O Vampiro de Sussex

O Vampiro de Sussex Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Vampiro de Sussex

Claire Scorzi 11/04/2014

Toque de Gótico, um Vilão de Respeito, Violência...
Esse voluminho é na verdade o tomo I do original "The case-book of Sherlock Holmes". Reúne seis contos com o grande detetive na sua fase pós-Reichenbach - ou seja, após sua milagrosa "ressurreição".

No 1º, O Vampiro de Sussex, temos Sherlock Holmes e o Dr. Watson investigando um caso de aparente vampirismo - mas o toque gótico é, como na velha tradição gótica de autores bem antigos e famosos à época, como Ann Radcliffe, explicado em bases puramente racionais. O sobrenatural tem uma explicação lógica e me parece, aqui Conan Doyle até ensaia um Sherlock Holmes com algo de freudiano.

Em O Cliente Ilustre, o detetive de Baker Street enfrenta um vilão bem vilão - na melhor tradição de vilões canalhas e sedutores, o Barão Gruner é exemplar. Desde o começo sabemos quem ele é; o interesse da trama está em acompanharmos o seu "duelo" com Holmes - duelo de frases ferinas, astúcia, e mesmo violência física, quando Gruner apela para tal; e é um prazer a mais no conto vermos, mais uma vez, a força da afeição e da lealdade do Dr. Watson.

Em Os Três Garridebs, a trama que parte de um ponto bizarro revela-se mais séria e sombria - e aqui, é a vez de, junto com Watson, entrevermos o grande coração que acompanha o grande cérebro do maior dos detetives.

Quem ama Sherlock Holmes e seu inseparável Dr. John Watson não terá do que se queixar com essa seleta.

Dominique.Auler 14/02/2020

Uma coletânea de casos mostrando o engenho intelectual do famoso detetive. Reflete algumas ideias ultrapassadas mas é um bom ponto de início para a obra, se tratando de contos relativamente curtos e autocontidos.

AmadosLivros 13/10/2019

Resenha do Blog Amados Livros
"Não vejo nada além do que o senhor vê. Apenas me condicionei a reparar em tudo o que vejo."

Com seu cachimbo, seu violino e sua capacidade de dedução apurada, Xeroque Rolmis Sherlock Holmes, acompanhado de seu fiel escudeiro Dr. Watson, recebe em seu apartamento no número 221B da Baker Street, os mais inusitados e misteriosos casos que só o seu raciocínio lógico poderá desvendar. Neste volume da L&PM Pocket, acompanhamos o detetive mais famoso de Londres, quiçá do mundo, em seis aventuras: Um Cliente Ilustre, O Soldado Lívido, A Pedra Mazarino, As Três Empenas, O Vampiro de Sussex e Os Três Garridebs.

A primeira aventura que li de Sherlock Holmes foi o livro O Cão de Baskerville. Eu já perdi as contas de quantas vezes reli a história do cão fantasmagórico que ameaçava a vida de todos os herdeiros da mansão Baskerville e, como em todos os outros casos, não era aquilo que parecia a princípio. Assim também é neste livro. O mais legal é que na maioria deles você nem sequer imagina que seria aquilo que Sherlock anuncia no final. Dos seis contos presentes na obra, falarei de quatro que mais me ganharam:

Em Um Cliente Ilustre, Holmes é acionado por um cliente secreto, para fazer com que a filha de um importante general desista de se casar com um homem perigoso, que já fora acusado de ser o causador da morte de sua primeira esposa. Não tem quem faça a moça, que fora completamente ludibriada pelo terrível Barão de Gruner, desistir da ideia de se casar com ele. Holmes então resolve se encontrar cara a cara com o barão para, como ele mesmo diz, olhar nos olhos dele e assim poder encontrar algo que o incrimine e faça a filha do general cair em si.

O Soldado Lívido é narrado pelo próprio Holmes, e conta a história de um ex-combatente de guerra o qual, preocupado com um amigo seu do mesmo esquadrão, que depois da guerra voltou para casa e nunca mais deu notícias, pede ajuda ao detetive para descobrir que fim seu amigo teve, já que ele não responde suas cartas. Ao visitar a família do amigo, o soldado é recebido pelo pai do rapaz, o coronel Emsworth, com grande insatisfação. Este lhe diz apenas que o filho havia feito uma viagem para longe, para descansar, sem maiores informações. Para completar o mistério, ao passar a noite na casa da família do coronel, o soldado vê o que parece ser o fantasma de seu colega. Mais uma vez, Holmes comprova que nem tudo é o que parece, e de forma surpreendente. O detetive praticamente já havia deduzido do que se tratava só a partir da narrativa do soldado, antes mesmo de ir ter com a família do coronel. Esse personagem é mesmo um fenômeno!

Em A Pedra Mazarino, Holmes é contratado pela Coroa Inglesa para encontrar uma pedra preciosa que fora roubada da realeza. Aqui Holmes nos mostra sua capacidade excêntrica de investigação. Capaz de travestir-se para encontrar o ladrão, e principalmente, a pedra!

Por último, mas não menos importante, o conto que dá título ao livro. O Vampiro de Sussex conta a história de um homem viúvo que casa-se novamente com uma mulher latina. A nova esposa não se dá muito bem com o filho de seu primeiro casamento, chegando a maltratar o menino. Mas até ai, o ex-viúvo não se preocupa muito, pois acredita ser mais uma situação comum entre madrastas e enteados. Só que, um belo dia, o homem vê a esposa sugando o sangue do filho bebê do casal e começa a acreditar que a sua esposa era uma vampira. Ele então contata Holmes para que o ajude a desvendar esse mistério. Mais uma vez a mente brilhante do detetive é capaz de descobrir a verdade por trás dessa história tão macabra, e que estava onde menos se esperava.

Não tem como enrolar com a leitura das histórias que envolvem Sherlock Holmes. Sir Arthur Conan Doyle escreve de uma maneira tão envolvente, que você devora as páginas, louco para saber o que o detetive mais popular do mundo vai nos revelar sobre as mais estranhas situações. Óbvio que recomendo, boa leitura!

site: http://amadoslivros.blogspot.com/2018/02/livro-sherlock-holmes-em-o-vampiro-de.html

Deborah.Nagy 19/02/2023

Sherlock para sempre
Gosto demais das estórias de Sherlock Holmes. E esse livro traz várias estórias o que o torna maravilhoso, na minha opinião

Jefe 28/11/2023

Não é um livro com história espetaculares do Sherlock. Nenhuma delas criou suspense e nem tinha aquela surpresa que Sherlock possui. Livro bem comum.