A Mão Esquerda da Escuridão

A Mão Esquerda da Escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

debora-leao 15/12/2023

Fantástico
Foi meu primeiro livro de ficção científica e segundo da autora (o primeiro foi Terramar, que não me marcou). Fiquei encantada. Depois de certo momento na história passei a devorar o livro e ficava ansiosa por pausas no meu dia para conseguir continuar lendo.

Os maiores méritos do livro pra mim são três:

1 - a ideia de um planeta com humanos sem gênero, muito criativa e sensível;

2 - a forma que ela trata os assuntos, que é leve e dividida, espalhada no livro. Quem espera um livro com discussões aprofundadas e filosóficas não vai encontrar. O livro é profundamente filosófico, mas é filosofia contada como história, com calma, e é você quem tem que notar a lição que está sendo trabalhada ali.;

3 - a multiplicidade de vozes. Como é dito logo no começo, a história é majoritariamente contada por Genly Ai, mas não totalmente. A questão é que em muitas vezes (excetuando-se as histórias de outros pesquisadores, mitos de Gethen, etc) a autora faz 0 esforço de te situar e adiantar quem está falando. Aliás, isso é um grande ponto positivo na minha visão: a autora não subestima o leitor nem o pega pela mão, precisa ser perspicaz o suficiente pra ler e entender o que está sendo dito - seja pela filosofia/profundidade que está contida no livro, seja para compreender a própria história.

É um livro que te convida a refletir sobre gênero, mas também sobre o que é humanidade, o que é orgulho, com até onde a tecnologia muda nossa natureza, sobre o papel correto de religiões em nossa vida... Envolve até uns questionamentos filosóficos mais existencialistas - a questão da "não-sombra" e O PRÓPRIO NOME DO LIVRO (É explicado mais à frente na história) me deixaram muito reflexiva.

Eu adorei cada página, me surpreendi muito (vale avisar que a autora muda tudo DO NADA, quando eu menos esperava, vinha plot twist, fiquei umas 3x achando q ela escrever na próxima página q era brincadeira e que foi tudo um sonho do protagonista, e não foi oq rolou). Me empolgou muito para começar a ler mais coisas de ficção científica.

PS: as discussões sobre uso de pronomes masculinos e etc são válidas mas anacrônicas. Sinceramente, acho que seria a cereja do bolo se ela tivesse adaptado a linguagem para ser neutra, mas mesmo não tendo feito isso o livro não deixa de brilhar nem um pouco!

PS2: queria deixar isso pra quem leu mas não quero marcar como spoiler então direi da seguinte maneira: sim, eu fiquei ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO torcendo MUITO pra ROLARRRRRRR. E na boa na minha cabeça só não rolou pela época em que o livro foi escrito e o final foi outro. That's it.
Vania.Cristina 16/01/2024minha estante
N minha meta do ano de 2024

debora-leao 16/01/2024minha estante
Foi um dos melhores livros do ano passado! Achei simplesmente fantástico! Recomendo muito! Depois me diz oq achou. :D

Melissa 12/12/2023

Li por recomendação de uma amiga muito querida que conhece e acompanha meu interesse por teoria de gênero. Uma leitura bem fora da minha zona de conforto e surpreendente. Recomendaria também pela temática e proposta, mas não me senti particularmente atraída pelas forma como o livro é escrito (uma das partes mais importantes para mim).

mai 05/12/2023

é uma história genial por si só, mas lembrar que foi publicado originalmente em 1969 aumenta esse sentimento em muito. a Ursula foi gigante não só quando concebeu essa narrativa que ainda hoje quebra paradigmas, mas, e arrisco dizer que especialmente, na nota que essa edição trás no começo do livro. ela reconhece as falhas que reproduziu na narrativa por ser fruto de sua época, e convida a gente a seguir sempre pensando sobre. já vi outros autores não chegarem nem perto dessa humildade.

Eduarda2103 15/11/2023

O protagonista é tipo "Eu tenho orgulho de ser heterotop no meu conceito... eu sou hetero ?? e eu me considero top ?"

o começo é meio difícil de pegar, mas quando vc engata a leitura fica difícil de parar. o livro é basicamente uma etnografia e isso é genial demais! rip Margaret Mead vc amaria esse daqui....!
Pevoka 16/11/2023minha estante
Boa noite Duda tbm sou fã do Gustavo do BBB22 devia ter ganhado mas não dá pra concorrer com a fazenda de bots da Maíra Cardi né

Daniel.Tschiedel 08/11/2023

Difícil de avaliar e dar uma nota
Pra começar, só a Introdução escrita pela autora, onde ela debate sobre o papel da ficção científica, já vale o livro.

Depois, esse universo criado por ela é super interessante, principalmente a questão do gênero, onde no planeta onde a história se passa, os humanos são andróginos e assexuados a maior parte do tempo, e apenas durante o período fértil, desenvolvem um dos sexos (masculino ou feminino) e efetivamente possuem desejo e relações sexuais (inclusive qualquer humano desse planeta pode engravidar dependendo do gênero que desenvolve a cada período fértil.

E é feito um contraponto ao humano alienígena e protagonista do livro, que é um homem cis terráqueo, o qual é tratado como um "pervertido", que está sempre no período fértil. Além disso, é demonstrado como a falta de um gênero definido faz com que todos sejam tratados igualitariamente quanto a esse aspecto físico.

Mas, pra mim, morre aí o lado positivo. A verdade é que todo o livro se desenrola em uma trama política chata e arrastada, e praticamente metade dele é dedicada a uma viagem do protagonista, isolada na natureza do planeta, onde por todas essas páginas a autora fica apenas descrevendo a paisagem. É uma lenga lenga em que o enredo não sai do lugar, e estamos falando de quase 120 páginas disso...

Por causa do que relatei acima, é difícil avaliar o livro. É um livro ao mesmo tempo brilhante e enfadonho.

Lusiana 26/10/2023

Triste pq acabou
O que eu mais achei lindo nesse livro foi a amizade.
No fim das contas as ações significaram mais que mil palavras!
Triste com o final!

ED73LH 25/10/2023

Poderia ser mais!
O universo criado é incrível, outros mundos, outras raças, porém pouco desenvolvido nas sua questões principais.

Raphael.Prista 17/10/2023

Boom
Apesar de demorar pra engatar e cair em problemas que a mesma tenta debater ( como usar sempre pronomes masculinos) o debate feito no livro sobre gêneros e suas funções e como a nossa sociedade tenta separar ao máximo os gêneros sempre valorizando um e menosprezando o outro.

Aqui tem spoiler então se não leu pare imediatamente isso é uma ordem

Quem não queria que o Ai e seu amigo destruição a barraca numa pegação pesada ta maluco.
Inclusive isso fala muito sobre o tema do livro. Ai apesar de amar muito o Therem ( não fala isso especificamente mas po fica muito claro esse sentimento) não aceita tal sentimento pelo outro já que foi criado para achar um ser sem gênero estranho, repugnante.
A própria autora falou depois que não escreveu do jeito que queria já que o livro foi publicado na década de 60 e não seria bem aceito se tivesse um relacionamento desse tipo o que mostra mais ainda os debates que o livro proporciona. Po namoral, muito foda.

Vih Vargas 05/10/2023

Tive que digerir a história primeiro
Esperei um tempo para fazer essa resenha porque terminei o livro perdida.
Na verdade passei 70% do livro perdida. Literalmente.

Li este livro pelo clube do livro que faço parte e portanto não quis desistir. Fiz bem, porque no final gostei do livro. Porém confesso que tive que ser muito persistente. Vamos aos fatos.
A autora simplesmente começa o livro na metade da história. Porém ela não volta a fatos passados ou explica quem são as pessoas. Ela segue como se todos soubessem. E isto me deixo muito perdida, porque além de não saber o que estava acontecendo, ainda tinha muita coisa rolando.
Segundo a autora quis trazer o gênero (ou a falta dele) como um questão, porém abordou isso rasamente? E tipo se eles fossem alienígenas com um sexo definido não faria diferença na história. Ou sexa, a questão principal não era uma questão afinal.
Ao mesmo tempo que achei péssimo o final, eu entendi a cena como realista e o final que aconteceria na vida. Não aquele "final feliz".
E achei que ao longo da história a autora pinça umas coisas, mas não explica e aquilo fica no ar. E isso deixa muita ponta solta.

Porém achei a metodologia interessante e a história num geral ok. Não amei, mas também não odiei.

Paula.Costa 05/10/2023

Não me sinto a pessoa mais apta a opinar sobre livros de ficção científica. Não é o meu tipo de leitura favorita, gosto, mas sinto como se eu não conseguisse captar toda a imensidão do universo e realidade paralela propostos na história.
Mesmo com essa minha declarada dificuldade, esse livro tem elementos muito interessantes, que fazem a leitura valer a pena mesmo pra um público não cativo do gênero, como eu.
Um universo riquíssimo, vida humana e inteligente em outros planetas, viagem interplanetária, um povo sem gênero definido, onde a sexualidade não é o que os move e os define.
Não foi uma leitura rápida pra mim, mas foi bastante instigante e provavelmente esse é um daqueles livros que são ainda mais interessantes numa segunda leitura.
Recomendo

Raina.Carrion 02/10/2023

Julga-se uma pessoa apenas como ser humano... inimaginável?
A autora não se dá ao trabalho de situar ninguém, o que torna tudo muito misterioso e curioso. Por isso, a obra está o tempo inteiro enviando informação, algumas que só serão entendidas pelo leitor mais para frente.
É um planeta extraordinário e complexo, com países diferentes, com diversas culturas, religiões e relações intrigantes. Absolutamente tudo é tratado com uma profundidade que faz o leitor prender a respiração e se entregar a tudo proposto...
Em suma, é sempre fascinante praticar estranhar a sua própria cultuta e a autora soube utilizar todos os recursos possíveis para tal. Por fim, a vontade fácil de querer ir para Gethen deve ser direcionada para tornar a Terra um lugar melhor.

Queila 01/10/2023

Nesta ficção a humanidade terrestre evoluiu a ponto de conseguir alcançar outros mundos " menos" evoluídos. Mas enquanto seguimos a leitura, vemos que os seres do planeta em questão, de muitas maneiras, são mais evoluídos que os terráqueos. Conseguiram essa façanha, por exemplo, sem acabar com a natureza do planeta.

Carlos Alberto 28/09/2023

No começo me senti um pouco perdido em relação a estória e seu objetivo, mas sem nem perceber me vi envolvido cada vez mais no livro e nos diálogos das personagens.
A autora soube mostrar e trabalhar muito bem a questão da discussão de gênero, onde no livro os habitantes de Karhide são mostrados como hermafroditas que a cada ciclo de 26 dias entram em estado de Kemmer (se preparam para a reprodução sexual) podendo se tornarem tanto homens quanto mulheres a depender do estímulo do ambiente a sua volta. E ao longo do livro vemos que o personagem principal (Genly) parece tentar não enxergar essa dualidade dos habitantes de Karhide, sempre tentando rotula-los como ele ou ela, também nos é mostrado em como o pensamento misogino acerca do sexo feminino se resume a tornar as mulheres em simples objetos de reprodução e afazeres domésticos.

Lucas 23/09/2023

Além da ficção cientifica
A mão esquerda da escuridão é uma ficção cientifica, publicada no final da década de 60, escrito pela Úrsula K. Le Guin.

A premissa basicamente é a história de um diplomata terráqueo que parte em uma missão a um planeta chamado Gethen para convidar a fazer parte de um conselho interplanetário, nesse planeta Gethen, também chamado de planeta inverno, os seres não tem um sexo definido(macho ou femea), e possuem características ambissexuais, nesse contexto que juntamente com o protagonista, teremos que entender como essa sociedade se desenvolveu com essa característica e se serão receptivos e aceitarão a proposta.

E o que tem de tão interessante nessa historia?

Justamente as provocações sobre as relações humanas, falo em todos os sentidos(politico, social, econômico, emocional, familiar etc.) e de como elas são influenciadas pelas características sexuais do próximo.

A autora foi genial em mostrar a nossa perspectiva terráquea em uma sociedade parecida com a nossa, porém, com essa peculiaridade que no fim, muda todo o sentido da historia de uma civilização, bom, isso é o que eu posso falar sem dar muitos spoilers. Leitura foi boa e fluida.