÍS COMO JOSÉ SARNEY E ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, O QUE PROVA MAIS UMA VEZ, TER O BRASILEIRO MEMORIA DE APENAS QUINZE DIAS.
SÃO 120 PÁGINAS DE HUMOR INTELIGENTE, DOS QUAIS ALGUMAS TIRAS SE SOBRESSAEM: “A REUNIÃO; CAVALOS BRANCOS; O EXAME; SODOMO E GOMORRA, FESTA DE ARROMBA; O QUASE; PROBLEMAS, PROBLEMAS; CAMINHOS; O PREGO E PRESUNÇÃO.

Boa Leitura

Jô Soares.
L´Anné Dernière à Araxá • Relembrando Jefferson e Washington • A reunião • Cavalos Brancos • O Exame • A bem da Verdade • Cinema • Carta Aberta ao Presidente • Bilhetinhos • Sodoma e Gomorra revisitadas ou o Planalto e o Congresso • O Porco • Glossário da CPI • Festa de Arromba • Chá-de-panela presidencial • Cerimonial • Provérbios do Planalto.

L. F. Veríssimo.
Os 800 mil • O Quase • A Volta de Lampião • Partos • Problemas, Problemas • Professor Namur • Furo! • Um Alerta à Nação • Ortopterofobia • Caminhos • Parole, parole, parole • O Prego • Presunção • O fim segundo VT • O balcão • As prostitutas de Atenas.

Millôr Fernandes.
A nostalgia chega à estrela • Aqui Sozinho • Parábolas do poder • Se de vez em quando • Enquanto isso, no Planalto • Apotegmas do vil metal • Tendo, ontem , imitado Chamfort • Todos ao Planalto! • Provérbios e proverbiações • Lombroso, lombroso • Depois de um gigantesco esforço • Apotegmas do vil metal • Collor é impassivel • Apotegmas do vil me • Nohtas • Aos Filólogos de Plantão • Deus do céu • Enfim uma alto critica • Todos concordamos • Vede Retro, PC • Matchless for the Hands • Odisseu e a Odisséia • A Dezena
Italo 27/08/2013minha estante
Péssima resenha. Escrita em Caps Lock, o que já é ruim por si só, já que dificulta a leitura, e não discute os pontos positivos nem os negativos do livro, resultando em um texto expositivo e não argumentativo, como deve ser a resenha.