Círculo Negro

Resenhas - Círculo Negro

Jay 02/03/2011

O Circulo Negro - Catherine Fisher
Sinopse:
Círculo Negro, de Catherine Fisher, traz uma corrida alucinante contra o tempo e contra as forças do mal. E, ao mesmo tempo em que apresenta cenas de misticismo e fantasia, mostra a importância da honestidade dentro do âmbito familiar. Fisher criou uma complexa e instigante história sobre o amor e o ciúme dentro da família. Rob, um jovem artista de considerável talento, vê sua relação entre irmãos desfalecer após o acidente que deixou sua irmã mais nova em coma. Ao buscar uma saída para a situação de desespero, ele decide trabalhar com uma arqueóloga que está fazendo escavações perto de sua casa em Avebury, Inglaterra. E, quando eles encontram um monumento circular de madeira misterioso, mal podem imaginar que suas histórias mudarão para sempre.

Opinião:
Ah gente, eu achei esse livro bem mais ou menos sabe, pensei que, em alguma altura da história iria dar uma guinada e ficar interessante, mas foi meio que uma decepção pra mim. Comprei esse livro e acabei me arrependendo um pouco. A relação de chloe e Rob é meio conturbada, eles não se acertam, Chloe se sente inferiorizada por Rob, e acaba se fechando, em um mundo só dela. Não gostei dos personagens, não são marcantes e não me cativaram.
A história é demorada, e desanima a leitura. Acho que a Catherine (autora) viajou um pouco nesse livro. Ela quer simplesmente jogar toda essa cultura celta em cima do leitor, sem explicar nada. Não é uma históra envolvente, não senti como se estivesse na história, apenas uma pessoa de fora, vendo a situação.
Seriamente não indico esse livro.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog:
Little-Things-for-you.blogspot.com
Lucia Pires 10/09/2011minha estante
Oi!
Achei a mesma coisa. Sabe, gostaria muito de conhecer mais sobre a mitologia celta, mas nesse livro só consegui ficar confusa com a história jogada sem explicações e revoltada com a chatice da menina.
Não sei o que deu nessa autora. Está longe de escrever como Bernard Cornwell, que já inseriu druidas em suas histórias de uma forma extremamente convincente, e também é autor daquele livro sobre Stonehenge, bem verossímel aliás. Se quer colocar/criar lendas, explique-as.

Parabéns pela resenha!

Rafa 26/06/2021

Cuidado com círculos misteriosos
Normalmente a gente vê muito livros sobre as mesmas religiões e mitologias, o quê acaba sendo sempre tudo muito parecido. Esse livro aborda outra mitologia mais com uma boa história de fundo e bons personagens.

bubu 09/09/2020

Li o livro há anos e só me lembrei dele agora. Pelo que me lembro eu odiei e parei de ler na metade. Narrativa MUITO lenta e chata. Faltou informação e os personagens são chatos.

Naty 09/11/2010

www.meninadabahia.com.br

Falo o que ninguém mais consegue falar.
Terrível é a ira da deusa que me persegue.
Livro de Taliesin

Quando menino, ele ousou provar do caldeirão mágico e, naquele instante, tornou-se poeta do mundo. O Taliesin em pessoa.

Ceridwen - dona do caldeirão - com ódio, rogou pragas e o caçou pelos campos, céus e rios. Sempre mudando de forma. Era o falcão, o cão, a lontra, a mulher. Onde quer que ele fosse, ela seguiria. E o mataria.

Assim como a mulher que o caçava, ele, também, mudava de forma. Andorinha, salmão azul, corço, cabrito-montês, mariposa. Espuma da nona onda. Acorde da harpa no vento. Humano. Ele já teve vários nomes e viveu em vários mundos, em épocas diferentes.

Ele era do Desmundo. Annwn. O bosque dos sonhos. A região das estrelas de verão. Para nós, Imaginação.

Hoje, é conhecido como Ervilhaca. Está fraco. Precisa voltar para casa... Precisa encontrar o depósito central. O Círculo Negro é sua passagem.

'– É uma árvore. – Ervilhaca largou a taça e inclinou-se para frente, mostrando-se empolgado. – Um enorme carvalho. Era uma árvore sagrada, uma árvore xamânica velada por luz, de um branco de osso. Foi selecionada com extremo cuidado; uma tribo inteira trabalhou durante meses para extraí-la pela raiz, em ocasiões e em estações especiais, cavando ao seu redor, facilitando a sua extirpação total, um vasto emaranhado de raízes. Tão logo a arrastaram até o sítio arqueológico, removeram sua casca, apararam o tronco e inverteram-na. Ela se tornou um eixo de dobra, um pólo que liga esse lugar ao Desmundo. Que conduz até o interior. Até o mundo lá de dentro.'
p. 149-150

Robbie é desenhista, está ajudando na escavação ultrassecreta do sítio arqueológico formado pelo Círculo Negro. Com o dinheiro que ganha, economiza para ajudar os pais, que estão gastando todas as reservas econômicas com o tratamento da irmã, que está em coma.

Ervilhaca precisa da ajuda de Robbie. Em troca, ajudará Chloe, irmã de Robbie, a sair desse estado crítico. Sua alma está nos confins do Desmundo.

Descendo pelos galhos da árvore invertida, Ervilhaca parte para seu mundo, com Robbie em seu encalço, seguindo-o. Começa a aventura de resgate à Chloe.

'Há muitos caminhos para o Desmundo. Uma porta se abre, um pássaro canta. Alguém o convida, alguém o toma pela mão. Você entra, você ouve... Uma vez lá, você não deve comer nem beber. Se o fizer, talvez nunca consiga sair.'
p.138

Círculo Negro, de Catherine Fisher (Bertrand Brasil, 350 páginas, R$ 39,00) é fantástico. Através de cânticos declamados, viajando por lendas estóicas, rumamos pela sabedoria das fantasias. Adentramos num mundo desconhecido, onde a vida passa ligeira.

Me senti em Nárnia* e adorei!!!! Recomendo.

Catherine Fisher recomenda, para maiores informações e especulações sobre os poemas contidos na história, o livro A deusa branca - Uma gramática histórica do mito poético, de Robert Graves, publicado pela Bertrand Brasil em 2004.

Catherine Fischer é uma escritora de raro talento.
Sunday Times.

* O Desmundo não se parece com Nárnia. A alusão foi pelo fato de se tratar de um mundo fantasioso, tal qual Nárnia.

Jacy Coelho 24/07/2013

Desafio Literário - Julho (Cor ou cores no Título)
É difícil dar opinião de um livro que você não sabe nem falar mal, nem falar bem. Como falar de uma história tão mais ou menos?

Não que o livro seja ruim. É bem infanto-juvenil, mas daqueles que jovens de qualquer idade podem ler. E bem escrito, o enredo vai se desenvolvendo de uma maneira bem legal, sem cansar. Mas a história não me cativou.

Primeiro porque apesar de ser um livro leve e simples, fiquei com a impressão de que eu deveria ter uma bagagem anterior sobre história celta pra conseguir entender o todo. Parece que fui jogada no meio de uma história sem nenhum guia preliminar. E o que me incomodou mais em relação a isso, é que só percebi no final do livro que ficou algo de fora...informações que me fariam degustar melhor o enredo.

Segundo ponto, é que apesar do livro ser bem descritivo, eu tive dificuldades de imaginar os cenários e algumas cenas de mais “ação”. Eu tentei, mas desisti porque estava dando um nó na minha mente.

Mas o livro é bem legal, não tem picos na história que tem um só ritmo do começo ao fim...nada que me faça ficar doida pra ver o final ou que vai acontecer no próximo capítulo. Mas tem uma “moral da história” bem interessante.

Por fim, é um bom livro, mas que na próxima semana, eu me esquecerei da história.

site: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/

Thaisy.Santos 09/07/2022

Difícil de ler
Foi a leitura mais longa que tive, abandonei o livro muitas vezes, foram mais de seis meses para conseguir terminar de ler. A história não me cativou, e os motivos que antecedem os acontecimentos do livro são rasos e impossíveis. Achei a garota chata e mimada, se fosse eu teria dado boas palmadas e teria desistido dela no primeiro momento.

Vivi Martins 15/02/2011

O Círculo Negro narra a história de Taliesin e Cerdiwen e como esta se entrelaça na vida dos irmãos Robbie e Chloe.
Chloe se encontra em coma, após uma queda de cavalo e Rob e seus pais, assim como Mac, padrinho de Rob e padre, tentam conviver com essa nova realidade, uma realidade aonde Chloe se encontra em coma e afastada de suas vidas.
Rob é um rapaz com grande capacidade artística, pinta belas obras e esta é a forma que ele encontra para continuar a sua vida cotidiana, aonde seus pais estão totalmente desarvorados pelo que ocorreu com sua filha mais nova.
Rob é convidado a reproduzir as descobertas que vão se descortinando na escavação sob a responsbilidade de Clare, aonde está vindo a tona um circulo negro e nesse contexto que surge um homem, um druida chamado Ervilhaca, antigo conhecido de Clare. Ervilhaca resolve ajudar Rob a trazer Chloe de volta, pois conta a ele que Chloe se encontra presa no Desmundo, local de onde ele vem. Mas Clare não vai facilitar a vida nem de Ervilhaca, com o qual ela tem uma história de vingança e perseguição, nem de Rob, na busca por Chloe no Desmundo.
O livro é cheio de surpresas e narra até aonde o ciúme de uma irmã mais nova pode chegar para que ela saia da sombra do irmão mais velho e bem sucedido.

Só Sobre Livros 09/08/2013

Mitologia celta em 'Círculo Negro'
Confira nossa resenha no blog

Helaina 19/11/2013

Resenha do livro - Círculo Negro - publicada pelo blog Mente Hipercriativa
“Até onde você iria para se fugir da sombra do seu irmão?” É essa a primeira frase com que a gente se depara assim que pega o livro, mas algo além dessa frase na capa chamou minha atenção. Circulo Negro (Darkhenge) de Catherine Fisher conta a estória de Chloe, uma menina que após sofrer um acidente e ficar em coma, se encontra presa em um mundo totalmente estranho e a pergunta que acompanha o leitor é: Como Chloe voltará para casa se é que ela realmente sente vontade de voltar.

Enquanto a mente de Chloe está presa nesse mundo, vamos acompanhando a vida de sua família e principalmente de seu irmão Rob. Eles vão tentando seguir com seus afazeres, mas quem já vivenciou uma situação como esta sabe o quanto é difícil seguir com a vida quando estamos preocupados com a saúde de alguém.

O livro é de leitura muito fácil. Eu o li em praticamente “3 leituras”. Cada vez que eu abria o livro era difícil parar de ler. Eu amei a estória e recomendo! Mesmo o enredo girando ao redor da relação, as vezes problemática entre irmãos, e trazendo a recomendação de que todos que tem irmão deveriam ler, digo por experiência pessoal que aqueles que não tem irmãos devem ler também!

Meu primeiro encontro com esse livro foi em uma livraria a quase um ano. Na época me apaixonei por ele, mas não me lembrei de anotar o nome. Passei horas na internet tentando descobrir qual o nome dele e depois de uma exaustiva busca, o encontrei. Esse livro estava na minha lista de desejos pro Natal, até que um dia, na locadora de livros ele me achou. Encontro perfeito! Valeu a pena cada palavra lida!

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2011/10/resenha-circulo-negro.html

Maria 29/10/2014

muito bosta esse livro!!!!!!!!

Natália Tomazeli 13/12/2016

Até onde você iria para fugir da sombra do seu irmão?
Esta é a frase que "rege" a história, basicamente. A trama central vem mesmo de todo um relacionamento mega conturbado entre irmãos, o que leva ao desenrolar da busca pela irmã "desaparecida". Livrinho infanto-juvenil com um pouquinho de dramas e fantasia.

Foi um livro bem mediano em vários aspectos. Ele tem uma leitura extremamente rápida e fluída, mas que no final não me prendeu. Eu sai da leitura e já pensei "próximo livro por favor :)".
Geralmente eu levo sempre algo dos livros realmente bons, alguma referência, alguma atitude, fico pensando por dias na história. Com esse nada disso aconteceu.

Outra coisa que me deixou aflita foi o fato dos personagens, Eles realmente não me cativaram. Nenhum deles teve um destaque ou me passou alguma impressão de: "nossa mas que personagem sensacional, quero levar para vida".

A gente pode ver que neste livro, a fantasia está por conta da mitologia celta, o que parece bem legal, e eu pensei: "nossa, não sei nada de mitologia celta, vai ser legal para aprender um pouquinho mais". Lindo engano! O livro não explica quase nada da mitologia, você vê tudo acontecendo como uma pessoa que está do lado de fora da situação, parece tudo meio jogado. A autora não conseguiu me fazer sentir lá dentro da história, lá dentro do desmundo, da situação toda com o Rob e a Chloe, acho que isso foi o que mais "colaborou" para eu não me prender naquele universo, para eu não entrar no mundo que a autora tava propondo.

Eu não sei se deixo de recomendar o livro. É bom para você ler em alguma maratona literária ou para algo estilo isso, mas nada super necessário na vida.

Inlectus 02/05/2018

Orginal.
Fantasia e relacionamentos pessoais.