O Mundo Explicado por T. S. Spivet

O Mundo Explicado por T. S. Spivet Reif Larsen

Resenhas - O Mundo Explicado por T.S Spivet

Marcella99 09/07/2023

O mundo pelos olhos de uma criança
Eu nao estava dando nada pelo livro, foi um daqueles que eu comprei pela capa, mas me surpreendi com a leitura e com a mistura entre o imaginario infantil e o mundo adulto, quando o menino extremamente inteligente viaja sozinho pelo pais
Amei e super recomendo

Amanda Salomone 01/12/2020

O livro é lindo esteticamente, com várias ilustrações e um design de caderno que deixa a leitura muito divertida. Gosto do personagem principal e da maneira dele de ver o mundo, apesar da história em si não ser tão fluida e um pouco arrastada.

Manu 16/04/2018

Completamente imprevisível
T.S. Spivet é um brilhante cartógrafo que mora no interior do estado de Montana. Seus mapas e esquemas de absolutamente tudo o que ele via e lhe despertava o interesse são tão detalhados e impressionantes que eram requisitados pelo Smithsonian, para onde seu trabalho foi enviado por tanto tempo que um dia Spivet acabou vencendo o prêmio Baird, um grande reconhecimento por seus talentos. Ao ser convidado para atravessar o país para aceitar o prêmio e dar uma palestra, Spivet depara-se com um problema: ele é só um garoto de 12 anos e seu pai é um cara um tanto ignorante e violento, que não encoraja nada que o menino siga a tendência científica de sua mãe, que é excelente profissional mas bastante ausente da família. O pessoal do Smithsonian, é claro, não sabe de nada disso. Não obstante, o garoto decide fugir para ir receber seu prêmio, e é aí que a aventura começa. Disse que é imprevisível porque, quando a gente pensa que sabe qual é o rumo que a coisa toda vai tomar, o enredo dá uma reviravolta completa e nunca sabemos exatamente qual é a trama principal da história - o que não é ruim, porque certamente mantém o interesse. Tem uma linguagem bastante filosófica (já que Spivet é um garoto com talentos especiais e uma mente muito à frente de sua idade) e as margens são todas decoradas com as suas ilustrações, mapas e esquemas, além de várias notas a parte. É um livro bem legal com uma história bem diferente, e fiquei feliz de tê-lo escolhido por acaso naquela feira de livros.

Kymhy 09/04/2018

O Mundo Explicado por T. S. Spivet - Reif Larsen
Não esperando ser escolhido para receber um importante prêmio científico, Spivet foge de casa, para não despertar a raiva em seus pais. Mas ninguém está esperando que um rapaz de 12 anos venha buscar o troféu!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-mundo-explicado-por-t-s-spivet-reif-larsen/

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 05/09/2016

O LIVRO OU O FILME?
Tempos atrás, assisti a um filme chamado "Uma Viagem Extraordinária". Falei dele aqui em detalhes mas, resumidamente, trata da jornada de T.S. Spivet, um garoto de 10 - 12 anos que vai clandestinamente até Washington receber um prêmio científico. Detalhe: o diretor do filme é Jean-Pierre Jeunet, o mesmo diretor de "O Fabuloso Destino de Améline Poulain".
O filme entrou para minha lista de preferidos e vi que ele era baseado em um livro, "O Mundo Explicado por T. S. Spivet", de Reif Larsen. Lógico que li o livro.

O filme é focado na jornada de T.S. pelo país e suas aventuras no trem, além de sua determinação em chegar a Washington e receber seu prêmio. A personalidade de T.S. é cativante, pois ele é um garoto extremamente inteligente, que desenha mapas e esquemas de tudo o que encontra: de leitos do rio do Oeste (onde mora) à padrões de comportamento dos seus pais. Ele é um menino incrível, prodígio e é fácil se encantar por ele.
A diferença nos títulos do filme e do livro deixa claro o enfoque que Jeunet quis dar ao longa-metragem, fazendo um "road movie". Ou quase isso. Sabe aquela sensação de deliciosa alegria que temos quando "O Fabuloso Destino de Améline Poulain" termina? Aqui, ocorre o mesmo.

No livro, o foco é a maneira de T.S. de enxergar ao mundo, aos seus pais e a si mesmo. Com isso, temos muitos mais detalhes sobre seu relacionamento com os membros da família, seus pensamentos sobre ser cientista e cartógrafo, as expectativas que possui em relação sua mãe (cientista como ele) e, claro, a viagem de trem. Por todo o livro, há diversos desenhos dos mapas e esquemas que ele faz, que enriquecem a leitura e nos fazem entender melhor como ele vê o mundo. E, claro, ele se torna ainda mais apaixonante do que no filme.

Além disso, do meio para o final do livro, a estória é diferente do filme. Talvez pela opção de Jeunet de focar na viagem, ele tirou algumas subtramas muito importantes. Há também menções a eventos históricos no livro que, imagino eu, teriam causado muito alvoroço se aparecessem no filme. Ou seja, a leitura vale a pena também por este complemento do enredo.

O livro ou filme? Depois de refletir por dias, decidi: os dois! Simplesmente não consigo escolher um ou outro. Jeunet fez um excelente trabalho adaptando o filme para o cinema, sem desmanchar a essência adorável que Larsen criou, lindamente. Os dois merecem aplausos e abraços.

Se um dia um filho eu tiver, quero que ele seja como o T.S. A diferença é que cairei na estrada junto com ele, com certeza.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2015/06/o-livro-ou-o-filme-o-mundo-explicado.html
Nara Leão 02/12/2016minha estante
Acabei de assistir o filme e vim correndo procurar uma resenha do livro. E que resenha, hem? Me deixou com muita vontade de ler.

Leo 07/04/2016

Uma Viagem Extraordinária, como a adaptação já diz.
Mais que um livro sobre a viagem de um menino de 12 anos que decide praticamente atravessar os Estados Unidos, O Mundo Explicado por T.S. Spivet é um livro que põe em pauta as nossas origens e nos faz refletir sobre o quanto de nós mesmos a gente conhece.
T.S. mostra, de certa forma, que é importante sairmos de nossos lares ou ao menos procurar ver as coisas de um outro ângulo, para entendermos como nós realmente somos e como o mundo realmente é.

site: https://adoraveisdiasdecao.wordpress.com/2016/04/04/o-mundo-explicado-por-t-s-spivet-2/

@andressamreis 18/01/2016

Compra por impulso
Nossa, comprei o livro por causa do filme, adorei tê-lo na minha estante, mas a leitura não rende por dois motivos: 1) a letra é minúscula, 2) muito descritivo e detalhado e como já vi o filme, a leitura acabou por me entediar e deixar ansiosa para as demais leituras que pretendo fazer este ano. Mas o livro é bom! Recomendo sua leitura e que vejam o filme também que é muito sensível, do mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain .

Monique 19/03/2015

Gostei muito, mas o tamanho da letra...decepcionante.
Não vou começar pela parte ruim, vou começar pela boa para dar aquele entusiasmo.

É escrito em primeira pessoa, aos olhos do Spivet, mas não se trata de uma escrita comum. Ele é um pequeno gênio, uma criança superdotada que nos conta a história de maneira incrível. Acho que sou suspeita para falar, pois adoro esse tipo de literatura.
Spivet nos fornece informações sobre sua vida e sua família de maneira gradativa, com conta gotas e aos poucos vamos descobrindo sobre sua mãe e seu irmão (um dos personagens coadjuvantes mais participativos da vida dele) e isso é muito bom, pois não é enfadonho nem chato.
O desenrolar da história parece que ela vai mudando de perspectiva e me dou conta que, por mais que Spivet seja uma criança prodígio, ele não deixa de ser uma criança com imaginação fértil, medos genuínos e atitudes próprias para um garoto de 13 anos. Ele não é adulto, apenas uma criança prodígio.
E ele, como uma criança ainda, passa por muitas situações inesperadas e valiosas que o fazem aumentar sua perspectiva sobre o mundo e sobre o que fazer quando se é surpreendido. Com certeza, ele aprendeu muito em sua viagem.

Geralmente, não gosto de capítulos longos, pois, acabam sendo cansativos e são pouco entusiasmáticos para a quantidade de folhas fornecidas. Mas, essa narrativa me fez pouco ligar para a quantidade de páginas por capítulo. Eu lia, lia, lia.

Agora a parte ruim:
Infelizmente o livro tem sua parte ruim que é a formatação da letra. Muitas vezes achei necessário usar uma lupa para ler o que estava escrito sem forçar tanto a vista. Fato é que sempre o li durante o dia, para não ficar cega.
Abri reclamação por email para a Editora, mas acredito que meu email se perdeu no meio da caixa de correio do Responsável que ignora esse tipo de comentário.

Fora isso, não tenho crítica nenhuma para fazer ao Reif Larsen. Ele realmente domina uma forma de narrativa que não deixa por merecer em nenhum instante. A história é muito bem contada.

Como disse, não ganha 5 estrelas pelo tamanho da fonte, mas a história é digna de 5 estrelas.
Jim 05/05/2020minha estante
Obrigado pelo comentário a respeito do tamanho da letra do livro! Geralmente essa é a primeira informação que busco em toda e qualquer resenha! Para mim não adianta um conteúdo fantástico escrito em letras pequenas....

Alhan 15/11/2011

A maneira de narrar (ricamente ilustrada e repleto de notas laterais) surpreende na criatividade e forma. Além disso o conteúdo é ótimo.