Paixão Simples

Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

AIGON 26/03/2024

« ali cada objeto significava um gesto e um momento »
Eu realmente estou amando a Annie Erneaux. Eu quero ler ABSOLUTAMENTE todos os livros dela.

O jeito como ela escreve, eu senti tudo, como se fosse eu mesmo. As descrições dos sentimentos e da espera, da maneira do que o relacimento esta tóxico !

Na verdade, eu entendi toda a parte d?os sentimentos e das descrições do amor, fazer amor. Mas a parte de VIVER para um homem, VIVER na espera de uma ligação. FICAR na casa e privar-se déplacer sair para atender a ligação de algum, homem ou mulher.

Lorenarmcs 24/03/2024

Mulheres que amamos demais
Leitura leve e envolvente. Nós, mulheres que amamos demais somos capturadas de maneira avassaladora.
10/10

AnneXavier 22/03/2024

No túnel de la Défense, na volta, eu pensava, ?cadê a minha história? ?. E em seguida, ?não espero mais nada?.

Livro com poucas paginas, mas intenso.
A obra fala de uma paixão avassaladora e obsessiva, vivida pela autora já na fase adulta, nutrida de ausências e expectativas irreais.

gabz 19/03/2024

Você só consegue entender esse livro se tiver passando pela mesma situação ou parecida. E esse livro não é sobre amor, é talvez sobre as loucuras que fazemos quando estamos (ou achamos) que estamos apaixonados.

Camila.Vicente 18/03/2024

Paixão como privilégio
O livro é curto e de rápida leitura. Autobiografico, a autora descreve a paixão avassaladora que viveu ao se envolver com um homem casado, um estrangeiro, e talvez esses motivos sejam o que fomenta a incógnita chamada "paixão", que Ernaux tenta descrever em suas anotações.

Vitoria.Rivera 16/03/2024

Amo a autora, não amei o livro
Annie é uma das minhas escritoras preferidas. Amo como ela consegue transmitir tanto sentimento em tão poucas palavras.
Todavia, essa, definitivamente, não foi minha leitura predileta dela. Tive dificuldade em me conectar com a história.

Eduarda2418 15/03/2024

É o tal do Amor?
Nesse livro Annie Ernaux vai tentar explicar um dos sentimentos mais complexos da vida, o amor (??)
Ela narra de uma forma tão fluída que mesmo muitas vezes você pensando "mds, essa mulher é maluca" você se compadece com o sentimento dela fazendo com que a vontade de chegar ao final só aumente com "Até onde esse amor todo vai?" na cabeça.
Existe aqui uma reflexão que se torna bonita ao final e talvez você até passe um pouco de pano kkk De toda forma, acho que é uma leitura válida e me fez querer conhecer um pouco mais sobre ela.

Leywyson.Ramon 15/03/2024

Resenha N°16
Bom, uma história diferente.
É um interessante relato da própria escritora de um momento da vida dela.

Fepais 11/03/2024

Paixão que te tira do eixo
é um livro bem curtinho (60 e poucas páginas) que conta a história de uma paixão avassaladora, aquela que te tira o eixo da vida, apenas o que importa é a pessoa. Foge um pouco do comum porque a protagonista é já uma mulher mais velha, divorciada e com filhos e que se apaixona por um homem casado (não conheço livros que tratem da paixão dessa forma com essa faixa etária). Mostra como o sentimento vai mudando de um amor para um pavor de perder o outro (que as vezes nunca te pertenceu de verdade). Não é um livro que indico para qualquer pessoa, é uma leitura muitas vezes não tão fluída e que choca com a sinceridade dessa paixão, algo visto como errado porque é um homem casado, mas também por ser algo quase obsessivo, completamente dependente.

Carolina1220 09/03/2024

"O inacreditável pertence a uma atualidade que já [...]
[...] passou do prazo de validade."

Ouvi dizer a um tempo que esse livro não era um livro pra qualquer um e ele realmente não é. Não é um livro pra qualquer pessoa e nem ao menos para qualquer mulher. Eu diria que é um livro para aqueles que estão dispostos a simplesmente entender as nuances certas e erradas de uma mulher quem caiu sobre a loucura da paixão. Não apenas a paixão doce e encantadora que vemos sendo tão falada, mas na paixão que realmente beira a loucura, a obsessão, a necessidade, o desejo e a dependência.

A autora retrata com pura clareza a vida da mulher que vive por sua paixão por outra pessoa. Ela mostra a paixão de uma perspectiva diferente na qual nos deixa empactados, por sua simples sinceridade, sinceridade essa que quem amou de forma tão obsessiva vai identificar-se em pelo menos algumas das vivências colocadas em palavras por Annie.

Algumas vezes as paixões vão além de formas absurdas, levando-nos a cometer atos tão estranhos e vergonhosos que só entendemos quando se finda, e paixões como essas são muitas vezes fadadas a um fim.

É estranho ser telespectador que alguém que vivenciou a necessidade de viver por um amor, que vivenciou a loucura de tudo ser apenas nada porque tudo se torna uma pessoa só, que vivenciou a estranheza de tudo ser um grande vazio com a ausência de alguém e que tudo que não a tem você começa a atribuir a ela ou ao momento que vai encontra-la. Que vivenciou a necessidade constante de alguém a ponto de transformar sua vida apenas no que aquela pessoa te propõe; cada toque, cada palavra, cada ligação, carta, mensagem.

A obsessão que não é bela e nem correta, mas é real e parece bela quando é vivida, parece certo de se viver, se confunde com felicidade em momentos que o fruto de sua obsessão está ao seu lado, tanto que recaídas dá necessidade desse contato existem e são retratadas nesse pequeno livro.

Mesmo com a escrita levemente complexa de se entender, fiquei presa e apaixonada pela escrita dessa autora que se mostra a frente de seu tempo, em situações tanto antigas quanto modernas, faladas sem escrúpulos por um mulher que se desafia e não se prende pelas vergonhas do sexo e do passado.

Incrível, sensacional! Realmente não é pra qualquer um mas pra mim foi perfeito! Uma das diferentes formas de falar sobre amor e paixão, de uma das formas mais imperfeitamente real.

"Quando eu era criança, para min o luxo eram casacos de pele, vestidos compridos e vivendas à beira-mar. Mais tarde, pensei que fosse ter uma vida de intelectual. Agora parece-me também que é poder viver uma paixão por um homem ou por uma mulher."

Lelemarta 09/03/2024

Meu maior medo é viver uma paixão onde os sentimentos sejam tão fortes que toda a razão fique de lado e eu perca o controle sobre as minhas atitudes. Por isso fiquei aterrorizada lendo esse livro da Annie Ernaux. Mas o fim dele me trouxe paz, ja que eu gostei da sutileza em que ela mostrou o desfecho dessa história e contou como seu objetivo era apenas relatar esse sentimento da forma mais pura e simples.

Tori Rios 08/03/2024

Talvez eu não seja tão maluca assim?
Cheguei a uma das mais famosas e comentadas obras da Annie Ernaux este ano, depois de ter lido A Mulher desiludida, da Sime De Beauvoir. Foi uma experiência rica perceber que com a Simone subia em mim o odio pela mulher que dorme com o marido de outra sabendo que ele é casado, com a Annie a minha postura foi mais tentadora em passar pano. Não acredito, ainda que pareça, que a amante está certa, mas a desumanização dela não me parece mais o melhor caminho para a discussão da obra.

Sam 05/03/2024

"Ele bebia demais, conforme os costumes dos países do Leste. Eu ficava assustada com a possibilidade de que sofresse um acidente na estrada voltando para casa, mas não me desagradava. Mesmo quando ele cambaleava ou arrotava ao me beijar. Pelo contrário, ficava feliz de estar perto dele num momento que beirava o abjeto."