O Júri

Resenhas - O Júri

1 | 2 | 3 | 4

Margo_livros 15/11/2022

Uma escolha?
Falar da escrita de John Grisham é sempre um satisfação literária. Sim, sou admiradora de seu trabalho na exata medida em que envolve questões legais, éticas, morais entre demandantes e demandados.

Neste, em particular, é sobre a grande disputa judiciária tendo de um lado os fabricantes de cigarros e a uma suposta vítima.

Fumar é um vício? É questão de escolha? As consequências são de conhecimento dos fumantes? É factível para qualquer usuário deixar de consumir? Até onde vai a responsabilidade das pessoas ávidas por um cigarro? E a da Indústria?

Quando da leitura recordei quanto era pesado o marketing, como descrito na narrativa, contudo o mais intrigante e apaixonante foi toda as armações e eventos ocorridos durante todo o processo, desde a seleção do júri até a elaboração do recurso.

????????

Leandro423 05/11/2022

Sou grande fã dos livros do John Grisham então me sinto um pouco influenciado em dar um parecer isento.
O livre é super bem escrito, mas é tanta inda e vinda que se esticou um pouco além do necessário.
Pra não dizer que sou totalmente fã isento do autor, achei uns nos que não foram desnatados.
Por exemplo, a multibilhonaria indústria do tabaco não estranhou sumir 10 milhões de dólares na conta em nome do Fritrs? Ou então o que aconteceu com Lonney, a indústria patrocinou a compra do mercado que ele trabalhava e depois do veredito ainda mantiveram ele emprego?
Enfim, não vou me alongar muito, somente lendo mesmo e tirando as próprias conclusões.

Priscila 05/09/2022

John Grisham nunca decepciona...
Posso dizer que dentre todos os livros que li do John Grisham esse foi o primeiro em que me senti entediada e cansada com a leitura mas isso tbm foi ressignificado.

No começo tudo é muito interessante e intrigante com a pegada humorista e didática fo autor pra falar de algo jurídico, neste caso, sobre o papel do júri (como o nome já diz). Acompanhamos Nicholas Easter, um dos jurados; Fitch, um cara da defesa e Marlee, uma personagem muito interessante que não falarei muito sobre. O caso é sobre um senhor que morreu com câncer do pulmão e que a acusação alega que a culpa é da empresa do cigarro que ele fumou por uns 30 anos, a Pynex.

No decorrer a gente conhecer todo o processo que envolve a escolha dos jurados e nos outros 80% do livro a gente ver o julgamento em todas suas fases. Quando comecei falando do tédio e do cansaço foi por causa dos 50% da leitura, fica repetitivo, testemunhas falando fatos como cigarro é nocivo e aí a gente tbm não tem muotas informações sobre o Nick e a Marlee, Fitch tá lá aprontando tbm e isso por sei lá, 300 páginas... mas não sei se isso foi proposital já que o papel do jurado é realmente chato, todos escolhidos estão 100% de saco cheio e odiando ter sido escolhido para estar ali, se essa foi a ideia, genial, porque eu já não aguentava mais também.

Até que chegou ao momento que eu tinha que terminar o livro e se aproximava das últimas 100 páginas e eu sabia que o fervo estava chegando e né que chegou. Como sempre, John entrega o que cumpre. A reviravolta é bombástica e [na minha opinião] primeiro final feliz que li de um livro do Grisham até agora, e s p e t a c u l a r ! ! !

Entretanto não recomendo como livro introdutório a biblioteca John Grisham, pode ser bem chatinho para gente não acostumada com a temática.

Mas falando em assuntos mais atuais..
Mesmo sendo um livro escrito em 1996 vi muito paralelo com o que acontece hoje em dia com a venda de cigarros eletrônicos voltados ao público mais jovem e como isso está criando uma nova geração viciadíssima em nicotina e um problema gigantesco em escolas dos EUA.
O problema só se repete, a indústria tabagista continua criando adolescentes viciados e sem ser punida por isso.
(Se quiserem saber mais assistam o episódio que trata desse assunto em "Desserviço ao Consumidor" na Netflix)
E pensar também em como grandes corporações com externalidades negativas criam toda uma rede de desinformação, seja escondendo estudos que as incriminam, ou manipulando "estudos", cientistas com discursos a favor de seus produtos, ou posteriormente descredibilizando qualquer forma de levante contra seus produtos, seja estudos processos judiciais ou transformando a sua responsabilidade na dos outros. (por exemplo: cigarro causa câncer mas a culpa é sua que escolheu fumar, se quiser parar pare; ou a indústria do plástico que coloca para o consumidor a responsabilidade de reciclar mas na sua produção não usa plástico reciclado, não fecha o círculo, enfim)
O livro me fez pensar muito nessas questões e refletir como nosso sistema é falho e em como somos muito reféns dessas grandes empresas e de suas propagandas. Perdemos a vida por causa dessa necessidade de se encaixar no que esses ricaços nos dizem o que é ser "cool".

John Grisham, o maior!

Bia 19/08/2022

É um bom livro, mas...
(...) não consegui me conectar. Sem sombra de dúvidas é inteligente, traz um tema interessante, mas achei a leitura completamente maçante. Acredito que para os apaixonados pela temática realmente faz sentido. Como tive dificuldade em me prender, confesso que foi uma leitura difícil.

Letícia 05/08/2022

O que você faria por um veredicto favorável?
Quando pessoas comuns são selecionadas para uma função, a partir da qual, poderão mudar os rumos da responsabilidade civil da indústria tabagista, para o bem ou para o mal, vale tudo.

O Júri é aquele tipo de livro que vai te ganhando aos poucos, vamos conhecendo os personagens devagar, cada um deles repleto de nuances, quem está certo ou errado é difícil dizer. São muitos interesses envolvidos e quando a própria vida fica em risco, as pessoas fazem qualquer coisa para sobreviver, para não ir presa, para manter sua imagem ou mesmo para se vingar.

Tudo começa com um processo: uma viúva entrou com uma ação contra uma empresa de cigarros, pois seu falecido esposo morreu devido a um câncer de pulmão em virtude de anos fumando cigarros. Ela e seu advogados queriam uma indenização e além disso danos punitivos e a partir daí que tudo se desenrola.
Logo na escolha do júri, conhecemos Nicholas Easter, um jovem que está disposto a fazer parte desse júri, ele tem um objetivo: manipular a decisão.

E do lado de fora do tribunal, conhecemos Rankin Fitch, um experiente consultor jurídico que tem a fama de conseguir veredictos, não usando meios formais e muito menos legais, ele irá tentar manipular o júri a votar em favor da indústria tabagista, nem que seja gastando milhões de suborno, com ameaças ou até mesmo um incêndio.

Cigarro vicia? Causa câncer? E a liberdade de escolha? A pessoa que escolha fumar, o faz por conta própria, né? Mas e o makerting envolvido? As pessoas sabem do perigo? São muitos os questionamentos e diversos especialistas envolvidos durante os dias de julgamento.

Quando Marlee entra em contato, Fitch acredita que tirou a sorte grande, ela em contato com um dos jurados lhe ofereceu o veredicto, mas será que ele pode confiar nela? Ele não vai medir esforços para descobrir quem ela é de verdade.

Enquanto isso, Easter vai conseguindo a confiança dos outros jurados, com pequenas atitudes vai conseguindo ser um aliado até mesmo do juiz, mas o que ele deseja de verdade?

Será que no final é tudo por dinheiro? Será que a indústria tabagista vai sofrer um baque?

Ao longo das páginas vamos vendo cada argumento e se aprofundando na vida dos personagens, ora a gente passa um pano, ora ficamos com raiva. É bem legal como o Grisham consegue nos envolver, chega um ponto que só queremos saber o que irão decidir no final, quase como um dos jurados praticamente com um voto nas mãos.

E o interessante é que esse é um livro de 1996, quando muitas questões envolvendo o cigarro eram diferentes, mas até hoje podemos identificar algumas similaridades quanto a responsabilidade de grandes empresas quando se trata de vícios em seus produtos. Os danos punitivos nos EUA, são famosos por quantias milionárias que servem como uma espécie de sanção e freio a práticas comerciais e marketing desenfreado mediante ao cidadão médio.

Gustavo Granado 21/07/2022

Nunca sai da introdução...
A gente inicia a leitura e o enredo nos traz um julgamento no qual os jurados estão sendo comprados, ora por um lado, pra por outro e no fim, surge um terceiro lado. A história é linear, segue sempre do mesmo modo, não há um crescente nem um ápice na história. Parece que o livro está sempre na introdução. A única coisa boa desse livro é mostrar a ganância dos americanos, que querem ficar ricos seja usando o judiciário com processos milhionarios seja extorquindo jurados seja usando o julgado para manipular a bolsa de valores. Comportamento tipicamente americano.

Luliane.Machado 05/07/2022

Marlee, o sucesso da história
Neste thriller, John Grisham volta a mostrar, de forma chocante, um sistema judicial extremamente corrupto, onde suborno, chantagem e arrombamento são os recursos mais utilizados para a obtenção da vitória. O tema é duplamente atual: além de falar da manipulação do júri, trata de um dos assuntos que mais preocupam a sociedade americana no momento - o fumo.

O suspense da história gira em torno de Easter, jovem que faz de tudo para participar do júri de um fumante que faleceu em decorrência do uso de cigarros por 30 anos.
Vê-se logo que ele possui alguns segredos, mas não fica tão claro de que lado da história ele está. Após aparece Marlee, e eu apaixonei por ela. Não gostei do Easter, mas amei a Marlee pela inteligência dela. Easter e Marlee são um casal que juntos buscam manipular o resultado o julgamento do júri. Durante toda a história eles negociam com o representante das empresas de cigarro e conseguem milhões nesse complô que arma.
A sagacidade da Marlee é inexplicável... E no final fica claro o porquê Easter queria tanto participar do júri.
Além disso, a história deixa claro os subornos que existem quando empresas grandes lutam e fazem de tudo para não perderem e serem condenadas, no caso em questão por não deixarem claro à sociedade os males do cigarro.
Pelo lado jurídico é interessante ver a formação do júri, a análise que é feita dos jurados, entre outros pontos que levam a variadas conclusões.
Não é o melhor livro do Grisham mas, gostei de ler.

emiliapsouza 05/07/2022

Da próxima vez que vocês forem ao tribunal, vamos estar lá.
Ler esse livro foi algo bem inusitado para mim, pois foi graças as publicações no instagram da editora Arqueiro, que o interesse surgiu.

A premissa do livro baseia-se em uma disputa entre a indústria do tabaco e uma viúva que perdeu seu marido para o vício em cigarros. Diante disso, a defesa recorre a um consultor que costuma agir de maneira pouco ética para conseguir resultados favoráveis.

Eu adorei essa leitura, me surpreendi positivamente com o autor e com seu estilo narrativo. Apesar de bastante conteúdos jurídicos, não é algo que fica cansativo e repetitivo. Pelo contrário, eu enquanto leitora, me peguei constantemente tentando me colocar no lugar dos jurados e refletindo sobre meus pensamentos se eu estivesse ali.

Os personagens são muito bons e os dois principais são incógnitas até boa parte da trama, as motivações deles são secretas para o leitor e precisamos "navegar conforme a maré" do livro, para compreender tudo.

Adorei a leitura!! Vale a pena!

Jéssica | @jehbreda 03/07/2022

Inteligente e detalhista
Para quem curte o tema assim como eu aqui temos um prato cheio de tribunal, como ocorre os processos, escolha de júri, deliberação de júri e tudo mais?

Confesso que odiei Marlee e Nicholas mas não tanto quanto Fitch. Fora que essa mulher é genial, socorro!

Apesar de ter desconfiado as reais intenções do meio do livro pra cá, esse é um daqueles cheio de reviravoltas e intrigas incríveis!

E viva a corrupção nas sentenças!
Pedro 28/04/2024minha estante
Você sabe me dizer se esse livro se tornou filme? É que eu já vi um filme com esse nome e uma história parecida.

Lua 27/01/2022

Um primo me emprestou esse livro quando eu estava no início da faculdade de Direito (em 2015) e teria sido melhor se eu tivesse lido naquela época e não agora.
Ao longo do livro eu tive a constante sensação de estranheza de que o autor estava querendo construir um suspense eletrizante com uma história de processo civil como se estivesse lidando com um serial killer. Em vários momentos eu me perguntava para onde aquilo ia se encaminhar e qual a grande graça. Não achei, mas pelo menos o livro me segurou até o final. Embora em muitos momentos eu só quisesse acabar de uma vez pra partir pra algo mais interessante.
E fiquei com a sensação de que foram 500 páginas forçadas. Só o final que prendeu bem.
Ah e outro ponto: não gostei muito da construção dos poucos personagens negros da trama. Uma delas ser quase sempre chamada pelo apelido Poodle é péssimo (apelido que deram para ela, nem dá para entender se falavam com ela diretamente dessa forma ou só pelas costas).

NAY 02/09/2021

O júri
Para quem ama história de júris e advogados e como defender e como acusar esse livro é simplesmente sensacional , mostra como um sistema judicial extremamente corrupto afeta diretamente um júri , mostra de perto a manipulação de um júri e como toda mínima característica conta para ser um voto diferente . Além disso o tema do julgamento é sobre algo que sempre será atual que é o fumo. Então vem uma disputa entre uma viúva e uma grande empresa de cigarros !
Esse triller foi transformado em filme com algumas alterações e ainda sim também é algo que eu aconselho de tão bom !

Pri Ruppenthal 26/07/2021

O golpe nos golpistas
Em "O Júri", John conta a história de um processo movido pela viúva, que perdeu seu marido vítima de câncer por uso prolongado de cigarros, contra a indústria de cigarros. O foco do livro não é basicamente e puramente no processo, mas sim nos bastidores, nas articulações e manobras efetuadas tanto pela acusação como por parte da defesa, para garantir assim um decisão favorável para um dos lados litigantes. Grisham traz em sua obra um desfecho interessante, prende atenção do leitor do início ao fim, efetuando uma mistura de ingredientes, trabalhando com diversos personagens e fazendo que estes se interajam. É um livro que não existe mocinho ou vilão, cabendo propriamente ao leitor fazer o seu próprio julgamento acerca desse fato.

TioBriel 08/05/2021

Oficialmente entrei pro fã-clube do John Grisham
Conhecendo um sistema jurídico totalmente diferente do que estou estudando no curso de Direito aqui no Brasil, a trama fala da corrupção que existe entre as grandes firmas de advocacia na busca pelos melhores resultados. Indo além e ainda falando sobre um dos problemas que ao menos no Brasil já foi "resolvido" que é o vício do cigarro.
Como uma visão parecida que em sua outra obra: "a câmara de gás", nós temos uma noção de onde o autor quer chegar e prevemos os suas intenções. Porém, o autor entrega isso e nos faz duvidar em vários momentos de que estamos certos. Em alguns capítulos até mesmo "puxando o tapete" pra cairmos. Mas quando o resultado chega, já sabíamos, e ainda assim continua delicioso permear as páginas.
O livro no seu todo, tem subarcos desnecessários, ou pelo menos prolixos e confusos, que só não pioram a experiência da leitura porque John Grisham soube quando maneirar. Dei meia estrela a mais do que pretendia por pura simpatia ao autor que se formou na área que eu desejo me formar, me julguem!
Espero que gostem da leitura.

César 05/04/2021

Poderia ser mais objetivo e o final deixou a desejar...ainda assim, é um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4