Em Busca de Uma Nova Vida

Em Busca de Uma Nova Vida Ana Cristina Vargas

Resenhas - Em Busca de Uma Nova Vida

Erika 13/12/2010

Transformador!
Muito se fala sobre o poder dos livros de transformar vidas, pessoas, sociedades. Obviamente, há títulos que se resumem a mero entretenimento, sem maiores consequências. Outros, entretanto, fazem-nos pensar, refletir, rever conceitos, evoluir.

Com certeza, "Em Busca de Uma Nova Vida" pertence à segunda categoria. Não se iludam com o layout, que nos fazer pensar se tratar de um "romanção" espírita (idéia endossada pela editora ser a mesma que publica os livros de Zíbia Gasparetto e Mônica de Castro). Vai muito além disso. Trata-se de uma obra belíssima, cujo teor filosófico surpreende pela riqueza e complexidade. A autora espiritual Layla, por meio da narrativa de uma de suas encarnações na Terra, apresenta ao leitor importantes lições que lhe foram repassadas naquela época, mas pouco aprendidas, haja vista sua imaturidade espiritual de então. E, apesar de a história se passar em longínquo período, como aqueles ensinamentos são atuais e perfeitamente aplicáveis! Afinal, a essência humana é a mesma, quer ontem, quer hoje.

Particularmente, a obra me fez pensar muito sobre minhas atitudes, meus pensamentos, meus conceitos. Como são importantes a maturidade, a reflexão, o domínio dos sentimentos, o equilíbrio entre razão e emoção, o aniquilamento da ingenuidade, a auto-estima bem trabalhada, a retidão de conduta. A cada página, há enormes lances de sabedoria. Ao terminar o livro, repassei o texto e grifei os muitos trechos importantes, os quais pretendo reler periodicamente, para que eles não se esvaiam no turbilhão do dia-a-dia. Se conseguir assimilar metade daquilo, será um ganho de conhecimento incalculável.

Antes que possam pensar que se trata de um emaranhado de filosofia, ressalto que o texto é extremamente agradável. A trama é envolvente e tem um ótimo ritmo. Todas as lições são repassadas conforme o contexto no qual estão inseridas, o que nos faz visualizar perfeitamente a que se referem.

Enfim, se pudesse, daria seis estrelas para esse livro! Preciosíssimo!
Peônia 30/12/2010minha estante
Adorei suas resenhas Erika! Muito bem escritas!
Muitos dos livros já estão na minha lista!!!
Beijos e parabéns!

_.Malu 13/04/2021

Incrível
É um livro que é daqueles para nos fazer refletir bastante.
Não é uma leitura fácil, achei que algumas cenas foram muito pesadas (não reclamo delas porque elas foram de total importância para a história), então acredito que não seja um livro para aqueles que procuram um entretenimento leve e raso.
Ele também traz muitos ensinamentos que até hoje são válidos, mas não vai ser de cara que a gente vai reconhecer eles, as vezes é preciso ler o livro duas, três vezes para pegar os ensinamentos (depende de cada pessoa e de seu nível de maturidade).

Cassia 19/09/2012

Como todo livro espírita, este não foge do clichê "espírito dita suas experiência em diversas vidas para contar o que aprendeu, e iluminar os leitores com sua sabedoria".
Como sempre, é a história de alguém que vivia alienado, sofrendo por erros causados por sua ignorância, quando teve a oportunidade de entrar em contato com pessoas que têm a vivência da espiritualidade, e que, após uma recusa inicial e sucessivos problemas, resolve se render a essa doutrina, se iluminar, e se tornar uma pessoa melhor.
Sob esse ponto de vista, não há muito o que se esperar desse gênero de literatura; o diferencial é a habilidade do espírito-escritor em contar a história. Porém, esse decepciona particularmente por algumas razões:
1º) Os personagens principais são adeptos de deuses "pagãos", mas se conduzem como se fossem cristãos - pode-se alegar que bons princípios transcedem as religiões, mas, ainda assim, ficou estranho;
2°) Muita auto-ajuda disfarçada de espiritualidade, e exposto em forma de looongas explanações;
3°) Um discurso pseudofeminista que, em muitos momentos, é bonito de ler, mas que não se aprofunda e, principalmente, não coaduna com a mentalidade da época que é retratada.
Esse é o primeiro volume de uma trilogia. Talvez nos próximos volumes a coisa se torne interessante - mas acho pouco provável que algo varie.
Enfim, pra quem gosta do gênero, pode até ser um bom livro. Para mim, deixou a desejar.

Sandra.Aguzzoli 10/09/2022

Quem não possui individualidades também não possui intimidade! E hábitos, rituais e vivências exteriores também geram reflexões e experiências!