Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

Ana:) 27/07/2021

Foi uma leitura legalzinha porque foi meu primeiro livro físico em inglês, achei o vocabulário bem fácil?
Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Nossa, vc já está nesse nível???

Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Amo esse livro, e todos da coleção, os filmes são ótimos também, mas os livros são sempre melhores!

Ana:) 27/07/2021minha estante
Os filmes são muito bons mesmo mds !!

SIMM

Ana:) 27/07/2021minha estante
Vou ler os outros da coleção, com certeza ! Kkk

Muito bem! Kkkkkj

Clara 03/12/2021minha estante
Só tem em inglês?

Ana:) 05/12/2021minha estante
Tem em português tbm, acho q em todas as línguas hehe

Carolina715 29/01/2023minha estante
li em ingles tb, achei o vocabulario super difícil kkkkkk

Giu 09/05/2011

Tiro meu chapéu para Divergent
Divergent me surpreendeu. Sabe aquele livro que você começa a ler e não quer parar mais, mas, ao mesmo tempo tem que dar um intervalo/ tempo na leitura porque ela é super intensa? Então.
Eu amei o jeito que a escritora montou o mundo em que a Tris vive, amei os personagens e como eles são unicamente humanos (têm suas falhas, seus pontos fortes, seus medos, etc.), amei a idéia de facções e gostei de ver como cada facção tinha seus ideais e filosofia, como cada prezava uma qualidade no ser humano.
Uma amiga minha leu o livro junto comigo... ela achou confuso, mas para mim as explicações vieram ao longo do livro. Ela reclamou que a Verônica deixou muita coisa mal escrita, eu achei as cenas bem feitas. No fim, quando eu estava na metade do livro eu cheguei a essa conclusão: Divergent é aquele tipo de livro que ou você AMA ou você ODEIA. Sem meio termos.
Tris é cheia de força de vontade, ela aprende e cresce muito durante o livro. Eu amei o fato dela não me fazer ama-lá durante todo o livro. Ela tem defeitos. Ela tem qualidades. Ela tem seus princípios. E ela simplesmente não vai mudar para agradar os outros e vai fazer o que ela deve fazer e ponto. Ela é parecida com a Katniss (mas menos chata :D). Ela é única. Ela é real.
Eu amei os relacionamentos mostrados nesse livro. Tanto as amizades (Tris e Cristina/ Will/ Uriah...), quanto a família (Caleb e Tris) e o romance (*-----* haha, tava demorando para eu falar sobre isso (; )
Bom... o que eu devo falar sobre o interesse amoroso? Hmm... O Four, como todos os personagens desse livro, não é perfeito. Mas ele é simplesmente o meu personagem favorito. (seguido do Caleb *-*) Enfim, ele é corajoso, romântico, bad-ass, inteligente... e o resto você descobre por sua conta mesmo ;P
Eu não vou te dizer o que exatamente acontece em Divergent, mas o que eu vou te dizer é: o livro é bom, é intenso, é assustador, é romântico, é misterioso, é cheio de ação, não adocica nada e é simplesmente demais.
Ele nos mostra como a ambição pelo poder corrompe o ser humano, como toda qualidade tem seu lado mais “escuro” e como as vezes deixamos nossos princípios e éticas de lado para conseguir o que queremos. Nos incentiva a derrotar os nosso medos, que altruísmo também é bravura e que as vezes fazer o que é certo é realizar o nosso ato mais corajoso.
Agora, como sempre, eu estou a esperar pela continuação dessa história.
É um must-read *-*

Kabizinha 12/08/2022minha estante
4 estrelas e vai reler?

bellanacul 20/06/2021

MUITO MUITO BOM
Ler esse livro e surtar pelo casal era tudo oq eu estava precisando para sair da mini-ressaca q eu estou...

Só não dou 5? pq as vezes não conseguia fazer a ambientação com tantas descrições...

Hellen 12/03/2022

Divergent
Eu assisti o filme esses dias e me deu muita vontade de ler, fiquei com muito receio de dar uma chance pois não sou de abandonar livro e "todo mundo" fala muito mal de Convergente, mas vale muito a pena. Por mais que tudo aconteça no filme, no livro as coisas ocorrem de formas diferentes. Vale muito a pena. Eu gostei bastante da escrita da autora, a história flui bem, é rápido de ler, enfim, foi uma ótima leitura.

Gabi Aun 30/08/2023

Achei que a autora criou um mundo muito interessante, bem similar aos conceitos de Jogos Vorazes, na minha opinião. Os personagens são bem desenvolvidos, assim como a narrativa. Por nos colocar em um mundo diferente do que conhecemos, a autora faz um incrível trabalho em nos apresentar a este novo modo de se viver da sociedade de uma forma interessante e não cansativa.
Super recomendo!

letAciaderaulino 11/04/2021

incrível!!
eu AMEI o livro! adorei o desenvolvimento da Tris, do romance, das frases inspiradoras e que me fizeram pensar bastante... As lutas foram incríveis, eu fiquei desesperada com algumas coisas, realmente me prendeu MUITO!! to bem ansiosa pra começar Insurgent

Viviane 03/03/2022

Muito bom, quero começar o segundo já hoje.
O livro traz uma história bem desenvolvida, com algumas reflexões e muitos momentos de aventura.
Um cenário distópico, e muito bem escrito.
Fiquei apaixonada pela tris, pelo quatro, e encantada pela mãe da tris.
Animada pro segundo

gisalla 05/07/2020

Maravilhoso
Fez jus à frase que a gente tanto conhece - ? o livro é melhor! ? kkkk

Achei tudo sensacional - a história bem escrita, a evolução dos personagens bem pensada, o mundo bem criado e, claro, uma autora sem dó de jogar desafios pra cima da protagonista

Ótima leitura, que eu acabei em dois dias - um recorde

E vale muito a pena mesmo depois de já ter assistido o filme

Recomendo 100%

Evellyn.Silva 09/08/2020

Estou sem palavras....
Eu não ia ler divergente porque já tinha ouvido vários comentários e pessoas dizendo que não era um bom livro, mas decidi tirar a prova (aquele negócio que às vezes, você pode gostar do que as pessoas não gostam). Esse também foi o meu primeiro livro CONCLUÍDO em inglês, a linguagem é bem fácil e acessível.
É TOTALMENTE diferente do filme, o livro traz revelações que eu nem sabia que precisava... eu gostei bastante, quero ler os outros!!

Maria8833 28/09/2022

amei
fiquei mais apaixonada ainda, amei a construção dos personagens e desse mundo distópico incrível valeu a pena

Bia :) 21/05/2021

??????????+??
1º- ESSE LIVRO NÃO TEM DEFEITOS, SIMPLESMENTE PERFEITO EU TÔ SEM PALAVRAS!!
2º- Eu quero um Tobias pra mim, não aceito menos que isso.
3º- Eu JURO que se a Veronica tentar matar mais alguém, eu vou caçar essa mulher, e pedir pra ela mudar o roteiro PRA ONTEM!!!

Fabi_Colaco 02/05/2021

DIVERGENTE
DIVERGENT
By Veronica Roth

Divergente é o primeiro livro de uma sequência de 3 livros. Trata-se de uma ficção científica onde o mundo está dividido em 5 facções, sendo elas chamadas de Abnegação, Erudição, Audácia, Amizade e Franqueza. Em cada facção, as pessoas entendem o mundo e o melhor modo de viver diferente das demais facções e apesar de seus cidadãos viverem numa paz relativa e consciente de seu espaço e obrigações nessa sociedade, eles não gostam muito uns dos outros e há uma certa competição de qual facção teria o melhor ponto de vista sobre como viver a vida. Há um teste de aptidão seguindo de uma cerimônia que acontece aos 16 anos, onde os adolescente escolhem em qual facção desejam viver de acordo com suas aptidões ou, eles podem se manter na facção onde nasceram e cresceram.
A história inicia com o teste de aptidão da Beatrice, personagem principal, ela nasceu e cresceu na Abnegação, mas desejava escolher a Audácia pois ao observá-los, ela achava que eles eram as pessoas mais livres de toda a cidade, sempre correndo e pulando por cima e de cima de tudo, sabiam lutar, usar armar, tinham tatuagens, corpos torneados, muito diferente de seus companheiros de facção que viviam abnegados de qualquer desejo de satisfação pessoal e em favor dos menos favorecidos com aqueles que não tinha facção. Em seu teste de aptidão ela descobre ser uma divergente, ou seja, ela tinha aptidões para 3 diferentes facções, os divergentes não eram bem visto e precisam esconder esse fato para não serem mortos. Beatrice já não sabia como enfrentar a decisão de deixar sua facção, pois mudar de facção, significava separar-se de sua família, no caso dela, seus pais e irmão da mesma idade, pessoas que Beatrice tanto amava e além disso teria que esconder e enfrentar sozinha o fato de ser uma divergente, algo que nem ela sabia exatamente o que seria de fato.
Beatrice, apesar de seus medos e de relutar muito, como acontecerá em toda a sua vida, ela vai seguir seu coração, e para sua surpresa, seu irmão também decide deixar a Abnegação, decisão que os levarão a entenderem o mundo cada vez mais de forma totalmente diferente um do outro.
Ao iniciar seu treinamento e fase de teste para ser aceita na Audácia, Beatrice, muda seu nome para Tris e descobriu que esse treinamento não seria nada fácil e nem nada do que ela se quer poderia ter imaginado, ela descobriu rápido que teria que se dedicar muito para não ser eliminada e enviada para do grupo de pessoas sem facção que eram considerados a escória dessa sociedade. Quem não era aceito na facção que escolheu, não tinha o direito de voltar a facção onde nasceu, além disse, Tris entendeu bem rápido que também teria que lutar pela própria vida para não ser morta por seus concorrentes, para sorte dela, inteligência e forte percepção das pessoas era algumas das suas aptidões.
Durante o treinamento Tris vai se envolver com seu treinador, chamado Quatro, quem também era divergente, uma homem misterioso e inteligente, forte, que falava muito pouco, mas muito preciso em suas ações, comentário e percepção de pessoas e lógico que a Tris não passaria despercebida aos olhos do lendário Quatro. Além de estar treinando pesado, tentando não morrer e vivendo todas essas novas relações entre amor, amizade, inveja, competição, todas muito diferente das relações entre as pessoas na Abnegação onde ela cresceu, ela também está tentando descobrir o máximo de informações sobre os divergentes, então ela entende que os divergentes não podiam ser controlados pelos diversos soros, que eram uma espécie de medicação que atuava no cérebro das pessoas por um curto espaço de tempo e assim era possível exigir determinadas atitudes das pessoas, como falar a verdade, visualizar seus medos entre outras coisas e esses soros eram usados pelos líderes das facções para garantir das pessoas o comportamento que eles desejam, portanto quando ela descobriu que os divergentes não eram controlados pelos soros, ficou fácil entender porque os líderes desejavam elimina-los.
No decorrer dos acontecimentos Tris vai descobrir que estava havendo alguns problemas entre os líderes das facções e estava para acontecer uma guerra, onde a Erudição desejava matar todas as pessoas da abnegação, facções dos seus pais. Ela vai tentar de todas as formas e usar de todas as suas habilidades para tentar salvar seus pais.

Os personalidade dos personagens e seus sentimentos são bem descritos assim como o início do que virá a ser grandes amizades e um grande amor, a história é muito envolvente, não dá vontade de parar de ler e torcer por eles e apesar de se tratar de uma ficção, os problemas nessa sociedade nos faz refletir sobre a nossa sociedade e até onde nossa falta de empatia e desejo de poder pode nos levar e em contra partida, o que seríamos capaz de fazer por quem mais amamos nesse mundo.

mariana113 25/03/2021

Divergente
Esse foi o meu primeiro livro em inglês, então eu não estava criando expectativas de ler esse livro rápido. O que me ajudou a entender, foi o filme que eu ja tinha visto, isso meio que me ajudou.
Confesso que esse livro me deu ressaca, infelizmente, gostaria muito de não ter tido, porque o livro é incrível.
Consegui ficar chocada com várias cenas que eu já conhecia, pois tinha um aprofundamento nos personagens e na história deles.
Esse livro é perfeito, mas so perdeu uma estrela por que me deu ressaca, mas de resto, nenhum erro.